jafs

Membro
  • #Conteúdo

    17
  • Registado Em

  • Última Visita

  • Country

    Portugal

Posts publicado por jafs

  1. Boas,

    quais sao as boas lojas de aquariofilia por terras do Alberto João Jardim?

     

    cps

     

    No Funchal podes tentar a loja do Centro Comercial do Anadia e uma outra (penso que dos mesmos propietários) que se localiza na Rua da Carreia (perto da pastelaria Lua). Existe uma loja de animais que costuma ter peixes e algum material para aquariofilia, incluindo alguns aquários, junto às Galerias São Jão na Rua do TIL.

    Já não as visito à pelo menos um ano pelo que é melhor confirmares que as lojas se mantéem.

    Espero ter ajudado.

    JFS

  2. boas,

    mas parece-vos que o material seja seguro? tanto os aquas como os moveis?Para ser tão barato... Tive no site oficial e tem um quase com as medidas que eu pretendia, parece tentador, que casas é que vendem sunsun?

     

    cumprimentos

     

    Seguro é. É barato porque é chinês e apenas os acabamentos são de fraca qualidade. O móvel é em aglomerado e tem uma tela plastificada preta colada à madeira mas disfarça bem. Quanto ao vidro e à robustez do aquário não vejo nenhum problema.

     

     

    JAFS

  3. Boas! Hoje vi um aquario + movel todo equipado (calha + filtro cascata) da celebre marca chinoca SunSun. O aqua tinha á volta de 80cm.

    O que me espantou foi o preço, 103 euros!!! Só falta mesmo o termostato!!!

     

    Alguém tem um?

     

    Paulo

     

     

    Eu comprei um à cerca de dois meses com 80*50*53 pois precisava de aliviar a carga dos meus dois aquários de discus que já estavam a ficar sobrelotados. Os acabamentos não são grande coisa mas, para o preço, parece-me razoável.

    Comprei-o na Ruimar.

     

    JAFS

  4. Boas,

     

    uma fase ultrapassada (parasitas intestinais) e eis que o meu descanso ainda não chegou.

     

    Chego a casa ontem, por volta das 21:00 e deparo-me com um discu encostado a um canto. Depois de observar, reparo que tem um dos lados do corpo esbranquiçado, especialmente junto à barbatana peitoral e que, de vez em quando ia para o fundo deitar-se.

     

    Fiz uma TPA e ele ficou um pouco mais activo mas, rapidamente se foi esconder debaixo do tronco.

     

    Hoje de manhã, fiz nova TPA e, reparo que, perto da barbatana caudal, existe uma área muito branca que rodeia uma área que parece que perdeu a mucosa. Noto ainda que o peixe está muito assustadiço e que de vez em quando se coça nas plantas.

    De referir que isto está a acontecer muito rápido (o peixe estava perfeito na noite anterior) e que um dos outros discus está também neste momento deitado, meio de lado, no fundo do aquário (certamente que não é por solidariedade), embora não note ainda nada de anormal com as mucosas.

     

    PH = 7.5 (como sempre, não houve alterações bruscas)

    Temp = 29

    Nitratos = 12,5

    Amónia e Nitrítos ainda não medi mas parece tudo normal pois todos os outros peixes estão super bem de saúde

     

    recentemente não houve adições de peixes nem alterações de maior no aquário.

    tenho dado papa medicada com flagyl pois estava a finalizar o tratamento para os parasitas intestinais.

     

    agradeço desde já a ajuda

     

     

     

    Pela tua descrição e pelo aspecto dos discus eu usaria o esha 2000. Se não conseguires arranjar, opta pelas alternativas que já te indicaram aqui. Em Lisboa encontras em várias lojas. Se não conseguires arranjar posso dar-te um pouco para levares e fazeres o tratamento, mas parece-me que não tens tempo para isso.

     

    JAFS

  5. Boas, gostaria de saber que espécies deverei retirar do comunitário para colocar uns discus juvenis de 2/3cm...

     

    Agamyxis Pectinifrons

    Ampulária Marfim

    CAE (5cm)

    Colisa Lalia (5cm)

    Corydora Aeneus (5cm)

    Corydora Albina (5cm)

    Escalar (3.5cm)

    Espada (4.5cm)

    Guppy (3.5cm)

    Molly (5cm)

    Ottocinclus Afinis (3cm)

    Platy (4cm)

    Plecostomus (16cm)

    Plecostomus Leopardo (13cm)

    SAE (3cm)

    Synodontis (8cm)

    Tubarão Azul (12cm)

    Tubarão Bala (6cm)

     

     

    Cá vai mais uma opinião.

    De todos os que referes, eu deixava:

    Ampulárias (?), Corydoras, Ottocinclus e SAE's.

    Também procurava começar com discus maiores, cerca das 2,5 a três polegadas (superiores a 5 cm).

    No início, tive alguma misturada de peixes com os discus e eles sobreviveram e cresceram. Isso já foi referido neste tópico: não se trata só de incompatibilidades. A verdade é que se queres ter um aquário de discus bonitos e saudáveis tens de fazer algumas opções, sobretudo nesta fase inicial. Tira os peixes que podem ser prejudiciais aos discus ou que os incomodam.

     

    Boa sorte com os discus.

     

    JFS

  6. já agora, desenterro o tópico e coloco aqui algumas questões:

     

    - se eu comprar numa casa de congelados os mexilhões, a pescada e o camarão há problema em deixar descongelar, cortar tudo bem cortadinho e depois congelar novamente? e depois? quando estiver congelado, vai à picadora e congelo outra vez? não será arriscado tanta congelação e descongelação?

     

    - quero separar 100gr de papa para adicionar 1 comprimido e meio de flagyl... adiciono quando? quando for a picadora? ou logo no inicio, antes de congelar tudo a 1ª vez?

     

    talvez fosse util ouvir as experiências de quem já tem prática nisto. O João já me tirou algumas dúvidas mas, penso que aqui é mais útil para quem vai fazer isto pela primeira vez e tem medo de fazer borrada.

     

    abraço

     

     

    Eu sigo mais ou menos a receita indicada, mas já agora deixo aqui as minhas alterações:

    O que compro congelado, pico na 123 (congelado).

    As carnes (frescas) peço para me picarem no talho para não ficaram no estado líquido.

    Faço umas tabeletes à parte que pulvilho e misturo com Metrodinazol (o príncipio activo do flagil) em pó, para lhes dar quando necessário.

     

    Abraço

     

    JFS

  7. enfim , acabaste por n perceber nada do que eu quis dizer, desisto , podes continuar com o teu discurso demagógico sozinho pq como ja disse anteriormente este topico n vai lugar a lugar nenhum.

    abraço

     

     

    boas, William,

     

    Apenas para dizer que concordo contigo, respeitando a opinião de todos. Afinal trata-se apenas da forma como dizemos as coisas e defendemos a nossa convicção. Eu deixei de participar neste tópico depois das "picardias" e apenas voltei para dizer que penso como tu. Pelo que percebi estamos aqui para trocar experiências, ensinar e aprender com os outros e não para nos aborrecermos.

     

    Cumprimentos

     

    João Figueira de Sousa

  8. É muito simples e acredita que é mesmo banal, muitas lojas em Lisboa vendem selvagens algumas das lojas patrocinadoras deste forum vendem como a Aquaplante em Benfica, a Reefdiscus na baixa em Lisboa, a Redfish também já tem tido etc. Também podes e deves tentar a Ruimar na Damaia (junto à CP), a Água Viva do João machado (mesmo que não tenha no momento em stock certamente te poderá obter o que procures) etc. Importadores podes por exemplo ir à Tropical eles são distribuidores mas os preços que fazem às lojas são diferentes dos que te farão sem cartão de lojista (sensivelmente o dobro).

    Não há mesmo dificuldade em encontrar "selvagens verdadeiros" e ninguém te venderá bichos criados em cativeiro por selvagens pela simples razão de que os criados em cativeiro para o mesmo tamanho são SEMPRE mais caros. Tal como já falei aqui neste tópico um peixe selvagem adulto custa pouco mais de metade de um de cativeiro e qualquer pessoa vê bem a diferença entre ambos.

     

     

    OK. EStamos de acordo. Eu sei que se encontram em algumas lojas. Eu próprio tenho dois henkel blue e um verde (os primeiros, iguais aos que estão na Ruimar, comprei-os no Paraíso da Bicharada e o segundo no Reino dos Bichos (não sendo especialistas em discus, tinham lá este bonito e eu trouxe-o. Já os tenho à quase um ano e estão lindos. E também é verdade que os preços foram relativamente baratos quando comparados com outros do mesmo tamanho. Tens razão.

    Se são "selvagens verdadeiros" não sei porque eles também não dissem. Mas estão bonitos, grandes e bem de saúde e dão-se muito bem com os seus companheiros criados em cativeiro.

     

     

     

     

    Outra coisa curiosa que queria aquí referir é:

     

    Está neste mesmo forum na secção de PROCURA um tópico aberto a interessados em importação directa de selvagens.

    Curiosamente foi com algum espanto que ví um poste do criador deste tópico que após juntamente com alguns colegas neste tópico se manifestar contra a captura e comercialização de especimes selvagens e passo a citar:

    Agora aparece no tópico de IMPORTAÇÃO DIRECTA DO BRASIL a dizer o seguinte:

    Este post foi editado por Cristóvão Casimiro: Ontem, 03:44 AM

    Quem queira consultar o tópico é este IMPORTAÇÃO (podem encontra logo na primeira página a intervenção do membro em questão)

     

    Isto de uma pessoa "repudiar" algo e depois noutra secção aparecer a querer também entrar na importação não deixa de ser curioso.

  9. Qualquer Revendedor ou Loja pode importar peixes do estrangeiro, até mesmo directamente, basta contactar uma empresa com licença de exportação no país de origem e depois tratar de tudo com uma firma de Despachantes e/ou um Transitário.

     

    Sabemos disso tudo. Alguns de nós até os importamos directamente ou através de um importador com licença de exportação. Para aqueles que responderam de forma algo simoplista e altruísta que o que mais há são discus selvagens (verdadeiros) à venda em Portugal e que a importação é fácil (e quase deram a entender que era banal), a pergunta continua a ser quem importa e exporta e onde é que os podemos comprar.

  10. Após algum tempo a manter Discus criados em cativeiro, gostaria de dar o salto para os complicados Selvagens.

     

    Alguém me pode ajudar sobre onde os encontrar na zona de Lisboa?

     

    Cumpts.

     

    Penso que todos nós que temos discus, cohecemos o trabalho, a história e o site do Hugo Quaresma. Mas o que eu não sei, por ignorância minha, é quem é que os importa e onde é que se compram todos aqueles peixes com uma aparência espectacular. Essa pergunta foi colocada mas ainda não foi respondida. Quem exporta? quem importa? quem vende e onde é que se compram.

     

    Eu sei que eles chegam cá e estão à venda. Como disse tenho alguns. Mas também sei que cada vez existe maior controlo à saída do Brasil e que as licenças de exportação (no brasil) demoram mais de um ano a serem passadas e não é fácil obtê-las.

  11. Após algum tempo a manter Discus criados em cativeiro, gostaria de dar o salto para os complicados Selvagens.

     

    Alguém me pode ajudar sobre onde os encontrar na zona de Lisboa?

     

    Cumpts.

     

    Boas,

     

    Eu tenho alguns "selvagens" de cativeiro. Cheguei ontem do Brasil, onde estive por motivos de trabalho, e durante uma semana contactei com vários vendedores e criadores de discus que me disseram que não conseguem ter selvagens pois os que são apanhados são para exportação e é muito dificil consegui-los mesmo no Brasil. Por outro lado, a exportação é cada vez mais controlada e só os alguns exportadores o conseguem fazer. É necessário ter bons contactos.

  12. Alguém me sabe informar qual o preço do medidor de ph electrónico da sera? ;)

    Aconselham me outro?

     

    bigada... :P

     

    :D

     

    Só para completar a informação anterior (relativamente aos preços): Existem uns medidores electónicos da Hanna mais baratos e que não prestam para nada pois descalibram ao fim de pouco tempo e não é fácil calibrá-los. Os meus medidores actuais custam cerca de 80 euros e, como dizia funcionam, lindamente.

  13. Alguém me sabe informar qual o preço do medidor de ph electrónico da sera? ;)

    Aconselham me outro?

     

    bigada... :P

     

    :D

     

     

    Eu tenho dois medidores electrónicos da Hanna e nunca tive problemas. è necessário ter os líquidos de calibração e mantr o electrodo húmido com o liquido PH 7. Existem os líquidos para os calibrar e se tivermos os cuidados básicos eles funcionam lindamente. Também existe uma bancada de testes da hanna. Eu tenho mas utilizo-a pouco e é muito mais cara.

  14. cá estou eu outra vez, desta vez com a notícia de um desaparecimento...

    comprei há dias dois escalares (granditos) e agora desapareceu o meu guppie macho será que foram eles?

    além dos escalares tenho 2 santa filomena, 6 néons, guppie fêmea e um peixe gato

    o aqua é um jewel record 80 (80x35x30)

     

    aqui fica uma fotografia dos escalares com o guppie desaparecido e também uma do peixe gato:

     

    culpados-ou-nao.jpg

     

    peixe-gato3.jpg

     

     

    Podem ter sido os escalares mas eu inclino-me mais para o peixe gato.

  15. cá estou eu outra vez, desta vez com a notícia de um desaparecimento...

    comprei há dias dois escalares (granditos) e agora desapareceu o meu guppie macho será que foram eles?

    além dos escalares tenho 2 santa filomena, 6 néons, guppie fêmea e um peixe gato

    o aqua é um jewel record 80 (80x35x30)

     

    aqui fica uma fotografia dos escalares com o guppie desaparecido e também uma do peixe gato:

     

    culpados-ou-nao.jpg

     

    peixe-gato3.jpg