Classificação

  1. gjsilva

    gjsilva

    Membro


    • Points

      3

    • Tópicos

      246


  2. JoseCarlosMarques

    • Points

      2

    • Tópicos

      5750


  3. heyplanche

    heyplanche

    Membro


    • Points

      2

    • Tópicos

      55


  4. Tozé Nunes

    Tozé Nunes

    Administrador


    • Points

      1

    • Tópicos

      8036


Popular Content

Showing content with the highest reputation on 01/20/26 in Tópicos

  1. Boas pessoal! Acaba então mais um ciclo, já foi tirada a foto final e enviada para ser avaliada! Neste desafio pensei fazer uma coisa mais simples, menos trabalho, pois o desafio passado foi com muita dificuldade. Consegui fazer um bom layout e mais simplificado em termos de manutenção. Mas quem disse que não passei por dificuldades [emoji23][emoji2957]… ainda anda aqui um mistério, todos os dias à tarde tinha o co2 em altas. Envenenou alguns dos vivos, com muita pena, pois tinha camaroes lindos e metade dos neons não sobreviveram. O mistério está…durante a luz ligada estava tudo bem e quando a luz apagava se o drop checker estava sempre num verde bom, passava a noite, e à tarde quando voltava do trabalho estava sempre amarelo. Era tpas atrás de tpas para tentar salvar os vivos. Mudei o regulador, mudei os relogios e parei de por alguns produtos na agua a pensar que podia ser disso, no final de contas não percebi o que se passava. A única maneira de resolver isso foi por o out do filtro na superfície da agua, desde ai que não tenho problemas. Penso que nem vou levar o co2 para a pet. Tive a ciano, com origem no substrato, tive que fazer o apagão e foi a melhor coisa que podia ter feito! Está super equilibrado sem problemas nenhuns! Foi dias com alguns stresses, e ajuda de muitos do grupo do desafio! Agradeço a todos eles! [emoji123][emoji120] Aprendi mais coisas com este aquario que me ajudará para o próximo ano! [emoji123] Como este ano o objectivo foi fazer um aquario mais simples de manutenção, para o proximo ano o objectivo será o mesmo. Pois só depois de conseguir ter experiência a esse nivel, poderei focar me mais nas tecnicas de Aquascaping! Espero-vos ver na petfestival para ver os grandes layouts do desafio deste ano [emoji123][emoji120] Grande abraço
    2 points
  2. Eu lembro-me de teres comentado. Foi um verdadeiro filme de terror que tiveste aí. Mas agora está resolvido e foto tirada, já só falta uma etapa ;)
    1 point
  3. Ontem tb tive um stress com o CO2 no aquário do desafio, os peixes conseguiram recuperar todos, mesmo o que estavam já para lá de bagdad, mas a solução rápida foi mesmo uma troca de agua e levantar o outflow para haver mais troca entre a agua e o ambiente. Mas apanhei um bom susto apanhei.
    1 point
  4. Tens razão, Tozé. Existem umas bombas de ar mais específicas que introduzem apenas oxigénio, mas são muito mais caras. De qualquer forma estas bombas que compramos nas lojas da especialidade servem bem o propósito, e também ajudam a movimentação da superfície da água. Muito mais prático ter isso ligado a um temporizador do que estar todas as noites a levantar os Lilly Pipes e voltar a pô-los no lugar na manhã seguinte.
    1 point
  5. Atenção que uma bomba de ar apenas introduz o nosso ar atmosférico que é composto em 78% hidrogénio, 21% de oxigénio e em pequena escala por outros gases. Não é uma bomba de oxigénio puro como às vezes erradamente mencionamos. Em relação ao método ADA, eles levantavam os lily pipes durante a noite para assim aumentar a troca de gases entre o exterior e o que estava na água do aquário. Logicamente que isso cria um ruido que para quem tem o aquário perto da cama não é agradável. Mas também as bombas de ar fazem barulho 😏
    1 point
  6. Pois eu também achei muito estranho! Mas eu mudei tudo de novo, por isso não acho que havia co2 a entrar no sistema fora de horas, pelos menos tudo indicava que não. O biofilme não poderia ser, pois tenho um skimmer do lado direito do aquario. Mas alguma coisa não estava a deixar o co2 dissipar se de forma normal, pensei a circulação se calhar era demais. Mas se voltarmos a atras eu tive ciano, o que indica que não tinha circulação suficiente. Ainda houve a ideia parva de, será que está plantado demais, mas ai eu pensei como e que fazem os dutchs!? [emoji2369] Mas a solução foi mesmo essa que disseste, estou a injectar co2 e oxigénio, pois foi so assim que consegui resolver este problema.
    1 point
  7. Fico à espera para ver a fotografia final! Desejo-te a melhor das sortes. Em relação ao problema com o CO2... é esquisito. Alguma coisa tem que estar a funcionar de forma defeituosa. O Drop Checker ficava amarelo antes das luzes ligarem!?!?!? Quer isso dizer que a botija estava sempre a mandar CO2 para dentro do tanque? Ou que o CO2 não saía do tanque enquanto as luzes estavam apagadas (algum problema com biofilme?)? É mesmo muito estranho. De qualquer forma, vou dar-te uma dica que eu uso há já alguns anos, e que descobri por ver as especificações dos tanques da ADA, no site deles. Referem sempre, para todos os aquários, o "Aeration Time"... fui procurar o que isso queria dizer e encontrei alguns vídeos (muito poucos - alguns até em japonês) sobre isso. Eles colocam o CO2 a funcionar antes das luzes acenderem (como é comum) e desligam-no cerca de uma hora antes delas apagarem. No entretanto (e com uma hora de diferença, mais ou menos) introduzem oxigénio no aquário com uma bomba de ar. Supostamente, enquanto as plantas recebem a luz, o CO2 ajuda a que elas façam a fotosintese... mas assim que as luzes apagam, a introdução de oxigénio ajuda a que elas libertem o CO2 que tem acumulado (e que circula pelo tanque). Desde que comecei a usar esse método, as minhas plantas têm crescido de forma muito mais saudável, mas também poderia ajudar-te a resolver o problema que tiveste.
    1 point