Criar Artêmia da salina


rogamo

Recommended Posts

Olá a todos.

 

Como não encontrei aqui no forum uma secção direcionada à comida viva, e porque tenho recebido alguns emails a perguntar como é que eu consigo reproduzir a dita artêmia, aqui vai a minha dica. Pelo menos comigo funcionou.

 

 

O que eu fiz:

 

1 - Cortei ao meio duas garrafas de plástico de 1,5L (de água engarrafada, ou outras).

2 - Com um berbequim, fiz um buraco na tampa para passar a magueira e pôr a pedra difusora.

3 - Enchi-as com água do mar, e meti, em cada uma, uma colher de café de ovos.

4 - Ao fim de 24h já as artêmias tinham eclodido.

5 - Arranjei um taparuer de uns 35L e enchi-o de água do mar.

6 - Depois disso, verti lá para dentro as artêmias eclodidas.

7 - Coloquei uma pedra difusora (tem de ter uma boa areação). Está sempre ligada.

8 - coloquei também produtos alcalinos, (conchas trituradas e inteiras).

9 - Todas as semanas mudo 5L de água. (cada vez que se mete nova água do mar, está-se tambem a alimenta-las, derivado a ser rica em nutrientes.

10- Só os alimento com farinha de trigo, daquela que já trás fermento, (3 colheres de café ao dia).

Neste momento estão com mês e meio e continuam a reproduzir-se. Claro que esta dica é para quem tem acesso à agua do mar. Se morarem perto de uma praia, mesmo que seja a uns quilómetros, passeiam e trazem para casa uns garrafões de água do mar. E os vossos peixes agradecem

 

 

 

artmia.jpg

cumprimentos

Rogério Amorim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

A comida viva acho que está nos tópicos avançados, não procuraste muito. Já tinhas falado nisto noutro tópico e tinha ficado com curiosidade, agora vê-se que consegues ter muitas.

 

Estou a experimentar num garrafão e já se reproduziram mas ainda não dei aos peixes porque são poucas.

A água salgada, como diz o meu filho -- Também podemos fazer com sal... e água.

As pedras difusoras azuis desfazem-se em água salgada em pouco tempo, eu uso o tubo sem pedra, até dizem que é melhor porque as bolhas muito pequenas podem-se entalar nas carapaças das artémias e prejudicar a natação.

 

O alimento, tirei da net uma receita de farinha para dar às daphnias que também funciona com as artémias:

- espirulina em pó

- paprika (pimentão doce)

- farinha de soja

- levedura de cerveja

 

Põe-se um bocado de cada no copo triturador, não esquecer de tapar o furinho de cima, tritura-se bem, polvilha-se um pouco em cima da cultura todos os dias.

Também dei Mikrozell da Hobby, mas é muito mais caro.

Para os 'fairy shrimp', artémias de água doce, os orientais aconselham farinha de arroz.

 

Cumps,

João

 

PS: não usem espirulina para humanos, é muito cara. Há espirulina em pó para consumo animal à venda na net ou por ex na APK.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.