Cpo's Holandeses


Recommended Posts

Bem, como prometido aqui está o tópico dos 17 CPO's que tenho comigo! Como já tinha dito ambientaram-se todos bem e já passeiam pelo aqua sem timidez! O que me preocupa são os dois que lhes faltam umas patinhas. Alguem me sabe dizer de quanto em quanto tempo é que eles mudam o exoesqueleto?

 

A Sra que mos vendeu disse que nas lojas onde ela já tinha vendido os irmãos deles lhe tinham dito que eles tinham muito bons genes... espero que isso se venha a comprovar. (Pelo menos a mae deles já se fartou de trabalhar lol)

 

Ficam aqui duas fotos dos mesmos, depois tiro mais!

 

gallery_20223_524_1229328.jpg

 

gallery_20223_524_179804.jpg

Editado por Sofia Mira

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que belos! :D

Parece que são uns bichinhos com personalidade isso sim!

Se lhes quiseres tirar mais umas fotos a malta agradece!

 

PS: ja vi a tua mp, não te posso dar ja um sim definitivo, mas depois das fotos fico muito mais inclinado para essa resposta! biggrin

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Que belos! :wink:

Parece que são uns bichinhos com personalidade isso sim!

Se lhes quiseres tirar mais umas fotos a malta agradece!

 

PS: ja vi a tua mp, não te posso dar ja um sim definitivo, mas depois das fotos fico muito mais inclinado para essa resposta! :)

 

Sim... são lindos! Estou completamente encantada com eles! E o mais engraçado é que fui eu que os quiz mas o meu namorado é que está completamente rendido a eles! Tá farto de dizer que queria ficar com todos! Infelizmente isso não vai ser possível pois não são propriamente baratos nem convem ter tantos num aqua (neste momento tenho-os em dois aquas).

Tenho-os observando muito de perto (vantagem de tar a trabalhar em casa) e é possivel verificar que estão muito activos! Apesar dos imensos esconderijos que preparei para eles vejo sempre em media uns 3 ou 4, mostrando que não são assim tão timidos como estava à espera.

 

Já assisti a alguns confrontos mas são coisas de segundos em que há sempre um que se afasta... no fundo não querem é ser chateados.

 

 

Diogo não te preocupes com isso. Por enquanto tens um casal reservado. Só peço é que se mudares de ideias me digas logo e que tomes a decisão ate inicio de Agosto de forma a que eu possa arranjar novos donos caso desistas.

 

Deixo aqui mais duas fotos.

 

 

gallery_20223_524_1092565.jpg

 

gallery_20223_524_893225.jpg

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Espectáculo, parece que vocês estão a safar-se muito bem!!!!!

 

 

Metam mais fotos, são mesmo bonitos... Se dessem no salgado ainda sacava umas belas lagostas!!!!

 

 

Boa sorte e metam mais fotos, pois merece mm!

Coral Gigante! (clica)

 

O mar corroí tudo, mas um aquário de água salgada somente corroí a carteira...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sofia!

 

17 Cambarellus? Todos juntos? Li bem? Quais as medidas do aquário? Não é de admirar que faltem patas...

 

Cumprimentos,

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Sofia!

 

17 Cambarellus? Todos juntos? Li bem? Quais as medidas do aquário? Não é de admirar que faltem patas...

 

Cumprimentos,

Fernando

 

Boas

 

Não estão todos juntos, penso que estejam divididos por dois aquários, o que deve ser 8 num e 9 noutro.

Editado por Trocado
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, estão divididos por dois aquas! Estão 7 num e 8 noutro! Os que lhes faltam as patas estão em materninades para que não sejam atacados por os outros já que não se poderiam defender! Estou a pensar deixalos assim até mudarem o exoesqueleto. Por isso perguntei se me sabiam dizer de quanto em quanto tempo é que isso acontece! De qualquer forma os que não têm patas já vieram assim... não foi falta de cuidados ou de condições da minha parte! E também não vou ficar com eles todos. Vou estar com eles ate meio de Agosto! Depois seguem para os futuros donos.

Editado por Sofia Mira

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas os cpo's parecem muito bem parabens :?

Em relação as patas, so tenho um casal e mesmo assim cada um deles lhe falta pelo menos uma pata lol é o que da ter aquelas "tesouras"

Ricardo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas os cpo's parecem muito bem parabens :?

Em relação as patas, so tenho um casal e mesmo assim cada um deles lhe falta pelo menos uma pata lol é o que da ter aquelas "tesouras"

 

 

Lolol isso e do amor! Os meus devem estar habituados a estar todos juntos não sei! Desde que nasceram que se tem de aturar uns aos outros hehe! Mas como já disse quando há confrontos é tudo muito rápido pois há sempre um deles que se afasta! De qualquer forma como há dois tamanhos tentei separa-los por tamanhos... os maiores tds juntos num aqua e os mais pequenos noutro! Que é para os pequenos não estarem em desvantagem!

 

Mas o que eu queria mesmo saber é com que frequencia mais ou menos é que eles mudam de exoesqueleto. Alguem sabe??

 

Ah... Nunhez devias ter vergonha... como é que é possivel que uma menina de 13 anos sem experiencia em aquariofilia tenha comprado um casal e passado uma semana tenham tido ovos... e desde entao seja só criar (até que a femea matou o macho lol)? Quando lhe perguntei como é que ela tinha feito para os reproduzir ela disse que era super facil... que a femea dela teve varias ninhadas e que eram poucos os ovos que perdia!

 

As dicas que ela me deu foi:

Agua entre os 18 a 28 graus... mas que quanto mais baixa a temperatura mais tempo eles viviam... julgo que ela tinha a vinte e pouco!

Areão normal mas escuro.

TPAs- 30% semanal

e a comida era kk coisa tipo: JBL NovoCbrab sera?

 

Enfim só sei que ela ficou com tantos num espaço de 6 meses que se quiz livrar deles todos! So ficou mesmo com a mãe... já que o macho morreu!

Editado por Sofia Mira

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vergonha nao que eles nao estavam em minha casa :? E houve umas mudanças de aquario quando ela estava ovada podera ser daí a perda, vamos la ver agora em condiçoes ditas normais. :?

Sim a perda de patas deve ser do "amor" mas "amor" selvagem so pode lollol

Ricardo Nunes

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Vergonha nao que eles nao estavam em minha casa nyah E houve umas mudanças de aquario quando ela estava ovada podera ser daí a perda, vamos la ver agora em condiçoes ditas normais. :silly:

Sim a perda de patas deve ser do "amor" mas "amor" selvagem so pode lollol

 

 

Só desculpas... so sei que voces foram ultrapassados por uma menina de 13 aninhos hehehe! Espero é que estes que tenho aqui sigam as pegadas da mãe e "trabalhem" como ela lolol. De qualquer forma ve lá se reproduzes os teus para depois fazermos umas trocas pa não haver incestos hehe Por acaso não sei muito bem o que é que acontece se os meus se reproduzirem... já que são todos irmãos... mas calculo que muito possivelmente os vossos tb serão irmaos e as crias nasceram saudávels! Poderá vir daí a perda dos ovos? Não pois não??

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os CPO's são espectaculares...

 

Eles interagem uns com os outros de maneira não agressiva mas como parte de uma comunidade...é curioso ver que cada um tem o seu espaço, ou preferência por... há um que anda sempre a escalar as rochas....outro as plantas e fica mesmo á superficie de cabeça para baixo

a ver o ambiente, sendo que a este até é possivel alimenta-lo directamente ao por a comida nas patas...nem foge nem nada... é algo digo-vos....

 

Só tenho mesmo pena que os cambarellus só sejam parte do quotidiano de meia duzia em PT... por preço, numero ou "semi novidade"

 

A todos os interessados pelo comportamento destes "laranjinhas", e neste tópico em especial...que é o que tem efectivamente uma comunidade...e não um casal porque isso de "um casal" é nada mais que um mero clichê de quem não os viu juntos com os seus.... se forem á Holanda ou Alemanha (os dois mais desenvolvidos em aquariofilia da UE, importação e desenvolvimento) vê-se grupos de CPO'S em aquarios relativamente pequenos mas bem dimensionados... procurem!

 

enfim "posto" aqui o numero 1 pa dizer que aquariofilia por vezes traz surpresas quando menos se espera... e assim o "bichinho" de volta...

 

continuem com o bom trab pa ver se se consegue aumentar o pessoal que os tem em PT porque a meu ver parece-me que poucos podem desfrutar destas beldades...

 

Tiago

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, tenho novidades! Dois dos CPO's mudaram o exoesqueleto. Um deles foi o que tinha poucas patas e agora parece-me mais composto embora ainda não tenha conseguido perceber se já tem as patas todas ou não. O outro foi um dos que tinha o tamanho maior. O estranho e que ele cresceu quase meio cm com a muda do exoesqueleto. Nem parece irmão dos outros. Está mesmo muito maior que os outros. A diferença é notoria principalmente na zona do "pescoço" e das tenazes que agora são muito mais grossas! Não fazia mesmo ideia que poderiam crescer assim tanto numa muda de exoesqueleto. Também noto que mudou de cor. Está muito mais amarelo/pálido do que antes. Sabem dizer-me se vai ficar assim ou se vai recuperar a cor laranja forte que tinha antes?

Editado por Sofia Mira

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sofia, são muito giros, parabéns!

Mas o que eles têm, como todos os artrópodes, é um exosqueleto.

 

Cumps,

João

 

João, obrigada pela chamada de atenção! Devo ter lido mal ou ter lido em algum sitio onde também estava errado .... vou já alterar os outros topicos! Já agora sabes se é normal eles ficarem com cores mais pálidas?Voltam a recuperar as cores vivas que tinham?

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João, obrigada pela chamada de atenção! Devo ter lido mal ou ter lido em algum sitio onde também estava errado .... vou já alterar os outros topicos! Já agora sabes se é normal eles ficarem com cores mais pálidas?Voltam a recuperar as cores vivas que tinham?

 

 

Boas, sim é normal, ficam com uma cor mais amarelada e baça. Passado um dia ou assim volta ao normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda bem que é normal... já estava a imaginar que tinha uma nova raça de cambarellus: cambarellus P. Yellow ;)

 

 

Raça não diria mas os CPO's tem variantes coloridas, uns mais pro rosado, uns listados outros com outro padrão etc etc

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Raça não diria mas os CPO's tem variantes coloridas, uns mais pro rosado, uns listados outros com outro padrão etc etc

 

Então já estava a imaginar que teria cambarellus P. Yellow Listados :)

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Bem depois de algum tempo sem actualizar o tópico trago boas notícias. Desde o inicio tentei regularmente ir contanto as lagostas de forma a certeficar-me que não havia perdas. Os aquas tem muitos esconderijos e às vezes não é facil. Há uns tempos durante uns dias faltava-nos sempre uma num dos aquas e cheguei a pensar que tinhamos tido uma perda. Felizmente uns dias depois voltamos a conta-las todas estando uma muito bem escondidinha debaixo de uma pedra e junto ao vidro que está tapado. Desde então aquele é o sitio dela e mesmo que não dê para ver uma sombra laranja sabemos que ela lá está e pomos smepre lá comida. Hoje ao ve-la com a cabeça de fora resolvi puxar o papel de fundo do aqua para ver como ela estava. Foi entao que descobri isto:

 

gallery_20223_524_67909.jpg

 

gallery_20223_524_989242.jpg

 

As fotos não estão com qualidade nenhuma pois não há grande luz no sítio onde ela está e também não a quis stressar. Sei que o tempo de gestação sao +-21 dias mas não sei ao certo à quanto tempo é que ela esta assim. Tenho ideia que foi quase desde o inicio. Tenho-as à precisamente um mes por isso ia arriscar que estará assim há pelo menos duas semanas. Alguem consegue arriscar dizer quanto tempo têm estes ovos?

 

Parece que realmente têm mesmo bons genes. Já a Sra. que me as vendeu disse-me que a dela mal chegou ficou logo ovada. Agora é esperar para ver se os bebes nascem e se resistem à viagem para Portugal.

 

Entretanto deixo mais uma foto doutro CPO

 

gallery_20223_524_1151648.jpg

Editado por Sofia Mira

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, esses ovos devem ter sensivelmente duas semanas,ja estao brancos e deixaram de ter a forma esferica, o que mostra desenvolvimento dos embrioes, no maximo dentro de uma semana devem nascer

 

os meusparabens sofia

bannerShrimpscaping.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

sim, esses ovos devem ter sensivelmente duas semanas,ja estao brancos e deixaram de ter a forma esferica, o que mostra desenvolvimento dos embrioes, no maximo dentro de uma semana devem nascer

 

os meusparabens sofia

 

Nem sei se seria melhor a femea ir para Portugal ovada ou os bebes irem ja nascidos. Mas como também não sou eu que decido vou esperar para ver.

 

Obrigada Carlos, realmente estou muito contente com a descoberta. Como já disse noutros tópicos isto da aquariofilia é mesmo assim. Temos bons e maus momentos. Há uns tempos só me apeteceu disistir. Perdi o meu casal de rams que adorava e os 80 rams bebes que morreram das maneiras mais estupidas que se pode imaginar. Felizmente nem uma semana depois os meus cacatuoides começaram a criar e agora parecem imparaveis. Mesmo com ph a 8 e um aqua com 30 ltrs conseguem tomar conta de varias ninhadas fazendo pusturas com intervalos de uma semana e meia. Entretanto tinha tentado arranjar um casal de bitaeniatas para substituir os meus rams mas estavam esgotados. Entretanto o fornecedor disse-me que tinha uns Baenschi selvagens e em menos de 24h tinha-os no meu aqua. Parece-me que se estão a ambientar bem e tem muito potencial. E agora esta descoberta dos ovinhos de CPO =) Vamos la ver se agora esta boa onda não é quebrada coma viagem para Portugal.

Cump,

 

Sofia Mira

Link to comment
Partilhar nas redes sociais