O Magriço – Discu


Recommended Posts

Olá! Antes de conhecer este fórum tinha um discu que estava bastante magro como nunca tinha visto nenhum, mas através dos conhecimentos aqui adquiridos coloquei-o num aquário “hospital” com algumas vitaminas na água e o respectivo tratamento com flagyl, onde permaneceu durante mais um mês. Neste momento já se encontra no aquário principal, ainda bastante magro mas com um ar “enfezado”, o engraçado é que se julga o rei do aquário, come muito bem e corre com todos, não importa o tamanho!

Admito que nunca tive grandes esperanças na sua sobrevivência, mas apesar de tudo neste momento não apresenta nenhum sinal de doença, agora é só esperar que engorde e que ganhe todas as suas cores originais.

Fica aqui o meu testemunho pois afinal vale sempre a pena acreditar!

Logo que apresente mudanças significativas coloco aqui novas fotos.

 

Estas fotos foram antes do tratamento.

dsc06031jr5.jpg

dsc06058tc2.jpg

 

Abraço,

Daniel Fortes

Editado por Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel bom dia. Sou frequentador deste forum, moro em Porto Alegre / Brasil . Lendo o topico me chamou atenção , pois, também tenho um disco nestes sintomas. Se o amigo puder me dizer o tratamento que aplicou no discu, quem sabe eu consiga salvar o meu também.

 

Um abraço,

 

Eduardo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Daniel bom dia. Sou frequentador deste forum, moro em Porto Alegre / Brasil . Lendo o topico me chamou atenção , pois, também tenho um disco nestes sintomas. Se o amigo puder me dizer o tratamento que aplicou no discu, quem sabe eu consiga salvar o meu também.

 

Um abraço,

 

Eduardo

 

Olá! O tratamento que utilizei foi o seguinte: primeiro coloquei o discu num aquário “hospital”, aumentei a temperatura para 31º de forma a tentar aumentar-lhe o apetite, coloquei algumas vitaminas na agua e fiz o tratamento com flagyl (compra-se nas farmácias e é relativamente barato, pelo menos é a designação dada aqui em Portugal).

O tratamento com Flagyl consiste no seguinte: Adicionar dois comprimidos previamente desfeitos por cada 50 litros de agua, dois de manhã e dois à noite durante quatro dias, mudar pelo menos 50% da agua todos os dias sempre antes de efectuar uma medicação.

Passado o tratamento deixei-o ficar isolado por mais um mês de forma a poder controlar melhor a sua alimentação e para que este não tivesse de competir com mais nenhum peixe para a obter. Como alimentação comecei a dar-lhe só artémia e comida caseira.

No meu caso relativamente ás trocas de agua trocava cerca de 75% da agua todos os dias, mas para que ele não sofresse mudanças bruscas usava sempre a agua do aquário principal, poupando alguma agua porque assim só a renovava num aquário.

Boa sorte com o teu discu!

 

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Olhando para esse disco, eu diria que estava com um pé para a cova, senão na própria cova.

Conseguir salvá-lo merece parabéns.

Não consegues colocar uma fotografia da condição actual dele?

Abraço

P.

Editado por Windrider

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

Olhando para esse disco, eu diria que estava com um pé para a cova, senão na própria cova.

Conseguir salvá-lo merece parabéns.

Não consegues colocar uma fotografia da condição actual dele?

Abraço

P.

 

Boas! O discu ainda se encontra bastante magro (quando come parece que fica com um caroço na barriga devido à sua magreza) mas já com alguma cor, como podes ver já perfeitamente integrado no grupo. Vamos ver se ele daqui a um ou dois meses já apresenta melhorias significativas!

Não liguem à sujidade do vidro!

 

dsc06560uz9.jpg

 

dsc06607ur9.jpg

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

epa ó daniel, coitado do animal, tá todo fdd

 

 

:P;)

 

Está sim! :blush:

 

Mas o Daniel pode não ter toda a culpa. Eu também os tenho e às vezes tenta-se de tudo e nada.

 

Mas no caso dele todos precisam do tratamento, aquele que nasceu mais fraquinho e não devia ser vendido, só oferecido, é que se resentiu mais :wacko:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:(:)

 

Está sim! :blush:

 

Mas o Daniel pode não ter toda a culpa. Eu também os tenho e às vezes tenta-se de tudo e nada.

 

Mas no caso dele todos precisam do tratamento, aquele que nasceu mais fraquinho e não devia ser vendido, só oferecido, é que se resentiu mais :wacko:

 

É claro que não tive a culpa, pois como disse aqui, só comecei este tratamento após conhecimento do fórum, e este discu já se encontrava magro e sem apetite antes! Quem me aconselhou a fazer estre tratamento foi o João Machado, quando lhe comprei uns discus, depois então investiguei aqui no forum.

Neste momento tenho esperança que ele recupere totalmente, pois faço de tudo para que ele se alimente bem e o maior numero de vezes ao dia!

Neste momento já fiz o tratamento no aquário principal, mas só durante 3 dias.

Tenho lido aqui que há quem misture um comprimido de flagyl na preparação da comida caseira, mas também há quem diga que lhes ataca o fígado. Sinceramente não sei se devo dar como prevenção!

 

Abraço,

Daniel Fortes

Editado por Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho lido aqui que há quem misture um comprimido de flagyl na preparação da comida caseira, mas também há quem diga que lhes ataca o fígado. Sinceramente não sei se devo dar como prevenção!

 

Abraço,

Daniel Fortes

 

Tensl lido e muito bem (figado), quase toda a gente está a fazer isso, desparasitar todos os meses ou de 2 em 2 ou 3 em 3.

 

Esperemos que não tenhamos de mudar de medicamento. Por isso no máximo aconselho de 3 em 3 meses.

 

Fazes uma papa com flágil e quando fores fazer o tratamento dás essa comida durante 3 dias :(

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Boas! Após todo este tempo e apesar da recuperação ainda não ser total, coloco aqui fotos actualizadas do “Magriço”.

Realmente temos de ser bem pacientes porque dificilmente recuperam de um dia para o outro! A fase da engorda parece ser bem demorada!

 

dsc06870hgfhfghgv0.jpg

dsc0687dfgdfgdf12li5.jpg

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Após todo este tempo e apesar da recuperação ainda não ser total, coloco aqui fotos actualizadas do “Magriço”.

Olha, o Magriço está a ficar Gordiço. :crazyeyes:

Está com muito melhor ar.

Parabéns pelo teu trabalho.

 

(ele cresceu alguma coisa?)

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(ele cresceu alguma coisa?)

 

Não, ele não cresceu, bem sei que não é um exemplo de discu e que está atrofiado no crescimento, se reparares o tamanho do olho é demasiado grande em relação ao corpo, mas mesmo assim não sou capaz de me desfazer dele e trato-o da melhor forma possível.

Morrerá quando tiver de ser, mas farei tudo para o manter o mais saudável possível até que isso aconteça.

 

Abraço,

Daniel Fortes

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

(ele cresceu alguma coisa?)

Não, ele não cresceu, bem sei que não é um exemplo de discu e que está atrofiado no crescimento, se reparares o tamanho do olho é demasiado grande em relação ao corpo, mas mesmo assim não sou capaz de me desfazer dele e trato-o da melhor forma possível.

Morrerá quando tiver de ser, mas farei tudo para o manter o mais saudável possível até que isso aconteça.

 

Abraço,

Daniel Fortes

 

Pois.

Já imaginava.

Ficam sempre mais atreitos a problemas.

Mas força, pode ser que ele te supreenda.

Olha, a mim já me surpeendeu.

Abraço e boa sorte

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Afinal não era um magriço mas sim uma magricela!

Cá para mim isto nem sequer eram parasitas intestinais mas sim algum tipo de anorexia dos peixes! “Peixas” vamos lá compreende-las! :rainbowafro:

 

dsc07203of2.th.jpg

 

dsc07244vz8.th.jpg

 

dsc07245rn4.th.jpg

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Afinal não era um magriço mas sim uma magricela!

Cá para mim isto nem sequer eram parasitas intestinais mas sim algum tipo de anorexia dos peixes! “Peixas” vamos lá compreende-las! :wink:

 

que alimentaçºao das aos teus discus? uma boa papa de coração ed boi engordava em 2 tempos! bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que alimentaçºao das aos teus discus? uma boa papa de coração ed boi engordava em 2 tempos! :Fade-color

 

neste momento é mesmo isso que dou, mas há dois esquisitos que não gostam então para esses dou artémia e flocos, já experimentei varias marcas de granulado e eles nem lhe tocam!

Os que comem comida caseira estão realmente mais gordos, e este come quase até rebentar, nunca vi nada assim!

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
neste momento é mesmo isso que dou, mas há dois esquisitos que não gostam então para esses dou artémia e flocos, já experimentei varias marcas de granulado e eles nem lhe tocam!

Os que comem comida caseira estão realmente mais gordos, e este come quase até rebentar, nunca vi nada assim!

 

Olá , ainda bem que está a recuperar bem , deixa-me só o reparo , até porque tb faço agora como o duarte , flagyl de 3 em 3 , 4 mêses , mas para casos bicudos recorro ao meu amigo JBL Spirohexol , para atacar parasitas internos , especificamente , como os que fazem aqueles uraquitos que vÊs em volta das narinas dele , nota-se que estão lá , ainda por fechar regenerar , apesar de não ter infecção (estavam mais brancos , amarelados se houvesse pús) deves ter reparado

nisso , mas como ainda estás a recuperá-lo , fica só o reparo que ele teve , ou ainda tem hexamita .um abraço.

 

 

Jose Palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

neste momento é mesmo isso que dou, mas há dois esquisitos que não gostam então para esses dou artémia e flocos, já experimentei varias marcas de granulado e eles nem lhe tocam!

Os que comem comida caseira estão realmente mais gordos, e este come quase até rebentar, nunca vi nada assim!

 

 

Olá eu arranjo-te um granulado baratinho que eles até parecem doidos (coisa que não compras no mercado da aquariofilia) andam doidinhos ,todos atrás dele banana rock apita que o meu mail é visível ;)

 

 

um abraço

 

 

jose palma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá eu arranjo-te um granulado baratinho que eles até parecem doidos (coisa que não compras no mercado da aquariofilia) andam doidinhos ,todos atrás dele :D apita que o meu mail é visível :rolleyes:

um abraço

jose palma

 

Obrigado, mas como dou comida caseira todos os dias penso que não é necessário. Esta comida é bastante completa, para alem do habitual tem vitaminas e granulado triturado ou flocos conforme o que há, não os comem de uma maneira comem de outra.

Abraço

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais