Salta para conteúdo

• Ligar-me com Facebook Ligar-me com Twitter Ligar-me com Windows Live Log In with Google      Ligar   
  • Criar conta

Informação

Estimado Visitante, para tirar proveito de todas as funcionalidades e conteúdos que estão à disposição dos nossos membros, recomendamos que se registe no fórum. Pode fazê-lo através dos links disponíveis no canto superior direito da nossa página. O registo pode ser feito via: Facebook, Twitter, MSN ou formulário de registo, indicando todos os dados necessários. Obrigado!

A Administração

Foto

Nova mini cascata passo a passo com fotos actualizado em 16/05

• Please log in to reply
2 respostas a este tópico

#1 joaorui5

joaorui5
  • Membro
  • 65 Mensagens
    • :

Publicado 13 Maio 2011 - 10:59

Olá
Alguns de vocês já conhecem o meu lago e os que não conhecem vão ficar a conhecer.
Decidi construir uma nova mini cascata com ribeiro para aproveitar a água
que sai da bomba que alimenta o skimer, como a cascata que tenho não está virada de frente para
a zona de estar do exterior da casa "deck de madeira", esta nova cascata vai ficar de frente para o deck
de modo a que quando eu ou alguém estiver cá fora possa ver a cascata/corredoura de frente,
e assim o impacto visual ser maior.
Bem como uma imagem vale mais do que mil palavras vou passar ás fotos, vou tentar ir explicando
todo o processo de construção o melhor que puder, se alguém tiver alguma duvida ou sugestão
já sabe, é só dizer.
Cumprimentos para todos Jana

O meu lago
Imagem colocada

Imagem colocada

A vista que tenho do deck, como se pode ver a cascata não fica de frente....já serve de desculpa para fazer outra...
Imagem colocada

O sitio onde pretendo fazer a nova cascata
Imagem colocada

Imagem colocada

A água que sai do skimer e que vou aproveitar para a nova cascata
Imagem colocada

O skimer, nem se dá por ele
Imagem colocada

Alguns dos meus meninos
Imagem colocada

Imagem colocada

A vista para o deck da zona onde vai ficar a cascata
Imagem colocada

Imagem colocada

Algumas das pedras que vou usar
Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

O material necessário, espuma de poliuretano, pistola para aplicar a espuma, tinta marcadora, luvas, sachola/enxada, carrinho de mão, régua de nivel,
algo para cortar o gramado e uma pá, se arranjarem uma pá que já traga um homem numa das pontas é bem melhor, facilita muito o trabalho...

Imagem colocada

Marcação do local, já fica muito próximo do resultado final
Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Cortar e retirar a relva, resolvi cortar a relva para ganhar alguma profundidade uma vêz que o desnivel
do ribeiro vai ser muito pequeno, 2 ou 3% (2 ou 3cm de desnivel por cada metro de ribeiro)

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Colocação das pedras, escolhendo pedras achatadas para a zona mais próxima para não obstruir a visão do ribeiro
Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Colocação de uma manta de geotextil, resolvi colocar esta manta por baixo da terra para evitar que a terra saia pelos intervalos das pedras.
Imagem colocada

Enchimento com terra
Imagem colocada

A terra tem de ser bem conpactada, usei uma escora de ferro para compactar a terra.

Imagem colocada

Esta pedra vai ser a pedra que servirá para fazer a cascata, está colocada na terra para marcar a sua forma e abrir o respectivo buraco, depois vai sair e voltará a ser colocada por cima do liner/lona
Imagem colocada

Imagem colocada

O liner já no sitio, se repararem lá está a pedra que vai servir para a cascata.
Imagem colocada

Ainda falta cortar o liner
Imagem colocada

O liner já cortado
Imagem colocada

Abertura de um rasgo para enterrar o tubo que leva a água para a cascata
Imagem colocada

Novas fotos de 14/05/2011

O tubo da água já colocado no sitio
Imagem colocada

Imagem colocada

A terra por cima do Geotextil, já com a inclinação final, faltando apenas alisar.
Imagem colocada

O liner já colocado por cima da terra no sitio definitivo
Imagem colocada

Um teste com água para ver como estão as coisas e confirmar que não há fugas
Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Um grande plano do liner com algumas das pedras já no seu lugar, o liner fica com uma pequena dobra para cima a fim de evitar fugas de água.
Imagem colocada

Imagem colocada

Mais algumas pedras no seu local definitivo
Imagem colocada

Imagem colocada

As margens estão quase prontas
Imagem colocada

Imagem colocada

Parece mentira mas em pouco menos de duas manhãs e já está quase pronto, e o ritmo de trabalho tem sido bem lento...
Claro que o planeamento demorou muito mais do que isso.

Novas fotos de 15/05/2011

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

A pedra rolada (godo), para fazer o enchimento e tapar a tela/liner.
Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Colagem das pedras do exterior com a espuma de poliuretano, as do interior da corredoura/ribeiro tambem vão ser coladas
Imagem colocada

A pequena cascata já quase completa
Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Imagem colocada

Editada por joaorui5, 16 Maio 2011 - 10:19 .

• 0

#2 gardenkoi

gardenkoi
  • Membro
  • 370 Mensagens
    • :
  • País:Portugal
  • Concelho:Palmela (Setúbal)

Publicado 14 Maio 2011 - 09:11

Olá. Parabens pelo teu trabalho. Com essa cascata extra vais criar um aspecto mais bonito ao teu já, bonito lago.
Tem atenção ao caudal que alimenta a cascata, parece-me ser demasiado mas, as fotos podem enganar.
Normalmente 90% das fugas de água em lagos é da responsabilidade das cascatas.

Uma pergunta. Que filtragem é que tens no lago?
  • 0

#3 joaorui5

joaorui5
  • Membro
  • 65 Mensagens
    • :

Publicado 14 Maio 2011 - 11:24

Olá Gardenkoy

Podes ter razão em relação ao caudal, mas já tenho instalado um passador para o regular,
tenho ainda de comprar um "T", porque quero pôr uma parte da água a deitar directamente para o lago
e aí o passador vai ficar nessa saida, em relação á filtragem é um filtro pressurisado para 30.000 Litros
" sem peixes" com uma UV de 24W, devo-te dizer que estou surpreendido com o bem que ele se tem
portado principalmente tendo em conta que é o mais barato que encontrei com esta dimensão.

aqui está ele

http://cgi.ebay.co.u...=item27baf628dc

Além disso tenho um saco de argila expandida dentro da caixa da cascata e uma esponja para auxiliar a filtragem.

Cumprimentos Jana

Editada por joaorui5, 14 Maio 2011 - 11:53 .

• 0

1 Membro(s) está(ão) a ler este tópico

0 membros, 1 visitantes, 0 anónimos utilizadores