Ois pessoal. Preciso de ajuda urgente.
Tenho um aqua de 100 litros, há já quase 3 semanas. Iniciei-me recentemente neste campo, que me fascina, embora me considere muito ignorante.
Depois de encher o aquário, coloquei como substrato areia (da praia, previamente bem fervida) e alguma pedrisca. Coloquei também umas conchas de grande dimensão (não tenho a certeza quanto à sua proveniência - possivelmente serão artificiais), que, a serem naturais, já se encontravam fora da natureza há muitos anos, guardadas à parte. Penso portanto que não provirá daí qualquer substância nociva.
Coloquei ainda um tronco, de madeira apanhada numa mata, que foi esfregado e seco. No entanto, é possível que o tratamento não tenha sido suficiente.
Adicionei ainda duas canas de bambu, na esperança que se desenvolvessem raízes (talvez a escolha não seja a melhor).
Desde o início que se começou a notar uma turvação ligeira na água.
A questão é que, após ter deixado a água a estabilizar durante 1 semana (sem espécies, só com material não vivo), coloquei um par de zebras, que viveram felizes durante uma semana, como únicos habitantes. Durante esta fase, dois ou três dias após a colocação dos zebras, coloquei as primeiras plantas: alguns caules de elodea, algum musgo de java e fetos (não sei exactamente a espécie).
Confirmada a estabilidade do aquário e aparente boa adaptação dos peixes (esperei mais uns dias), entusiasmei-me e coloquei no aquário, talvez cedo demais, 4 guppies (1 macho e 3 femeas), 5 néons e um Corydora.
O guppi macho estaria já doente, pois morreu quase a caminho da loja para casa. Uma ou duas das fêmeas guppies estariam já grávidas, pois nasceram entretanto 4 pequenos. Neste período, e por causas pouco claras, morreram uma das fêmeas e o corydora. A fêmea morreu após dar à luz na maternidade.
Entretanto já se passaram vários dias e todos os outros peixes parecem estar bem.
Acontece no entanto que, depois de tudo isto, num curto espaço de tempo, quase de um dia para o outro, a água ficou brutalmente turva, de um tom esbranquiçado intenso, que dura há já 5 dias. A opacidade da água é extrema (vou tentar colocar fotos).
Tenho feito algumas TPA's mas todos os peixes parecem continuar bem, nadando normalmente com vivacidade. As plantas têm crescido bastante e também parecem saudáveis (embora a visibilidade seja pouca), só a cor da água me preocupa.
Durante todo este tempo, o PH manteve-se estável entre 6,5 e 7, embora tenha havido variações de temperatura algo acentuadas (entre 18-25º =\), dada a impossibilidade de ter um termóstato 24 horas.
O filtro que utilizo é interno, o HAILEA HL-BT400 (caudal 380l/h).
Qual a explicação para a turvação branca tão intensa?
Agradeço toda a ajuda e desculpem o discurso interminável =P
Cumprimentos