• >>> Anúncios da Comunidade <<<

• João Branquinho

Mensagem para Visitantes   15-04-2017

Estimado visitante, antes de mais, muito obrigado pelo seu interesse na comunidade Aquariofilia.Net! Esperamos que esteja a gostar do conteúdo que temos no fórum. Dado que não é ainda um membro registado da nossa comunidade, não sabe que está a perder muitas outras funcionalidades e informações disponíveis apenas a membros! Do que está à espera para se juntar a nós? É só fazer clique no canto superior direito e pode inclusivamente usar as redes sociais para agilizar o processo de registo. Obrigado!
Entra para seguir isto  
Seguidores 0
Visitante

Filtro caseiro para lagos de jardim

10 posts neste tópico

Trata-se de projeto caseiro para a construção de um filtro para

lagos de jardim utilizando caixas plásticas comumente usadas para transporte de pescados em mercados e feiras . Com filtragem química, mecânica e biológica, baixo custo, fácil montagem/desmontagem e baixa manutenção destina-se a filtragem de grandes volumes de água . Estou utilizando-o e o resultado tem sido altamente satisfatório (água cristalina,

amônia zero e baixa manutenção) .

Confira em http://www.lescanjr1204.kit.net/

0

Partilhar este post

Link para o post
Partilhar nas redes sociais
Trata-se de projeto caseiro para a construção de um filtro para

lagos de jardim utilizando caixas plásticas comumente usadas para transporte de pescados em mercados e feiras . Com filtragem química, mecânica e biológica, baixo custo, fácil montagem/desmontagem e baixa manutenção destina-se a filtragem de grandes volumes de água . Estou utilizando-o e o resultado tem sido altamente satisfatório (água cristalina,

amônia zero e baixa manutenção) .

Confira em http://www.lescanjr1204.kit.net/

RETORNANDO

Como sempre vejo pessoas pesquisando como fazer um filtro, nada mais apropriado que trazer este Topico novamente para conhecimento.

Lescanjr é um dos mais entendidos em LAGOS no Brasil.

Alonso

0

Partilhar este post

Link para o post
RETORNANDO

Como sempre vejo pessoas pesquisando como fazer um filtro, nada mais apropriado que trazer este Topico novamente para conhecimento.

Lescanjr é um dos mais entendidos em LAGOS no Brasil.

Alonso

Eu estive a ver o artigo do link sobre o filtro caseiro e não percebi o que quer dizer "HALIMEDA" e "PERLON".

Isto era um dos materiais que se coloca dentro de uma das caixas.

Penso que o Alonso é a pessoa indicada para exclarecer esta duvida.

Eu sei que este tipo de filtragem funciona, mas e a lampada de UV onde é que se coloca?

Porque este tipo de filtragem mantem a agua biologicamente limpa mas não a coloca limpida. Ou estou enganado??

0

Partilhar este post

Link para o post
Eu estive a ver o artigo do link sobre o filtro caseiro e não percebi o que quer dizer "HALIMEDA" e "PERLON".

Isto era um dos materiais que se coloca dentro de uma das caixas.

Penso que o Alonso é a pessoa indicada para exclarecer esta duvida.

Eu sei que este tipo de filtragem funciona, mas e a lampada de UV onde é que se coloca?

Porque este tipo de filtragem mantem a agua biologicamente limpa mas não a coloca limpida. Ou estou enganado??

Quanto aos questionamentos acima:

HALIMEDA = Cascalho que ajuda na manutenção da reserva alcalina. Ë encontrado nas lojas de aquario. Somente alguns laguistas que usam nos filtros, acho que pode ser dispensado.

Ver mais informações:

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=16074

PERLON

Tecido utilizado para filtrar as particulas maiores em suspensão na agua. Tambem é encontrado nas lojas de aquario e até em armarinhos (lojas de tecidos). Ë utilizado tambem como forro de sofá.

O esterilizador UV colocamos na mangueira que sai do lago. A agua entra por uma extremidade do UV, sai pela outra extremidade e vai para o Filtro. Após sair do filtro retorna já esterilizada e filtrada para o lago.

Só para esclarecer o funcionamento, estou colocando as fotos abaixo:

Esterilizador / Filtro

Pic_15915_21.jpg

Lago pronto

Pic_15915_22.jpg

Filtro e Esterilizador

Pic_16107_19.jpg

Grato

Alonso

0

Partilhar este post

Link para o post
Quanto aos questionamentos acima:

HALIMEDA = Cascalho que ajuda na manutenção da reserva alcalina. Ë encontrado nas lojas de aquario. Somente alguns laguistas que usam nos filtros, acho que pode ser dispensado.

Ver mais informações:

http://www.aquaonline.com.br/forum/viewtopic.php?t=16074

PERLON

Tecido utilizado para filtrar as particulas maiores em suspensão na agua. Tambem é encontrado nas lojas de aquario e até em armarinhos (lojas de tecidos). Ë utilizado tambem como forro de sofá.

O esterilizador UV colocamos na mangueira que sai do lago. A agua entra por uma extremidade do UV, sai pela outra extremidade e vai para o Filtro. Após sair do filtro retorna já esterilizada e filtrada para o lago.

Só para esclarecer o funcionamento, estou colocando as fotos abaixo:

Esterilizador / Filtro

Pic_15915_21.jpg

Lago pronto

Pic_15915_22.jpg

Filtro e Esterilizador

Pic_16107_19.jpg

Grato

Alonso

Obrigado Alonso,

As tuas explicaçõe são bem vindas, era esta a ideia que eu tinha da montagem do UV, mas segundo os meus calculos para orçamentos e vendo o que temos no mercado á venda para os lagos, eu penso que para certos projectos em certos locais não é rentavel estar a montar um filtro caseiro e depois comprar o UV á parte, porque eu conheço filtros compactos que se tornam mais baratos e mais praticos do que estarmos a construir um e os UV são um pouco caros. Mas esta minha opinião é apenas valida para pequenos projectos porque para os grandes projectos teriamos de montar varios kit´s.

Eu tenho lido neste forum que usam sempre argila espandida para as colonias de bacterias, eu pesoalmente gosto mais de colocar pedra de lava porque parece ser mais porosa e criar uma maior area para as bacterias.

Agora coloco mais uma pergunta:

É importante a aspiração da bomba ser feita pelo fundo do lago ou pode ser feita em exclusico pela superficie? Ou o conjunto das duas é que é optimo?

0

Partilhar este post

Link para o post
Obrigado Alonso,

As tuas explicaçõe são bem vindas, era esta a ideia que eu tinha da montagem do UV, mas segundo os meus calculos para orçamentos e vendo o que temos no mercado á venda para os lagos, eu penso que para certos projectos em certos locais não é rentavel estar a montar um filtro caseiro e depois comprar o UV á parte, porque eu conheço filtros compactos que se tornam mais baratos e mais praticos do que estarmos a construir um e os UV são um pouco caros. Mas esta minha opinião é apenas valida para pequenos projectos porque para os grandes projectos teriamos de montar varios kit´s.

Eu tenho lido neste forum que usam sempre argila espandida para as colonias de bacterias, eu pesoalmente gosto mais de colocar pedra de lava porque parece ser mais porosa e criar uma maior area para as bacterias.

Agora coloco mais uma pergunta:

É importante a aspiração da bomba ser feita pelo fundo do lago ou pode ser feita em exclusico pela superficie? Ou o conjunto das duas é que é optimo?

Gardenkoi

O filtro da foto foi comprado já pronto e não tem argila interna só biobal e o perlon.

Quanto a bomba, a maioria dos laguistas usam no fundo do lago para poder captar tambem a maior parte da sujeira do fundo. O bom é que a bomba fique numa extremidade e o retorno da agua para o lago na outra.

Estou colocando fotos do filtro aberto para voce ver por dentro.

dsc03650ja2.jpg

dsc03653vs0.jpg

dsc03655oi7.jpg

dsc03656bo4.jpg

dsc03652uq1.jpg

dsc03661wn0.jpg

dsc03647lh1.jpg

dsc03648uk1.jpg

dsc03649vk8.jpg

Qualquer outra informação estou as ordens.

Alonso

0

Partilhar este post

Link para o post

Alonso,

Eu li em varias literaturas sobre bio filtragens (principalmente literaturas brazileiras ) o uso de casca de ostra como primeira camada do bio filtro.

A minha duvida e saber se a ostra tem alguma propriedade especial de filtragem, ou se serve apenas para ocupar o lugar (de forma barata) das bolas de plastico que os bio filtros têm na primeira camada de material filtrante.

O teu filtro consegue manter a agua limpa como a da foto por quanto tempo? É que parece pequeno para o volume de agua do teu lago.

A tua lampada de UV está permanentemente ligada?

0

Partilhar este post

Link para o post
denkoi

Alonso,

Eu li em varias literaturas sobre bio filtragens (principalmente literaturas brazileiras ) o uso de casca de ostra como primeira camada do bio filtro.

A minha duvida e saber se a ostra tem alguma propriedade especial de filtragem, ou se serve apenas para ocupar o lugar (de forma barata) das bolas de plastico que os bio filtros têm na primeira camada de material filtrante.

O teu filtro consegue manter a agua limpa como a da foto por quanto tempo? É que parece pequeno para o volume de agua do teu lago.

A tua lampada de UV está permanentemente ligada?

Gardenkoi

Não é comum a casca de ostra como camada do filtro. Quem usa deve querer com isto alterar o PH da agua.

No meu filtro só tem os perlons e os bioball e já tenho ele a 6 meses e esta 100% .

O UV fica ligado 24 horas juntamente com a bomba que alimenta o filtro.

A agua esta cristalina desde que o lago ficou pronto. A manutenção é só no filtro, quando percebo que a agua esta retornando com menor vazão ao lago. De vez em quando faço troca parcial de agua. Tiro uns 150 litros e coloco agua nova.

O filtro é deste fabricante: http://www.cubos.com.br/

Alonso

0

Partilhar este post

Link para o post

Alonso, já estive no site da CUBOS a ver o equipamento e as fotos do teu lago, só é pena que eu não conheça em Portugal uma empresa que se dedique aos lagos como esta.

Em relação á aspiração de fundo, eu fiz umas pesquisas e descobri um ralo de fundo que ao mesmo tempo que aspira a agua introdus ar ( como nos aquarios) mas estava mal explicado o modo de funcionamento deste equipamento.

Então eu pergunto se alguem me pode exclarecer se o ar serve apenas para oxigenar a agua ou se serve também para levantar o lodo para ser melhor aspirado e tratado pelo filtro, porque a bomba de ar é bastante potente.

0

Partilhar este post

Link para o post
Alonso, já estive no site da CUBOS a ver o equipamento e as fotos do teu lago, só é pena que eu não conheça em Portugal uma empresa que se dedique aos lagos como esta.

Em relação á aspiração de fundo, eu fiz umas pesquisas e descobri um ralo de fundo que ao mesmo tempo que aspira a agua introdus ar ( como nos aquarios) mas estava mal explicado o modo de funcionamento deste equipamento.

Então eu pergunto se alguem me pode exclarecer se o ar serve apenas para oxigenar a agua ou se serve também para levantar o lodo para ser melhor aspirado e tratado pelo filtro, porque a bomba de ar é bastante potente.

Gardenkoi

Aspiração do fundo só é eficiente se não tiver seixos. Comprei um aspirador UNIVAC II mas não gostei muito do resultado, pois tenho seixos no fundo do lago. A cubos acabou de lancar um aspirador com uma bomba na ponta, mas ainda não conheço. Não acho que deva ter algo levantando a sujeira do fundo, pois acredito que a agua nunca iria ficar cristalina.

Na cubos voce pode ter acesso a tabelas dos filtros e dados sobre que bomba é mais indicada para voce, etc..

Acredito que mesmo sem necessariamente ter que comprar algo, o Caio Bianco proprietário da mesma tera prazer em colaborar.

Alonso

0

Partilhar este post

Link para o post
Entra para seguir isto  
Seguidores 0