Diy Calha Suspensa


Rui Granja

Recommended Posts

Boas!

 

Venho mostrar a calha que fiz para o meu novo projecto, com 204w. As lâmpadas são 4x39w T5 10000k, mais 2x24w T5 6500k. Para contornar o aspecto de ter de fazer apoios para ela decidi colocar a calha suspensa, por meio de dois cabos de aço 3mm.

 

Muito do material utilizado foi mais do estilo "chegar à prateleira e tirar", daí que a maior parte das fotos tem como pano de fundo a carpintaria do meu pai. Várias coisas utilizadas a nível de parafusos e metais, foram "pedidas emprestadas". :puppydogeyes:

 

Bom, passemos às fotos!

 

A régua de alumínio que serviu para fixar os balastros e os topos:

DSC01822.jpg

 

A chapa de alumínio branco polido, para servir de reflector:

DSC01823.jpg

 

Decidi usar esta chapa porque depois de retirado a película de protecção fica com um efeito espelhado, e foi bem mais barata do que os reflectores que teria de usar! Estou satisfeito com a capacidade de reflexão, não se perde muita luz.

 

Aqui já a chapa quinada:

Img037.jpg

 

A estrutura principal, com os topos em aluminio e nas laterais são tubos de inox 18mm:

Img031.jpg

 

Outra perspectiva:

Img030.jpg

 

A estrutura principal já com a régua de alumínio, e as cavidades para os balastros abertas:

Img036.jpg

 

A abrir os buracos para colocar os interruptores:

Img041.jpg

 

O primeiro teste:

Img042.jpg

 

Um pouco mais evoluída:

Img038.jpg

 

Pormenor dos topos na chapa de alumínio para cobrir o espaço que faltava:

Img039.jpg

 

Vista ao contrário:

Img040.jpg

 

A partir daqui esqueci-me de levar o telemóvel para a carpintaria para tirar fotos àcolocação das lâmpadas e balastros, de qualquer forma ficam as fotos da calha acabada de pintar:

DSC02125.jpg

DSC02126.jpg

DSC02127.jpg

 

Já em funcionamento, com 48w (2x24w 6500k):

48w.jpg

 

Com 87w (1x 39w 10000k + 2x 24w 6500k)

87w2.jpg

 

Com 156w (4x39w 10000k)

156w.jpg

 

Com o total, 204w (4x39w 10000k + 2x24w 6500k):

204w.jpg

 

Bom, está tudo! Espero que este DIY ajude alguém. :rainbowafro:

 

Abraço

Editado por Rui Granja
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola

esta bom sim

 

so tenho 2 cenas e reportar

em vez da chapa de aluminio porque nao meteste em inox polido ficava melhor em termos de luz e nao se ficava a ver as ondas na lateral

 

fica bem e continua a fazer diys

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pois, concordo contigo. As ondas foram por burrice minha aquando da moldagem da chapa aos contornos da calha. E depois não consegui arranjar aqui chapa de inox polido. :puppydogeyes:

 

Obrigado toyota!

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado mané!

 

Aproveito para dizer que há uns dois dias precisei de abrir a calha, e umas folgas que estavam nos topos, entre a chapa e o aluminio do topo já não existem, um ponto a favor da estética. Uma coisa boa que esta calha tem é que se precisar de a abrir é só começar a tirar parafusos que ela desmonta-se toda!

 

O pior é montar tudo outra vez... :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Pois, concordo contigo. As ondas foram por burrice minha aquando da moldagem da chapa aos contornos da calha. E depois não consegui arranjar aqui chapa de inox polido. cabecadura

 

Obrigado toyota!

 

Abraço

 

ok

se nao ah por ai pela tua zona nao tem problema

desenrascaste-te e o que interessa

 

so que o aluminio tem um contra

com o tempo vai ficando basso como os refletores

 

fica bem

ah e como diz o membro João Lopes tambem quero ver esse filtro

TOYOTA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo toyota.

 

Pois eu numa outra calha tenho alumínio normal e aquilo agora tá tudo baço. A ver vamos como vai ser com esta. Como é branco espelhado, pode ser que se aguente melhor.

 

Não si se vão querer ver o filtro, mas eu mostro... cabecadura

 

Ah! Parabéns pelo teu filho! bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Assim que comecei a ver este tópico pensei, “finalmente uma calha que promete”, mas a chapa que forra o candeeiro deixou muito a desejar.

Penso que começas-te bem mas que poderias ter feito muito melhor, poderias ter incorporado temporizadores digitais nos topos da calha não são caros e ocupam muito pouco espaço.

entremargens6hc1.png

Grupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

flickr - Fotos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Daniel.

 

Quanto à chapa, que posso dizer? Está à vista, é o pior da calha. Tenho que ver se consigo remediar aquilo.

 

Quanto aos temporizadores, já tinha visto numa calha que um membro fez, parecida com a minha, aliás tirei várias ideias das dele. Não os usei por duas razões:

 

- Primeiro não tenho grandes conhecimentos de electrónica para os ligar lá dentro, nem uma pessoa conhecida que tivesse, ou pelo menos que tivesse disponibilidade para dar uma ajuda.

 

- Em segundo lugar, não sei que preços rondam por aí, mas por aqui não os arranjo por menos de 11€, e como tinha analógicos que chegasse não me apeteceu gastar mais 30€. :unsure:

 

A ver se dou um jeito na chapa. :D

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Épa... quem a viu e quem a vê! Sim senhor!

Devo ter sido eu que te roubei o telemovel porque a partir do dia que passei ai a ver ja nao tirastes fotos nenhumas :D

Está boa biggrin.png' alt=':biggn:'> a chapa podia estar melhor dobrada e tal... mas quando for ai ver a "banheira" a ver se dou uns pontapés na calha que isso fica bom :unsure:

E olha que a calha está bem torta em relação ao aquario... além disso acho que fica melhor se fizeres passar o cabo de alimentaçao da calha por tras do aquario para o ocultares um pouco.

 

Abraço!

PS: Para quando o "tanque" cheio?

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ainda não está tudo a 100%... :D A chapa, enfim... Já tanta gente falou nela que assim que possa vou emendar aquilo! Nem que tenha que fazer outra...

 

Estou a contar de o encher para a semana, terça feira já cá tenho as plantas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas pessoal,

 

Diogo, serviram para alimentar o gajo que andava na altura e por as coisas a jeito para colar o aquário em que se vê aí a ponta de um vidro. :lol:

 

José, o que hei-de dizer?! :mrgreen: Apanhaste-me... Realmente decidi-me por este modelo de calha após observar muitas vezes a tua, e deixa-me que te diga mas aquilo é uma verdadeira preciosidade! Desculpa lá as ideias tiradas. Depois adaptei às minhas necessidades e tal, mas tirei algumas ideias da tua. :D

 

Abraço!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas pessoal,

 

Diogo, serviram para alimentar o gajo que andava na altura e por as coisas a jeito para colar o aquário em que se vê aí a ponta de um vidro. :lol:

 

José, o que hei-de dizer?! :mrgreen: Apanhaste-me... Realmente decidi-me por este modelo de calha após observar muitas vezes a tua, e deixa-me que te diga mas aquilo é uma verdadeira preciosidade! Desculpa lá as ideias tiradas. Depois adaptei às minhas necessidades e tal, mas tirei algumas ideias da tua. :D

 

Abraço!

 

Não tens nada que pedir desculpas!

É um orgulho para mim, saber que a minha calha ainda está na moda!!!! :lol:

 

Se precisares de alguma coisa diz.

 

Cump.

Os meus DIY´s

Calha 180W Suspensa

Calha Iluminação 2x18W

Os meus aquários

200l e 55l

 

302.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado José! Assim como tirei ideias da tua, postei fotos da minha para ajudar quem precisasse, dá sempre jeito. Já fiz muita coisa à conta de ideias tiradas daqui e dali nesta secção, tem dado muito jeito.

 

Inicialmente era para fazer a calha com temporizadores electrónicos como os teus, mas aqui são carotes e eu tinha alguma urgência em ter a calha pronta, então foi por 3 fios a sair da calha e temporizadores analógicos nas tomadas.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...

Boa noite

 

Vi o sei DIY da luminaria e gostaria de saber se nao houvesse problema quanto é que gastou nela?

Pois tenho uma regua de 2x39W e tenho uma luminaria que vinha com o aquario com 60W e eu queria juntar as duas numa só,o problemas é que para tirar as 3x20W=60W teria de desfazer a luminaria para fazer uma para as duas!

Isto porque nao percebo nada de electricidade!

 

obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais