60ltrs vs 350 ltrs


Recommended Posts

boas aquariofilistas,

 

o que se passa e o seguinte :

 

aquario 60 lts

10 guppys/mollys + 1pleco + 80alevins

feto de java pouco

areao grosso 0.5mm a 1.0mm + pedras de lousa

aquecedor ja vinha com o aquario

fitros- meia de senhora com ceramica da sera +rede filtrante 0.5mmespessura por 14.0mm de altura por 6.oommlargura +saco tipo geotextil com carvao activado porcao (1 mao cheia)

bomba de ar n sei qual no momento

iluminacao t8 15w 77 fluora

ph:7.5

kh:3

gh:6

no2:0.4

 

 

aquario de 360lts 110*60*54

2 kinguis(pimpoes)14 a 15 cm + 2 plecos 10 a 12 cm + 1 tartaruga 10 a 12cm

plantas nenhumas (ainda n coloquei iluminação, futuramnte tera 4x 30w fluora)

2trocos /1 com 106cm outro com 30 m

areao grosso 0.5mm a 1.0mm + pedras de lousa

aquecedor 300w

fitro 1200l/h / ceramica + esponja filtrante 8x8x14 + 2 meias de senhora com 1 mao cada de carvao activo + ceramica

n tem bomba de ar (o filtro de cascata ,movimenta bastante a agua?

ph: 7.5

kh:4

gh:8

no2:0.8

 

 

tpa´s aos 2 mais ou menos de 3 em 3 dias de 5 a 10%

 

a pergunta e a seguinte porque razao e mais facil manter a qualidade visual do aquario de 60 ltrs do que a do de 300??apesar desta estar um pouco amarela mas ta limpida transparente..?o de 360 esta verde e turva ,e quase nao se ve dum lado para o outro ....os vidros tao limpos nisso os plecos trabalham bem,....

 

 

 

 

se for preciso mais alguma coisa ou algum elemento em falta eso dizer agradecia ajuda:P

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Quase que aposto na tartaruga. Afinal tem 10 a 12 cms e já come bem. O problema é que a comida dela (flocos ou camarão seco) desfazem-se muito facilmente na água e libertam grandes quantidades de PO4 (fosfatos: nutrientes para micro-algas.)

 

A solução, a ser este o problema, é introduzir uma saqueta de Clearmec Plus da JBL que absorve PO4, NO3 e NO2, retirando o alimento às micro-algas.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,obrigado pela ajuda ,

outra questao alem das saquetas da jbl que indicaste haverá noutra maneira mas sem quimicos ,ou seja plantas....ou peixe que "limpe" as algas na agua

 

 

cumprimentos aquaristicos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não creio que nem plantas nem peixes te possam responder a esse problema.

 

Se fosse a ti apostava nas resinas que são químicos, certo, mas preparados para a aquariofilia.

 

Se quiseres espera por mais respostas.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alô, tens a tartaruga á muito tempo com os peixes? é que as tartarugas poluem muito a água, não só pela comida mas mas pela grande concentração de amonia e outros quimicos nas fezes e urina, e para piorar, quer na carapaça quer nos intestinos delas proliferam grandes qualtidades de bactérias que mesmo sendo inofencivas para elas não deixam de ser patogénicas, como salmonelas por exemplo.

 

Cumps

 

Joana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A culpa é da falta de filtragem. Aposta em um filtro que seja para aquários de 600 ou mais litros, que para já, o teu problema deve ficar resolvido.

Mas quando a tartaruga e os peixes crescerem vais ficar de novo com o mesmo problema...

E dependendo da espécie, muito provavelmente a tartaruga vai matar os peixes masi tarde ou mais cedo.

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O problema é que a comida dela (flocos ou camarão seco) desfazem-se muito facilmente na água e libertam grandes quantidades de PO4 (fosfatos: nutrientes para micro-algas.)

 

 

boas

 

tanto quanto sei os fosfatos advêm dos dejectos dos peixes, os nitratos é que sao causados pelos restos de comida.

 

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bom dia

 

A razão pode passar pela falta de plantas e pelo tamanho dos peixes...

Os kinguios já têm um tamanho razoável e é sabido que sujam um pouco a água....

A tartaruga e o tamanho que tem tb não ajuda mt...

Os restos de comida e dejectos vão-se acumulando e alteram os parâmetros da água!!!!!!

Aumenta e melhora filtragem, introduz plantas, e sinfona o fundo a quando das TPA'S.

 

Boa sorte,

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

tanto quanto sei os fosfatos advêm dos dejectos dos peixes, os nitratos é que sao causados pelos restos de comida.

 

 

 

abraço

 

William

Boas,

Tenho de te cotrariar :mrgreen: . Repara, os fosfatos (ou fósforo, nutriente esencial para os peixes ) liberta-se na água assim que entra em contacto com ela. Podes fazer a experiêmcia num copo durante umas horas.

 

Os nitratos provêm co ciclo do azot amónia, nitritos, nitratos. São a consequência de transformações de químicos ums nos outros, ,ao contrário dos fosfatos que já existem na comida.

Espero ter sido claro. :oops:

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

entao pq razao de quando se usa comida congelada em excesso ha um boom nos nitratos?

 

continuo achar que tenho razao mas vou investigar melhor a questao para n estar a dizer asneiras :mrgreen:

 

 

abraço

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ja conhecia esse topico e pouco ou nada esclarece, continuo com a mesma opiniao.

 

e dou-te mais um exemplo, os meus discus alimentava-os exclusivamente com comida congelada

 

para manter os valor correctos para uma boa fertelização (no3 - 10 , e o po4 - 1) sabes o que eu tinha que fazer no meu aqua?

 

fertelizar com po4 e usar uma resina removedora dos fosfatos no filtro, sem isso ficava com os nitratos bem mais altos e o po4 a 0.25 e as vezes a menos...

 

e isto quando da torneira sai a 0

 

 

quanto mais penso nisso mais acho que tenho razao, e enquanto n encontrar nenhum dado cientifico (coisa que ainda n apareceu) que contrarie a minha experiencia, vou continuar com a mesma opiniao.

 

o funcionamento em agua salgada n faço ideia pois nunca tive, agora se falares com algum pessaoal que tenha discus e que os alimente com comida congelada veras que quase todos te dizem que têm problemas com nitratos...

 

 

 

 

abraço

 

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos provêm do ciclo do azoto, os fosfatos não.

A água da comida congelada contém mais fosfatos que a seca, daí a tua confusão.

 

Mas se quiseres insistir no erro, és livre de o fazer.

Cumps.

 

P.S.: já houve mais quem concordasse comigo.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos provêm do ciclo do azoto, os fosfatos não.

A água da comida congelada contém mais fosfatos que a seca, daí a tua confusão.

 

Mas se quiseres insistir no erro, és livre de o fazer.

Cumps.

 

P.S.: já houve mais quem concordasse comigo.

 

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=99740

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

escrito por:

 

Julio Macieira 24-11-04, 14:29

 

NITRATOS

 

O significado dos nitratos no aquário é menos compreendido pelos entendidos da aquariofilia do que o efeito do amónio e dos nitritos. Embora os nitratos não sejam tão letais como no caso do amónio e os nitritos, com níveis elevados de nitratos e com o tempo têm um efeito negativo em peixes, em plantas e no ambiente do aquário no general.

 

Efeitos nos Peixes

 

Os peixes sentirão o impacto dos nitratos com o tempo, se os níveis alcançarem 100 ppm, particularmente se os níveis se mantiverem. O stress resultante para os peixes marinhos mais susceptíveis à doença inibem sua habilidade de se reproduzirem. Os níveis elevados do nitrato são especialmente prejudiciais para a adaptação dos peixes novos, e afectarão seu crescimento. Além disso, nitratos elevados diminuem os níveis do oxigénio, o que stressa ainda mais os peixes.

 

Outros efeitos

 

Os nitratos elevados são um contribuinte significativo ao crescimento indesejável das algas.

O nitrato mesmo que baixo a 10 ppm promoverá o crescimento das algas. As algas em aquários recentemente montados são geralmente devido aos níveis elevados dos nitratos. Embora as plantas utilizem nitratos, se os nitratos crescerem mais rapidamente do que as quantidades de nitratos que as plantas conseguirem consumir, as plantas podem ser invadidas com as algas, conduzindo finalmente à sua morte.

 

De onde os nitratos vêm?

 

Os nitratos são um subproduto da conjugação do nitrito durante os últimos estágios do ciclo de nitrogénio, e estarão presentes em algum grau em todos os aquários. Detritos, restos de planta deteriorando, os filtros sujos, alimentação em excesso, e excesso de peixes no tanque, contribuem à produção excessiva dos nitratos. A água que se usou para encher o aquário tem frequentemente nitratos. A água bebemos pode ter os nitratos tão elevados quanto 40 ppm. Antes de adicionar a água no seu tanque teste os nitratos, para assim que você saber se os níveis são elevados na sua fonte de água. Se os nitratos estiverem acima de 10 ppm, você deve considerar outras fontes de água que estão livres dos nitratos.

 

Níveis desejados

 

Na natureza os nitratos remanescem muito baixos, geralmente bem abaixo de 5 ppm. Em aquários de água doce os nitratos devem ser mantidos abaixo de 50 ppm permanentemente, preferivelmente abaixo de 25 ppm. Se você estiver criando peixes, ou pretende combater o crescimento de algas, mantenha nitratos abaixo de 10 ppm.

 

Como reduzir os nitratos

 

Ao contrário da amónia e dos nitritos, as bactérias que removem nitratos não gostam de ambientes dos ricos de oxigénio. Consequentemente, os filtros convencionais não abrigam as bactérias que removem os nitratos. Embora os filtros especiais existam que removerão os nitratos, tais dispositivos são geralmente caros comparados a outras unidades de filtração.

 

Mantenha o tanque limpo – O desperdício produz finalmente nitratos. Tanques mais limpos produzem poucos nitratos em primeiro lugar.

 

Não alimente os peixes em excesso – A alimentação em excesso é uma condição significativa ao aumento dos nitratos adicionais e a outros desperdícios indesejáveis, tais como fosfatos.

 

A troca de água – Executar mudanças regulares da água com água que tenha quase nenhuns nitratos abaixará o nível total do nitrato no tanque. A água de RO/DI é uma escolha excelente para manter níveis de nitratos baixos.

 

Usos de plantas –As plantas vivas utilizam nitratos, e ajudá-los-ão manter os nitratos baixos.

 

Uso do nitrogénio – Em vez de um desnitrificador caro ou de um filtro especial, usar meios especiais no filtro que você tem. Embora não abaixem nitratos dramaticamente, se usado junto com outros métodos o resultado será benéfico.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Obrigado Kripticall. Nada de novo. Os nitratos são o último produto do ciclo do azoto e provêem da decomposição de qualquer matéria orgânica, INCLUINDO COMIDA.

 

E os fosfatos? Não fazem parte do ciclo. Já estão na composição da comida, sob a forma de fósforo e libertam-se na água.

 

Resta saber até que ponto os nitratos já existem na matéria orgânica antes desta se decompôr em amónia, nitritos e nitratos.

Cumps.

 

P.S,.: a água da torneira tanto tem nitratos como fosfatos (embora tenha menos PO4).

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os nitratos provêm do ciclo do azoto, os fosfatos não.

A água da comida congelada contém mais fosfatos que a seca, daí a tua confusão.

 

Mas se quiseres insistir no erro, és livre de o fazer.

Cumps.

 

P.S.: já houve mais quem concordasse comigo.

 

 

:P

 

cumps

 

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Por acaso a vossa discussão sobre a origem dos fosfatos faz algum sentido. De onde vêem afinal os fosfatos?

 

Passo a explicar :

 

Sou uma principiante em aquariofilia e tenho-me debatido com um sério problema de nitratos e fosfatos elevados no meu aquário.

No meu caso os níveis elevadíssimos de fosfatos e nitratos estão logo na água da rede que utilizo.

Como não me agradou a ideia de andar a comprar água de garrafão optei por arranjar um recipiente onde trato a água que utilizo nas TPA's.

Faço 1 TPA por semana de 20 a 30% num aqua de 100 litros. Essa água é tratada durante uma semana com Fosex e BioNitratex da JBL no tal recipiente onde também tenho uma bomba de água a agitar.

Consigo assim reduzir os nitratos para 0 e os fosfatos para quase zero.

No entanto dentro do aquario o problema ainda não está resolvido porque embora os nitratos se mantenham entre os 5 e os 10 ppm os fosfatos continuam muito altos.

A minha questão é o que provoca estes valores elevados de fosfatos uma vez que eles já não estão na água da rede.

Se os nitratos se mantêm baixos, os fosfatos também deveriam manter-se não?

Ou seja de onde provêm estes fosfatos?....

 

Acrescento que não uso comida congelada, não tenho excesso de fauna (antes pelo contrário), tenho bastantes plantas sendo algumas de crescimento rápido, sinfono semanalmente o fundo e apenas fertilizo com micros, potássio e cálcio.

 

Entretanto como último recurso coloquei esta semana Fosex no filtro numa última tentativa de baixar os fosfatos para níveis razoáveis :P Vamos lá ver se resulta!!!!

 

Cumprimentos aquáticos

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Uma quantidade de fosfatos muito alta pode vir de comida em excesso, de comida com excesso de fosfatos (por exemplo: Friskies), de excesso de comida no fundo por falta de limpeza, de uma qualquer combinação destes factores.

 

Que marca de comida usas? Quanto tempo demoram os peixes a comer, qual a frequência com que sifonas o fundo.

 

Por outro lado, as plantas, ou pedaços de plantas mortas, libertam fosfatos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu tento variar a comida que dou aos peixes e invertebrados. Vou alternando flocos, granulado, larvas vermelhas, dafnia, artémia, tudo da Sera ou da JBL, e alguns pedacinhos de legumes cozidos de vez em quando.

Sabendo dos inconvenientes de dar comida a mais e consciente de que como principiante poderia estar a cometer esse erro reduzi um pouco a quantidade diária mas passado pouco tempo as ampulárias começaram a alimentar-se das minhas preciosas plantinhas :lol: . Era fome pois comecei a dar mais comidinha e por enquanto pararam.

 

Em relação às outras questões sinfono o areão todas as semanas antes da TPA e dou a comida uma vez por dia sendo que eles demoram para aí uns 5 minutos a comer, a não ser quando ponho vegetais porque nesse caso demoram umas horitas a devorá-los.

 

Tem sido uma grande luta mas estou quase a conseguir pôr o aquário a 100%, falta-me resolver o problema dos fosfatos e adquirir um sistema de Co2, mas hei-de lá chegar :lol: .

Felizmente que apesar de ter tido os nitratos muito elevados e ainda ter os fosfatos muito altos não tenho tido grandes problemas com algas.

 

Cumprimentos aquáticos

 

Margarida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

boas estava pensar colocar uma bomba externa mas tipo estanque aquelas heim ou la como se chamam porque a que tenho e externa mas cascata mas nao sei qual por assim a cascata funcinava como biologica com ceramica e a outra mista mas n sei que bomba usar ...ajuda.....

 

 

 

qual seria a melhor ??algume tem pa venda?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas estava pensar colocar uma bomba externa mas tipo estanque aquelas heim ou la como se chamam porque a que tenho e externa mas cascata mas nao sei qual por assim a cascata funcinava como biologica com ceramica e a outra mista mas n sei que bomba usar ...ajuda.....

 

 

 

qual seria a melhor ??algume tem pa venda?

Boas,

Para evitares altos níveis de fosfatos tens de cortar pela raíz a origem, usar resinas (inofensivas) para os absorver, ou, pior de tudo, fazer TPAs à razão de 10 minutos 50%. (não ,ligues, exagerei, mas lá que é a opção mais trabalhosa é).

Cumps.

 

P.S.: a filtragem biológica apenas "atinge" a amónia, os nitritos e os nitratos (embora pouco).

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

escrito por:

 

Julio Macieira 24-11-04, 14:29

 

NITRATOS

 

O significado dos nitratos no aquário é menos compreendido pelos entendidos da aquariofilia do que o efeito do amónio e dos nitritos. Embora os nitratos não sejam tão letais como no caso do amónio e os nitritos, com níveis elevados de nitratos e com o tempo têm um efeito negativo em peixes, em plantas e no ambiente do aquário no general.

 

Efeitos nos Peixes

 

Os peixes sentirão o impacto dos nitratos com o tempo, se os níveis alcançarem 100 ppm, particularmente se os níveis se mantiverem. O stress resultante para os peixes marinhos mais susceptíveis à doença inibem sua habilidade de se reproduzirem. Os níveis elevados do nitrato são especialmente prejudiciais para a adaptação dos peixes novos, e afectarão seu crescimento. Além disso, nitratos elevados diminuem os níveis do oxigénio, o que stressa ainda mais os peixes.

 

Outros efeitos

 

Os nitratos elevados são um contribuinte significativo ao crescimento indesejável das algas.

O nitrato mesmo que baixo a 10 ppm promoverá o crescimento das algas. As algas em aquários recentemente montados são geralmente devido aos níveis elevados dos nitratos. Embora as plantas utilizem nitratos, se os nitratos crescerem mais rapidamente do que as quantidades de nitratos que as plantas conseguirem consumir, as plantas podem ser invadidas com as algas, conduzindo finalmente à sua morte.

 

De onde os nitratos vêm?

 

Os nitratos são um subproduto da conjugação do nitrito durante os últimos estágios do ciclo de nitrogénio, e estarão presentes em algum grau em todos os aquários. Detritos, restos de planta deteriorando, os filtros sujos, alimentação em excesso, e excesso de peixes no tanque, contribuem à produção excessiva dos nitratos. A água que se usou para encher o aquário tem frequentemente nitratos. A água bebemos pode ter os nitratos tão elevados quanto 40 ppm. Antes de adicionar a água no seu tanque teste os nitratos, para assim que você saber se os níveis são elevados na sua fonte de água. Se os nitratos estiverem acima de 10 ppm, você deve considerar outras fontes de água que estão livres dos nitratos.

 

Níveis desejados

 

Na natureza os nitratos remanescem muito baixos, geralmente bem abaixo de 5 ppm. Em aquários de água doce os nitratos devem ser mantidos abaixo de 50 ppm permanentemente, preferivelmente abaixo de 25 ppm. Se você estiver criando peixes, ou pretende combater o crescimento de algas, mantenha nitratos abaixo de 10 ppm.

 

Como reduzir os nitratos

 

Ao contrário da amónia e dos nitritos, as bactérias que removem nitratos não gostam de ambientes dos ricos de oxigénio. Consequentemente, os filtros convencionais não abrigam as bactérias que removem os nitratos. Embora os filtros especiais existam que removerão os nitratos, tais dispositivos são geralmente caros comparados a outras unidades de filtração.

 

Mantenha o tanque limpo – O desperdício produz finalmente nitratos. Tanques mais limpos produzem poucos nitratos em primeiro lugar.

 

Não alimente os peixes em excesso – A alimentação em excesso é uma condição significativa ao aumento dos nitratos adicionais e a outros desperdícios indesejáveis, tais como fosfatos.

 

A troca de água – Executar mudanças regulares da água com água que tenha quase nenhuns nitratos abaixará o nível total do nitrato no tanque. A água de RO/DI é uma escolha excelente para manter níveis de nitratos baixos.

 

Usos de plantas –As plantas vivas utilizam nitratos, e ajudá-los-ão manter os nitratos baixos.

 

Uso do nitrogénio – Em vez de um desnitrificador caro ou de um filtro especial, usar meios especiais no filtro que você tem. Embora não abaixem nitratos dramaticamente, se usado junto com outros métodos o resultado será benéfico.

 

 

:o

 

cumps

 

 

William

Boas,

Só agora vi este teu post William, desculpa.

Desportivismo e reconhercer os erros (ou 1/2 erros), qualidades que muito prezo

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.