Cpo's Holandeses


Recommended Posts

Nem sei se seria melhor a femea ir para Portugal ovada ou os bebes irem ja nascidos. Mas como também não sou eu que decido vou esperar para ver.

 

Obrigada Carlos, realmente estou muito contente com a descoberta. Como já disse noutros tópicos isto da aquariofilia é mesmo assim. Temos bons e maus momentos. Há uns tempos só me apeteceu disistir. Perdi o meu casal de rams que adorava e os 80 rams bebes que morreram das maneiras mais estupidas que se pode imaginar. Felizmente nem uma semana depois os meus cacatuoides começaram a criar e agora parecem imparaveis. Mesmo com ph a 8 e um aqua com 30 ltrs conseguem tomar conta de varias ninhadas fazendo pusturas com intervalos de uma semana e meia. Entretanto tinha tentado arranjar um casal de bitaeniatas para substituir os meus rams mas estavam esgotados. Entretanto o fornecedor disse-me que tinha uns Baenschi selvagens e em menos de 24h tinha-os no meu aqua. Parece-me que se estão a ambientar bem e tem muito potencial. E agora esta descoberta dos ovinhos de CPO =) Vamos la ver se agora esta boa onda não é quebrada coma viagem para Portugal.

 

 

pois, o ideal mesmo era ela ovar so assim que chegasse a Portugal, menos mal seria ela vir ovada, agora nao é muito segura virem os putos ja depois de libertados, eles sao senciveis de mais, mas espero que corra tudo pelo melhor

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava agora a falar com a Sofia e surgiu-nos uma duvida, como no aqua onde esta a femea ha mais 6 CPO's sendo 7 adultos no total, será que os recem nascidos não serão atacados e mortos pelos adultos?

Pensámos em tirar a femea mas não parece grande alternativa por questões de stress...então a melhor alternativa que vemos é colocar os bebes numa maternidade dentro do proprio aqua aquando da eclosao dos ovos...

 

.....o ideal seria mesmo deixá-los soltos no aqua mas não sabemos qual o comportamento dos adultos face aos recem nascidos...

 

A quem quiser e tiver disposto a ajudar... agradecia-se

 

Cump

Tiago

Editado por _Tiago_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estava agora a falar com a Sofia e surgiu-nos uma duvida, como no aqua onde esta a femea ha mais 6 CPO's sendo 7 adultos no total, será que os recem nascidos não serão atacados e mortos pelos adultos?

Pensámos em tirar a femea mas não parece grande alternativa por questões de stress...então a melhor alternativa que vemos é colocar os bebes numa maternidade dentro do proprio aqua aquando da eclosao dos ovos...

 

.....o ideal seria mesmo deixá-los soltos no aqua mas não sabemos qual o comportamento dos adultos face aos recem nascidos...

 

A quem quiser e tiver disposto a ajudar... agradecia-se

 

Cump

Tiago

 

nao sei nao, o ideal era deixar a femea sozinha no aqua

tirar os putos para uma maternidade o tirar a femea prestes a dar a luz, é no minimo arriscar de mais

 

com tantos adultos tambem nao sei ate que ponto os piquenos se safam

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

nao sei nao, o ideal era deixar a femea sozinha no aqua

tirar os putos para uma maternidade o tirar a femea prestes a dar a luz, é no minimo arriscar de mais

 

com tantos adultos tambem nao sei ate que ponto os piquenos se safam

 

 

Sim, tirar a femea esta fora de questão. No entanto deixá-la sozinha no aqua tb não é opção já que teriamos que tirar os restantes CPO's e colocá-los num aqua de 40 litros onde ficariam 15 CPO's...por mts esconderijos que o aqua tenha..acho que seria no minimo a 3ª guerra mundial..

 

Portanto o que pensamos ser menos arriscado seria... quando e se os pequenos CPO's nascerem mante-los dentro do mesmo aqua mas numa maternidade de forma a não haver alterações de água nem os adultos lhes poderem fazer mal.

 

Carlos o que davas de comer aos pequenotes??

 

Obrg e Cump

 

Tiago

Editado por _Tiago_
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, tirar a femea esta fora de questão. No entanto deixá-la sozinha no aqua tb não é opção já que teriamos que tirar os restantes CPO's e colocá-los num aqua de 40 litros onde ficariam 15 CPO's...por mts esconderijos que o aqua tenha..acho que seria no minimo a 3ª guerra mundial..

 

Portanto o que pensamos ser menos arriscado seria... quando e se os pequenos CPO's nascerem mante-los dentro do mesmo aqua mas numa maternidade de forma a não haver alterações de água nem os adultos lhes poderem fazer mal.

 

Carlos o que davas de comer aos pequenotes??

 

Obrg e Cump

 

Tiago

 

a mesma comida que dou aos adultos

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas, o meu casalinho está muito bem.

 

Depois de 1 hora de ambientação, foram os dois para dentro do aqua.

 

Assim que se viram embrulharam-se à porrada... meti lá a mão, separei-os e foi um para cada lado.

 

Hoje à noite já tem cada um o seu território e já passam um pelo outro na boa, sem brigas.

 

Estou a gostar de os ver, habituado a camarões, os CPO's são, sem dúvida, muito mais "animais de estimação", mais interactivos.

 

 

Já agora, Sofia, muito obrigado pela tua trabalheira em trazer os CPO's.

Espero que, com os restantes CPO's, tenha corrido tudo bem.

 

 

O que lhes davas de comer? Eu estou a dar granulado para Discus (os meus CRS's preferem este granulado) e tambem Novo Prawn, da JBL.

 

 

 

Como off topic, e só para dizer que, no aqua grande, tenho dois supostos casais de Discus com ovos...hihihi, desta vez foi ao mesmo tempo.

Parece que ficaram com ciumes de eu agora dar mais atenção ao aqua dos camarões... e pimba.

Editado por slowmottion
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, o meu casalinho está muito bem.

 

Depois de 1 hora de ambientação, foram os dois para dentro do aqua.

 

Assim que se viram embrulharam-se à porrada... meti lá a mão, separei-os e foi um para cada lado.

 

Hoje à noite já tem cada um o seu território e já passam um pelo outro na boa, sem brigas.

 

Estou a gostar de os ver, habituado a camarões, os CPO's são, sem dúvida, muito mais "animais de estimação", mais interactivos.

 

 

Já agora, Sofia, muito obrigado pela tua trabalheira em trazer os CPO's.

Espero que, com os restantes CPO's, tenha corrido tudo bem.

 

 

O que lhes davas de comer? Eu estou a dar granulado para Discus (os meus CRS's preferem este granulado) e tambem Novo Prawn, da JBL.

 

 

 

Como off topic, e só para dizer que, no aqua grande, tenho dois supostos casais de Discus com ovos...hihihi, desta vez foi ao mesmo tempo.

Parece que ficaram com ciumes de eu agora dar mais atenção ao aqua dos camarões... e pimba.

 

 

;) Fico muito feliz por saber que os meus "meninos" estão bem! Vai ser estranho passar de 17 CPO's a 4... mas a verdade é que eles precisam de sossego para se reproduzirem. Eles comem de tudo. Dava-lhes pastilhas de fundo da sera e novo crabs (acho que é assim que se chama). Partia uma pastilha aos bocadinhos e ia espalando esses bocadinhos ao pe de cada um deles. E de vez em quando dava-lhes comida de peixes para variar e quando nao me apetecia estar a partir as pastilhas :P

 

Não tens de agradecer... so tenho pena de não poder trazer mais coisas. É pena aqui em Portugal os preços serem tão elevados.

 

Parabens pelas posturas #food

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas Sofia, sempre nasceu algum pequenote daquela femea ovada?

 

 

Olá Carlos.

Infelizmente o esconderijo dela foi descoberto e ela acabou por perder s ovos. Quando a encontrei ja so tinha 5 ovos. Resolvi também fazer uma experiencia que foi po-la numa maternidade onde os outros CPOs não lhe podiam fazer mal e onde não havia substrato para ver a possivel causa da perda dos ovos. No entanto coloquei-a na maternidade antes de me ir deitar e no dia seguinte de manha já so tinha 1 ovos. Julgo que o motivo da perda dos ovos só possa ser stress.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carlos.

Infelizmente o esconderijo dela foi descoberto e ela acabou por perder s ovos. Quando a encontrei ja so tinha 5 ovos. Resolvi também fazer uma experiencia que foi po-la numa maternidade onde os outros CPOs não lhe podiam fazer mal e onde não havia substrato para ver a possivel causa da perda dos ovos. No entanto coloquei-a na maternidade antes de me ir deitar e no dia seguinte de manha já so tinha 1 ovos. Julgo que o motivo da perda dos ovos só possa ser stress.

 

é provavel

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas.

 

Sofia, depois de 3 dias sem ver a femea, fui de férias, (Sempre a pensar que a femea tinha morrido), e cheguei hoje.

 

Como não a vi... lá pensei ... bom, tenho que ir comprar uma femea.

 

Mas quando fui meter água, para compensar a perda por evaporação, lá apareceu ela, deu uma voltinha pelo aqua... e escondeu-se de novo.

 

Enfim... só para dizer que, até agora, e mesmo num aqua montado 15 dias antes de ir de férias, e mais 15 dias sozinho, com alimentardor automático e granulado para Discus.

 

O Casal está bem de saúde.

 

Foi uma boa aquisição, obrigado.

 

 

Então e os outros CPO's, estão bem? Morreu algum?

 

Já algum tem filhotes?

 

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Sofia, depois de 3 dias sem ver a femea, fui de férias, (Sempre a pensar que a femea tinha morrido), e cheguei hoje.

 

Como não a vi... lá pensei ... bom, tenho que ir comprar uma femea.

 

Mas quando fui meter água, para compensar a perda por evaporação, lá apareceu ela, deu uma voltinha pelo aqua... e escondeu-se de novo.

 

Enfim... só para dizer que, até agora, e mesmo num aqua montado 15 dias antes de ir de férias, e mais 15 dias sozinho, com alimentardor automático e granulado para Discus.

 

O Casal está bem de saúde.

 

Foi uma boa aquisição, obrigado.

 

 

Então e os outros CPO's, estão bem? Morreu algum?

 

Já algum tem filhotes?

 

Abraço.

 

Bem já me estavas a assustar. Fico feliz que estejam bem. Não tive noticias dos que vendi. Fiquei com 7 mas infelizmente morreram 2. Já só tenho 5.Como fui de ferias tive de os deixar com a empregada do meu namorado e quando voltei tinham morrido 2. Julgo que possa ter a ver com uma má gestão da alimentação. De qualquer forma já os apanhei em pleno acto por isso pode ser que tenha boas noticias em breve.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje apanhei um susto...

 

Estava um...inteirinho, com as patinhas, as tenazes...inteirinho. morto.

 

Na volta era o exoesqueleto...lol, porque depois de muito tempo à procura, lá vi a fêmea, mais descolorida, muito quietinha e escondida.

 

Mas está viva.

 

Entertanto comprei mais um casal na Naturline ontem, agora tenho 2 casais, num aqua de 60 X 30 X 35.

 

Até agora, nunca os vo juntos, cada um tem a sua "toca"...

 

Estes não devem gostar de "truca-truca"... ou então ainda são novinhos...

 

 

Já agora, Sofia... e umas fotos dos teus?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hoje apanhei um susto...

 

Estava um...inteirinho, com as patinhas, as tenazes...inteirinho. morto.

 

Na volta era o exoesqueleto...lol, porque depois de muito tempo à procura, lá vi a fêmea, mais descolorida, muito quietinha e escondida.

 

Mas está viva.

 

Entertanto comprei mais um casal na Naturline ontem, agora tenho 2 casais, num aqua de 60 X 30 X 35.

 

Até agora, nunca os vo juntos, cada um tem a sua "toca"...

 

Estes não devem gostar de "truca-truca"... ou então ainda são novinhos...

 

 

Já agora, Sofia... e umas fotos dos teus?

 

Por ser novinhos não me parece porque os irmão da mesma idade ja andam na brincadeira e uma delas como sabes ja esteve ovada. Dá-lhes tempo para se ambientarem ao aqua. Fotos dos meus só pa semana porque agora tãp num aqua provisório e raramente os vejo porque tão sempre escondidos. Mas mal voltem pa Holanda prometo postar fotos.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Esse susto eu peguei no dia que chegaram...

 

2782689616_035c0f48f4.jpg

 

Algumas fotos:

 

Femea

2796055737_7a2af164ff.jpg

 

Macho

2787056660_d41408f4d4.jpg

 

Aproveito para agradecer à Sofia e ao Tiago pela disponibilidade e boa vontade.

 

Já agora slowmotion, quanto custou o casal na Naturline? São do mesmo tamanho dos holandeses?

Te pergunto pois estou a pensar em fazer a mesma coisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

@ rribeirom

 

39€

 

Lijeiramente maiores que os meus.

 

O macho que comprei à Sofia tem um laranja mais vivo.

 

O que é essa coisa amarela que está com a foto do macho?

 

 

@ Sofia

 

Vais levá-los de volta para a Holanda?

 

É pena, se eu soubesse que ainda tinhas ... tinha-te comprado mais um casal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Segundo as regras gerais do fórum, Compras, Vendas, Ofertas e Trocas devem ser feitas utilizando o sub-fórum CLASSIFICADOS.

 

Como os últimos posts não respeitavam essa regra, foram removidos. :)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Olá. Então foram todos de férias ou já ninguém liga a CPO's?? Gostava de saber como andam os meus ex-cpo's. Os que ficaram comigo cá andam todos contentes. A femea é que parece não gostar muito da ideia de ter 3 machos sempre atrás dela por isso arranjou um esconderijo (o mesmo onde da outra vez a descobri com ovos) e dalí já não sai.

 

Tentei dar cenoura aos meus CPO's mas não lhes tocam. Se calhar se vissem camarões a comer ficavam invejosas e passavam a comer também hehe.

 

Fico à espera de notícias...

 

Sofia

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais