Bolhas no aquário


Recommended Posts

Ola!

 

Sou novato nisto... ainda só estou com 2 meses de experiência em salgados, e como tal tenho sempre muitas dúvidas acerca de situações que me vão aparecendo... Mas esta não é propriamente recente. Para dizer a verdade, desde que montei o aquário que acontece isto: o escumador (um JEBO 180 hang on) que me foi indicado na loja (deopis de uma fase inicial em que não retirava porcaria nenhuma, o que penso ser normal, dado tanto o aquário como o escumador serem ainda muito recentes), manda a água de volta ao aquário com muitas bolhinhas.. Pelo que li já em vários sítios, isso não é nada benéfico para aquários de recife. A minha questão é: como fazer com que não se criem bolhas?? Haverá alguma maneira??

 

Tenho também outra questão, que ainda não resolvi talvez por falta de empenho em procurar.... mas a verdade é que tudo o que já vi é um bocado confuso...... é em relação a Sumps.... em que é que consiste exactamente?? Eu gostaria de fazer uma... que materiais vou precisar? O meu aquário tem 75litros, e tenho um vazio de +- 18litros (35x20x26).. será que com esse posso fazer alguma coisa??

 

Fico a aguardar respostas! :oops:

 

Cmprimentos! :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

fala Cedric,

 

 

Esse skimmer nào tem uma caixa de acrilico pequena para ser colocada na saida de agua?

Os skimmers externos (hang on) tem essa "caixa", onde deve-se colcoar perlon/acrilon/la acrilica para evitar que as microbolhas produzidas sejam mandadas para o aquario. Ë só colocar um pedaço de perlon nessa caixa e troca-lo periodicamente.

 

O sump é um aquario "secundario" (vidro, caixa de plastico), onde sào colocados os equipamentos usados, como: skimmer (nesse caso interno), termostato/aquecedor, carvào, bomba de retorno (necessaria qdo se usa sump),etc.

Vc precisa verificar se esse aquario q vc já tem , serviria para isso.

 

Alem de proporcionar um visual mais agradavel, já q esses equipamentos nào ficarào visiveis, tem-se um aumento de volume total, o q é bom.

 

 

[]s

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Cedric

 

Eu tenho um escumador da Tunze, interno com valvula venturi, e realmente no primeiro mês de utilização saíam umas bolhinhas muito pequenas que realmente não era muito agradável de ver... Cheguei a perguntar o mesmo que tu aqui no forum..

 

O que se passou, não sei bem dizer-te, o que é certo é que depois de alguns ajustes na entrada de ar e altura a que estava a colocar o escumador, o problema resolveu-se.

 

Depois de ter instalado a sump, ficou melhor ainda.

 

abraço

Rui

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pelo que li já em vários sítios, isso não é nada benéfico para aquários de recife

 

não é bem assim... . A questão das bolhas acaba por ser um pouco um mito. Acaba por ser um problema meramente de estética e não de ser prejeducial para os corais... se não te importas com as bolhas deixa estar que não te irão matar nenhum coral...

 

Em relação a sump... num aquario desse tamanho acho que não vale a pena estares com tanta "chatice", mas de qualquer maneira se quiseres montar uma sump faz uma pesquiza por sump que encontrarás muita informação sobre isso... :lol:

Abraço...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho k o problemas das bolhinhas esta na altura do escumador k nao deve tar na altura certa, tenta baixar ou subir de forma a k nao saiam tantas bolhas ou nenhumas.

 

Abraço

O Amazonas e o meu aquario preferido...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas...

Marco premite-me só descordar de ti num ponto...

Acho que as bolhas nos nossos reef's não matam corais nem peixes, mas teem um efeito indesejado nas rocha, pois as bolhas ao longo dos dias, semanas, meses vão-se acomulando em certos sitio das rochas (normalmente por baixo) e claro onde há ar não irá haver vida e isso pensso que será o unico efeito negativo das bolhas nos aquários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem... :D o escumador não tem nenhuma caixa... por isso não posso por nada lá.... vou tirar uma foto do escumador para verem como é, e depois ponho aqui. O problema é que não dá para regular a altura do escumador, e na válvula venturi, se puser menos ar não faz bolhas, e o escumador deixa de fazer qualquer efeito. Vou tentar colocar alguma coisa na saída, pa ver se deixo de ter bolhas... mas se não funcionar, muito sinceramente não sei o que fazer. Coloquei hoje um palhaço e ele parece não gostar muito das bolhinhas... vou ver o que posso fazer. Obrigado pelos conselhos!

 

Cumprimentos!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais