Algas castanhas.. pretas nas anubias/areao


lima256

Recommended Posts

Boas a todos... eu sei que existe topicos no forum a falar o assunto, eu ja li, e nao chego a uma conclusao concreta... a minha duvida e o seguinte: existe algum peixe que coma estas algas? eu tenho um otos, e ele parece nao gostar delas. o plecos ou os ancistrus fazem alguma coisa a esta planta? Uma coisa, como faço pra abaixar os niveis de nitratos e nitritos ou fosfatos, nao são eles que dao origem aparecerem algas? eu nunca tive problemas com algas, so ultimamnte e que tenho, prai 2 semanas atras. o areao ta a ficar com um tom acastanhado, e algumas folhas das anubias têm esta alga que nao consigo tirar esfregando... tambem ainda nao tentei usar agua oxisnada...

 

Agradeço a atençao e cumprimentos a tds

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas a todos... eu sei que existe topicos no forum a falar o assunto, eu ja li, e nao chego a uma conclusao concreta... a minha duvida e o seguinte: existe algum peixe que coma estas algas? eu tenho um otos, e ele parece nao gostar delas. o plecos ou os ancistrus fazem alguma coisa a esta planta? Uma coisa, como faço pra abaixar os niveis de nitratos e nitritos ou fosfatos, nao são eles que dao origem aparecerem algas? eu nunca tive problemas com algas, so ultimamnte e que tenho, prai 2 semanas atras. o areao ta a ficar com um tom acastanhado, e algumas folhas das anubias têm esta alga que nao consigo tirar esfregando... tambem ainda nao tentei usar agua oxisnada...

 

Agradeço a atençao e cumprimentos a tds

 

boas

 

se nao estou a fazer confusao as algas castanhas aparecem quando a luz do aquario é insuficiente ou fosfatos altos.

 

fica dificil te ajudar sem saber o setup do teu aquario e a flora que nele existe.

 

e os teus metudos de fertelizaçao e se usas co2 ou nao.

 

abraços.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho 4 anubias, 1 tronco, pedras vulcanicas. 2anubias estao presas as pedras e as outras duas tao no tronco. Ainda nao usei fertilizante... o meu aquario e de 54L, tenho 6 neons, 1 escalar, 1 coridoras, 1 otos. tenho uma lampada de 18w tenho ligado das 10 ate 22:30 mais ou menos, antes tinhas das 9h as 23. deminui a luz porque pensei travar um bocado as algas. tenho uma Eheim 2215,tenho carvao activo,esponja azul e branca(tive turfa mas ja a tirei), e um termoestato de 100w. areaode rio branco. PH 7.2. os testes dos nitritos/nitratos, tenho de voltar a faze-los.. tenho de comprar porque já acabaram =P.agua a 27º. teve tudo bem ate sensivelmente 2 semanas atras. nao sei o que se pasou. Tambem pode.se dar o caso ser das taps... faço por semana 2 a 20% =20L. tenho andado a mudar de agua, usei a do lild,cruzeiro,serra da estrela.nao uso CO2... so tenho uma bomba de ar que so faz bolhas e remexe a agua

Editado por lima256
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá

 

Experimenta umas ampulárias marfim.

No meu nano também tive um surto de algas castanhas, e em dois dias ficou limpinho.

 

1 Abraço

 

boas isso é uma soluçao nao é um remedio :P

 

se nao sabe de aonde aparecem as algas elas continuarao sempre a aparecer.

 

vou tentar explicar da melhor maneira.

 

18w de luz nesse aquario é mesmo muito pouca. ( isto se quiseres ter mais variadade de plantas e que sejao um pouco mais exigentes e de crescimento mais rapido)

 

mas como só tens 4 anubias num aquario de 54L torna-sse demasiada iluminaçao porque as anubias sao plantas de crescimento lento e nao conseguem combater as algas sozinhas.

 

depois para essa flora existente tens um fotoperiodo demasiado comprido. do 12:00 as 22:30 era o ideal e vais logo ver melhorias.

 

quase que aposto que deves de ter um pouco de fosfatos a mais na agua, derivado a alimentaçao dos peixes, juntamente com um fotoperiodo longo e plantas que nao consiguem aborver um pouco mais rapido os nutrientes em excesso por isso as algas castanhas.

 

algas pretas igualmente que já é derivado ao nitratos tambem altos.

 

compliquei mais ?? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas isso é uma soluçao nao é um remedio ;)

 

Olá

 

Eu sei que não é um remédio, mas sempre ajuda.

As algas castanhas normalmente aparecem em montagens novas e têm tendência a desaparecer com o tempo.

Se até lá andarem relativamente controladas, melhor.

No meu caso as ampulárias resultaram, mas cada caso é um caso...

 

1 Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hum... tipo ampularias nao sei se encontro na minha zona... agora peixes seriam mais facies. o problema e livar-me delas em relação as plantas. no areao o meu CAE trata do assunto agora as que estao nas folhas das anubias acho que ele nao faz nada. Tou a pensar comprar um ottos ou um ancistrus, se eles comessem esta algas......... possivelmente podera ser por fosfato a mais. como é que eu reduzo o fosfato?

 

Cumprimentos a todos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tens duas opçoes.

 

dependendo das concentraçoes que ai tenhas

 

ou fertelizas só com nitratos e potassio junto com co2

 

ou fazes trocas de agua até isso estabelizar até aonde queres e depois fazes as fertelizaçoes adequadas e correctas ao teu aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se queres mesmo um peixe que coma essas algas é o SAE. Mas insisto com o que o krypticall te disse: é uma opção e pode funcionar se tiveres poucas algas, mas se forem muitas e continuarem sempre a aparecer nao funciona porque nascem mais algas que as que o SAE consiga comer!

 

Diminui o fotoperiodo e adiciona umas valsernias ou elodeas que te ajudam a sugar nutrientes!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois sei...eu já reduzi o tempo de luz como disseram, tenho reparado que tem melhorado um bocadito.só quero mais os peixes para ver se eles comem as que estao na folhas da anubias. eu comprei um ancistrus, acho eu, disseram que ele poderia resolver o problema e comprei um Ottos. No areão não me preocupo muito, porque tenho visto que o CAE tem tratado do assunto, agora nas folhas. eu tenho podado as folhas que tao assim mas tambem não tiro todas senão fico so com o rizoma. Um pergunta de noob =/ tenho quase a certeza que a algas apreceram por ter fosfatos altos, como se abaixa os fosfatos? é só com trocas de agua? ou existe alguma coisa? se fosse produtos, eu pretendo evitar de usa-los. quimicos em ultimo caso

 

 

Brigado pela a juda ppl

Cumprimentos a tds

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 meses depois...

Olá

Do que li, parece que ainda não fizeste o mais importante.

Primeiro precisas de comprar os testes e ver os niveis de nitratos e fosfatos tanto do aqua como da água da rede.

Só depois podes tirar conclusões.

 

Se a água da rede não tiver niveis anormais, então o problema é fácil de resolver.

Nitratos: entre várias coisas derivam do resultado da filtração biológica (amónia-nitritos-nitratos), se não tiveres plantas suficientes que os eliminem cada vez mais vão aumentanto e as algas aparecendo.

Fosfatos: Entre outros motivos, e excesso de comida é propicio a que tal aconteça.

Tens de fertilizar com K nas quantidades correctas e o sistema estabiliza.

 

Se o problema for da água da rede, falando de experiência propria, no meu caso essas algas apareceram devido à agua da rede ter niveis de nitratos acima dos 60ppm.

Como tal TPA´s não resolviam o problema, no entanto existem duas soluções:desnitrificador ou água de osmose.

Espero ter ajudado.

Cumps

657_3868.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais