Projecto Para Lago De 4600 Litros


Recommended Posts

Gostaria de deixar aqui os meus cumprimentos a toda a comunidade do fórum aquariofilia.net e felicita-los pelo trabalho desenvolvido, na realidade o fórum é uma grande ajuda e incentivo para quem se interessa por este mundo.

 

Este é o meu primeiro post, apareço aqui à procura de uma melhor comodidade para os meus três quinguios que comprei para a minha filha e também para tentar remediar um projecto antigo de um aquário de peixes de água quente que correu mal devido à minha inexperiência.

Foi então que encontrei esta secção de lagos e peixes de água fria que me agradou profundamente.

 

Apresento-vos aqui o meu antigo reservatório de água de rega que queria converter num lago com vida, para isso, conto com a vossa ajuda. Estou aberto a todo o tipo de propostas uma vez que a minha experiência nestes domínios é zero.

 

01.jpg

02.jpg

 

As minhas dúvidas?

1ª- Revestimento do reservatório. Já há alguns anos que tenho problemas com a estanquicidade do mesmo (pensei na possibilidade de colocar um liner de PVC, mas gostaria de receber mais opiniões e referências de materiais);

2ª- Que tipo de filtro (se devo comprar um filtro completo, ou se devo montar um artesanalmente como já vi aqui alguns);

3ª- Bomba de água, capacidade;

4ª- Flora e fauna a colocar.

 

Obrigado desde já pela colaboração

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Gostaria de deixar aqui os meus cumprimentos a toda a comunidade do fórum aquariofilia.net e felicita-los pelo trabalho desenvolvido, na realidade o fórum é uma grande ajuda e incentivo para quem se interessa por este mundo.

 

Este é o meu primeiro post, apareço aqui à procura de uma melhor comodidade para os meus três quinguios que comprei para a minha filha e também para tentar remediar um projecto antigo de um aquário de peixes de água quente que correu mal devido à minha inexperiência.

Foi então que encontrei esta secção de lagos e peixes de água fria que me agradou profundamente.

 

Apresento-vos aqui o meu antigo reservatório de água de rega que queria converter num lago com vida, para isso, conto com a vossa ajuda. Estou aberto a todo o tipo de propostas uma vez que a minha experiência nestes domínios é zero.

 

01.jpg

02.jpg

 

As minhas dúvidas?

1ª- Revestimento do reservatório. Já há alguns anos que tenho problemas com a estanquicidade do mesmo (pensei na possibilidade de colocar um liner de PVC, mas gostaria de receber mais opiniões e referências de materiais);

2ª- Que tipo de filtro (se devo comprar um filtro completo, ou se devo montar um artesanalmente como já vi aqui alguns);

3ª- Bomba de água, capacidade;

4ª- Flora e fauna a colocar.

 

Obrigado desde já pela colaboração

ola ssoares, eu ainda não percebo muito de lagos comparativamente a muitos membros do forum de kk maneira vou dar a minha opinião:

 

. Tive bastante sucesso com a argamassa Weber Dry Flex, 2 demãos (da pra aplicar com pincel!!) é num entanto um pouco caro (50euros 25kg)

 

. Os tubos 1 e 2 vão estar a verter agua indefenidamente (visto serem de aguas pluvias) ou têm torneira para fechar?

caso debitem a agua indefenidamente e caso os parametros da agua estejam em conformidade isso seria o ideal, nem sequer seria necessario filtro a meu ver. Caso nao seja essa a situação, um filtro artesanal fará o mesmo trabalho que um comercial acredite

 

. bomba de agua: a regra é usar o maximo de débito de agua por hora possivel (a meu ver) mas em relação aos L/h mínimos para esse volume não faço ideia.. alguem certamente responderá hehe

 

. Quanto a flora basta dar uma olhadela nos varios lagos do forum e descobrira muitas plantas interessantes, há que colocar plantas submersas, flutuantes (ninfénias, alface de agua, (J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]) e palustres (em vasos mais altos, p.e. Papyrus) .Penso que Egerias densas (oxigenadoras) sao fundamentais em qualquer lago. Em relação á fauna é uma questao de gosto pessoal. As carpas e cometas são os mais usados por serem mais resistentes, não se escondem muito e são bonitos visto de cima, que é a perspectiva com que são vistos todos os peixes de lago. Por outro lado, ha ciclideos que podem aguentar o nosso clima e sáo bastante interessantes em termos de comportamento, basta olhar pro lago do membro Miguel Figueiredo e o do Ricardo Fonseca, alé de outros..

 

.Gostei do faco de existir uma vedaçao em volta do lago, sempre o protege de predadores e principalmente protege as crianças. Acho que esse lago tem tudo para dar certo, Vá dando noticias e actualizações.

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Existem vários produtos para tornar o betão mais estanque. Pesquisa aqui no forum, talvez por "estanque" ou "imperm".

 

Quanto a outro equipamento, bombas, filtros, etc... eu não colocaria rigorosamente nada. Apenas água e plantas. Outras opções neste campo seriam igualmente válidas, claro - estou a falar apenas naquilo que funciona para mim: quanto menos trabalho e complicações melhor cheers

 

A flora

 

Esse fundo é optimo para ficar completamente coberto de vallisnerias e elodeas. As elodeas (pelo menos as minhas) ficam, por si mesmas, junto ao fundo. Para as vallisnerias deves colocar tabuleiros de plastico (como os que se usam na praça para o peixe) com areão. Plantas as vallis aí.

 

Junta um ou dois nenufares e tens a plantação base feita.

 

A fauna:

 

Depende do que gostares... o tradicional serão peixes vermelhos e carpas. Há outras hipoteses menos tradicionais, como diversos peixes considerados tropicais mas que suportam bem o nosso clima. No meu caso, faço até uma epoca de verão, onde incluo peixes 100% tropicais. No outono esvazio o lago e retiro os peixes apenas tropicais, deixando as especies que aguentam o inverno.

 

 

Miguel

 

As minhas dúvidas?

1ª- Revestimento do reservatório. Já há alguns anos que tenho problemas com a estanquicidade do mesmo (pensei na possibilidade de colocar um liner de PVC, mas gostaria de receber mais opiniões e referências de materiais);

2ª- Que tipo de filtro (se devo comprar um filtro completo, ou se devo montar um artesanalmente como já vi aqui alguns);

3ª- Bomba de água, capacidade;

4ª- Flora e fauna a colocar.

 

Obrigado desde já pela colaboração

Editado por Miguel Figueiredo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Viva,

 

Existem vários produtos para tornar o betão mais estanque. Pesquisa aqui no forum, talvez por "estanque" ou "imperm".

 

Quanto a outro equipamento, bombas, filtros, etc... eu não colocaria rigorosamente nada. Apenas água e plantas. Outras opções neste campo seriam igualmente válidas, claro - estou a falar apenas naquilo que funciona para mim: quanto menos trabalho e complicações melhor :wink:

 

A flora

 

Esse fundo é optimo para ficar completamente coberto de vallisnerias e elodeas. As elodeas (pelo menos as minhas) ficam, por si mesmas, junto ao fundo. Para as vallisnerias deves colocar tabuleiros de plastico (como os que se usam na praça para o peixe) com areão. Plantas as vallis aí.

 

Junta um ou dois nenufares e tens a plantação base feita.

 

A fauna:

 

 

 

SSOARES

 

Como no seu lago tem uma pedra, a união dela com o piso e paredes pode se tornar um ponto vuneravel para infiltrações.

Para não ter duvidas, uma manta asfaltica resolveria o problema uma vez por todas.

A aplicação é feita por profissional especializado. Na dificuldade disso, existem produtos que poderiam ser aplicados, tais como o VEDAJÁ que é tipo uma pintura, mas, antes de sua aplicação deve proceder uma limpeza completa no tanque, arredondar os cantos e se possivel aplicar uma argamassa com VEDACIT nestes encontros pedra x paredes x pisos.

Antes de colocar a decoração e os peixes, encher o lago para testar a impermeabilização.

A pedra é um detalhe muito bonito.

Suceso

Alonso

Link to comment
Partilhar nas redes sociais