ajuda com bichos desconhecidos !!!


labutes77

Recommended Posts

boas.

 

estas pulgas apareceram num dos meus aquas, inicialmente do aqua dos cristal red, depois de umas mortes suspeitas lavei e desinfectei o aquario com cloro industrial e sal em enormes quantidades ( matei a maioria das plantas), a questao é que voltaram a aparecer e tenho isto em varios aquario e nao há meio de me livrar delas ... estao nos aquas dos sulawesi, no dos cristal red, no dos ibericos, no dos red´s e no dos heteropoda wild form ...

 

se fosse meia duzia ... mas isto ...

 

 

th_PICT3668.jpg

 

 

o que sao ?

 

de onde vieram ?

 

como me livrar delas ?

 

ps: ja meti guppys nos aquas todos e eles nao as comem, entretanto os spinata bebes foram-se todos. alguem me arranja guppys treinados para comer visitas indesejaveis e nao camaroes do sulawesi recem nascidos ?

Editado por labutes77

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

A mim parecem-me cyclops, em demasia é claro porque uns quantos é normal.

 

Pena pelos bébés - neste caso foi "pior a ementa q o cimento!!"

 

Eu tb os tenho nos aquas dos camarões mas não como tu - nessas quantidades.

 

Boa sorte na sua remoção, quanto ao guppys amestrados mandei-os comprar tabaco e nunca mais voltaram...

 

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

será que não há maneira de controlar isto ??? de preferencia eliminá-los de vez ????

 

boas.

 

nao sao ciclops ... se fossem, os guppys tratavam-lhes da saude.

 

nimguem ???????

 

nem uma ideia ... ???

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nimguem ???????

 

nem uma ideia ... ???

 

 

Boas, eu tenho ou tinha alguns desses pestinhas no meu aquário de camarões.

Mas nada que se comparasse ao numero exagerado que tu tens, meti um limpa vidros e deixei de os ver.

Experimenta meter uns dois ou três a ver se controlam isso.

http://www.aquahobby.com/gallery/b_oto.php

 

Os limpa vidros que tenho nos meus aquários são dessa espécie.

Não te posso dizer que tenhas resultado mas pelo menos comigo adiantou.

Espero ter ajudado.

Abraço

Regras para ser um bom Aquariofilista:

 

1 - Bom senso / 2 - Respeito pela natureza / 3 - Paciência / 4 - Capacidade de aprender e saber ouvir / 5 - Ausência de manias do "Eu é que sou".

 

 

Se querem que os membros entendam as vossas dúvidas, façam se entender escrevendo PORTUGUÊS correcto.

O PORTUGUEX não é uma lingua oficial, é uma escrita de IGNORANTES.

 

 

_____________________________________

 

Ricardo Santos

 

 

Montagens:

 

100 litros água doce

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

por acaso o unico aqua onde ainda nao vi estas pestinhas é no comunitario ... onde tenho 4 ottos. lol.

 

obrigado pela dica. vou experimentar.

 

:thumbup3:

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

nao sei se isso é sinal de um aqua bem maturado, porque eu lavei e desinfectei alguns aquas onde tinha isto e as pestes voltaram nestas quantidades em menos de 1 mês...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Sem nomes é dificil ... mas pela pesquisa que fiz o melhor que consegui para ajudar foi isto:

 

Esses vermezinhos citados nada mais são que nematóides, anelídeos etc, obrigatóriamente de vida livre, e que geralmente vivem, exclusivamente ou não, de matéria orgânica livre. Eles costumam vir com plantas naturais, especialmente entre suas raízes -- daí mais um motivo para que eu não recomende tratamentos químicos para tentar "esterilizar" plantas naturais, incentivando sempre a quarentena apenas como meio de evitar a introdução de patógenos.

 

 

O excesso desses seres, quando percebidos no aquário, denotam um sinal inequívoco de que está ocorrendo problema de estabilidade no aquário: está ocorrendo, por algum motivo, acúmulos excessivos de material orgânico livre no sistema, e que está fomentando esse crescimento desordenado dessa população de vermes.

 

Entre esse problemas, os mais comuns são:

1. Excesso de população de peixes e, consequentemente;

2. Excesso de alimentação;

3. Filtragem: está tendo manutenção insuficiente ou foi sub-dimensionada;

4. Montagem e/ou manutenção incorreta do aquário:

- substrato de granulometria muito alta (muito material orgânico fica preso entre os grãos do substrato);

- uso de FBF;

- uso de materiais férteis impróprios no substrato (esterco animal, terra vegetal etc);

5. Uso de alimentos impróprios: carne, congelados de baixa qualidade, rações de baixa biodisponibilidade em seus ingredientes etc.

 

Sei que nada é novo para ti Laboutes, mas o que aqui está mas serve para confirmar que ha mesmo qq coisa no aqua que provoca isso e não sei se estará assim tão maturado o aqua.

 

Abraço

 

João

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

- uso de materiais férteis impróprios no substrato (esterco animal, terra vegetal etc);

 

ora aqui esta um possivel razao desta praga ... neste aqua tenho uns vasinhos com terra vegetal, na tentativa de recuperar algumas plantas que queimei quando desinfectei o aqua.

mas nao explica estes sacanhinhas nos outros aquas ... alguns estao a funcionar á meses e estao maturados. e neste aqua quando estes bichos apareceram tambem o aqua estava a trabalhar á algum tempo.

nao tenho terra vegetal em mais nenhum aqua.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

eu ja tive isso, aos montes no meu aqua de 30L, ao inicio fiquei assustado mas nada de mais lol agora nem os vejo...

 

solução (ciclideos anões) os meus rams devorarm isso em 4 dias lol essas coisas encostavam-se as plantas, eu xegava a casa mexia com a agua toda do aqua ate ao fundo essas minhocas brancas começavam a nadar e os rams a curtir milhoes ;) comida viva? nem a cogelada eles devoravam tão rapido hehe

 

origem:

 

1º quando tive o desastre no aqua o filtro teve parado 1semana, não mudei as materias filtrantes e eles sairam aos montes do filtro quando liguei pela 1º vez ou seja com a deconposição do lixo nas materias originou isso ou seja MUDAR SEMPRE AS MATERIAS FILTRANTES SEMPRE QUE FIQUEM PARADAS ALGUM TEMPO.

2ºos troncos tambem eram do aqua ficaram paraDos tambem uma semana a secar com a porcaria do antigo aqua colada neles, coloqueios no aqua passando apenas por agua lol... aqui está a razao pela qual FERVER SEMPRE TUDOOOO.

3º este não foi o meu caso mas pode vir tambem em substratos que não sejam previamente tratados ou seja TRATAR SEMPRE DE TUDO)

 

resumindo: pela minha experiencia estes seres são da origem da decomposição das materias como madeiras substratos ou mesmo residuos que ficam nas materias filtrantes bem como no areao ou pedras.

 

2 soluções que aconcelho: desmontar tudo, ferver tudo e passar 50000000x as plantas por agua ou entao adicionar predadores banana rock anoes ou tetras ou barbos...

 

espero ter ajudado.

 

cump.

Nature Invert 1 // Nature Invert 2 // Nature invert 3 // Amazonia 1 (110L) // Amazonia 2(300L)

Meu FeedBack de Vendas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

ok , quantas mais ideias melhor. imagino que o meu caso nao seja unico ... lol.

 

obrigado.

 

mais sujestoes ???

 

meti um otto no aqua dos sulawesi.

os reds ... nao mexi ... tive crias nascidas esta semana e a quantidade de pulgas ainda nao é preocupante.

nos ibericos ja retirei os vasinhos com terra vegetal e meti mais guppys , umas femeas xxl ... parece ajudar.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
  • 3 semanas depois...

boas.

 

cheguei a conclusao que os guppys faziam o que podiam , mas nao fazem milagres ... esta quantidade é impossivel. talvez quando eram poucos ...

 

desmontei tudo, deixei as plantas e musgos no comunitario, lavei, pedras, areao, filtros, filtro de fundo, ... tudo, com agua quente na banheira ( a ferver ) voltei a lavar tudo na maquina da loiça sem detergente ... e deixei tudo ao sol no terraço, por uma semana.

 

voltei a lavar tudo com agua a ferver ... e voltei a montar os aqua.

é esperar para ver ...

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

cheguei a conclusao que os guppys faziam o que podiam , mas nao fazem milagres ... esta quantidade é impossivel. talvez quando eram poucos ...

 

desmontei tudo, deixei as plantas e musgos no comunitario, lavei, pedras, areao, filtros, filtro de fundo, ... tudo, com agua quente na banheira ( a ferver ) voltei a lavar tudo na maquina da loiça sem detergente ... e deixei tudo ao sol no terraço, por uma semana.

 

voltei a lavar tudo com agua a ferver ... e voltei a montar os aqua.

é esperar para ver ...

 

boas

 

tens filtro de fundo???? acho que tens o problema explicado, os filtros de fundo têm tendencia a criar desses bichinhos uma vez que tem por baixo da placa uma grande quantidade de materia organica disponivel...

 

 

cumps

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas.

 

ate agora as ditas pulgas desapareceram ...

acho que sao animais comuns nos nossos aqua , como nos aqua de invertebrados nao existe quem os coma, nao há controle de populaçao.

nos aqua de camaroes ja tive hidras, planarias, estas pulgas , etc. situaçao que nunca ocorreu em aquas com peixes.

 

é a minha conclusão.

" Aquele que te entretém com os defeitos dos outros, entretém os outros com os teus. "

Link to comment
Partilhar nas redes sociais