1ª Aventura Malawi


i980311

Recommended Posts

Já consegui colocar em funcionamento a minha 1ª Aventura Malawi. Já vai algum tempo que tenho recolhido informação sobre este tipo de aquários e finalmente decidi montar o meu. Para já é um aquário mais pequeno do que seria desejável mas também é para alojar poucos peixes e depois pode ser que dê o salto para um maior.

Já chega de conversa passemos à descrição.

 

Dimensões (CxLxA): 100 x 30 x 40 cm

Volume: 100 L

Filtragem: Eheim 2222 (500 l/h)

Aquecimento: AquaClear (100 W)

Iluminação: 1x T5 39W

Substrato: Areia da praia de Miramar em Gaia

Decoração: Rocha calcárea da praia de Miramar em Gaia

Cenário: Papel preto

 

Parâmetros da Água:

Temperatura: 26º C

pH: 8

 

Flora: Vallisneria

 

Fauna:

4x Pseudotropheus saulosi Juvenis

2x Ancistrus

 

Notas:

1. A Iluminação vai passar para 2xT5 39W assim que chegar um balastro electronico que está encomendado.

2. A filtragem também vai ser alterada para um filtro Eheim 2327 já comprado e que será montado a curto prazo.

3. O objectivo final de Fauna é um trio (1M+2F) de Pseudotropheus saulosi e um casal (1M+1F) de Iodotropheus sprengerae. Como ainda não consegui encontrar quem tenha Iodotropheus no Porto vou esperar mais uns tempos a ver se encontro.

 

Fotografias:

Aquário

DSC07800_low.jpg

4_low.jpg

1_low.jpg

 

Pseudotropheus saulosi Juvenis

DSC07838_low.jpg

DSC07840_low.jpg

DSC07854_low.jpg

DSC07861_low.jpg

DSC07873_low.jpg

DSC07879_low.jpg

 

Espero que gostem e agradeço todos os comentários, críticas e sugestões.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Deves pensar colocar aí mais um filtro, de preferência um filtro interior, por exemplo o Fluval 3 Plus.

 

Quanto às rochas, acho que estão muito arrumadinhas, devias dar-lhes um toque mais natural.

 

Um abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

Deduzo que vais ficar com os 2 filtros a funcionar, o que é de todo aconselhável.

Em relação à disposição das pedras, concordo com o Nuno, dá uma disposição mais natural às mesmas!

Vai actualizando, e aviso-te... não vai demorar muito tempo a não pensares noutra coisa que num aqua maior... conheço alguém a quem assim sucedeu!!! ;);)

Abraço,

 

LUIS ALMEIDA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! ;)

 

gosto do teu aquario mas uma opinião mete as predas assim mais separadas mais soltas para dar um ar mais natural e nao estarem todas arrumadinhas parecem parteleiras xD bang

 

Da-lhe um ar solto e de liberdade abraço ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quero agradecer a todos os comentários dados.

 

Quanto às pedras eu também sou um adepto de ter as pedras mais desorganizadas, mas neste caso e como é a primeira vez que tenho Mbunas e como o aquário não é muito grande decidi-me por colocar para já as pedras mais arrumadas, até para ver qual o comportamento dos peixes no áqua. Com o passar do tempo e com o crescimento dos peixes haverão algumas pedras que serão retiradas e outras recolocadas. Com o tempo e a observação de comportamentes vou alterando.

 

Quanto à filtragem não irei colocar nenhum filtro interior pois penso que os 2 filtros já terão capacidade mais do que suficiente para a filtragem da água, isso será sempre validado com os testes regulares à agua que vou efectuando.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

A aventura continua.

As Valisnérias já cresceram imenso e assim já deu para fazer uma reformulação no hardscape.

Os Saulosi também já cresceram bastante e alguns já começam a apresentar a coloração azul nas barbatanas. Parecem leões a comer, como o aquário está à entrada de casa, quando chego a casa do emprego eles já sabem que lhes vou dar de comer e é uma azafama à superfície à espera que caia a comida.

 

aqua3.jpg

 

Aguardo comentários sobre o estado actual.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está agradável, continua.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Já entraram mais alguns peixes. Após muita pesquisa e depois de falar com várias pessoas a opção foram os Cynotilapia Afra Cobwe (1M+2F) e Cynotilapia Sp. Lions ( Lions Cove ) (1M+3F). Para já são todos juvenis, alguns maiores que os outros mas para já tudo corre bem.

O Cobwe Macho é o Alfa do aquário, esse estatuto foi conseguido apenas pelo seu tamanho uma vez que é ligeiramente maior que os outros, e apenas por isso, porque todos se afastam quando ele passa, ainda não o vi a correr atrás de ninguém. Quando o adquiri estava com as barbatanas com algumas falhas mas não consegui resistir ao aspecto brilhante do bicho. Acredito que vai ficar um Sr. Peixe, a ver vamos se tenho razão.

Os Cynotilapia Lions para já são muito pacíficos e não atacam ninguém nem defendem nenhum território.

Mas já chega de conversa, deixo-vos as primeiras fotos dos peixes actuais.

 

Saulosi juvenis

saulosi.jpg

 

Cynotilapia Afra Cobwe Macho

cobwe2.jpg

cobwe3.jpg

 

Cynotilapia Afra Cobwe Fêmea

cobwe4.jpg

 

Cynotilapia Sp. Lion (Lions Cove) juvenis

DSC08606.jpg

DSC08630.jpg

DSC08637.jpg

DSC08647.jpg

DSC08680.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Já algum tempo que não actualizava o tópico por isso cá vai.

As valisnérias têm crescido imenso ainda ontem retirei 15 pés porque já eram demais. Os peixes estão a desenvolver-se bem e um dos saulosi já está a mudar de cor.

 

Fauna actual:

2 Ancistrus

4 Pseudotropheus Saulosi (1M+3F?)

3 Cynotilapia Afra Cobwe ( 1M + 2F)

4 Pseudotropheus sp. "Elongatus Usisya" (4M?)

 

Mas o que mais interessa aqui são sempre as fotos por isso cá vai.

 

Aquário

aqua-2.jpg

 

Cynotilapia Afra Cobwe

cobue1.jpg

 

Pseudotropheus sp. "Elongatus Usisya"

usisya1.jpg

usisya2.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

As tuas plantas crescem imenso.. adicionas algum tipo de fertelizante, co2 ?

Bom dia,

 

Não adiciono nada, só o fertilizante natural produzido pelos peixes . :D

 

 

icon_eek.gif icon_eek.gif Caraca que lindos peixes, Cara parabéns pelo aquario e peixes esta muito lindos perfeito!

Babaei nos peixes!

Abraços

 

Obrigado pelo elogio aos peixes. Eu também acho isso, mas a maioria ainda é juvenil pelo que espero que ainda cresçam mais e fiquem bem mais apelativos aos olhos, principalmente o saulosi macho que está a mudar de cor que não se quis mostrar para as fotografias, só se consegue ver na geral do aquário que é o que está com as riscas mais escuras.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a Minha Ignorancia, Mas não estarás a colocar peixes a mais no aqua? isso são 100lts... só os saulosi já era risco com os afra e elongatus...

 

Eu não arriscaria muito.

 

De todas as formas , boa sorte para o projecto.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

ForumDiscus.com
User Nuno Dinis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Desculpa a Minha Ignorancia, Mas não estarás a colocar peixes a mais no aqua? isso são 100lts... só os saulosi já era risco com os afra e elongatus...

 

Eu não arriscaria muito.

 

De todas as formas , boa sorte para o projecto.

 

Abraço,

Nuno Dinis.

Para já ainda são quase todos juvenis e quando ficarem adultos haverá reduções na quantidade de peixes.

Neste momento ainda não há qualquer problema, é tudo uma questão de realizar testes regulares e trocas de água.

Há também quem defenda que a melhor maneira de reduzir a agressividade entre mbunas é aumentar as populações, é tudo uma questão de observação regular.

Obrigado pelo comentário.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

Já se passaram vários meses desde que iniciei esta aventura com Mbunas e é com grande satisfação que digo que estou fascinado com estes peixes.

O comportamento que eles têm entre-espécie e intra-espécie é sempre algo de diferente entre cada espécie. Ver que quem manda não é o maior mas sim o que tem os maiores dentes. ;)

Por tudo isto considero que esta aventura tem sido um grande sucesso.

Desde o meu último post houve algumas alterações a nível de material. Saiu o termostato e entrou um novo filtro Eheim 2327.

As plantas crescem imenso no meu aquário, já quando tinha o aquário como plantado isso acontecia, suponho que seja da luminária que tenho.

Os peixes têm crescido em tamanho e em comportamento. ;)

Os Saulosi (2M+2F) já estão a começar a chegar à idade adulta, um dos machos já começou a transformação para azul. :fish_blue

O Afra Cobue macho é o Macho Alfa do aquário. Ele definiu vários locais como sendo seus e escavou tocas enormes, com aquela boca enorme consegue escavar os buracos com uma rapidez impressionante. Mesmo sendo o Macho Alfa não faz grandes perseguições, deixando até por vezes que os outros peixes permaneçam junto a si e também nas suas tocas. Só quando está-se a abanar para as fêmeas é que lá vai uma corrida de meio aquário atrás de alguém.

Os Usisya(4M) são um espectáculo. Mesmo sendo o macho maior o peixe de maior porte actualmente no aquário não é ele o Macho Alfa, pois os dentes do Cobue são maiores do que os dele. São peixes muito pacíficos, os juvenis são muito calmos, até por causa do seu tamanho, e o adulto muito raramente persegue alguém. As cores do adulto são excelentes. Os lábios azuis, então, são algo de completamente diferente e de uma beleza extraordinária.

Bem, ficam estes meus comentários e fico a aguardar os vossos. :thumb

 

Cynotilapia Afra Cobwe

DSC09167.jpg

DSC09132.jpg

 

Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya

DSC09097.jpg

DSC09180.jpg

DSC09187.jpg

DSC09227.jpg

DSC09191.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tinha reparado à uns dias que o meu macho Afra Cobué andava, estranhamente, demasiado agressivo com os restantes habitantes do aquário.

Até que no passado dia 4 vi uma foto aqui no fórum de uma fêmea em que o dono dizia que a fêmea estava prestes a ter os ovos, e reparei que ele referia-se que no ânus a fêmea estava dilatada e com uma cor branca. Surpresa das surpresas quando cheguei a casa à noite reparei que a minha fêmea Cobué maior também apresentava esse aspecto. Em tom de brincadeira comentei com a minha esposa que no dia seguinte quando chegássemos a casa provavelmente teríamos a surpresa de ter a menina de boca cheia. Qual não é o nosso espanto quando no dia seguinte verificamos que realmente a menina lá anda de boca cheia e o macho lá voltou a ser calminho como de costume.

Também no dia 6, já depois das luzes se apagarem, introduzi no aquário 2 fêmeas Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya porque achei que deveria possibilitar ao macho, que já é bem grande, a possibilidade de ter uma fêmea para futuras posturas. O macho aparentemente adorou a ideia pois anda a fazer marcação cerrada à fêmea, que até é maior do que ele, e assim mostra todas as suas cores e barbatanas exuberantes. Pena é que não pare quieto um segundo para poder tirar umas fotos decentes.

Bem, como o discurso já vai longo, vou colocar umas fotos a mostrar o aqui relatado. Peço desde já um desconto para a qualidade das fotos que não são nada de especial mas mesmo assim achei que valeria a pena partilhar convosco.

 

Cynotilapia Afra Cobwe Fêmea de boca cheia (até se vê os ovos)

cobue_femea_1.jpg

cobue_femea_2.jpg

 

Cynotilapia Afra Cobwe Macho - o Papá

cobue_macho_4.jpg

 

Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya Fêmeas

usisya_femea_1.jpg

usisya_femea_4.jpg

usisya_femea_3.jpg

 

Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya Juvenis

usisya_juvenil.jpg

usisya_juvenil_2.jpg

 

Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya Macho

usisya_macho_4.jpg

 

Pseudotropheus Saulosi Fêmea

saulosi_1.jpg

 

Pseudotropheus Saulosi Macho em transformação

saulosi_4.jpg

saulosi_6.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Acho que tens a fauna um pouco esticada para o aquário.

 

O layout está bem conseguido.

 

Os peixes deviam estar um pouco mais magritos, andas a dar-lhe muita comida :tongue:

 

Um abraço

 

Nuno

Os peixes não estão gordos, eu é que costumo tirar as fotos depois de lhes dar de comer, porque assim sempre estão mais calmos. Daí fica a impressão que eles estão "gordos". Para terem uma ideia só lhes dou de comer uma vez por dia durante a semana.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,

 

 

concordo na integra com o Nuno Correia, tens uma fauna muito esticada para esse aquário.....

 

 

Por outro lado, mesmo tendo alimentado os peixes antes de os fotografares também os acho demasiado gordinhos. Que alimentação estás a fornecer?

 

 

Um abraço,

Marco D'Oliveira Monteiro

APC #195

 

Meu Blog

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Já houveram algumas novidades por aqui, passo a dizer quais:

1. Sairam um trio de Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya.

2. Da incubação da Afra Cobué não vi nenhum alevim novo no aquário, e até já era de esperar visto que não separei a fêmea dos restantes habitantes. No entanto quando fui limpar o filtro mais pequeno encontrei lá um alevim ainda vivo. Tentei passar para um recipiente à parte mas o alevim acabou por não sobreviver. Penso que no filtro maior possivelmente estarão lá mais alguns mas também agora não vou lá ver porque pode ser q lá pelo menos sobrevivam mais uns tempos.

3. Agora a fêmea voltou a embocar, e como se não chegasse uma das fêmeas Saulosi também embocou. Tive o prazer de ver ao vivo o rito de acasalamento dos Saulosi e ver os ovos a sair e a fêmea a coloca-los na boca e tudo mais e posso dizer que fiquei maravilhado. 8)

 

Como vêm tudo parece correr bem cá por casa. Alterei um pouco o layout para ficarem com mais algum espaço de areia livre para poderem escavar.

 

Agora queria pedir-vos ajuda sobre uma possível creche para os frutos destas duas fêmeas. Só tenho um aquário muito pequeno 40x25x20. Acham que este aquário dá para durante algum tempo? Ou é melhor outro tipo de aquário? Pensei em algo do tipo um cubo mas com que dimensões deveria ser? E a filtragem?

Peço-vos ajuda para este meu imbróglio porque como nunca tive alevins de mbunas não sei quais as reais necessidades, mesmo porque terá que ter espaço para crescerem até chegarem a um tamanho aceitável para os juntar aos restantes.

Para já é tudo, as fotos ficarão para o fim de semana. :bs_quesexclaim:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já houveram algumas novidades por aqui, passo a dizer quais:

1. Sairam um trio de Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya.

2. Da incubação da Afra Cobué não vi nenhum alevim novo no aquário, e até já era de esperar visto que não separei a fêmea dos restantes habitantes. No entanto quando fui limpar o filtro mais pequeno encontrei lá um alevim ainda vivo. Tentei passar para um recipiente à parte mas o alevim acabou por não sobreviver. Penso que no filtro maior possivelmente estarão lá mais alguns mas também agora não vou lá ver porque pode ser q lá pelo menos sobrevivam mais uns tempos.

3. Agora a fêmea voltou a embocar, e como se não chegasse uma das fêmeas Saulosi também embocou. Tive o prazer de ver ao vivo o rito de acasalamento dos Saulosi e ver os ovos a sair e a fêmea a coloca-los na boca e tudo mais e posso dizer que fiquei maravilhado. :chores009:

 

Como vêm tudo parece correr bem cá por casa. Alterei um pouco o layout para ficarem com mais algum espaço de areia livre para poderem escavar.

 

Agora queria pedir-vos ajuda sobre uma possível creche para os frutos destas duas fêmeas. Só tenho um aquário muito pequeno 40x25x20. Acham que este aquário dá para durante algum tempo? Ou é melhor outro tipo de aquário? Pensei em algo do tipo um cubo mas com que dimensões deveria ser? E a filtragem?

Peço-vos ajuda para este meu imbróglio porque como nunca tive alevins de mbunas não sei quais as reais necessidades, mesmo porque terá que ter espaço para crescerem até chegarem a um tamanho aceitável para os juntar aos restantes.

Para já é tudo, as fotos ficarão para o fim de semana. :mrgreen:

 

 

Eu costumo colocar a femea num aquario a parte de 60l com filtro em cascata(aqules dos centros comercias), quando a femea larga os ovos, espero um dia e volto a colocar a femea no aqua principal(caso nao esteja magra de mais) e corre sempre tudo bem. Se a femea não levar a incubação até o fim , não faz mal muito mais vão vir.....

 

Na questão da sobrepovoção acho que resulta, pela minha experienca tambem tenho a certeza que as medidas do teu aqua não sã suficentes para isso, medidas sim ideias para um aqua de crescimento que para mim são os mais empolgantes. Vê-los crescer e a iniciar os rituais. Ter um aqua com muitos Mbunas adultos é lindo mas aconselho um aqua desde 1,50m.

Alfredo Teixeira

 

Procuro femea Black Tanzania adulta.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é, a promiscuidade continua.

Cá em casa os machos não perdoam. Não se contentaram em encher a boca a uma fêmea cada e vai de encher a mais uma cada e o Usisya que não quis ficar atrás também encheu a boca à fêmea mais nova.

Já montei um aquário pequeno para receber a pequenada, espero eu. ;)

Já chega de conversa, cá vão as fotos para mostrar o estado dos meus meninos e meninas. A foto da geral do aquário e do mais pequeno fica para mais tarde.

 

Cynotilapia Afra Cobwe

cobue_m1.jpg

cobue_f3.jpg

cobue_f1.jpg

 

Pseudotropheus Saulosi

saulosi_m1.jpg

saulosi_m2.jpg

saulosi_f1.jpg

saulosi_f2.jpg

 

Pseudotropheus sp. Elongatus Usisya

usisya_m1.jpg

usisya_f1.jpg

 

Fico aguardar comentários aos meus bichinhos, e como podem ver mesmo com um aquário pequeno é possível ter um ambiente saudável e sadio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais