Aquário novo para os kinguios (up grade)


Recommended Posts

Boas

 

 

Peço uma orientação. Estou com três kinguios pequenos em um aqua de 30L. Eu sei que não devo manter os gordinhos em um aquário tão pequeno, acontece que eu estava na loja de aquariofilia e não resisti comprei três pequenos!!! Dia 21 de janeiro completa um mês que tal fato ocorreu.

 

 

Enquanto não transfiro os peixes para um aquario de 250 L que pretendo comprar (lá pelo meio do ano) quero fazer o seguinte:

 

1. Transferir todo o substrato de fundo (areia grossa) para outro aquário provisório (72L) sem lavá-la.

2. Colocar água nova no aquário de 72L (aproximadamente 20 a 25 L usando aquasafe)

3. Colocação de uma planta natural para ajudar na filtração

4. Colocação dos filtros, aquecedor e areador etc

5. E, por último, coloção da água que estava no aquário pequeno (aproveitando a água que os peixes já estavam acostumados nos 30L) juntamente com os 3 kinguios que lá estavam.

 

 

Aquário de 30L: PH entre 7,0 a 7,2. Amônia quase zero. Filtro externo com bio-cerâmicas e troca do perlon semanalmente.

Os kinguios estão neste aquario com 2 Corydoras sterbai.

 

 

Alguém acha que pode dar certo e os peixes não vão morrer?

Se alguém puder me ajudar agradeço muito

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigada Ismenio pela resposta e pelo bem vinda!

 

Por que o filtro não pode ficar desligado por mais de 10 minutos?

 

Para um aquário de aproximadamente 72 litros qual filtro seria melhor usar? Estou pensando em aproveitar o atual filtro Atman HF 400 (troco o refil toda semana) com bio cerâmicas e colocar também um novo filtro Atman HF 600 (auxiliar).

 

Posso deixar os três kinguios neste aquario (72L) alguns meses até poder fazer outro maior?

 

 

E as corydoras devo deixar no aquário junto com os Kinguios ? O único problema que vejo é que não sobra muita comida para elas.

 

Ponha uma foto do seu aquário de kinguios.

 

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ismenio

 

Não é o filtro que troco toda semana e sim o refil, o material filtrante de perlon e carvão.

Tenho trocado sempre pois o kinguios são sujões e para manter a água do aquário sem cheiro. Já me disseram que a filtragem para kinguios tem que ser superdimensionada, pois eles sujam bem mais que os outros peixes. O aquário atual é de 30L e a filtragem que coloquei diz o fabricante que é 400L/H (Atman HF 0400 externo). O filtro não é grande e dá conta do aquário e não produz grande movimento na superfície da água.

 

 

 

Só assim mesmo estou controlando a limpeza do aquário. Faço também TPA semanal. Como o substrato é de areia clara quando cai alguma sujeira pego a redinha e tiro antes que se acumule.

 

O problema também é que dou ração eles umas 3x ao dia. Adoro ver eles comerem.

 

 

Quanto a passagem para um aquário maior (72L) será que o grande volume de água adicionado não provocará um choque nos peixes mesmo sendo com temperatura semelhante e PH? A água encanada na minha cidade tem PH alcalino 7,4-7,5.

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Segundo o fabricante deveria durar um mês mas se eu demorar para trocar o aquário não fica com aparência de limpo. Este refil que troco não custa caro, ao contrário. Um mês seria para peixes normais.

 

Dentro do filtro coloquei bio cerâmicas da Boyu. Quanto tempo estas bio cerâmicas começam a fazer efeito, isto é, crescimento das bactérias benéficas para a filtração? Quando limpo o filtro coloco estas bio C em um copo com água do próprio aquário para as bactérias não morrerem. Assim elas podem ficar até 10 minutos fora do filtro?

 

A planta que coloquei o aquário não sei o nome mas as folhas parecem com a da planta Camelia sinensis. Enfeita o aquario e os kinguios não a comem.

 

Desculpe se estou sendo ocupando por demais o seu tempo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ismenio

 

 

Não sei não entendo nada de plantas de aquário. A minha eu ganhei do lojista que me vendeu os peixes e veio plantada num vasinho, assim ela independe do substrato do aquário para viver. Coloquei-a sobre a areia sem retirar do vaso assim ela vai bem.

 

Agora despeço-me, já estou encerrando minha participação por hoje aqui. Até amanhã.

 

Jaqueline

 

:blink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas a todos

 

 

Resolvi fazer o seguinte quanto à mudança para o aquário de 72 L. Não serei tão radical

a ponto de fazer o que planejava no início deste tópico.

 

Coloquei substrato novo no aquário, água nova tratada com um produto excelente de nome PRIME (Seachem - USA). Prime é um desclorificador dentre outras funções.

 

Uso diário de um produto chamado STABILITY, também da Seachem. Este líquido é um acelerador de ciclagem. Contém bactérias. Colocarei na água e um pouco no filtro.

 

Aquário já com filtro funcionando e lâmpada adequada para as plantas (anúbia mais uma outra) e rocha decorativa. Iluminação: de 8 a 10 horas diárias de luz.

 

Não estou usando aquecedor. A temperatura está se mantendo naturalmente em 25 C.

 

 

Esperar 15 dias (?), acrescentado diariamente o Stability, fazer medida do PH e outros parâmetros que se julgar necessário (dureza, Nitrito ?).

 

 

Falta uma semana para colocar os peixes (?). Colocarei os dois primeiros (casal) e após uma semana colocarei o terceiro kinguio. Ou, primeiro colocarei o maiorzinho e depois os outros menores. Para dar tempo do aqua se adaptar aos novos habitantes.

 

 

Agora é só ter um pouco de paciência. :P

 

 

 

Jaqueline

Editado por Jaque
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Jaque, coloca umas fotos do aqua de 30l e do de 72l também! Esse de 72 você já o tinha? Pergunto, pois se você comprou recentemente era melhor já comprar um maior (de 250l como você citou)...Abs!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Cássio

 

Não tenho foto de nenhum aquário.

 

Ainda não fiz o aqua grande como queria pois fui fazer um orçamento de móvel e me pediram

em torno de R$2.000,00 (o mais em conta). Ainda não me animei também por que o cannister também está caro (queria colocar um Ehein). Quantos canister vou precisar? O mais barato é o aqua com travas, em torno de 600 / 700. Lá para o meio do ano eu vou fazer. Aqui em Brasília é tudo caro !!! Só é barato peixe.

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tira foto de celular mesmo...Por que não compra um usado? O meu de 160l é usado e paguei junto com móvel R$ 350,00, só mudei o móvel um pouco pintando todo de branco e envernizando...Creio que 2 canisters já está ótimo, lembrando que para um aqua de kinguios é bom a filtragem ser de 10x o volume do aqua. (250l = 2 canisters com 1250l/h)

Até mais.

 

Oi Cássio

 

Não tenho foto de nenhum aquário.

 

Ainda não fiz o aqua grande como queria pois fui fazer um orçamento de móvel e me pediram

em torno de R$2.000,00 (o mais em conta). Ainda não me animei também por que o cannister também está caro (queria colocar um Ehein). Quantos canister vou precisar? O mais barato é o aqua com travas, em torno de 600 / 700. Lá para o meio do ano eu vou fazer. Aqui em Brasília é tudo caro !!! Só é barato peixe.

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi

 

O aqua de 72 L ainda está ciclando. Tenho medido a amônia e está sempre em 0,25 (amônia total da Alcon). Nitrito 1º rosa do mesmo teste. Temperatura 25 C. PH 7,0. Usando Stability todos os dias (1 tampinha).

 

O aqua está com duas plantas. A amônia não zera e nem sobe o que pode estar acontecendo? Filtro Tetra EX 45.

Vou colocar Sera Siporax no filtro.

 

 

Estou pensando futuramente num aqua de 200 a 250 L. Neste caso, qual filtro usar? Seria para 4 ou 5 kinguios (máximo).

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

 

Continuando a ciclagem... 13º dia.

 

Parâmetros:

Temperatura: 25º C

PH: 7,2

Amônia: 0

Nitrito: entre 0,25 e 0,5 (++)

 

Estamos na fase do pico de nitrito. Agora é esperar zerar. :music_singguitar:

 

Presença de plantas naturais.

 

Ainda adicionando Stability e repondo a água que evapora com água nova tratada com Prime. (Seachem)

 

 

cumps.

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novas...

 

17 º dia de ciclagem.

Parâmetros:

 

O nitrito já começa a cair : 0,25 (-) e -------> 0 !!!!

Temperatura: 25º C

Amônia: 0

PH: não medi hoje.

 

O Stability em ajudado bastante.

 

 

No sábado já vou colocar os peixes. :pompomgirl:

 

 

 

cumps.

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para fazer a ciclagem tens colocado um bocadinho de comida de peixe ou simplesmente fazes testes?

 

é que os testes nao querem dizer nada, antes vale colocar um peixe de cada vez, que todos de uma vez. eu colocaria já um, e dentro de uns dias um outro.

 

o aquario tem que se adaptar a cada peixe. o que quer dizer as colonias de bacterias so se multiplicam se existir amonia e nitritos suficiente para as alimentar. ora se meteres muitos de uma vez, a colonia vai ser muito pequena para lidar com tanta amonia. criando problemas na água, stressando os peixes.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para fazer a ciclagem tens colocado um bocadinho de comida de peixe ou simplesmente fazes testes?

 

o aquario tem que se adaptar a cada peixe. o que quer dizer as colonias de bacterias so se multiplicam se existir amonia e nitritos suficiente para as alimentar. ora se meteres muitos de uma vez, a colonia vai ser muito pequena para lidar com tanta amonia. criando problemas na água, stressando os peixes.

 

 

Boas

 

No segundo dia de ciclagem coloquei um pouco de ração. Depois não coloquei mais. Testes dia sim, dia não. Não usei peixes.

 

O aquário tem plantas naturais e estas tem ajudado na ciclagem. Acrescenta-se a isto o uso do Stability (Seachem).

 

Como havia dito no dia 21 de janeiro, primeiro colocarei 2 peixes. Após uma semana mais outro.

Vou colocar no sábado pois terei mais tempo de acompanhar a adaptação.

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o link foi ter a um forum sobre um aquario para kinguios.

 

mas os testes têm valor, a questao nao é essa... a questao é que estando a amonia e os nitratos zerados nao significa que o aquario esteja em condições para receber muitos peixes de uma só vez e que nao terás problemas com a amonia e os nitratos.

 

deverias ter colocado comida varias vezes, para criar uma boa colónia, mas nao ha problema se colocares já um peixe, pelo contrario. mas muitos, é um risco. se bem que os de água fria... para eles nao é um problema tao grave como os tropicais.

Editado por Quo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

o link foi ter a um forum sobre um aquario para kinguios.

 

mas os testes têm valor, a questao nao é essa... a questao é que estando a amonia e os nitratos zerados nao significa que o aquario esteja em condições para receber muitos peixes de uma só vez e que nao terás problemas com a amonia e os nitratos.

 

deverias ter colocado comida varias vezes, para criar uma boa colónia, mas nao ha problema se colocares já um peixe, pelo contrario. mas muitos, é um risco. se bem que os de água fria... para eles nao é um problema tao grave como os tropicais.

 

 

Quo

 

O link que te mandei é sobre a montagem de um aqua de kinguios passo a passo sem o uso de peixes cicladores "vítimas" . O aquarista usa testes para saber quando a ciclagem chega ao fim, isto é, quando está num ponto em que pode começar a receber peixes.

 

Em momento algum eu disse que iria introduzir todos os peixes de uma só vez.

 

 

O meu aqua já iniciou a ciclagem com a presença de plantas naturais o que ajuda a amônia a não subir muito.

 

Para criar uma boa colônia coloquei Stability que foi recomendado pelo meu vendedor de peixes de confiança, que por sinal é biólogo.

 

 

Jaqueline

Link to comment
Partilhar nas redes sociais