Êxito no tratamento de Columnaris?


Recommended Posts

Boas!

 

Pela segunda vez, o meu aquário foi invadido por uma infecção desta bactéria. Da primeira vez morreram todos os guppies e bettas, mas os outros peixes (platies, corydoras, otocinclus, botias) não foram afectados. Desta vez a situação repete-se, começou por uma guppy que já morreu e agora o macho betta está a definhar...

 

Assim que dei conta da doença tratei com Bactopur, mas nunca fui a tempo... alguém tem boas experiências para animar? Separar o peixe doente pode proteger os outros ou a infecção está na água e não há nada a fazer? Posso aplicar outro medicamento mais eficaz?

 

Já pesquisei o fórum, mas fiquei com dúvidas na mesma...

Elsa Oliveira
elsapoliveira@gmail.com

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva

A columnaris não é de facto fácil de tratar. Ela é ubiquitária e aparece sempre duma forma opurtunisma quando existem situções de stress, nomeadamente o transporte.

Os antibioticos mais eficazes são :

- nifurpinol ( bactopur direct , aquafuran ) - o mais fácil de obter ( lojas de aquariofilia ) por ser um AB exclusivamente reservado aos peixes de aquário neste momento; eu uso durante 5 dias repetindo a dose diáriamente.

 

- oxitetraciclina - historicamente o AB de eleiçaõ par columnaris mas neste momento já se verificam muitas resistençias sobretudo nos peixes provenientes da Asia onde os viviparos nascem praticamente em soluçõres de tetraciclina ; o aquário deve estar às escuras durante o tratamento porque o medicamento é fotosensível e tornar-se perigoso; é bastante toxico para o filtro biologico

 

- kanamicina ( kanaplex da Seachem ) - muito eficaz

 

- quinolonas ( enrofloxacina - Alsir e Baytril de Medicina Veterinária )

 

No entanto a prevenção é a melhor forma de evitar esta doença:

- evitar situações de stress como transportes longos e mal acondicionamento

- evitar apanhas trapalhonas que provocam stress e pequenas feridas nos peixes, que são portas de entrada para as bacterias

- assegurar uma boa qualidade da água ,nomedamente uma boa oxigenação

- evitar aquarios sobrepopulados

- evitar temperaturas elevadas ( aumentam a multiplicação da columnaris ); nos viviparos 22 a 24º é suficiente.

 

Existem várias estirpes de Flexibacter columnaris. Algumas são muito patogénicas e quase fulminantes.

O sal inibe ou retarda a multiplicação da columnaris e deve ser usado particularmente em viviparos que preferem águas ligeiramente salobras.

 

Os peixes mais sensíveis são os vivíparos seguidos dos tetras e dos bettas, embora possa atingir virtualmente todas as espécies.

 

Cump.

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais