Que marca utilizas?  

356 votos

  1. 1. Uso:

    • Canon
      171
    • Nikon
      84
    • Ambas
      13
    • Nenhuma destas
      89
  2. 2. Se pudesse comprava:

    • Canon
      166
    • Nikon
      80
    • Ambas
      35
    • Tenho pelo menos, uma das duas
      76


Recommended Posts

Eu acho que a escolha das marcas é uma questão de paixão e fidelidade.

A minha primeira SLR foi-me oferecida, era analógica e era uma Canon na altura de dar o salto para a digital claro que escolhi uma Canon porque a adoro, porque nunca me deixou ficar mal, porque já estava habituada aos comandos e por muitos outros motivos alguns deles nem lógica têm mesmo sabendo que a assistência da Canon é no minimo problemática.

 

Os meus conselhos, se pensares adquirir uma SLR, são:

- Lê; há imensos sites onde podes ver testes e comparações, entre diversos modelos e marcas, feitas de forma objectiva

- Vai a uma loja onde tenham as máquinas expostas e pede para experimentares; coisas simples como o tamanho da máquina, o local dos comandos ou a navegação dos menus podem influenciar a tua escolha e isso só experimentando (aos homens é muito mais dificil manusear a nova 450D porque é pequena para uma SLR)

- Não compres a máquina no dia em que a experimentares; vai para casa, dorme sobre o assunto e depois compras.

 

Espero ter sido útil

Cumps

Cátia G.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • Replies 73
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

A eterna dúvida!

 

Como já se disse, penso que é uma questão pessoal. Depende do "feeling" que a máquina nos transmite, da forma como interagimos.

Eu tive Minolta e depois uma Canon EOS 3 (câmaras de filme), já trabalhei com algumas Nikon, mas o "coração" prefere Canon!

De facto a Nikon tem máquinas bastante interessantes, mas não consigo gostar do interface e penso que a Canon apresenta uma gama de lentes mais completa.

Neste momento tenho uma Canon 40D... já tive como objectivo uma full frame (5D - desejo de quem leva muitos anos com película...) mas depois de experimentar uma aps-c (CMOS menos que 35mm) e de ter visto resultados surpreendentemente agradáveis em grandes ampliações, dificilmente continuarei a correr atrás do full frame, até porque as lentes são bem mais pesadas e um conjunto Corpo, 3 lentes, flash e por vezes tripé... quase nem é preciso ir ao ginásio!

 

Esta quetão das marcas era mais ou menos como nas películas... Kodak ou Fuji?! ou nos computadores, PC ou MAC?

Nada como experimentar. Uma não é melhor que a outra, são filosofias diferentes para gostos diferentes! O importante é conseguir ter um equipamento com o qual nos sintamos confortáveis e que nos dê o que pretendemos quando se solta o obturador.

 

Boas imagens!

 

Bruno C.

Editado por Bruno C

EOS 40D / 24-105 L

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Não tenho nenhuma delas, mas já me emprestaram tanto um como outra.

 

Para mim são ao 2 melhores marcas de maquinas de fotos do mundo mas eu prefiro Nikon.

Abraço, Rnim

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tenho uma Nikon D40 e não questiono a qualidade nem da Canon nem da Nikon, mas gosto do facto de nas Nikon se poder utilizar todas as objectivas da marca, desde as mais antigas às mais recentes. Ganhei uma objectiva de uma máquina de rolo (Nikon F70 de 1994) do meu pai por causa disso :P

 

Abraço

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 meses depois...

Também concordo que é uma questão de gosto. Mas embora eu tenha duas Nikon analógicas, penso que a Canon tem um sistema de auto-focus muito superior ao da Nikon. Mas o meu coração bate por Nikon, não sei porquê...

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Boas

 

estou a pensar comprar uma canon 450D, em lojas vejo a 599 euros com a lente 18-55 e na pixmania a 588 .

alguém já comprou alguma coisa deste site?

http://panama-export.com/cameras.php

aqui está a 335 euros, e já agora alguém que tenha esta maquina que dê opinião...

 

abraços

http://magicdiscus.blogspot.com/

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alguma vez tiveste camaras SLR??

Senao aconselhot a Nikon D40, leve, simples, e boa (depende para que efeito), por vezes a qualidade da fotografia depende mais dos acessorios que d apropria camara, eu tambem andei a ver que camara era boa para mim, iniciar-me na fotografia SLR e olha fui até á worten pedi a um dos funcionarios para ligar umas camaras, e a D40 olhou para mim, eu olhei para ela, ouve uma fusao entre mim e ela e olha adorei a maquina, habituei-me aos comandos que é uma maravilha =) eu vo comprar essa :transport027:

 

 

editado: ahh LOL este topico e do ano passado -.-' fica ao menus a minha opiniao

Editado por viper

Bruno A. Cardoso [a.K.a] Viper,
Cumprimentos

FeedBack
banner2.png

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

só tive compactas... esta que comprar será a primeira slr

a d40 da nikon é bem mais barata, tem metade dos megapix da 450D da canon, mas em termos de botões e agarra-las ainda não tive as 2 nas mãos, apenas a 450D e gostei, ambas vem com lente 18-55, pelo preço também já pensei na nikon, alguém tem alguma que possa dar opinião?

 

abraços

 

p.s. a 450D tem lifeview :)

Editado por David Cabete

http://magicdiscus.blogspot.com/

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Viva,

 

Antes de mais quero deixar aqui alguns conselhos úteis (julgo eu) a quem vai comprar uma máquina fotográfica D-SLR:

- os "megapixeis" como vulgarmente chamam ao tamanho máximo de imagem que a máquina permite é o que menos interessa na escolha da máquina... isto EM NADA reflecte a qualidade de imagem final; eu prefiro DE LONGE uma muito antigo Canon EOS 1D com apenas 4 Megapixeis a qualquer uma das mais recentes APS-C de 10-15 megapixeis. Sem comparação!

 

- a qualidade de imagem depende do tamanho (APS-C 1.5/1.6, 1.3 ou full-frame) e do tipo (Foveon, CMOS, CCD) de sensor da máquina, bem como da qualidade do VIDRO (lentes);

 

- o tipo de máquina mais adequado depende também do tipo de fotografia que se pretende fazer; exemplo: uma Canon 5D é fabulosa para fotografia de estúdio, paisagem ou reportagem/viagem, já para desportos rápidos (ex: motociclismo) não é adequada (o que não quer dizer que não se consiga...); uma Canon 450D é razoável para fotografia de longo alcance (aviões, vida selvagem), mas já não o é para fotografia de moda com luz natural (embora claro também o consiga fazer); existem muitos outros exemplos;

 

- a escolha das lentes também tem a ver com o que se pretende fotografar; no limite, pode-se fotografar qualquer coisa com qualquer lente... mas com o material certo obtêm-se melhores resultados; é como usar um sistema CO2 DIY or um sistema completo de botija com regulador e válvula selenoide; ambos permitem injectar CO2, mas um deles funciona melhor e é claramente mais adequado;

 

- para quem compra uma D-SLR, o corpo é bem menos importante a médio/longo prazo do que as lentes, portanto quando estão a escolher uma marca, não olhem só para o corpo, mas para todo o sistema (que lentes, flash e outros acessórios a escolha dessa marca implica...);

 

 

Espero ter ajudado. Qualquer dúvida, MP.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá.

 

...

 

- para quem compra uma D-SLR, o corpo é bem menos importante a médio/longo prazo do que as lentes, portanto quando estão a escolher uma marca, não olhem só para o corpo, mas para todo o sistema (que lentes, flash e outros acessórios a escolha dessa marca implica...);

Exacto... não diria melhor.

 

E é nesse campo em que a Canon deixa a Nikon a milhas. A Nikon tem muitas lentes boas... muitas delas melhores que as da Canon. Vem-me à memória, por exemplo, a 105mm Micro f/2.8, que é capaz de ser das melhores lentes macro do mundo (tem VR, por exemplo). Mas a qualidade paga-se...

 

Enquanto que a Nikon tem duas lentes macro no seu line-up actual (60mm e a 105mm), a Canon apresenta 5 hipóteses...

 

E nas teleobjectivas zoom, a mesma coisa. A Canon oferece as 70-200mm f/4 (com e sem IS), enquanto que a Nikon só as tem a f/2.8. Uma vez mais, o preço...

 

Com isto não quero dizer que a Nikon não presta ou a Canon é melhor... nada disso.

A Canon é, é mais versátil. E para o consumidor amador experiente/semi-profissional a versatilidade é algo muito importante. Muita malta da Nikon vê-se obrigada a comprar lentes da Sigma, por exemplo, porque pura e simplesmente, não têm dinheiro para comprar as tais lentes caras.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uso uma Nikon D70, tive uma Canon 350D e agora estou com uma 400D.

 

Depende sempre muito do tipo de fotografia e trabalho que queres realizar.

 

Se estiveres a optar por um mercado profissional ai todos vão para a CANON devido à assistência e acordos.

 

Quanto a mim, se o tipo de fotografia que queres é RETRATO de pessoas a Nikon nisso é espectacular sem ter de recorrer praticamente a tratamento posterior, dá mais ênfase às imagens.

 

Já a Canon é mais realista nas cores com menos SHARP. que requer um pos tratamento para ficar mais apurada.

 

Uma vantagem que vejo na NIKON é para quem não usa os modos manuais e sim em automático que pode definir o formato dos Ficheiros em .NEF, podendo fazer um pos tratamento totalmente diferente da CANON em automático, pois na Canon quando escolhemos este modo só grava em .JPEG perdendo as inúmeras possibilidades de ajuste no PC.

 

Eu uso os modos manuais e sempre em RAW, (aconselho)

 

Se os teus amigos/familiares dispõem de Canon e Lentes, é sempre bom teres da mesma marca, pois assim podes usar as suas lentes e FLASH...

Outra escolha boa é a OLIMPUS mas depois as lentes são a doer...

 

Nada como ires dar uma volta com um que tenha esse equipamento e testares, pois em todas apanhas um lado bom e outro mau, depende de qual te agrada mais.

Cláudio Belguinha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...
Sigma.. não ?

 

Sigma sim, porque não !? Os profissionais ou os mais puristas preferem lentes Canon, mas para uma utilização "amadora", sinceramente, não faz grande diferença, excepto no preço, que é sensivelmente menor !

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sigma sim, porque não !? Os profissionais ou os mais puristas preferem lentes Canon, mas para uma utilização "amadora", sinceramente, não faz grande diferença, excepto no preço, que é sensivelmente menor !

 

 

Não poderia concordar mais, sigma, tokina, tamron, aliás a objectiva que raramente sai do corpo da minha Canon 400D é uma Tamron 28-75 f/2.8, a nível de construção o plástico poderia ser um pouco melhor mas em termos de qualidade é excelente.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não poderia concordar mais, sigma, tokina, tamron, aliás a objectiva que raramente sai do corpo da minha Canon 400D é uma Tamron 28-75 f/2.8, a nível de construção o plástico poderia ser um pouco melhor mas em termos de qualidade é excelente.

 

Já me tirastes uma duvida que tinha..

 

Tenho andado a ver umas lentes diferentes, para a minha Nikon D40, e realmente as Sigma, e as Tamrom tem uns preço bastante mais acessiveis...

Mas tinha medo que fossem muito más... mas já vi que nem por isso..

Alias como sou "amador" devem de certeza ser boas..

 

Gostava de comprar uma para poder tirar fotos mais " macro" .. mas estou na duvida de qual será a melhor "medida" .. alguma dica?

 

Obrigado..

O meu aquario Stranix

 

O meu outro hobby A Fotografia

 

O meu nano The Secret World of Shrimps.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Já me tirastes uma duvida que tinha..

 

Tenho andado a ver umas lentes diferentes, para a minha Nikon D40, e realmente as Sigma, e as Tamrom tem uns preço bastante mais acessiveis...

Mas tinha medo que fossem muito más... mas já vi que nem por isso..

Alias como sou "amador" devem de certeza ser boas..

 

Gostava de comprar uma para poder tirar fotos mais " macro" .. mas estou na duvida de qual será a melhor "medida" .. alguma dica?

 

Obrigado..

 

 

Wesley tudo depende do tipo de macro que queiras fazer, flores, insectos, etc... por exemplo para insectos convém-te uma objectiva com alguma distancia focal, e porquê? porque não queremos assustar a bicharada, porque no caso de ser um animal perigoso queremos uma distância mínima de segurança.

Não sei o teu orçamento mas eu apostaria numa objectiva mesmo para macro, ouvi falar muito bem da Tamron 90/2.8 Macro Di, custa nova cerca de 410€, dentro do mesmo preço mas com uma qualidade um pouco inferior tens a Sigma EX 105mm f/2,8 Macro DG Nikon AF, por cerca de 450€ tens também a Tokina 100 f/2.8.

É tudo uma questão di€€€€sponibilidade.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Para uma utilização macro, em vez de comprar lentes que normalmente são bem caras, eu uso tubos de extensão. Os meus, que por acaso até são da Canon, são de 25 mm, custaram 50 euros (penso que agora são mais caros), mantêm os automatismos e funcionam 5 estrelas.

 

Não há degradação da qualidade, porque a lente é a mesma. Apenas se altera a distância focal - e claro, a lente deixa de focar para infinito.

 

Para uma relação 1:1 (ou seja, para a imagem ficar do mesmo tamanho do natural) penso que os tubos devem ter o mesmo comprimento da focal da lente. Mas mesmo com metade da distância focal, o resultado é muito bom.

 

Para mim, a combinação imbativel é usando a objectiva Canon 50:1,8, que custa cerca de 100 euros.

 

Os tubos agora custam cá cerca de 80 euros. O mais económico é mandar vir de Inglaterra pelo e-bay. Não experimentem USA ou Hong-Kong: em Maio mandei vir uns tubos de Hong-Kong, custaram 6 euros já com portes, mas estão há 4 meses na nossa alfandega - já me pediam o número de contribuinte e a factura por 2 vezes!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 5 meses depois...

Epah, isto é a eterna discussão... Canon Vs Nikon....

 

Eu uso Canonm tenho uma 40D e estou imensamente satisfeito... Se pudesse trocar comprava Canon? Sim, a 5D Mk II.... Mas quem tem Nikon responde igual, por isso esta discussão é eterna... :animal_fish:

 

O que eu aconselho, é se puderem experimentar as duas marcas, tirem as vossas conclusões... :D

 

Quanto a lentes, agarrada à 40D anda sempre a Tamron 17-50 f2.8... Lente soberba por um preço acessivel!!! Recomendo vivamente!!!

Manuel Castanheira

 

sig4tp.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

Apenas por curiosidade, qual a marca de máquina fotográfica que utilizam, independentemente do modelo, e se tivessem possibilidade, para qual das duas marcas optavam?

 

 

Cumps.

 

 

heheh ... até me embrenhar pela fotografia dentro desconhecia que havia dois mundos, um da malta da nikon e outro da canon ... tipo porto x benfica

 

se realmente queres ajuda, diz de que patamar é que estás a falar em termos de euros

 

eu estou do lado da canon, mas digo-te que a nikon é igualmente boa

0dc32bd23a542830c84e269d6d375790u1a1.png
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Canon, sem sombra para duvidas.

 

Tenho uma EOS 400d com :

 

Canon EF-S 55-250mm f/4-5.6 IS e

Canon EF-S 18-55mm f/3.5-5.6

 

 

Já tenho o conjunto a algum tempo e cada vez gosto mais.

[topic="154645"]O meu 1º aquário[/topic] -> Juwel Rio 125

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Viva David

 

a minha preferência vai claramente para a canon já que é a marca com que estou mais habituado a trabalhar. Mas do pouco que sei entre as duas marcas ou pouco que varia é em relação aos menus e às pegas e posições dos botões de comando, por isso o melhor mesmo é veres na loja o que te aconselham para o tipo de foto que pretendes tirar.Por norma a malta das lojas é porreira e deixa te dar umas "voltinhas" com a máquina dentro da loja, na onda de teres uma noção de como é. Ah uma coisa pela qual não te deves levar na ilusão são os mega pixeis, é certo que são importantes mas o mecanismo da máquina, lentes e sensibilidade do sensor são igualmente importantes, na escolha do matrial.

 

Cumps

 

Luís Cruz

Link to comment
Partilhar nas redes sociais