Santa Filomena Respiraçao rapida e barbatanas roidas


Orien

Recommended Posts

Boas pessoal tenho 6 Santa Filomena no aquário... e um deles estava num canto do aquário quietinho mas esta com uma respiração muito rápida .. hoje reparei estao mais 3 no mesmo estado e com as barbatanas atraz meias roídas / ou a desfazer-se...

 

O que se passa com ele alguém sabe?

 

 

PH: 6,5

Amonia: 0

Nitritos : 0

Nitratos 50 ~ 100

 

Obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mas a culpa e sempre dos nitratos ... eu faço as TPA's semanais de 20 litros e troco os filtros todos ... e os nitratos nunca descem ... posso ter os testes estragados tambem nao sei..

 

Tenho 3 santa filomena na mm situaçao .. respiraçao ofegante ... tenho feito as tpas para ver se melhoram .. eles nadam ja em grupo outra vez mas continuam a respirar muito rapido... e com um bocado das barbatanas roidas ...

 

Nao pode ter outra razao isto a nao ser os nitratos?

 

Eu tenho Neons no aquario e eles estao normais e pelo que ouvi os neons sao muito fraquinhos quando se trata de ma qualidade e eles estão no aquário a uns anos ja... os Escalares tambem estao normais.. so mesmo os santa filomena e que começaram a ficar assim der-repente ..

 

Obrigado pela ajuda desde ja..

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje um dos escalares nao abre uma guelra parece que so consegue respirar por uma e ta mais acelerada a respiraçao desse escalar..

 

Alguem me pode ajudar por favor?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Respiração Anormal

 

Respiração acelerada, à superfície tentando apanhar o ar , um dos opérculos fechado( mais frequente nos vermes das guelras ), excesso de muco nas guelras que parecem sair do opérculo( mais frequente nas infecções por protozoários ,bactérias , acidose ou intoxicação por amonia ou cloramina ). Devemos ter em conta que os peixes quando se alimentam ou estão excitados respiram mais depressa. Também os peixes jovens respiram com maior frequência que os adultos.

 

Causas não infecciosas:

- Falta de oxigénio – Falta de arejamento ( reduzido movimento de água à superficie ), excesso de matéria orgânica( filtros mecânicos impactados, excesso de comida , falta de sifonagem ) , supercrescimento bacteriano ( má qualidade de água , medicamentos com excipientes açucarados , resíduos de medicamentos que se agarram aos vidros e ao fundo formando um “filme” favorável ao crescimento bacteriano ), temperatura muito elevada. A baixa concentração de oxigénio dissolvido nos aquários e frequente devido a serem usados geralmente aquários altos com pouca circulação e temperaturas elevadas . O teste de quantidade de Oxigénio dissolvido é infelizmente muito pouco usado e deveria ser um “must” nestes aquários. A concentração de oxigénio dissolvido deveria estar sempre acima de 7 mg/litro.

- Amónia - Aquário não maturado, filtro biológico destruído por antibióticos ou desinfectantes como permanganato de potássio ou azul de metileno , paragem do filtro

- Cloramina na água da torneira, queda de pH, formalina em dose excessiva ou sem aumento do arejamento

 

Causas infecciosas

- Dactylogyrus ( vermes das guelras ) – Nos peixes adultos raramente provoca problemas , mas nos peixes jovens é frequentemente mortal. O tratamento de eleição é com prazinquantel na água.

- Protozoários – Formalina + verde malaquite

- Bactérias - acriflavina , sal ou antibióticos.

Editado por hugo madalena
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu fiz 1 TPA no Domingo de 20 litros (aquario tem 100L) e adicionei agua da torneira mas eu na agua adiciona sempre seachem prime para tirar os metais pesados etc...

 

Amonia nao deve ser porque tenho o aquario a bastante tempo..

 

O Escalar ja tem um tempo e capaz de ter 1 ano já o outro escalar a uns bastantes meses atraz fazia a mesma coisa mas depois voltava a sua respiraçao normal..

 

Nao sei o que fazer ... achas que devo puxar a flauta de saida de agua para cima um bocado para fazzer mais movimentaçao a superfície ?

 

PS: O escalar esta normal ... ele come e nao ta no topo a respirar.

Editado por Orien
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O filtro hoje tinha musgo onde a agua entra para o filtro mas tirei e sifonei o fundo quando fiz a troca dos 10 litros.

 

Vou entao colocar a pedra difusora no aquário ... para ver se ele volta a normalidade.

 

Se forem parasitas das guelras o que devo fazer e como diagnostico isso?

 

Obrigado pela ajuda

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acabei agora de colocar a pedra difusora .. ontem estava tudo bem .. e a TPA foi no domingo ja passou uns dias e so agora e que apresenta os sintomas...

 

Ja agora ... para filtrar a agua posso usar aqueles filtros da BRITA (http://www.brita.net/pt/index.html?&L=8) Eu tenho um filtro que dizem eles que a agua passa por la e fica sem cloro e todas as coisas mas ... acham que devo passar a agua por esses filtros e so depois para o aquario?

 

Vou aguardar até amanha agora para ver se a Escalar melhora..

 

Desde ja um muito Obrigado!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hugo madalena ... obrigado pela tua ajuda caro amigo .. a escalar ja esta a abrir as duas guelras e parece normal outra vez... parece tar um bocado com a respiraçao mais acelerada mas pode ser porque vao fazer uma postura os escalares e pronto vou deixar andar mais uns dias..

 

Usei a bomba de ar e uma pedra difusora desde ontem até agora ... e pode ter sido isso...

 

Obrigado desde ja :) irei continuar com a pedra difusora mais uns dias e quem sabe até deixar sempre ligada no aquario...

 

Mais uma ves obrigado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais