ALGAS, imagens para identificação


Visitante

Recommended Posts

Coloquei aqui para enriquecer os conhecimentos de todos os que acedem a este forum, no entanto este artigo já foi publicado noutro forum num site Brazileiro! Espero que seja util..... :oops:

1) Algas filamentosas são quase sempre verdes, às vezes podem ser transparentes. Aqui na Riccia são pequenos cabelinhos, estas algas ainda estão no "começo".

 

fb24555f.jpg

 

2) A mesma alga, agora formando-se nas bordas da folhagem, no caso uma H. corymbosa. Ainda está pequena.

 

fb245571.jpg

 

3) A filamentosa aumentando...

 

fb2455dc.jpg

 

4) ...até chegar ao ponto do absurdo. Nesta situação é melhor podar a planta inteira e checar sua montagem. Em montagem acertadas nunca chegará a isto.

 

fb2455eb.jpg

 

5) Algas BGA, ou cianofíceas. Tem o aspecto de uma película quase sempre verde escura. É de fácil remoção, mas volta com muita facilidade. Também exala um cheiro ruim, como o de um pântano.

 

fb24558a.jpg

 

6) Ainda a BGA, mostrando a capacidade dela de se aderir em qualquer superfície, no caso acima, os vidros. Mas pode se aderir aos filtros, cascalhos, etc.

 

fb245594.jpg

 

7) Alga Green-spot ou "a do vidro". Inofensiva, porém impossível de erradicar. Aparece também na folhagem de plantas.

 

fb2455a0.jpg

 

8 ) Algas pretas. Esta é uma das aparências desta alga. Cabelinhos escuros que se formam principalmente nas bordas das plantas. São muito bem aderidas, qualquer tentativa de remover danifica a folhagem.

 

fb2455b3.jpg

 

9) Uma outra variante da preta, um caso mais extremo. Dificilmente em um plantado a preta chega a ficar deste jeito. É mais comum de se ver em aquas de criação ou aqueles meio mal-cuidados.

 

fb2455c4.jpg

 

10) Isto aqui não é alga, mas como estamos falando de pragas, isto são ovos de caramujo. Aqui em uma quantidade muito grande, geralmente é 1 ou 2 por folha.

 

fb245549.jpg

 

OBS:

Faltou algas marrons ou fungos, que procurei mas acho que não tenho foto disto. Nem sempre as algas ficam com a mesma aparência no seu aquário, principalmente as pretas.

 

 

Todos os direitos deste topico é de GIAN. Agradecimentos a Heidge e AntonioTojal

 

"O conhecimento não tem dono"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Tenho algas iguais as da 4ª fotografia , só que são castanhas.

Alguém sabe o que são? Como acabar com elas? O que originou o seu aparecimento?

 

O meu aquario:

104l brutos

ph 7 e kh 7 (mais ou menos)

substrato de areia de rio (2 a 3mm) com Florapol da JBL

adição caseira de CO2

Plantas:

2 Hygrophilas Difformis, 2 Vallisnerias Gigantes, 1 Cryptocoryne Wendtii,1 feto de java, 1 Echinodurus (não tenho a certeza)

Iluminação:

12 horas diarias

1 Aqua-Glo 20W, 1 Flora-Glo 20W

 

Foi montado há 2 semanas, ainda não tem peixes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João!

Bem vindo...em 1º Lugar penso que ainda tens poucas plantas para um aquário de +-100Lts, ora assim as algas não têem quase ninguem para competir pelos nutrientes que possam haver na água, assim como tambem pela quantidade de luz. Muitas horas de exposição de luz favorece o aparecimento das mesmas. Ainda por outro lado, o facto de não teres habitantes que as comam, Platies, Gupies, limpa vidros, Plecos, etc,etc faz disparar o seu aparecimento.

Se é para manteres assim, diminui a duração da exposição de luz e/ou compra um algicida para o combate. Por outro lado pode querer dizer que a qualidade da água do serviço da rede é boa :oops:

Manda noticias....

Já agora, se moras no "Xangai" onde costumas abastecer-te de materiais e produtos? Que lojas? Onde?

Abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

Na loja de animais da Feira Nova do Barreiro (muita variedade, e boa qualidade de plantas embora seja um pouco cara :oops: ) e no Centro Comercial Forum do Barreiro (mais em conta, mas pouca variedade de plantas :cry: ).

 

Quanto ao meu aquario, a intenção é por mais plantas e peixes também.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá João!

tens ainda uma alternativa no Intermarche da Moita. As plantas embora não parecam grande coisa mas depois de plantadas crescem, são podadas e ficam 5 estrelas, alem do mais são baratas, chego a comprar a 1 € cada pé de Valisnérias como crescem para caramba e se reproduzem num instante, em algumas semanas quase triplicam....vale a pena.

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

alguem falou em algicidas???

esses produtos são herbicidas em doses muito diluídas e farão mal ás plantas também.

para além de não resolverem o problema, pois os esporos das algas permanecem intactos para poderem colonizar o aquário.

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas :cry:

 

 

No meu aquário as algas também proliferam . :D :idea:

Tento limpar as plantas mas é uma luta inglória (algas iguais as da Fig. 4). :lol::lol:

Também ouvi falar dos anti-algas, será que são eficazes, ou é melhor tentar comprar os camarões de agua doce? :D :D

A luz liga as 13.30 e desliga as 22.30, será de mais? :lol:

Punha fertilizante da Hagen todas as semanas, parei a 15 dias. :lol:

 

Obrigado :cry:

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu aquário as algas também proliferam.
Em todos os aquários elas existem, é preciso é não deixar que elas tomem conta de tudo...

 

Tento limpar as plantas mas é uma luta inglória (algas iguais as da Fig. 4).

Pois... as algas se tiverem condições crescem a olhos vistos...

 

Também ouvi falar dos anti-algas, será que são eficazes, ou é melhor tentar comprar os camarões de agua doce?
Nem uma coisa nem outra te vai resolver o problema.

 

A luz liga as 13.30 e desliga as 22.30, será de mais?

Eu perguntaria: Será de menos?... (acho que não, está bem assim)

 

Punha fertilizante da Hagen todas as semanas, parei a 15 dias.

Fizeste bem, embora seja bom que trates as algas rapidamente, porque senão as plantas sem nutrientes (que lhes davas com a fertelização) nunca mais conseguem vencer o cambate com as algas...

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

O Hugosrf já resumiu tudo, mas só queria dizer que por experiência própria, não recomendo o uso de anti-algas. Eles não fazem com que algas desapareçam e algumas plantas não aguentam o tratamento, acabando por morrer.

 

Uma das soluções pode passar pelo uso de removedores de fosfato e nitratos, mas nada que as tradicionais trocas parciais não façam!!! :)

 

Fiquem bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :D

É melhor aumentar o meu tempo da luz para quanto tempo? :D

Para limpar as algas como faço? :P Tiro as plantas e depois tiro as algas que estão presas? :)

 

Será melhor fazer trocas parciais mais vezes ( 8 em 8 dias). :D

 

 

Obrigado pela atenção :)

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Não precisas de aumentar o tempo do fotoperiodo. Está bom assim, pelo menos para já... (leia-se enquanto tens algas...)

 

Se estiverem muito atacadas, a melhor solução será realmente essa, tratar planta a planta, acontece que não as deves retirar, ou seja, não as deves mexer do areão. Se a planta está já muito atacada, é muito difícil...

 

Em relação a anti-algas e retirar nutrientes para as algas não avançarem, é preciso ter muito cuidado nosseguintes pontos (até vou por em tópicos para ser mais fácil :) :

 

* Não esquecer que as algas, tal como as plantas, são vegetais, e como tal precisam dos mesmo nutrientes para sobreviver.

 

* Não esquecer que as plantas são vegetais superiores e em condições identicas vencem a "batalha" com as algas".

 

* Não esquecer que, de uma maneira geral, as algas necessitam de menos condições que as plantas para sobreviver.

 

* Não esquecer que se houver todos os nutrientes em quantidades aceitáveis dentro de um aquário, dificilmente as algas proliferam.

 

Resumindo, não sou muito a favor de retirar nutrientes para matar algas, porque desta forma as plantas tb se sentem e ainda mais que as algas. A não ser que seja um processo rápido.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi pessoal,

 

Será melhor fazer trocas parciais mais vezes ( 8 em  8 dias).  :D  

 

Eu no inicio da montagem do meu novo aquário também passei por algo parecido, muitas filamentosas castanhas, no entanto só oconsegui que elas diminuissem fazendo trocas parciais 2 vezes por semana de 30%. :)

 

Fica bem...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas :D

 

Comprei um anti-algas da JBL, parece que é um produto que em 10 dias mata as algas mas não danifica as plantas 8) (melhor que o Xeltox :wink::wink: :D ) a ver vamos. Depois informo. :D

 

Comprei em Coimbra na Fitonia. :roll:

 

 

Abarços :D

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu por mim qualquer anti-alga é mal-vindo. Aliás como qualquer químico. Só utilizo químicos em situações limites e não como sistema (excepto o fertilizante).

 

O problema das algas, desde que a planta não esteja já toda "contaminada" resolve-se muito simplesmente com água.

 

Vou aqui deixar uma receita que é boa no combate às algas nestas situações que referi:

 

1º dia - Mudar 50% da água

3º dia - Mudar 40& da água

5º dia - Mudar 30% da água

7º dia - Mudar 20% da água

9º dia - Mudar 10% da água

16º dia - mudar 50% da água

 

Este tratamento resulta sempre comigo.

 

Se querem combater as algas, mudem água! Este é o mote contra as algas.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá!

 

também recomendo o anti-algas recomendado pelo hugo, as trocas parciais resolvem!

normalmente num aquário onde existem nmuitas algas é porque existem muitos nútrientes na água ou porque as plantas têm deficiencia de algum nútriente que consequentemente a deixa impedida de absorver todos os outros.

quando se fazem trocas parciais retiram-se muitos nútrientes da água e são repostos muitos elementos traço (ex: cobre, magnésio, etc...) o que dá a oportunidade ás plantas de, com todos os nútrientes absorver mais nútrientes e ganhar a guerra com as algas.

 

foi muito confuso?

 

abraços!

Categoria: Humano.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas :cry:

 

Eu já tentei as trocas parciais :cry: , mas o meu aquário tem 400 Litros e tirar 50% :D com um balde de 15 é muito difícil 8) pois para a tratar é um problema. :wink:

Alem de mais existem plantas que já só são uma alga. :lol::lol:

 

Vou tentar depois do teste feito com o anti-algas se resolver passar a fazer trocas parciais de 15 em 15 dias. :oops:8)

 

 

Abraços :shock:

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como eu disse depende do estado da planta. Mas se a plantas já está totalmente dominada pelas algas, não é com anti-algas que o problema fica resolvido.

 

Continuo a pensar que o melhor é trocas parciais. :shock:

 

Trocar água de um plantado menos de 1 vez por semana consegue-se só com muito controlo. Uma amigo meu até só está a fazer trocas mês a mês, mas tem de ter muito controlo sobre o sistema e ver constantemente se os nutrientes todos estão bem...

 

Eu para mim 1 troca de água por semana é o mínimo. Sobretudo se for um plantado.

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi,

 

O meu aquário de 84L ainda só tem cerca de 2 meses e como tal ataques de algas são constantes!!! :oops:

Já tive filamentosas castanhas, e agora estou com veludo verde, mas já está a melhorar, pois faço mais ou menos como o hugo, no ultimos tempos tenho trocado de 3 em 3 dias, alternando 40%, 20% e 10%!!! :shock:

 

Fiquem bem... 8)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas. :D :D

 

Será aconselhável comprar um teste de Ferro, ou existe alguma maneira de ver a quantidade de ferro existente na água do aquário? 8)8)

 

 

Abraços :wink:

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se as folhas amarelarem pode ser um sintoma de falta de ferro (ou magnésio).

 

Muitas vezes o problema é a falta de magnésio e nem tanto a de ferro que, normalmente vem na água da torneira.

 

Sem magnésio as plantas não conseguem reter o ferro, muito embora este possa estar nos valores máxmos...

 

Por isso um teste de ferro, não adiantará muito. Até podes descobrir que tens ferro a mais, mas as plantas continuaram a não se desenvolver...

 

Julgo que os melhores testes são a nossa observação e a saude dos peixes... :wink:

Está decidido: 200 x 100 x 65!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Boas :cry:

 

Será que com plantas de crescimento rápido as algas não vão diminuir? :cry:

Que plantas aconselham de crescimento rápido? :cry:

 

Obrigado e abraços :oops:

 

Neves

Link to comment
Partilhar nas redes sociais