spathiphylium wallisii informaçao


Artur

Recommended Posts

Comprei esta planta mas a informaçao sobre ela é pouca, que cuidados deverei ter com ela? assim como que tamanha atinge? ela necessita de muita luz?

Já pesquisei e li que ela nao é aquatica ? :)

Ps: comprei-a hoje nao resisti achei-a lindaaaa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pequena correcção, o nome que o colega Artur colocou não está totalmente correcto. O nome correcto será Spathiphyllum wallisii.

 

http://www.tropica.com/productcard_1.asp?id=102

 

O colega [_GrEEn_gObLiN_] tem razão, veja-se esta referência:

 

(...)A terrarium plant sometimes used in aquariums and goldfish bowls(...)

• FAQs Portuguesas de Aquariofilia : http://faq.thekrib.com/pt

• DIY Reactor caseiro de CO2 : http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=10394

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes usá-la num paludário.  

 

A minha sogra tem uma planta desta e tem mais de um metros de altura.

 

Nem penses que a consegues manter dentro de água.

 

 

Resumindo, nao entendi ;)

Então esta planta é para por onde ? 8)

É uma planta de Vaso ?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

comprei essa mesmaplanta a semana passada..como planta de aquario..e esta a dessenvolver...(comprei numa loja de animais..por isso penso que a senhora sabia o estava a vender).. nao pode haver duas "parentes" uma aquatica e outra não aquatica??? o

 

brigado!!

abraços!

O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tive a ver os sites k voces apresentam...o primeiro só se ve a flor..que a minha não possui (ou ainda não possui) e a foto de baixo apesar de ser desenho parece que tem as folhas mais pequenas que a minha... (nao tenho cam digital..senao postava) a minha tem folhas bem grandes.. não sei em relaçao a planta da pessoa k iniciou o post se se verifica a mesma coisa... abraços !!

O melhor CARNAVAL do mundo é em OVAR!duvidas? venham cá! =)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A Spathiphyllum vende-se cá, num supermercado, como planta normal, para interior  :(  

 

Sera, que ele vai subreviver no meu aqua ?

Vale a pena tentar ? ;)  8)

 

Aqui fica o Link dum video do meu aqua, a dita planta é a do meio do Aqua, as outras tao em recuperacao

http://www.angelfire.com/un/artur/video100...0072004_004.avi

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Essa planta é tão aquática como as anubias ou os fetos de java!!! :?8) (É melhor estudarem um pouco para quem não sabe)

 

É verdade, estas plantas gostam de grandes quantidades de humidade estilo beira rio em climas tropicais(até ao extremo de - submersa nas cheias) ;)

 

Tenho várias a crescer em aquário e fora também :( o unico problema que vejo é o facto de, em boas condições (como as minhas :oops: ) cresce para fora de água do aquário e ficam enormes.

 

Ah e outra coisa, as que estão fora de água gostam de ter sempre "os pés molhados" e bem longe da luz do sol directa.

 

Tenho trocado e vendido vários pés desta especie para aquário e até agora todos gostam, encontrei outra especie de "Spath" que a unica diferença são umas manchas esbranquiçadas nas folhas (infelizmente já não cabe na coleção) :cry:

 

Tem crescimento lento e acho a bem resistente (já mandei uns pés por correio e passado 2 semanas a encomenda foi devolvida, por erro na morada. Quando abri a encomenda, parecia que não tinha sido nada com elas e estavam fresquinhas!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem uma coisa é a planta, devido a reservas que posui, crescer e outra é adaptar-se ao meio aquático. Isso não irá acontecer com esta planta, pode ser uma planta que retem muita água e por isso adapta-se a estar com as raizes submersas, agora que se consiga desenvolver e adaptar isso já é outra cantiga. As Anúbias são plantas anfibias e são capazes de fazer esta alteração nos seus tecidos, ao contrário para a Spathiphyllum terá de estar com as folhas emersas.

 

Peixe mário a tua planta aguenta-se porque cresce para fora da coluna de água, dúvido que a consigas manter totalmente submersa. Como é obvio ela não morre de um dia para o outro, trata-se de uma planta grande com muitas reservas.

 

Peço desculpa mas acho que estão enganados quanto a esta planta, ao contrário das anubias e dos fetos, essas duram anos, esta não durará mais do que 2 mês já com boa vontade.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

esta não durará mais do que 2 mês já com boa vontade.

 

Tudo bem, que posso eu dizer perante tal sabedoria? :oops:

 

Tens alguma? :D ...eu tenho muitas!!!...e a bem mais que dois meses.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem até parece que estou aqui a aramar-me em esperto, se achas que não sei o que digo então vê o que diz o site da tropica:

 

A terrarium plant sometimes used in aquariums and goldfish bowls. Can be used as a decorative plant, but only lasts a few months. If you wish to keep a good balance in a normal aquarium this plant should not be allowed to dominate. Not eaten by herbivorous fish.

 

A parte do “balance” é quando a raiz começa a apodrecer, mas isso nota-se no cheiro da água.

Não é apenas por pertencer à mesma familia da anubia que faz dela uma planta aquática. Até ao momento és o primeiro que consegue mantê-las submersas e a ter bons resultados.

 

Por acaso não tenho nenhuma mas aceito de bom grado.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não vou insistir mais!

 

Por acaso até tenho o livro da tropica, e conheço o site que diz o mesmo.

 

e por acaso também, tenho algumas noções de Marketing...

 

 

...Eu tenho varias a crescerem...

 

...tu é que sabes!

 

Por acaso só me chateia um pouco é ter o computador ao pé do aquário, escrever aqui sobre as minhas experiencias, e haver sempre alguem que diz que o que eu tenho em casa não existe.

 

Mas já estou um bocado habituado a isso aqui neste forum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há quanto tempo tens a planta submersa?

Não é verdade que a Spathiphyllum tenha os mesmos hábitos das Anubias ou dos Fetos de Java, talvês dois meses seja exagero, depende da condição da planta, mas o que é certo é que não aguenta viver constantemente submersa.

Aliás notas isso se para além de noções de marketing tiveres também algumas de botânica :) (de preferência melhores, até porque não entendo qual o interesse da tropica em reduzir o mercado alvo do seu próprio produto :), mas e daí eu não tenho noções de marketing para além das comuns e pode perfeitamente estar algo a escapar-me :)). Se reparares a Spathiphyllum tem apenas uma forma de reprodução (ao contrário das Anubias que têm duas e dos Fetos que Têm várias) que é florir (com uma flor bastante rudimentar por sinal). E as flores não funcionam debaixo de água.

Bem certo que isso não é razão suficiente para que não aguente debaixo de água, mas também é certo que são raros os relatos de sucesso com mais de um ano.

Boa sorte para as tuas. :)

 

PS: parto do princípio que falas de plantas totalmente submersas ou esta discussão nem teria razão de ser.

 

Um abraço,

Pedro

67% das estatísticas estão erradas... como tu!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:) Bem a minha tá completamente subemersa, em dois dias um folha que tava fechada que tinha de altura desde o solo ai uns 3 cm agora tem +- 10cm, acontece que ficou toda amarelada, e a planta tá cheia de furos no meio das folhas, ou seja mais uma que vai morrer :)

Quando esta for totalmente vou desistir das plantas :).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Epá não faças isso, quem não comprou ou teve plantas aquáticas, ou não, que morreram.

 

As primeiras plantas que tive morreram todas porque não eram aquáticas é obvio que isso só teve uma explicação, falta de conhecimento.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente, desistir acho que não.

 

Aparecem casos pontuais de plantas que morrem, assim como os peixes.

É possivel que as plantas tenham já vindo fracas ou que se tenham ressentido com alterações das condições do local onde estão.

 

Parece-me importante estudar a estrutura completa, desde substrato até a mistura gasosa dissolvida, passando pela quimica da água no teu aquário.

 

Realmente noto que nestas plantas o crescimento é maior para plantas que têm partes das folhas ligeiramente fora de água, até em relação as totalmente emersas.

 

Contudo reafirmo que tenho alguns pés totalmente submersos a crescer em substrato fertil, totalmente submersas a algum tempo e aparentam boa saude.

 

Quanto à tropica, não nos podemos esquecer que esta planta é muito barata! É obvio que eles preferem vender plantas mais caras. Um pormenor interessante será reparar que todas as "terrarium plant" que eles lá têm, apresentam o mesmo texto explicativo, ou seja, nem sequer falam da planta em si(e têm várias deste tipo, o que é estranho para um livro sobre plantas de aquário).

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem o livro da tropica não o é bem, é mais um catálogo e bem caro porque é publicidade, a info lá contida de pouco nos vale pois é muito vaga.

 

Existem muitos motivos para as plantas morrerem mesmo com condições pode acontecer, isto porque o que tentemos fazer é juntar muitas plantas que nunca estariam juntas na natureza. Na natureza as plantas dominam o mais que conseguem e é raro ver mais do que 3 a 4 especies numa determinada área, isto porque as plantas tem mecanismos de defesa, substâncias aleopáticas que impedem o crescimento de outras especies. No aquário estamos a potenciar isto com especies mais agressivas que outras.

 

Um exemplo que se passou comigo, tinha a Rotala wallichii a crescer bem, até certo ponto parou e apodreceu o meristema apical, ao lado tinha a Myriophyllum tuberculatum, um dia tive que fazer uma poda a esta planta qual foi o meu espanto que a R. wallichii veio agarrada. As raizes da M. tubercullatum estavam cravadas na R. wallichii noma posição parasita, a matar a planta.

26675160.img.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais