ssoares Posted July 8, 2008 Share Posted July 8, 2008 Gostaria de deixar aqui os meus cumprimentos a toda a comunidade do fórum aquariofilia.net e felicita-los pelo trabalho desenvolvido, na realidade o fórum é uma grande ajuda e incentivo para quem se interessa por este mundo. Este é o meu primeiro post, apareço aqui à procura de uma melhor comodidade para os meus três quinguios que comprei para a minha filha e também para tentar remediar um projecto antigo de um aquário de peixes de água quente que correu mal devido à minha inexperiência. Foi então que encontrei esta secção de lagos e peixes de água fria que me agradou profundamente. Apresento-vos aqui o meu antigo reservatório de água de rega que queria converter num lago com vida, para isso, conto com a vossa ajuda. Estou aberto a todo o tipo de propostas uma vez que a minha experiência nestes domínios é zero. As minhas dúvidas? 1ª- Revestimento do reservatório. Já há alguns anos que tenho problemas com a estanquicidade do mesmo (pensei na possibilidade de colocar um liner de PVC, mas gostaria de receber mais opiniões e referências de materiais); 2ª- Que tipo de filtro (se devo comprar um filtro completo, ou se devo montar um artesanalmente como já vi aqui alguns); 3ª- Bomba de água, capacidade; 4ª- Flora e fauna a colocar. Obrigado desde já pela colaboração Link to comment Share on other sites More sharing options...
pondhobby Posted July 8, 2008 Share Posted July 8, 2008 Gostaria de deixar aqui os meus cumprimentos a toda a comunidade do fórum aquariofilia.net e felicita-los pelo trabalho desenvolvido, na realidade o fórum é uma grande ajuda e incentivo para quem se interessa por este mundo. Este é o meu primeiro post, apareço aqui à procura de uma melhor comodidade para os meus três quinguios que comprei para a minha filha e também para tentar remediar um projecto antigo de um aquário de peixes de água quente que correu mal devido à minha inexperiência. Foi então que encontrei esta secção de lagos e peixes de água fria que me agradou profundamente. Apresento-vos aqui o meu antigo reservatório de água de rega que queria converter num lago com vida, para isso, conto com a vossa ajuda. Estou aberto a todo o tipo de propostas uma vez que a minha experiência nestes domínios é zero. As minhas dúvidas? 1ª- Revestimento do reservatório. Já há alguns anos que tenho problemas com a estanquicidade do mesmo (pensei na possibilidade de colocar um liner de PVC, mas gostaria de receber mais opiniões e referências de materiais); 2ª- Que tipo de filtro (se devo comprar um filtro completo, ou se devo montar um artesanalmente como já vi aqui alguns); 3ª- Bomba de água, capacidade; 4ª- Flora e fauna a colocar. Obrigado desde já pela colaboração ola ssoares, eu ainda não percebo muito de lagos comparativamente a muitos membros do forum de kk maneira vou dar a minha opinião: . Tive bastante sucesso com a argamassa Weber Dry Flex, 2 demãos (da pra aplicar com pincel!!) é num entanto um pouco caro (50euros 25kg) . Os tubos 1 e 2 vão estar a verter agua indefenidamente (visto serem de aguas pluvias) ou têm torneira para fechar? caso debitem a agua indefenidamente e caso os parametros da agua estejam em conformidade isso seria o ideal, nem sequer seria necessario filtro a meu ver. Caso nao seja essa a situação, um filtro artesanal fará o mesmo trabalho que um comercial acredite . bomba de agua: a regra é usar o maximo de débito de agua por hora possivel (a meu ver) mas em relação aos L/h mínimos para esse volume não faço ideia.. alguem certamente responderá hehe . Quanto a flora basta dar uma olhadela nos varios lagos do forum e descobrira muitas plantas interessantes, há que colocar plantas submersas, flutuantes (ninfénias, alface de agua, (J a c i n t o de Água)[b][color="#FF0000"] Espécie inserida no DL 565/99.[/color] [url="http://http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showannouncement=6"]Lista de espécies cuja venda é proibida em Portugal[/url][/b]) e palustres (em vasos mais altos, p.e. Papyrus) .Penso que Egerias densas (oxigenadoras) sao fundamentais em qualquer lago. Em relação á fauna é uma questao de gosto pessoal. As carpas e cometas são os mais usados por serem mais resistentes, não se escondem muito e são bonitos visto de cima, que é a perspectiva com que são vistos todos os peixes de lago. Por outro lado, ha ciclideos que podem aguentar o nosso clima e sáo bastante interessantes em termos de comportamento, basta olhar pro lago do membro Miguel Figueiredo e o do Ricardo Fonseca, alé de outros.. .Gostei do faco de existir uma vedaçao em volta do lago, sempre o protege de predadores e principalmente protege as crianças. Acho que esse lago tem tudo para dar certo, Vá dando noticias e actualizações. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Miguel Figueiredo Posted July 8, 2008 Share Posted July 8, 2008 (edited) Viva, Existem vários produtos para tornar o betão mais estanque. Pesquisa aqui no forum, talvez por "estanque" ou "imperm". Quanto a outro equipamento, bombas, filtros, etc... eu não colocaria rigorosamente nada. Apenas água e plantas. Outras opções neste campo seriam igualmente válidas, claro - estou a falar apenas naquilo que funciona para mim: quanto menos trabalho e complicações melhor A flora Esse fundo é optimo para ficar completamente coberto de vallisnerias e elodeas. As elodeas (pelo menos as minhas) ficam, por si mesmas, junto ao fundo. Para as vallisnerias deves colocar tabuleiros de plastico (como os que se usam na praça para o peixe) com areão. Plantas as vallis aí. Junta um ou dois nenufares e tens a plantação base feita. A fauna: Depende do que gostares... o tradicional serão peixes vermelhos e carpas. Há outras hipoteses menos tradicionais, como diversos peixes considerados tropicais mas que suportam bem o nosso clima. No meu caso, faço até uma epoca de verão, onde incluo peixes 100% tropicais. No outono esvazio o lago e retiro os peixes apenas tropicais, deixando as especies que aguentam o inverno. Miguel As minhas dúvidas? 1ª- Revestimento do reservatório. Já há alguns anos que tenho problemas com a estanquicidade do mesmo (pensei na possibilidade de colocar um liner de PVC, mas gostaria de receber mais opiniões e referências de materiais); 2ª- Que tipo de filtro (se devo comprar um filtro completo, ou se devo montar um artesanalmente como já vi aqui alguns); 3ª- Bomba de água, capacidade; 4ª- Flora e fauna a colocar. Obrigado desde já pela colaboração Edited July 8, 2008 by Miguel Figueiredo Link to comment Share on other sites More sharing options...
alonso Posted July 19, 2008 Share Posted July 19, 2008 Viva, Existem vários produtos para tornar o betão mais estanque. Pesquisa aqui no forum, talvez por "estanque" ou "imperm". Quanto a outro equipamento, bombas, filtros, etc... eu não colocaria rigorosamente nada. Apenas água e plantas. Outras opções neste campo seriam igualmente válidas, claro - estou a falar apenas naquilo que funciona para mim: quanto menos trabalho e complicações melhor A flora Esse fundo é optimo para ficar completamente coberto de vallisnerias e elodeas. As elodeas (pelo menos as minhas) ficam, por si mesmas, junto ao fundo. Para as vallisnerias deves colocar tabuleiros de plastico (como os que se usam na praça para o peixe) com areão. Plantas as vallis aí. Junta um ou dois nenufares e tens a plantação base feita. A fauna: SSOARES Como no seu lago tem uma pedra, a união dela com o piso e paredes pode se tornar um ponto vuneravel para infiltrações. Para não ter duvidas, uma manta asfaltica resolveria o problema uma vez por todas. A aplicação é feita por profissional especializado. Na dificuldade disso, existem produtos que poderiam ser aplicados, tais como o VEDAJÁ que é tipo uma pintura, mas, antes de sua aplicação deve proceder uma limpeza completa no tanque, arredondar os cantos e se possivel aplicar uma argamassa com VEDACIT nestes encontros pedra x paredes x pisos. Antes de colocar a decoração e os peixes, encher o lago para testar a impermeabilização. A pedra é um detalhe muito bonito. Suceso Alonso Link to comment Share on other sites More sharing options...
pondhobby Posted July 22, 2008 Share Posted July 22, 2008 Entao e novidades? hein? Link to comment Share on other sites More sharing options...
severum Posted July 23, 2008 Share Posted July 23, 2008 Eu estou 100% de acordo com o Miguel. Muitas plantas e está feito. Uns peixinhos tropicais e fica o máximo. Cumps Link to comment Share on other sites More sharing options...
Recommended Posts