''Boom'' Bacteriológico à deriva no meu aquário


Recommended Posts

Vou então fazer umas Tpa´s e colocar material dentro do filtro. No meu caso deverá mesmo ser excesso de matéria orgânica, tenho dezenas daqueles seres minúsculos a deambular pelo aquário, que ainda tem mês e meio.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recapitulando e ponto da situação:

 

- há 2 dias atrás fiz uma tpa generosa e acrescentei mais uma esponja branca, de lã, ao filtro, um Eheim 2213. Coloquei também um produto, o Sera Aquaria Clear. Li depois na net que este produto resolveria o problema em 3 horas, mas nestes dois dias isto tem piorado e já mal vejo peixes e plantas. Os fosfatos e nitratos estão dentro dos parâmetros recomendados.

 

 

Agora, o que deverei fazer? Tenho mais uma esponja branca, deverei colocá-la? Fazer tpa´s? Ao fazer tpa´s não estarei a retirar o efeito do produto?

 

 

Cumps.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Recapitulando e ponto da situação:

 

- há 2 dias atrás fiz uma tpa generosa e acrescentei mais uma esponja branca, de lã, ao filtro, um Eheim 2213. Coloquei também um produto, o Sera Aquaria Clear. Li depois na net que este produto resolveria o problema em 3 horas, mas nestes dois dias isto tem piorado e já mal vejo peixes e plantas. Os fosfatos e nitratos estão dentro dos parâmetros recomendados.

 

 

Agora, o que deverei fazer? Tenho mais uma esponja branca, deverei colocá-la? Fazer tpa´s? Ao fazer tpa´s não estarei a retirar o efeito do produto?

 

 

Cumps.

Eu não fazia tpa's por agora,deixava o produto fazer efeito.Essas 3 horas é mais propaganda que outra coisa,deixa o produto fazer efeito uns 3 dias.Verás por certo resultados.

 

Não tens outro filtro que possas colocar a trabalhar no aqua? Colocavas apenas lã ,mesmo bem prensada.

 

Agora resta-te esperar. Pode demorar alguns dias até começares a ver efeitos,mas assim que a água começar a ficar cristalina é rápida a recuperação.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Zlatan isso é agua verde? um filtro UV-C resolve isso em 3 tempos.

Comigo resultou a 100%. Tinha o meu aquário exactamente igual, coloquei-lhe um fitro UV-C e problema resolvido. :shock:

 

Nos três primeiros dias funcionou ininterruptamente, ao final de 24h já se viam bons resultados e passadas 72h já tinha a água cristalina. Passados esses três dias, mantive o filtro UV-C ligado durante 5h por dia e nunca mais tive problemas... isto já lá vão uns 3 ou 4 meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

No teu lugar faria o que o Vasco Matos te diz. Dá tempo ao tempo.

Se "só" desaparecer 99% da turvaçao, faz uma TPA.

 

Caso a origem desse boom de micro-algas se mantenha, então ou o corriges ou lá vai um €€€€ para um UVC.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O que tens no aquário é diferente do problema que tinha no meu. No teu caso tens 'água verde',que basicamente são algas uni-celulares,sendo a mais comum a ''Euglena'',existindo depois muitas formas diferentes.

 

O efeito ''Água verde'' aparece em aquários com excesso de materia orgânica e nutrientes,com os Nitratos altos.

 

Por vezes é recomendado um apagão de vários dias,mas quanto a mim não é solução,apenas resolve parte do problema,pois estas algas podem aparecer de novo quando a luz voltar,pois podem alimentar-se da matéria orgânica dissolvida na água. Porque estes seres são tanto autotróficos como heterotróficos,ou seja tanto podem criar a sua própria energia, a partir da luz,como se servem de uma substância orgânica para o seu desenvolvimento.Portanto cortar apenas a luz não é suficiente,se os niveis de matéria orgânica continuarem elevados.

 

Muitas trocas de água e ajustar os niveis de nutrientes.Tens substrato fértil no aqua,ou estás a fertilizar? Vejo que o aqua é recente,pelo aspecto da HC.''Cuba''.Deves manter os nutrientes no minimo possivel,apenas o necessário para a Flora se manter saudável.E manter a luz acesa no max. 8h.O filtro UV também seria útil,pelo menos até passar o ''verdão''!

 

Eu colocava também Green-X no filtro,um removedor de Nitrato,caso esteja com valores elevados. E há também produtos especificos para este problema.

 

Mete ai uns peixes que se alimentem de 'plancton'!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Inicialmente isto parecia nevoeiro, com um aspecto leitoso, nada a ver com isto. Agora é que adquiriu esta cor verde. Há 2 dias medi os nitratos e fosfatos e estavam ok. Infelizmente o teste de nitratos acabou-se e não os posso medir agora.

 

 

Também já tinha lido sobre o apagão, mas torci o nariz...

Durante a próxima semana vou então fazer umas tpa´s e tentar ajustar as concentrações dos nutrientes. No outro fim-de-semana, e se os €€ o permitirem avanço então para um filtro UV-C. Até ia ver dele amanhã, mas estou cheio de testes...

 

 

Obrigado a todos pela ajuda. :mrgreen:

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não te esqueças é de mostrar à malta fotos do aqua,quando estiver menos...verde, ok? Parece estar fixe! :mrgreen:

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pedes um uv emprestado :mrgreen:

...ou então põe à prova a principal virtude da Aquariofilia: a paciência, e espera que os agentes floculantes aglomerem as micro-algas em "grumos" maiores que, em pequena parte vão para ao fundo, e o restante, por já ter dimensões maiores fica preso no filtro, sobretudo na lã de vidro.

Tive bons resultados com um boom leitoso (bactérias<micro-algas).

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

''...ou então põe à prova a principal virtude da Aquariofilia: a paciência...''

Estou a ver que és cá dos meus! Também não acho muita piada aos filtros UV.

 

Tenho um amigo que me disse que gostava de ter um aqua todo automatizado,futurista,com fertilizações automáticas,pequenas nano-máquinas que matavam todas as algas e faziam a manutenção, tpa's automáticas,etc...Só era preciso sentar e...olhar.

 

Eu odiava,retirava a parte mais estimulante da Aquariofilia,de usar apenas ''ferramentas'' o mais natural possivel em conjunto com o intelecto,para olharmos para o aqua,depois de uma tormenta de algas por ex. e pensar: ''Consegui!'' :D

 

Bem...umas tpa's automáticas até que não era de deitar fora... :P

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Somos "mecânicos" dos aquários. Gostamos de mexer em tudo, testar, corrigir, limpar, modificar...

 

Agora imagina um mecânico a sentar-se num carro a olhar para a frente. fyou.gif

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é tudo muito bonito se o filtro UV-c fosse só para retirar algas ou verdete, o que sabemos muito bem não ser o caso.

 

Limpa isso e muito mais.... Por isso tb faz parte do equipamento (extra sim) mas útil. E sim eu tb gosto de mexer, ver os meus aquários.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

...ou então põe à prova a principal virtude da Aquariofilia: a paciência

Antes de colocar o filtro UV-C em funcionamento, andei quase um mês a fazer TPA's de mais de 50% de 2 em 2 dias e não consegui resolver o problema. Também tinha, quer os fosfatos quer os nitratos com valores aceitáveis. Como não estava a conseguir resolvê-lo com TPA's, decidi experimentar outra solução: o fitro UV-C. Resolvi o problema em 3 dias! :mrgreen: Ou seja, paciência tive e não foi pouca... ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Antes de colocar o filtro UV-C em funcionamento, andei quase um mês a fazer TPA's de mais de 50% de 2 em 2 dias e não consegui resolver o problema. Também tinha, quer os fosfatos quer os nitratos com valores aceitáveis. Como não estava a conseguir resolvê-lo com TPA's, decidi experimentar outra solução: o fitro UV-C. Resolvi o problema em 3 dias! ;) Ou seja, paciência tive e não foi pouca... ;)

Boas,

Exactamente! :mrgreen:

Primeiro a paciência depois o€ grande€ remédio€.

Cump€, perdão Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
À maneira sportinguista é caso para dizer "UV resolve!"

 

Bastaram apenas 4/5 dias.

 

Pronto, já não sou preciso

Sim, que eu de peixes não percebo nada, mas de água turva...

Até já pensei fazer escrever uma tese de doutoramento.

E já sou famoso cheers

Abraço

http://acasadosdiscus.blogspot.com

(Em vez de MP, agradeço contacto particular para pedroblemos@gmail.com)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pronto, já não sou preciso

Sim, que eu de peixes não percebo nada, mas de água turva...

Até já pensei fazer escrever uma tese de doutoramento.

E já sou famoso :)

Abraço

 

Pelo que li no tópico só conseguiste resolver o problema com um filtro diatómico não foi? Isso já é muito pro. :mrgreen:

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À maneira sportinguista é caso para dizer "UV resolve!"

 

Bastaram apenas 4/5 dias.

 

então um benfiquista como tu :smile2: !, enfim, não tenhas vergonha de usar a "maneira UV", que resolve mesmo! :)

 

mas não dispensa nem substitui o trabalhinho constante!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

...mas não dispensa nem substitui o trabalhinho constante!

É verdade, senão podemos ficar UV dependentes!

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.