PEIXES DE ÁGUA DOCE DE PORTUGAL


Recommended Posts

Um link muito útil que encontrei

 

http://www.geocities.com/marco_arruda1980/...UGAL.htm?200811

 

E só por curiosidade quem é que não viu já este peixe a ser vendido com peixe tropical ??

 

 

Verdemã

 

verdamatc2.jpg

 

 

eu vi !!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...
Um link muito útil que encontrei

 

http://www.geocities.com/marco_arruda1980/...UGAL.htm?200811

 

E só por curiosidade quem é que não viu já este peixe a ser vendido com peixe tropical ??

 

 

Verdemã

 

verdamatc2.jpg

 

 

eu vi !!

 

No verão consegues apanhar muitas verdemãs em riachos... ou então em lojas de pesca que vendam (para a pesca ao Achigã) :bs_quesexclaim:

Mas são peixes de água fria.. nao sei como se dariam em agua quente

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Desculpem meter-me na vossa conversa mas Verdema e Pardelha sao duas especies e nao tem mesmo nada em comum en termos de aspecto.

Quanto ao Verdema se dar em aguas quentes no verao as aguas das nossas ribeiras atingem facilmente temperaturas acima de 22/23 graus.

Infelismente estas duas especies estao a desaparecer das nossas ribeiras.

 

Um abraço

Fernando Bagatelas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

Se não me engano a Verdema está a começar a ficar ameaçada de extinção devido á introdução de especies invasoras e á sua captura que, como passou a ver menos exemplares destes peixes, se tornou excessiva.

Nas aldeias as pessoas perto de montargil as pessoas também dizem que ainda existem muitas que não há problemas mas a verdade é que já só as conseguem capturar em certos sitios, nos restantes sitios já não existem ou existem muito poucas.

 

 

Em relação á Pardelha não sei qual a sua situação.

 

 

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

desculpem eu entrar no dialgo mas os animais vendidos nas lojas tem um numaro de registo chama se sites esse numaro identifica a especi e se e de cativeiro ou nao e se nao tem a origem pode acontecer apareserem animais identicos ao nossos esto e a minha ideia

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção pois a Verdemã Portuguesa é a Cobitis Paludica ou a Cobitis Calderoni e o que costuma chegar ás lojas é a Cobitis Taenia.

Não me perguntem as diferenças que para mim são muito identicas :?

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 11 meses depois...

Já vi verdemã á venda, mas não em lojas de animais lol. Era em lojas de produtos para pesca antigamente.

 

 

E para corrigir o que alguém disse, a Verdemã e a pardelha são peixes diferentes, espécies distintas, com aspectos bastante diferentes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Um link muito útil que encontrei

 

http://www.geocities.com/marco_arruda1980/...UGAL.htm?200811

 

E só por curiosidade quem é que não viu já este peixe a ser vendido com peixe tropical ??

 

 

Verdemã

 

verdamatc2.jpg

 

 

eu vi !!

 

esse peixe e vendido mas é para os pescadores, é o isco que mais usam para apanharem peixes de agua doce!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 6 meses depois...

Verdemã, pardelha, gudiões são nomes diferentes que variam consoante a zona do país mas quase sempre se referem à mesma espécie Cobitis paludica, é proibida de usar como isco na pesca desportiva mas ainda se encontra à venda em várias lojas de pesca.

Quanto à utilização em aquariofilia não sei a situação mas sem registo CITES deve ser ilegal a venda, é um caso semelhante aos pintassilgos (ave) as vezes encontram-se em lojas mas a sua captura é ilegal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais