Escrever em bom Português


Recommended Posts

Olá, lanço este tópico no sentido de alertar e ajudar este fórum que muito tem feito por esta comunidade aquariófila, comunidade esta que duplicou a olhos vistos no ultimo ano.

 

Apesar de ter estado uns tempos afastado do fórum, nos ultimos dias voltei a estar mais perto da malta e reparei nas muitas novidades, novos subfóruns, novos quadros agregados aos subfóruns, mais moderadores e uma quantidade notavel de novos membros.

Ora, ao longo destes dias e sem fazer muito esforço tenho lido posts em que numa frase composta por 7 a 10 palavras vê-se 3 a 5 graves erros de ortografia, situação que não me parece isolada, muito pelo contrário, pois repete-se em vários posts de um mesmo membro, conclusão, definitivamente são pessoas que não sabem escrever.

Creio que este facto trás uma imagem negativa ao nosso fórum, mesmo sendo um meio restrito, está acessível a todos os utilizadores de internet, quer no nosso País quer no exterior. A Administração e Moderação do fórum está atenta a esta situação e se tenciona tomar alguma medida?

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tens razão, mas se reparares os membros que escrevem assim são membros mais novos, que a única maneira que conhecem de escrever na internet é a maneira " MSN ", abreviando tudo, escrevendo com K, etc.

 

Penso que temos de ser nós, quando lemos esses ditos posts, a alertar os membros para uma das principais regras do fórum.

Quando cheguei ao fórum pela primeira vez, a primeira coisa que vi foi um troll enorme a dizer para não escrever assim. Acho que se devia voltar a colocar esse troll no inicio, quando fazemos login.

 

CV

A aquariofilia é uma arte milenar, cuja finalidade não pode ser outra além de proporcionar o bem estar da pessoa através de sua prática dentro dos padrões do respeito, zelo e amor pelos seres da natureza

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Percebo o que tás a dizer, mas não é a isso a que me referia, também escrevo sms e sou usuário do msn e às vezes tenho de me esforçar (por exemplo aqui) pra não usar abreviaturas. Eu referia-me mesmo a erros grosseiros e sim, declaradamente em membros muito novos, mas na idade.

Cumpts

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apesar de usarem internet à muitas pessoas que não conseguem escrever melhor, temos de dar o beneficio da duvida aos que dão erros mas que se fazem entender.

plantado 240L
Nano"Monte Desconhecido"
"Mother Nature"


UntitledLogo2.jpg

Ex membro NMCL
cumprimentos
Nuno Lopes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

apesar de usarem internet à muitas pessoas que não conseguem escrever melhor, temos de dar o beneficio da duvida aos que dão erros mas que se fazem entender.

Boas,

Aqi está um exemplo. "à" em vez de "há" (de haver). Não te melindres NMCL, não és o único e não hás-de ser o último :D . Foi apenas o exemplo mais à mão.

 

Se nos formos referir a Português escrito incorrectamente: "Já entregas-te/ fizes-te/ se fizesse-mos, intensão, propenção, em vez das formas correctas entregaste, fizeste, fizessemos, intenção, propensão então estamos a braços com sériíssimos problemas pois esta ortografia foi ensinada (e mal) desde muito cedo à maioria de nós e portanto torna-se difícil de corrigir por nós próprios... e francamente isto não é um Fórum de Português.

 

Já no que diz respeito à escrita MSN e afins, ela é proibida nas regras do Fórum e aí acho que deveria haver maior controle. Não me parece que a admin/mod tivesse mãos a medir para tudo isso, mas nós mesmos podemos encarregar-nos de chamar a atenção para erros grosseiros de Português, sobretudo no respeitante à linguagem MSN.

 

Por exemplo, apenas responder a uma dúvida depois de esta estar devidamente "traduzida" para Português decente, mesmo com erros que nos permitem entender o que querem dizer, mas não em "código".

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Além do que a Tilapia já referiu, por vezes, pior que algumas abreviaturas são a falta de virgulas e pontos finais. Post inteiros sem pontuação que por vezes obriga a ler, duas e trêz vezes para se perceber o sentido das frases.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Concordo com o Tilapia, o não saber escrever correctamente não deve ser impeditivo de participarem, desde que se façam entender correctamente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Além do que a Tilapia já referiu, por vezes, pior que algumas abreviaturas são a falta de virgulas e pontos finais. Post inteiros sem pontuação que por vezes obriga a ler, duas e trêz vezes para se perceber o sentido das frases.

Vamos lá a ver se ninguém se lembra que é assim que o Saramago escreve... bang

Mais uma situação em que devemos intervir, pedindo ao membro em questão que reformule o post.

 

Não se trata de forma alguma de impedir estes membros de participarem neste fórum; apenas de os encorajar a exprimirem-se um pouco melhor.

 

É preciso não esquecer que a Língua, seja ela qual for, é o esqueleto do pensamento, sem ela não conseguimos dar forma e coerência ao que pensamos, nem para nós proprios, quanto mais para os outros.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu pessoalmente não sou apologista nem do 8 nem do 80, como em tudo deve haver peso, conta e medida!

 

Como é obvio, não tenciono retirar o principal propósito do tópico. Apenas referir que como em tudo e embora se verifiquem muitos erros de ortografia, a nossa liberdade acaba onde começa a dos outros e a simples questão de 'encorajar' os membros a uma melhor forma de expressão torna-se, a meu ver, a uma forma de 'policiamento' que resultará inevitavelmente numa menor actividade de certos membros.

 

Deixo a minha opinião em forma de critica construtiva para a 'meia medida' que a meu ver já existe nas regras do Forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

icon_arrow.gifEste é um fórum onde se fala português (standard ou do Brasil)! Não se fala (escreve) aqui brasuca, tuguês, sms, nem outros estranhos dialéctos... Por respeito para com todos os membros, devemos expressar-nos em português/brasileiro corrente, e na medida do possível, sem erros ortográficos! Um fórum com uma ideologia didáctica, e que depois nas mensagens é só pontapés na gramática e no português, não vale de muito... O uso de abreviaturas típicas de mensagens SMS e do mIRC, é altamente condenável e deve ser evitado a todo o custo

 

Este é um parágrafo das regras do Fórum, e como se pode ver que os membros devem expressar-se em português, e na medida do possível para cada um, sem erros ortográficos. Na minha opinião os erros, desde que o membro se faça entender não têm problema. Afinal de contas nem todos conseguem ter um conhecimento da língua tão grande como outros! ::D:

 

Quanto à escrita sms, olhem que já vi membros, que não são novos em termos de idade, a escrever assim. bang

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

A Administração/Moderação está atenta a erros, como por exemplo, os Ks, abreviaturas e a já conhecida linguagem dos sms. Sobre os erros de ortografia já mencionados, não podemos obrigar os membros a tirarem boas notas em português, quando muitos nem têm o 12º ano e alguns nem o 9º. Infelizmente nem todos temos a oportunidade de tirar um curso superior ou de ter excelentes notas na escola! Eu próprio dou alguns erros de ortografia, e agora não dou tantos porque o firefox possibilita a correcção dos mesmos.

Espero que sejam compreensivos, como penso que a maioria ou quase todos são.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Jota-T,

Não me entendeste bem. Nunca referi nenhum policiamento. Bem pelo contrário, o que disse foi que é extremamente difícil corrigir os erros de ortografia e mesmo gramaticais devido a um ensino deficiente da nossa língua que já vem desde pequenos (não interessa se é da escola ou não...), e sendo assim temos mesmo de deixar andar, até porque (e repito) não somos um Fórum de Língua Portuguesa.

 

Mas há limites. E limites nas próprias regras do Fórum.

 

Referia-me a casos bem mais graves, como a linguagem MSN, SMS, tudo o que o Rui Granja mencionou, ausência de pontuação que retira cadência e à frase e dificulta a compreensão do texto, entre outros...

Nestes casos, sou a favor de chamadas de atenção para os membros que se exprimem assim com total desrespeito pela nossa língua (que por acaso até é materna) e que acredito piamente sabem escrever bem melhor. Basta quererem.

Cumps.

 

P.S.: estas chamadas de atenção já existem neste fórum.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá a todos,

 

Apenas para informar que o troll ainda anda por aí :mrgreen: E claro, concordo com tudo o que já foi dito anteriormente, pois desde o início que este tema sempre foi uma das pedras basilares do fórum.

 

É claro que nem todos, infelizmente, sabem escrever de forma 100% correcta, mas existem várias ferramentas online que ajudam nesse sentido, mas penso que aqui a grande questão é mesmo a linguagem sms...

 

Abraço,

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Eu venho aqui expressar a minha sincera opinião.

 

Concordo com a medida implementada do desaconselhamento da escrita sms no fórum mas acho um pouco condenável o "condenamento" da escrita 100% correcta, certas pessoas "com a pressa" de darem uma passagem rápida pelo fórum (nem toda a gente tem "todo o tempo do mundo") desleixarem-se um pouco com a ortografia...

 

Ou no meu caso ( e no de outras pessoas possivelmente) que possuo dislexia que por vezes me "esqueço" dos assentos/regras básicas de escrita correcta, troca de letras etc... seja "condenado" por isso...

 

Apesar de isso já ter estado na minha assinatura (ira voltar em breve...) poucas pessoas "dão o desconto"...

 

É um daqueles assuntos que dá pano para mangas...

 

Acho que esta tudo dito na minha opinião...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Acho que tens razão, mas se reparares os membros que escrevem assim são membros mais novos,

CV

 

 

Acho que são todos. Mais novos e mais velhos e os assim assim :mrgreen:

 

É ridículo os " fizes-te" , "disses-te" , " andas-te" , isto pegou moda à coisa de 1 ano e tal, mas não percebi bem porquê. É a evolução,mas para trás.

Essencialmente, é ler e estar atento na escola, é como andar de bicicleta, um gajo nunca esquece.

 

Agora podem dizer-me: os erros existem. Claro. Mas existem as coisas básicas.

 

Off-topic ou talvez não: Um gajo agora sempre que lê os comentários em outros sites,( por exemplo, jornais online. ) que permitem a opinião dos utilizadores, é 9 em 10 , em termos de barbaridades de erros na escrita, não falha.

 

Espero que a minha opinião não seja novamente agressiva para os utilizadores mais sensíveis ( respeito a sua sensibilidade ).

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu, desde 2005 (altura em que me registei neste fórum) deixei de escrever com abreviaturas. Aliás, neste momento, quando me "falam" com K's e linguagem parecida, digo que não respondo direito enquanto não for emendado para Português de Camões. Agora que estou aqui a pensar nisto, deixo passar as meninas.. :mrgreen:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Tilapia

 

Com a minha resposta não estava a responder particularmente à tua, referia-me sim em relação ao tópico em causa. Parte dela incide sem dúvida em conteúdos que li na tua resposta, bem como nas outras.

 

Verifica-se de facto que já se praticam avisos no Forum, tanto da equipa de moderação como de membros, concordo e incentivo que se continue a praticar métodos de 'critica construtiva' para que outros, bem como nós, melhoremos!

 

Abraço

 

JT

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Expressando a minha opinião em relação à matéria:

 

Penso que qualquer tipo de escrita abreviada na forma, SMS ou MSN, deve ser abulida. Não só eu, como muitos membros desta comunidade que sentem enorme dificuldade na leitura desse "tipo de escrita".

 

Sou apologista, sim, de escrita abreviada, mas como ditam as regras, que = q ; não = n; etc.... mas essencialmente na escrita manual e além da letra "n" ou "q" ainda leva o traço por cima da mesma.

 

Em relação aos erros ortográficos, penso que é algo que deve ser sempre tido em conta, de forma a que toda a entoação de uma frase ou palavra seja a correcta. Muitas vezes podemo-nos sentir ofendidos com determinados comentários, somente pelo facto de não ter acentuação e a interpretação da frase é como nós a lemos e não com a sentido/interpretação de quem a escreveu

 

Existem realmente erros como já foram aqui referidos, "à um ano", entre outros, que fácilmente são corrigidos se pensarmos dois segundos. É óbvio que na tentativa de deixar um comentário rápido leva-nos a que se cometam ainda mais erros, mas se realmente não temos tempo para pensar em escrever bom português, mais vale deixar esse comentário para mais tarde, isto claro se for um comentário rápido, mas que exija bom português.

 

Eu faço isso, se não tenho tempo para ler novamente o que escrevi, então escrevo mais tarde.

 

Outra ferramenta, muito boa para confirmarmos se determinada palavra se encontra bem ou mal escrita é um dicionário Online, como exemplo: priberam

 

Cumps,

Ivo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bom dia

 

em relação à escrita SMS acho que devemos (todos, não só os administradores) alertar as pessoas para alterarem a sua forma de escrever. Não devemos impedir ninguem de participar no forum por causa disso.

 

Quando se fala de outros erros (faltar uma letra, uma palavra mal escrita, etc.) aí as coisas complicam-se mais.

Por exemplo: Tenho visto esclarecimento (muito bem dados e com grande conhecimento) mas a palavra "forao" aparece mal escrita, deveria ser forum.

 

outro exemplo: o meu mecanico não sabe escrever, mas já foi mecanico do Carlos Sousa - nissan strakar, João Vassalo - Nissan.

 

Ou seja, podemos alertar as pessoas para mudar a forma de escrever, mas há pessoas que não conseguem.

 

A introdução de um dicionario tambem não resolve todos os problemas. Há palavras que se de maneira semelhante.

 

por exemplo: conselho, concelho. Se eu escrever "vou-te dár o meu conselho" "vou-te dár o meu concelho" o dicionário aceita as duas formas? ou tem correcção gramatical?

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que irá aceitar as duas formas, porque não faz correcção da sintaxe da frase.

 

Mas ó Nuno, tu podes é dar um conselho, e não dár. ::D:

:D Estou lixado.....vou ser expulso :(

 

e deve haver mais (eu já a falar dou erros, quanto mais a escrever)

entremargens6hc1.png


Grupo Entre Margens


Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa


Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Além do que a Tilapia já referiu, por vezes, pior que algumas abreviaturas são a falta de virgulas e pontos finais. Post inteiros sem pontuação que por vezes obriga a ler, duas e trêz vezes para se perceber o sentido das frases.

 

 

Boas

 

Esta parte toca me a mim inflizmente não tenho nenhum curso superior nem sequer liguei muito ao português quando andava na escola e não vai ser agora que me vou preocupar com isso

 

Portanto o caro amigo tem um bom remedio apartir de agora ignora por completo os meus topicos já não fica melindrado com a minha falta de pontuações

 

Um bacado em forma de desabafo e se possivel com erros a mistura

 

Não é que seja nenhum leigo mas acho isto uma verdadeira hipocrisia estar se a debater uma coisa destas que não tem nexo nenhum ou o forum passa a ser so para Academicos Dr e Engenheiros

 

Enfim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esta parte toca me a mim inflizmente não tenho nenhum curso superior nem sequer liguei muito ao português quando andava na escola e não vai ser agora que me vou preocupar com isso

 

Portanto o caro amigo tem um bom remedio apartir de agora ignora por completo os meus topicos já não fica melindrado com a minha falta de pontuações

 

Um bacado em forma de desabafo e se possivel com erros a mistura

 

Não é que seja nenhum leigo mas acho isto uma verdadeira hipocrisia estar se a debater uma coisa destas que não tem nexo nenhum ou o forum passa a ser so para Academicos Dr e Engenheiros

 

Enfim

Pois...

 

E depois porque alguém escreve 'lampeda' ao invés de 'lâmpada' ao procurar tópicos com essa palavra chave, tudo o que estiver mal escrito é ignorado...

 

Tal como vem descrito nas Regras do Fórum, se este é um lugar, que acima de tudo tenta ser didáctico, estar-se a cometer erros de Português por preguiça e pura e simplesmente, por não se querer saber é completamente hipócrita.

 

Uma coisa é as pessoas não terem boas bases/estudos ou conhecimento para escreverem isentos de erros (eu também os cometo). Outra é as pessoas serem preguiçosas e sofrerem de casos agudos de 'umbigo-centrismo' (se preferires: não querem saber dos outros e terem atitudes completamente anarcas). Sim... porque os erros que se vêem, a maior parte deles são por preguiça, porque as pessoas até sabem escrever.

 

E respondendo mais directamente aquilo que escreveste, não é preciso ser Académico ou Engenheiro para saber escrever português decentemente. É preciso é não ser preguiçoso...

 

E tenho dito.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Esta parte toca me a mim inflizmente não tenho nenhum curso superior nem sequer liguei muito ao português quando andava na escola e não vai ser agora que me vou preocupar com isso

 

Portanto o caro amigo tem um bom remedio apartir de agora ignora por completo os meus topicos já não fica melindrado com a minha falta de pontuações

 

Um bacado em forma de desabafo e se possivel com erros a mistura

 

Não é que seja nenhum leigo mas acho isto uma verdadeira hipocrisia estar se a debater uma coisa destas que não tem nexo nenhum ou o forum passa a ser so para Academicos Dr e Engenheiros

 

Enfim

Nem 8 nem 80. Percebeu-se perfeitamente o que disseste, embora pudesseses e devesses melhorar a linguagem. Para além do mais a discussão aqui não é entre doutores e "analfabetos", é entre Português compreensível, o mais correcto possível dentro das capacidades de cada um e a abolição de códigos tipo MSN, SMS e afins. Escusas de te ofender.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, Eu venho aqui expressar a minha sincera opinião.

 

Concordo com a medida implementada do desaconselhamento da escrita sms no fórum mas acho um pouco condenável o "condenamento" da escrita 100% correcta, certas pessoas "com a pressa" de darem uma passagem rápida pelo fórum (nem toda a gente tem "todo o tempo do mundo") desleixarem-se um pouco com a ortografia...

Ninguém defendeu a escrita 100% correcta mas (quse) 100% compreensível.

Ou no meu caso ( e no de outras pessoas possivelmente) que possuo dislexia que por vezes me "esqueço" dos assentos/regras básicas de escrita correcta, troca de letras etc... seja "condenado" por isso...

 

Apesar de isso já ter estado na minha assinatura (ira voltar em breve...) poucas pessoas "dão o desconto"...

 

É um daqueles assuntos que dá pano para mangas...

 

Acho que esta tudo dito na minha opinião...

Olha que para disléxico estás muito bom ou então tens uma forma muito léve.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Arquivado

Este tópico está arquivado por ser já antigo. Para falar sobre o mesmo assunto, por favor cria um novo tópico.