Hyphessobrycon


Joaoavo

Recommended Posts

Boas,

 

Alguém me sabe dizer como diferenciar entre estas duas espécies de hyphessobrycon (rosaceus e bentosi). A pesquisa de imagens chega a dar a mesma foto para as duas espécies e ainda não consegui perceber qual a diferença entre elas.

 

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

 

Durante muitos anos não consegui ver qual era a diferença ente o H. rosaceus e o H. ornatus apesar de todos os livros generalistas os mencionarem e porem fotos, a partir das quais eu não conseguia ver a diferença. Até que li um artigo de um ictiologo americano especializado em Caracideos de nome Weitzman. Ele aí explica que o nome ornatus não era valido e que o H. rosaceus era originario da zona da Guyana e caracterizava-se por na barbatana anal haver uma orla branca. O H. bentosi não tem esta orla e é originario da bacia amazonica. Portanto os peixes do comercio são geralmente H. rosaceus, mas há variações na coloração apesar de aparecerem pouco.

Os que eu tenho são H. rosaceus, é uma especie que mantenho há muitos anos, considero que são muito elegantes. Vou reproduzi-los esta semana, para não seperder qualquer especie é necessario reproduzi-la no minimo uma ou duas vezes por ano e agora é a melhor altura.

Espero ter ajudado.

Abraços

 

Paulo José

Link to comment
Partilhar nas redes sociais