Iluminação LED e T5 - a ver se fico sem dúvidas


Nelson Matos

Recommended Posts

Isto de ler imensa coisa pode ainda confundir mais uma pessoa...

 

1ª questão :Começando pla quantidade de "luz".
Regra geral vai-se para os Watts/l mas não deveria fazer mais sentidos os lumens?

Encontrei duas escalas:

Baixo: 1.869 a 2.636 lm/cm2

Normal:3.1 a 3.876 lm/cm2

Alto: 4.341 a 4.961lm/cm2

Mto Alto: >5.426 lm/cm2

e

Baixo:0 - 39.58lm/litro

Médio:39.58 - 79.15lm/litro

Alto:>79.15lm/litro

 

Não sei se isto tem alguma validade?!

 

Isto tudo porque quero tentar comprar a iluminação entre LED e T5 sem usa a potência mas sim os lumens.

 

Por exemplo duas lampadas da Sylvania T5 39W (10000 e 5000) dá uma média de 2475lm por lampada. Ou seja 78W T5 fornecem-me 4950lm.

Na net há tiras de leds smd5050 ip67 de 6000k com 60leds/m (consumo 14,4w/m; 660lm/m).

Fazendo as contas eu teria de ter 7.5m desta tira para fazer os mesmos lumen o que levaria a um consumo de 108.75W.

 

Estas contas fazem sentido?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Nelson!

 

Também tenho andado a pesquisar sobre a iluminação e a coisa não está fácil. Todavia já tomei a minha decisão (partindo do principio que aquilo que li está correto).

 

Tenho andado a ler sobre umas lâmpadas led T5 da Innoyara (Eco L5), e no próprio site tem alguns esclarecimentos sobre a iluminação correta de acordo com o que pretendes para o teu aquário.

 

Em principio irei comprar duas Eco L5 Plantglow 10W (8000K cada), cada uma delas equivalente a uma T5 de 24W. Irei coloca-las numa calha T5 convencional.

 

Se fores a aquaeden-shop.net encontrarás lá muitas escolhas de acordo com o que necessitas. A calha vou adquirir aqui www.ecoarium.pt.

 

Quanto a essa parte técnica não te sei esclarecer. Espero que apareça alguém mais entendido.

 

Não sei se ajudei mas fica aqui um ponto de partida :)

 

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Nunca tinha ouvido falar dessas Eco.

Não sei se essas planntglow são idênticas às Grolux mas se forem olha que podes ficar com uma cor um pouco para o rosa.

A minha ideia sempre foi ter 4 T5HO (4500, 6500, 8000Grolux e 10000) mas agora ando a ver a parte mais económica da coisa entre as T5 e Leds e ainda não me consegui convencer.

Por um lado a longo prazo (se forem leds bons) parece compensar mas por outro mesmo com as trocas anuais das lampadas as T5HO parecem-me mais versáteis, e consegue-se espremer um pouco mais em termos esteticos e até de crescimento.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

As Eco são fantásticas. Sinceramente, vai ao site da Innoyara e verás que não têm comparação com as t5 convencionais. O única senão é mesmo o preço na compra mas que a longo prazo acaba por compensar uma vez que em termos económicos são 80% mais eficientes. Vi num diagrama enquanto pesquisava as lâmpadas que ao fim de um ano tu gastarias cerca de 40 e muitos euros em eletricidade com uma das T5 convencionais enquanto com uma eco 5 ficarias pelos 8 euros de consumo anuais, é muita diferença. Para além que estas lâmpadas têm uma durabilidade maior e o seu aquecimento é praticamente nulo. Mais, neste caso falei nas plantgrow, mas existem também as growcolors, as daylight e as ActinicBlue. Todas elas com opções entre os 6000k, 8000k e 15000k de acordo com a flora e fauna que tens no teu aquário. Eu já não tenho dúvidas...

 

Abraços

Editado por Mazzel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 ano depois...
Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.