Macro nutriente Magnesio


psacram

Recommended Posts

Olá Psacram! O Magnésio é um dos elementos essenciais para as plantas e também para os animais.

 

Como sabes a fotossintese das plantas é feita através da absorção da energia presente na luz,e isto faz com que as plantas transformem a água e o CO2 em hidratos de Carbono e O2.

Isto só é possivel devido à presença da Clorofila,cujos pigmentos contém um composto rico em Magnésio.

 

O Magnésio é um bom activador de enzimas e é também responsável por uma boa assimilação do Ferro por parte das plantas.

Nota-se a carência de Magnésio nas folhas mais velhas,que ficam amareladas e caiem precocemente.

 

Excesso de Cálcio na água faz com que as plantas não assimilem bem o Magnésio.

 

De modo a fertilizar correctamente um aqua plantado é necessário sabermos que diferentes aquários têm diferentes metabolismos. A quantidade de luz,a presença ou não de um sistema de CO2,o uso ou não de um substrato fértil,e quantidade de Flora no aqua,tudo isto influencia as quantidades de fertilizante a colocar.

 

De um modo geral as plantas necesitam de Potassio, Ferro e Micro-nutrientes (incluindo o Macro secundário Magnésio). Nitrogénio (Nitrato) e Fosforo (Fosfato), devem ser administrados com cautela e mediante os resultados de testes à presença destes dois nutrientes na água do aquário.

Editado por Zogli
  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sei que se o nivel de nitratos estiver alto uma TPA e maior cuidado na dosagem de comida resolve o problema.Mas e se o nivel de fosfatos estiver alto?Irei notar na formação de algas,certo?

Um dos factores que podem desencadear altos Fosfatos é a excesso de alimentação,já que basicamente a comida que damos aos nossos peixes tem Fósforo,o que leva ao aumento dos Fosfatos.

 

Se os Fosfatos estiverem altos deve-se fazer tpa's igualmente,e por ex. se os Fosfatos estiverem altos e o Nitrato baixo fazemos um tpa e fertilizamos de seguida só com Nitrogénio (Nitrato).Nitrato e Fosfato altos dão azo a algas,mas não são os unicos factores.Por ex. um aquário com um nivel elevado de luz e sem um sistema de CO2 pode desencadear um surto de algas.O CO2 ajuda na assimilação dos nutrientes por parte das plantas o que faz que elas estejam saudáveis e não sobre nutrientes para as algas aproveitarem.

 

Nitrato e Fosfato são dois nutrientes que naturalmente são produzidos pelo aquário,o Fosfato pela comida que damos aos peixes e o Nitrato pelos dejectos dos peixes que na forma de Amonia (altamente tóxica) são consumidos pelas bactérias e transformados em Nitrito (este muito tóxico) e Nitrato,(este já menos tóxico) e assimilavel pelas plantas.Daqui se depreende a importância de ter plantas num aquário.

 

Portanto estes dois nutrientes só devem ser administrados se através de testes se verificar que há uma carência.Através de testes semanais temos de compreender o nosso aqua e fertilizar apenas com o que o aqua necessita. Nivel ideal de Nitrato (5 a 10ppm) e de Fosfato (0.5 a 1ppm).

 

Depois há muitos tipos de algas. Há algas verdes que indicam excesso de iluminação e/ou sobredosagem de Ferro na água, há algas pretas que aparecem quando por ex. o nosso sistema de CO2 caseiro está quase a chegar ao fim e não o trocamos, outras que aparecem quando há pouca luz no aquário, outras tipo Cianobactérias que se desenvolvem em aquários com pouca circulação,etc.

 

As algas por si só não são um problema,todos os aquas plantados têm algas.São um problema em excesso.Há peixes que necessitam de algas,essa é a sua alimentação base,como os Ottocynclus Afinnis por ex. Já cheguei a induzir o crescimento de algas verdes,pois o aqua não as tinha...

 

A presença de animais comedores de algas é uma grande ajuda,uma colónia de camarões (caso não tenhamos peixes que os comam), Ottos, Ancistrus, Beaufortias,etc. Quimicos anti-algas não são quanto a mim solução,já que escondem o problema.As algas desaparecem mas o problema fica e apareceram de novo.Um aqua bem maturado(ciclado com paciência),com muitas plantas consumidoras de nutrientes e cuja fertilização seja moderada terá algas minimas.

  • Votar + 1

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Zogli!

Obrigado pelas tuas respostas.Tenho estado a acompanhar varios topicos sobre fertilização de maneira a poder ter uma ideia sobre como se deve fazer uma boa fertilização.Tenho algas no meu aqua,por isso decidi ver a melhor solução para este problema.As algas que tenho são aquelas tipo cabelos(fios pretos),que ficam na ponta e rebordo das folhas.

 

Comecei com um plano de fertilização onde incluo macro nutrientes e micronutrientes, tudo da horizonte aquatico.Os unicos nutrientes em falta são o de ferro(mas que vem já a caminho) e nitrogenio/nitrato(este ainda estou á espera de confirmação).Mas este plano tem apenas uns 4 dias,pois foi quando recebi os fertilizantes.

O aqua foi montado recentemente,tem pouco mais de um mês.São 370 litros brutos(com areao e plantas ficam uns 330 litros),com CO2 pressurizado e 126W de luz (2x T5 39W 14000K + 2x T5 24W Red).As luzes estão ligadas 9 horas por dia.

O aqua tambem levou um substrato fertil da Sera por baixo do areão.

 

Em relação a testes:

PO4 - 0.5 ppm

NO3 - 5 ppm

NO2 - 0.3 ppm

NH3+NH4 - 1.0 ppm

PH - 7.4

 

Dentro em breve irei ter a hipotese fazer os testes de Calcio e Ferro.

 

Em termos de fertilização:

Micros - 3ml por dia

K - 20ml por dia

Mg - 30ml 3x por semana (fertilizo com magnesio porque os micros não contêm Mg)

 

Sei que é impossivel irradicar as algas completamente do nosso aquario,e nem é essa a minha intenção pois tenho peixes no meu aquario que se alimentam de algas,e num sistema equilibrado existem sempre as algas.Mas conseguir controlar o seu crescimento já seria uma boa ajuda.Achas que devo alterar ou adicionar algo,de maneira a ter melhor resultados?

Editado por psacram
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em primeiro lugar se tens algas deves ser meticuloso na fertilização com Nitrogénio e Fósforo.Não deixes os valores passarem os que tens agora.Fertiliza(se for caso disso) mas mesmo só para os valores não atingirem o zero, ou até há quem não fertilize com se tiver um grande surto de algas no aqua.

 

Quanto à fertilização vejo que a fazes diariamente o que é o mais indicado.E como o aqua está no inicio não exageres nas doses,fertiliza por baixo,o aqua é novo e tens também o substrato fértil. Assegura-te que não sobram nutrientes para as algas.

 

Quanto à iluminação eu aumentava,126W para 330L acho que é pouco.Eu aumentaria para uns 190/200W.

 

Para te veres livre dessas algas arranja num loja de aquariofilia SEACHEM Flourish Excel. Basicamente é carbono liquido. Diariamente ou de 2 em 2 dias enches para uma pipeta a dose recomendada na embalagem e aplica directamente por cima das algas,hoje numa zona do aqua,noutro dia outra zona,etc,o pouco tempo que o liquido fica em contacto com a alga é suficiente. As algas primeiro ficam vermelhas,depois brancas e morrem.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto à fertilização o Zogli já disse tudo, mas houve um valor que me chamou a atenção:

NH3+NH4 - 1.0 ppm

Já tens fauna no aquário? Se sim, precisas de fazer umas quantas TPA's para tentar baixar este valor, pois o ciclo do azoto ainda não está feito.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Quanto à fertilização o Zogli já disse tudo, mas houve um valor que me chamou a atenção:

 

Já tens fauna no aquário? Se sim, precisas de fazer umas quantas TPA's para tentar baixar este valor, pois o ciclo do azoto ainda não está feito.

 

Boas.Sim já tenho fauna no aquario.Hoje devo fazer uma TPA.Achas que o valor está alto?Pela escala que vem com o teste está a meio termo(nem alto ,nem baixo).

Editado por psacram
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quimicos anti-algas não são quanto a mim solução,já que escondem o problema

 

Para te veres livre dessas algas arranja num loja de aquariofilia SEACHEM Flourish Excel

 

afinal usam-se anti-algas ou não?

 

é que o excel é um anti-algas... puro e simples. nesse processo fornece carbono... sob uma forma um pouco mais complexa...

 

sem duvida no entanto que é uma boa solução. mais Co2 dissolvido demorava mais e não era tão eficaz, mas resulta.

 

Quanto ao magnésio, se teem uma água minimamente dura (GH>3-4)e fazem trocas de agua regulares...não precisam muito de magnésio extra...a agua da rede provavelmente ja traz bastante.

 

E a observação da carência de magnésio, não é por perder as folhas velhas precocemente, normalmente isto acontece por deficiencia de azoto ou por efeitos hormonais causados por factores externos às plantas (abioticos)... concordo com ficarem amarelas, mas num padrão especial. A diferenciação entre o amarelecimento das folhas por carência de magnésio ou por outra das carências que provoca o amarelecimento das folhas é, nas folhas - novas e "jovens-adultas"- que perdem a ponta de crescimento precocemente ficando por isso mais curtas( e normalmente nota-se a perca do meristema na observação)

Em casos de carência muito acentuada e prolongada, a planta pode efectivamente ficar branca.

 

Concordo com o Jorge....de que se já tens fauna no aquario, o teu valor mais preocupante é o de amónia e nitritos... e para isso antes de te preocupares com a fertilização, preocupa-te com as trocas de água.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

afinal usam-se anti-algas ou não?

 

é que o excel é um anti-algas... puro e simples. nesse processo fornece carbono... sob uma forma um pouco mais complexa...

Eu penso que o Excel é um anti-algas diferente de todos os outros,com caracteristicas muito particulares. O Excel combate algas,por isso é um anti-algas,mas não daqueles que ''pintam'' o aquário todo de quimicos.É algo mais subtil e não tão nocivo para o ecossitema do aquário.Fiz-me entender?

 

Aliás uma firmação tua de há uns tempos:

 

O excel não tem nenhuma percentagem pequena de algicida....

 

o problema é que ao generalizar e dizer as coisas para o ar leva a erros que se propagam, se amplificam e dão origem a erros ainda maiores.

 

Portanto o Excel é um anti-algas mas não é um algicida.Apesar de na sua constituição ter o ''Gluteraldeido'' que é um algicida. Complicado pois é...é uma questão de interpretação.

 

E a observação da carência de magnésio, não é por perder as folhas velhas precocemente, normalmente isto acontece por deficiencia de azoto ou por efeitos hormonais causados por factores externos às plantas (abioticos)... concordo com ficarem

 

Mas todos concordamos que a deficiência de Magnésio faz amarelecer as folhas mais velhas certo? Depreendo desta tua afirmação noutro tópico:

 

...magnésio: amarelecimento nas folhas velhas excepto a nervura primária

o meristema apical (ponta de crescimento da folha) morre prematuramente nas novas folhas

 

Portanto pelo que percebi das tuas palavras,numa carência de Magnésio as folhas velhas ficam amarelas mas não caiem. Mas se estão amarelas/fracas podem cair com mais facilidade não é? Essa questão do cair e não cair as folhas deixa de ter validade se...as arrancarmos nós...por estarem amarelas! bang:)

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Excel combate algas,por isso é um anti-algas,mas não daqueles que ''pintam'' o aquário todo de quimicos.É algo mais subtil e não tão nocivo para o ecossitema do aquário.Fiz-me entender?

 

mas estás enganado à partida bang nenhum algicida pinta os aquarios todos de quimicos...os algicidas até são normalmente bastante especificos, teem é normalmente outros efeitos secundários.

 

É algo mais subtil e não tão nocivo para o ecossitema do aquário.Fiz-me entender?
como em todas as coisas é uma questão de concentração, pode provocar esterilidade em camarões, matar-lhes as larvas, acima de certas concentrações é bastante toxico para a fauna, enfim...podia continuar a criar alarmismos, mas.... o mesmo acontece no entanto com o ferro...ou outros metais, ou com os nitratos, fosfatos, potássio, etc...

 

mas não deixa de ser um anti-algas, puro e simples.

 

Portanto o Excel é um anti-algas mas não é um algicida.

 

não foi isso que eu disse... :) o que eu disse foi

 

O excel não tem nenhuma percentagem pequena de algicida....

 

isto porque...o excel é todo ele um algicida, se o disse daquela maneira foi porque tinha as minhas razoes para o fazer... a frase não é mentira e vinha em resposta a uma frase em que dizias que tinha uma pequena parte de algicida, e esta frase refutava essa. As duas estão correctas e não são contraditórias.

 

 

quanto ao magnésio... estavas errado... as folhas não caem por falta de magnésio...já por falta de azoto podem cair... e isto tem a ver com ser correcto ou não, e com identificar correctamente o problema.

 

se as pessoas vão identificar carências ao olharem para as plantas...tem de saber exactamente o que ver, e como ver...

 

Mas se estão amarelas/fracas podem cair com mais facilidade não é?

uma folha amarela, não tem obrigatoriamente que estar fraca.... ou que deixar de produzir certas hormonas que levam ou não à sua queda...é um processo um pouco complexo o da decisão de queda, ou de consumo interno da folha, e portanto não tem obrigatoriamente que cair, tenha carências ou não.

 

tirar a folha porque está amarela é uma opção...não tem é de necessariamente ser a mais correcta.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isto porque...o excel é todo ele um algicida, se o disse daquela maneira foi porque tinha as minhas razoes para o fazer...

Lá está eu não o considero um algicida tipico.Isto porque conheço muita gente que em aquas de pequeno porte utilizam o Excel não como algicida mas como um aditivo de carbono para as plantas.Como deves saber o Excel também tem propriedades redutoras do Ferro, transforma-o de Fe3+ para Fe2+.promovendo assim uma melhor assimilação por parte das plantas.

 

Já agora deixo aqui o FAQ da SEACHEM Flourish Excel: http://www.seachem.com/support/FAQs/FlourishExcel_faq.html

 

Destaco estas afirmações:

''Q: I read in a plant book by Pablo Tepoot about a product by you called Health Guard. Is it safe to use with Plants & fish to control algae. Could you help me in find something that works.

A: There is a comparable product to Health Guard in our freshwater planted line called Flourish Excel. Like Health Guard, this product is not sold as an algaecide''

 

Q: Is Flourish Excel a replacement for CO2 in a planted aquariumA: Yes and no. It provides the same benefit as CO2, i.e. it provides the plants with a source of carbon for growth just as CO2 provides them with carbon. However CO2 by itself will give you quantitatively more growth than Excel by itself, although Excel does provide a substantial amount in comparison. If CO2 is a 10, Excel is a 6-7. Using both together provides additional benefit. One of the advantages of the Excel is no up front equipment costs and complexity of valves, hoses and regulators, etc.

 

Portanto no FAQ deste produto,um responsavel da SEACHEM afirma que o Flourish Excel não é vendido como um algicida,portanto depreendo que não deve ser entendido como tal.

 

Depois à pergunta se o Excel pode ser considerado como um substituto do CO2,responde que sim e não.Diz que porém providencia os mesmos beneficios que o CO2,que providencia às plantas uma fonte de carbono benefica ao crescimento das plantas tal como o CO2 providencia carbono.Contudo em comparação um sistema de CO2 dará maior crescimento que o Excel por si só.Usados em conjunto melhor.

 

Por tudo isto é que digo que dizeres que o Excel é todo ele um algicida é errado. Não é um algicida tipico e pelos visto não foi para isso que foi pensado, apesar de como todos sabemos fazer efeito no controle das algas.

 

E de facto alguns algicidas tingem a água do aquário, já usei um ou dois algicidas que me pintaram o aquário todo de castanho. Matou algumas algas mas enfraqueceu as plantas também,e só adiou a verdadeira solução do problema,que passava por tomar medidas concretas de controlo das algas. Desde lá para cá sou contra os algicidas e é por isso que considero o Excel diferente dos demais.

 

Porém o Excel não é perfeito,nem nada que se pareça...Seria se ao usa-lo estivesse plenamente confiante que não seria nefasto para os invertebrados do aquário,e isso não acontece...

Pelo que tenho visto e se for em doses pequenas,os Red Cherry suportam bemo Excel,porém, já as Ampulárias não gostam nada.

 

Quanto ás folhas amarelas por carência de Magnésio se caiem ou não...não sei. Nunca vi uma planta com uma carência de Magnésio. Mas se não caiem melhor para elas! ::D:

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lá está eu não o considero um algicida tipico.Isto porque conheço muita gente que em aquas de pequeno porte utilizam o Excel não como algicida mas como um aditivo de carbono para as plantas.Como deves saber o Excel também tem propriedades redutoras do Ferro, transforma-o de Fe3+ para Fe2+.promovendo assim uma melhor assimilação por parte das plantas.

 

isto não é verdade.

 

 

Portanto no FAQ deste produto,um responsavel da SEACHEM afirma que o Flourish Excel não é vendido como um algicida,portanto depreendo que não deve ser entendido como tal.

 

deve-se sobretudo à legislação em vigor, estás enganado. Colocar um produto no mercado "pet" como algicida implica com muita coisa.

 

 

Depois à pergunta se o Excel pode ser considerado como um substituto do CO2,responde que sim e não.Diz que porém providencia os mesmos beneficios que o CO2,que providencia às plantas uma fonte de carbono benefica ao crescimento das plantas tal como o CO2 providencia carbono.Contudo em comparação um sistema de CO2 dará maior crescimento que o Excel por si só.Usados em conjunto melhor.

 

sei perfeitamente como funciona, bem melhor do que está na FAQ...

 

Por tudo isto é que digo que dizeres que o Excel é todo ele um algicida é errado. Não é um algicida tipico e pelos visto não foi para isso que foi pensado, apesar de como todos sabemos fazer efeito no controle das algas.

 

não é errado, as premissas em que te baseias é que são. É um algicida tipico, muito utilizado antes de surgir com o nome comercial dado pela seachem de Excell e tem muitas outras aplicações em outras industrias. Tem uma vantagem, como "fonte de carbono", mas lá está, sendo introduzido no mercado como um "suplemento" elimina muitos problemas.

 

É como colocar no mercado um produto como medicamento e introduzir como produtos homeopáticos, é muito diferente.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

deve-se sobretudo à legislação em vigor, estás enganado. Colocar um produto no mercado "pet" como algicida implica com muita coisa.

Implica o quê concretamente?

 

...não é errado, as premissas em que te baseias é que são. É um algicida tipico...

Não sou eu que me baseio,limitei-me a transcrever o que um responsavel da marca SEACHEM disse sobre o seu produto...

 

sei perfeitamente como funciona, bem melhor do que está na FAQ...

Sabes melhor então que do que a pessoa responsável por explicar o produto aos consumidores. Ok. Eu também sei como funciona,utilizo o produto,mas os responsaveis da marca também já devem ter experimentado um bocadinho né? Num nano ou dois,vá! ::D:

 

Tem uma vantagem, como "fonte de carbono", mas lá está, sendo introduzido no mercado como um "suplemento" elimina muitos problemas.

Então quer dizer a definição de um produto depende de como ele é introduzido no mercado...? Não há entidades que regulam e fiscalizam e sabem qual a constituição real do produto? Não é a constituição do produto que o define? Ou é a maneira como é introduzido pela marca?

Se dar com a cabeça na parede curasse os calos,será que deveriamos passar a chamar ao acto de bater com a cabeça na parede...calicida?

 

É como colocar no mercado um produto como medicamento e introduzir como produtos homeopáticos, é muito diferente.

Sim,é diferente porque não é a mesma coisa. Duas coisas até podem servir para o mesmo efeito,por ex. curar os calos.Mas um medicamento é uma coisa e um produto natural é outra.São caminhos diferentes para um mesmo destino.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Implica o quê concretamente?

 

informa-te...

 

Não sou eu que me baseio,limitei-me a transcrever o que um responsavel da marca SEACHEM disse sobre o seu produto...
e tiras as tuas conclusões sobre uma coisa que ele não disse.

 

o que um responsavel diz cá para fora am questões de marketing não tem nada a ver com a forma como um producto actua. em que ciclos interfere, a que moleculas se associa, como se comporta em solução, ou num ambiente biológico activo,etc...

 

Sabes melhor então que do que a pessoa responsável por explicar o produto aos consumidores. Ok. Eu também sei como funciona,utilizo o produto,mas os responsaveis da marca também já devem ter experimentado um bocadinho né? Num nano ou dois,vá!

 

Se calhar até sei... porque ele responde aos consumidores, eu trato de coisas mais técnicas. É comparar o call center da tmn, aos gajos que gerem as centrais telefonicas...

 

sabes como funciona? então diz lá qual o efeito da interacção do gluteraldeido com a menbrana celular das algas e o produto de decomposição do mesmo? E se sabes como funciona explica lá em que fase de actuação do produto este pode ser assimilado pelas plantas. Explica lá porque é que sendo um anti-algas e sendo as algas os precursores das plantas, afecta as algas e ajuda as plantas?

 

ou será que sabes como funciona porque metes X ml para dentro do aquario de Y litros?

 

Então quer dizer a definição de um produto depende de como ele é introduzido no mercado...?

 

sim, se quiseres informa-te.

 

Não há entidades que regulam e fiscalizam e sabem qual a constituição real do produto?

 

há, e de acordo com o tipo de produto que metes no mercado, obedeces a certas regras, estás sob a alçada de diferentes entidades competentes,etc... até o tamanho da embalagem do mesmo produto pode ditar regras diferentes.

 

Não é a constituição do produto que o define? Ou é a maneira como é introduzido pela marca?

 

é a maneira como é introduzido pela marca...

 

Cloreto de potássio -> medicamento, sujeito a controlo do infarmed

Cloreto de potássio -> fertilizante agricola <- será que o infarmed é competente?

Cloreto de potássio -> constituinte de vários produtos homeopáticos <- será que o infarmed é competente?

 

Mas um medicamento é uma coisa e um produto natural é outra.São caminhos diferentes para um mesmo destino.
nem sempre o destino é o mesmo. A questão é que os medicamentos teem de obedecer a estudos e provar coisas, os que não o são...não teem de passar teste nenhum ou quase nenhum.
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

informa-te...

Esperava uma resposta. Fica para a próxima.

 

o que um responsavel diz cá para fora am questões de marketing não tem nada a ver com a forma como um producto actua. em que ciclos interfere, a que moleculas se associa, como se comporta em solução, ou num ambiente biológico activo,etc...

Eu acho que um produto antes de vir para o mercado teve de ser estudado exaustivamente,sob todos os pontos de vista. Obviamente sabem melhor que qualquer um de nós.

 

sabes como funciona? então diz lá qual o efeito da interacção do gluteraldeido com a menbrana celular das algas e o produto de decomposição do mesmo? E se sabes como funciona explica lá em que fase de actuação do produto este pode ser assimilado pelas plantas.

Sim,por acaso até sei como funciona, não sou um ''expert'' em algologia e em seres clorifilados,mas sei que o Gluteraldeido,um dos compostos do Flourish Excel,é o ingrediente activo de muitos outros produtos,é utilizado no controle de fungos,bactéria e algas claro.

 

O grupo do ''Aldeido'' reage com os constituintes das proteinas(em diversos grupos) nas membranas das células,na parede celular e no citoplasma.

 

Provavelmente se não tivesse aparecido na Terra uma alga primitiva endossibionte,não estariamos a ter esta conversa. As algas não teriam evoluido em diferentes grupos: de Procarióticas, estas sem uma membrana nuclear (no verdadeiro sentido), tendo no citoplasma os pigmentos fotossintéticos, e as Eucarióticas, com uma ''verdadeira'' membrana nuclear e conseguindo a fotossintese utilizando organelas,os cloroplastos.Claro que dentro dos grupos há os diferentes Reinos,mas isso já é outra conversa mais longa.

 

Dizia eu que sem as algas,sem a evolução até à ordem das Charales,provavelmente não existiriam plantas superiores e nós nunca teriamos existido...sem uma atmosfera respirável.Por isso é que não estariamos a ter esta agradável conversa,com muitos termos técnicos que servem de pouco para compreender a aquariofilia no terreno.Não na teoria,mas dentro do aquário.É isso que eu pretendo aprender,a parte prática.

 

Explica lá porque é que sendo um anti-algas e sendo as algas os precursores das plantas, afecta as algas e ajuda as plantas?

Porque o Flourish Excel tem carbono e o carbono ajuda as plantas a assimilar os nutrientes de forma mais eficaz,deixando as algas sem ''sustento'',digamos. Por isso é que a maneira mais eficaz de manter as algas controladas é providenciar às plantas todos os nutrientes que elas precisam,mas na quantidade certa,para elas ficarem fortes e as algas fracas.Porque as algas alimentam-se do mesmo que as plantas.

 

Como o Excel tem também o tal algicida mais eficaz é.

 

Se calhar até sei... porque ele responde aos consumidores, eu trato de coisas mais técnicas. É comparar o call center da tmn, aos gajos que gerem as centrais telefonicas...

Ok! Deixa ver ...afinal tu és o gajo que gere a central telefónica! Já podias ter dito! :lol:

 

Cloreto de potássio -> medicamento, sujeito a controlo do infarmed

Cloreto de potássio -> fertilizante agricola <- será que o infarmed é competente?

Cloreto de potássio -> constituinte de vários produtos homeopáticos <- será que o infarmed é competente?

Agora faz o mesmo esquema que fizeste ao Cloreto de Potassio com o Flourish Excel... :P

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

até faço....

 

gluteraldeido, 5-10% desinfecção material médico <- controlo do ministério da saude.

 

excell<- aditivo para plantas <- neste momento ASAE

 

Eu acho que um produto antes de vir para o mercado teve de ser estudado exaustivamente,sob todos os pontos de vista. Obviamente sabem melhor que qualquer um de nós.

 

o que nao quer dizer que revelem as suas informações, pelo menos fora das autoridades competentes

 

O grupo do ''Aldeido'' reage com os constituintes das proteinas(em diversos grupos) nas membranas das células,na parede celular e no citoplasma.

 

estás enganado...

 

já agora, a atmosfera respiravel veio antes das plantas superiores...

 

Porque o Flourish Excel tem carbono e o carbono ajuda as plantas a assimilar os nutrientes de forma mais eficaz,deixando as algas sem ''sustento'',digamos.
mais uma vez, continuas sem saber e a pensar que sabes... até porque as algas...tambem fazem fotossintese, logo também beneficiam do carbono.

 

Como o Excel tem também o tal algicida mais eficaz é.
o excell é só o algicida...

 

mas como desconheces o mecanismo de actuação... não percebes o conceito do produto...

 

Ok! Deixa ver ...afinal tu és o gajo que gere a central telefónica! Já podias ter dito!

 

comparado com a FAQ...sou... comparado com as coisas que tens dito...eu diria que tu és o cliente que telefona com problemas, usa, e pensa que percebe como aquilo funciona.

 

a modéstia é bonita...mas de vez em quando...é melhor pegar nos bois pelos cornos...

 

falta de humildade para aprender ja tu revelaste muita, agora foi a minha vez. Em vez de aprenderes, discutes sem saber...

 

contestas, mas quando chega a um nivel técnico em que não tens argumentos refugias-te em

 

com muitos termos técnicos que servem de pouco para compreender a aquariofilia no terreno.Não na teoria,mas dentro do aquário.É isso que eu pretendo aprender,a parte prática.
Editado por Just_me
Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

estás enganado...

Estou em enganado em quê? Quando dizes que eu estou enganado pelo menos diz a que assunto é,e depois tenta argumentar e dizer a explicação que consideras a mais certa´Já vi que és optimo a dizer que os outros não sabem nada,mas depois dizer como é.... Se é a esta afirmação que está errada para ti: ''O grupo do ''Aldeido'' reage com os constituintes das proteinas(em diversos grupos) nas membranas das células,na parede celular e no citoplasma.'' vê-se que estás : 1-nesta conversa de forma desleal,porque o que eu disse é correcto ou 2 - desconheces o assunto Mas se quiseres sou mais preciso e concreto com a explicação sobre como o gluteraldeido e demais quimicos similares reagem com os organismos.

 

já agora, a atmosfera respiravel veio antes das plantas superiores...

Sim,mas eu sei isso. Se quiseres falamos sobre o aparecimento das primeiras algas que flutuavam nos oceanos,até aos aminoácidos,etc. O teu problema é que pensas que és o unico que sabe coisas. Isso aprendi eu na escola Nuno Gonçalves...

 

mais uma vez, continuas sem saber e a pensar que sabes... até porque as algas...tambem fazem fotossintese, logo também beneficiam do carbono.

Isto foi o que eu disse:''Porque o Flourish Excel tem carbono e o carbono ajuda as plantas a assimilar os nutrientes de forma mais eficaz,deixando as algas sem sustento,digamos.'' repito:''e o carbono ajuda as plantas a assimilar os nutrientes''.Ou seja eu sei que o carbono é tão apreciado pelas plantas como pelas algas,aliás algas e plantas apreciam basicamente as mesmas coisas.Só que como as plantas são seres superiores,levam vantagem,pois têm o carbono que as ajuda a assimilar os nutrientes,e estes (os nutrientes,ou seja o sustento) é que não sobram para as algas. Vês como tentas deturpar tudo o que eu digo?

 

falta de humildade para aprender ja tu revelaste muita, agora foi a minha vez. Em vez de aprenderes, discutes sem saber...

contestas, mas quando chega a um nivel técnico em que não tens argumentos refugias-te em

Foi a tua vez? De quê? De demonstrares falta de humildade? Acredita que não é situação nova.É pena,pois és daquelas pessoa que eu admiro no fórum. Mas se calhar viste demasiadas vezes este simbolo: ::D: por certo bem aplicado muitas vezes(se calhar eu até já o fiz a uma qualquer intervenção tua),mas de certeza outras vezes exageradamente...dá-te a volta à cabeça... Eu,quanto a mim só dou esse simbolo neste fórum a aquários bem montados.E só aprendo com pessoas que têm a humildade de realmente querer saber ensinar.E olha que aprendi muitas coisas neste fórum.

 

Se quiseres falar de termos técnicos comigo terei muito gosto em falar em privado,a beber um café. Falamos do que tu quiseres,sem o refúgio de um computador,de cabeça,de cor.Aqui no fórum gosto de falar simples para todos perceberem,nem todos são burros como tu pensas,mas nem todos compreendem termos técnicos.Porque tu nas tuas intervenções pensas que toda a gente é analfabeta,mas não é. Não sabes o que faço,nem sabes o nivel de cultura e de escolaridade de cada um.Ainda se tivesses mais idade que eu até me calava,mais idade mais experiência,mais sabedoria. Mas não tens,temos a mesma idade.

 

E não sou do tipo de pessoa que se cala perante a arrogância de quem pensa e toma os outros por nabos.E já agora (e não me leves a mal por isto,a sério) não se escreve teem,mas têm. :( Tal como se escreve vêm(de vir) e vêem (de ver).É que não quero que um gajo que gere uma central telefónica dê erros de gramática. Foi a primeira e ultima vez que corrigi alguém com a gramatica(nunca me viste a fazê-lo) porque eu censuro quem escreve com letra de sms,mas não censuro quem não sabe mesmo escrever.E todos têm direito de participar.

 

Bem...este tópico do Psacram era sobre outro assunto que não este.Mas pronto,Conversar contigo Just Me dá disto...uma discussão monopolizante! :D

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estou em enganado em quê? Quando dizes que eu estou enganado pelo menos diz a que assunto é,e depois tenta argumentar e dizer a explicação que consideras a mais certa´Já vi que és optimo a dizer que os outros não sabem nada,mas depois dizer como é.... Se é a esta afirmação que está errada para ti: ''O grupo do ''Aldeido'' reage com os constituintes das proteinas(em diversos grupos) nas membranas das células,na parede celular e no citoplasma.'' vê-se que estás : 1-nesta conversa de forma desleal,porque o que eu disse é correcto ou 2 - desconheces o assunto Mas se quiseres sou mais preciso e concreto com a explicação sobre como o gluteraldeido e demais quimicos similares reagem com os organismos.

 

sim,estas enganado não é o grupo aldeido que reage com a membrana celular.

 

Eu digo como é... mas normalmente tu dizes que não... mandas umas coisas para o ar..e quando és corrigido, dizes novamente

 

Sim,mas eu sei isso.

 

então porque disseste ao contrário... é a falta de rigor que mais me chateia.

 

pode-se falar sem grandes complicações..mas com rigor, quando não o fazem, só se esta a perder informação. Aliás, esta-se a gerar desinformação.

 

Isto foi o que eu disse:''Porque o Flourish Excel tem carbono e o carbono ajuda as plantas a assimilar os nutrientes de forma mais eficaz,deixando as algas sem sustento,digamos.'' repito:''e o carbono ajuda as plantas a assimilar os nutrientes''.Ou seja eu sei que o carbono é tão apreciado pelas plantas como pelas algas,aliás algas e plantas apreciam basicamente as mesmas coisas.Só que como as plantas são seres superiores,levam vantagem,pois têm o carbono que as ajuda a assimilar os nutrientes,e estes (os nutrientes,ou seja o sustento) é que não sobram para as algas. Vês como tentas deturpar tudo o que eu digo?

 

a questão é que esta não é a explicação do funcionamento do produto....

 

 

Mas se calhar viste demasiadas vezes este simbolo:

 

não é disso que venho à procura aqui... nunca foi, nunca será.

 

se vou continuar a corrigir o que está errado? vou. Se tive de ler muita coisa e queimar muita pestana, sim. Se ja escrevi milhares de vezes em ajuda a outros, já. Se me chateia que leiam na diagonal, e tirem conclusoes? não! Se me chateia que usem essas conclusões para dizer mal as coisas, sim!

 

nem todos são burros como tu pensas,
não tomo ninguem por burro, falar para burros, prefiro ficar calado.

 

Porque tu nas tuas intervenções pensas que toda a gente é analfabeta,mas não é.
ai é? onde?

 

Ainda se tivesses mais idade que eu até me calava,mais idade mais experiência,mais sabedoria
A idade para mim não é medida de experiencia, em assuntos particulares...pode ser na experiencia de vida, no resto...cada um aprende o que estuda.

 

Quanto ao acento circunflexo..., é verdade, não costumo usar, podes corrigir á vontade, é um defeito meu no teclado, simplesmente não uso.

 

dá uma discussão monopolizante porque começa com uma correcção verdadeira, mas que não aceitas. A falta de magnésio não faz as folhas cairem. Ou seja, não é sintoma de carência de magnésio. mas não... é tão simples como isto, mas não podes aceitar que te corrijam.

Posted ImageTantas plantas, tantos peixes, tantas possibilidades... tão poucos aquários! - Me
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Perante a minha afirmação que o Excel (para além de outras coisas) teria propriedades redutoras do Ferro transformando-o de Fe3+ para Fe2+,ajudando assim na assimilação deste pelas plantas, tu disseste isto:

isto não é verdade.

Qual é então a verdade?

 

Perante o funcionamento do Excel ,explicado pelo responsavel da SEACHEM,respondeste isto:

sei perfeitamente como funciona, bem melhor do que está na FAQ...

Sabes...mas guardas para ti,pois ainda não percebi como tu entendes os processos pelos quais o Excel interage com os nossos aquários.

 

informa-te...

e tiras as tuas conclusões sobre uma coisa que ele não disse.

Então como interpretas o que disse o responsavel da Seachem?

 

Perante esta minha citação,que é verdadeira,mas se me pedires terei muito gosto em explicar-te pormenorizadamente:''O grupo do ''Aldeido'' reage com os constituintes das proteinas(em diversos grupos) nas membranas das células,na parede celular e no citoplasma.'' tu respondeste com estas duas palavras:

estás enganado...

 

Perante esta minha citação:''Porque o Flourish Excel tem carbono e o carbono ajuda as plantas a assimilar os nutrientes de forma mais eficaz,deixando as algas sem ''sustento'',digamos.'' Tu,mais uma vez em vez de explicares e nos elucidares a todos apenas nos explicaste...que as algas fazem fotossintese...:

mais uma vez, continuas sem saber e a pensar que sabes... até porque as algas...tambem fazem fotossintese, logo também beneficiam do carbono.

 

comparado com a FAQ...sou... comparado com as coisas que tens dito...eu diria que tu és o cliente que telefona com problemas, usa, e pensa que percebe como aquilo funciona.

Eu diria que,pela tua falta de respostas concretas aos demais assuntos,eu sou aquele cliente que vai a uma loja de aquariofilia e se depara com um dono de loja que pensa que percebe tudo,até nos aconselhar filtros de fundo e Carpas para aquele globo todo giro que está à venda na loja...e a gente perceber que não sabe nada.

 

A idade para mim não é medida de experiencia, em assuntos particulares...pode ser na experiencia de vida, no resto...cada um aprende o que estuda.

Olha a mim se me obrigassem a fazer uma lavagem ao cerebro e eu tivesse que escolher entre as minhas vivências(experiência de vida,aquilo que se aprende a mexer com as mãos,com o dia-a-dia) e tudo aquilo que estudei na escola,escolheria sem pestanejar ficar com as minhas vivências.Mas sem pestanejar.

 

Para finalizar só me mostro desiludido porque tu em vez de explicar como é,nem que seja com uma rápida explicação,partes logo para ''está errado''. E ficaste pelo está errado,não fundamentas o que dizes. Fico eu e fica toda a gente que lê o post...Se dissesses está errado e o porquê de estar errado,mas não refugias-te a emendar,e muitas das vezes se calhar até sabes que está certo. A mim não me convences assim.Para muitos até pode chegar o facto de se notar que sabes a diferença entre o certo e o errado...mas a mim não, eu gostava de explicações concretas.Tu conheces os meus pontos de vista,mas eu não conheço os teus...pelo menos não te podem dizer que estás errado...

 

E encerro a minha participação neste tópico.Podia ter sido mais produtivo,podiamos ter aprendido mais alguma coisa,assim as pessoas vêm um de um lado a dizer uma afirmação e o outro a dizer apenas que está errado...fica confuso.

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
Olha a mim se me obrigassem a fazer uma lavagem ao cerebro e eu tivesse que escolher entre as minhas vivências(experiência de vida,aquilo que se aprende a mexer com as mãos,com o dia-a-dia) e tudo aquilo que estudei na escola,escolheria sem pestanejar ficar com as minhas vivências.Mas sem pestanejar.

 

 

 

omg

Nunca se vence uma guerra lutando sozinho...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...

À parte deste conversa se ter tornado um bocado "noveleira", e de me terem feito rir para o pc (sem querer ofender ninguém) , pq acho que quando o assunto é desviado do tópico a conversa deve passar para MP pq já nao está a tirar qualquer dúvida a ninguém, pelo menos em relação ao tópico lançado.

...desculpem a minha opinião.

 

Em relação ao Excel ser ou não ser um algicida(?) sem querer entrar em especificações técnicas e de constituintes do produto, não é para "matar" algas que o utilizo, utilizo para beneficiar as minhas plantas e por conseguinte evitar que as algas cresçam.

 

Se assim fosse, qualquer coisa que introduzisse-mos nos nossos aquas para benificiar plantas seriam considerados algicidas, e eu nunca ouvi falar em injeccção de CO2 como algicida ou fertilização de micros e macros como algicida, fornecer luz adequada às nossas plantas é algicida?

 

O Excel pelo que eu sei, é uma fonte de carbono para as plantas que pode ser usado em conjunto com enjecção de CO2, e pelo que eu li aí para cima de facto o que diz no rótulo é que "...FLOURISH EXCEL tem propriedades redutoras do ferro que promovem o estado ferroso so ferro (Fe2+), o qual é mais facilmente assimilado pelas plantas que o ferro férrico (Fe3+)..."

 

Se não nos guiarmos pelo que dizem as rótulos então por onde nos vamos guiar?

Cumprimentos João Pedro Rodrigues :)

60L Tanganyika e 540 Aqua Project assinaturaaw.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais