ALGAS, imagens para identificação


Visitante

Recommended Posts

Olá Jorge.

 

Essa alga é uma filamentosa verde. Também conhecida por hair-algae.

 

Podes ler mais aqui: http://www.floridadriftwood.com/algae_identification.html

 

É minha opinião que tens os níveis de PO4 desregulados. Tanto altos como baixos costumam originar esse tipo de algas.

Começa a fazer testes e a manter os PO4 no sítio, que em princípio, numa semana tens isso resolvido. Já agora aproveito para perguntar: o aquário foi montado há pouco tempo? Se sim, é normal essas algas aparecerem. Com o tempo e maturação do aquário, elas deixam de existir. Ou pelo menos não crescem tanto.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Luís.

 

Este foi montado em 22/04/2007, podes ver aqui.

 

Por isso tem pouco mais de um mês.

 

Quanto aos fosfatos estou a fertilizar todos os dias com 0,6ml de KH2PO4 (da Horizonte Aquático) que para a minha litragem dá cerca de 1ppm.

 

Tb fertilizo diáriamente com 4,5ml de KCl (tb da HA) que dá cerca de 15ppm para o meu aqua.

 

Tou a fazer TPA's de 25% de 3 em 3 dias.

 

Que me aconcelhas a fazer + ?

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Jorge... se reparares, eu disse:

 

Tanto altos como baixos costumam originar esse tipo de algas.

Por isso, a menos que controles os níveis de PO4 com um teste... o que estás a fazer não faz sentido nenhum :wink:

 

Estás a fertilizar a olho e assim não sabes se tens PO4 a menos (pode ser todo consumido e as plantas quererem mais) ou a mais... :?

 

Por isso, acerta a concentração de PO4 entre 0.5 e 1.0 ppm. E isso só pode ser feito com auxílio de um teste.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Jorge... se reparares, eu disse:

Por isso, a menos que controles os níveis de PO4 com um teste... o que estás a fazer não faz sentido nenhum :wink:

 

Estás a fertilizar a olho e assim não sabes se tens PO4 a menos (pode ser todo consumido e as plantas quererem mais) ou a mais... :?

 

Por isso, acerta a concentração de PO4 entre 0.5 e 1.0 ppm. E isso só pode ser feito com auxílio de um teste.

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

 

Luis esqueci-me de dizer, mas faço o teste do PO4 claro. Uso o da Nutrafin.

E tenho praticamente 0ppm passadas 24h de ter fertilizado ! É Normal ?

 

Tb já testei um pouco depois de fertilizar e o 1ppm está lá :?

 

Já agora tenho no outros testes :

 

pH: 6.8

NO3: quase 0 , não chega de longe ao 5 que é a 1ª cor na escala.

NO2: 0

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá de novo Jorge.

 

Se fertilizas com 1 ppm e no outro dia já não há... das duas, uma.

 

Ou são as plantas que os consomem, ou são as algas.

 

Se tens NO3 perto de zero, ou pelo menos inferior a 5 ppm, aconselho-te a que tomes cuidado. Arranja um fertilizante de KNO3 e mantém o NO3 entre 5 e 15 ppm.

 

Se deitares PO4 para a água e não tiveres NO3, quem vai ficar com ele são as algas...

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Luís, não me tinha lembrado dessa hipótese banana rock .... é o que dá ser rookie nos plantados :D

 

Estive a ver o KNO3 em liquido da HA é disso que falas certo ?

 

Não será melhor introduzir já peixes que comam alimento que terei de introduzir no aquário, fazendo assim com que os Nitratos aumentem "naturalmente" ?

 

 

Estou a pensar num casal de Ram's. Que achas ?

 

 

Já agora o melhor é parar com a fetilização de PO4 enquanto não tiver NO3 certo ?

 

E o potássio ? Não deve estar a fazer grande efeito visto que a cadeia de nutrientes consumidos não se encontra estabelecida né ?

 

 

Obrigado pelas dicas ;)

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois é Luís, não me tinha lembrado dessa hipótese banana rock .... é o que dá ser rookie nos plantados :D

 

Estive a ver o KNO3 em liquido da HA é disso que falas certo ?

 

Não será melhor introduzir já peixes que comam alimento que terei de introduzir no aquário, fazendo assim com que os Nitratos aumentem "naturalmente" ?

Estou a pensar num casal de Ram's. Que achas ?

Já agora o melhor é parar com a fetilização de PO4 enquanto não tiver NO3 certo ?

 

E o potássio ? Não deve estar a fazer grande efeito visto que a cadeia de nutrientes consumidos não se encontra estabelecida né ?

Obrigado pelas dicas ;)

 

Boas,

cuidado com o excesso de comida para aumentar os nitratos pois alguma comida aumenta também (bastante!) os fosfatos...

 

O melhor quanto a mim e se tiveres valores baixos de NO3 é mesmo parar com a fertilização de PO4 e K e arranjares rapidamente o fertilizante de NO3 (tens sempre a hipótese de DIY).

Boa sorte com o aqua

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi Murkas.

 

Não é uma questão de alimento em excesso !

 

É que actualmente não tenho peixes para os quais ponha alimento.

 

Apenas tenho um SAE e um OTO e eles "auto alimentam-se". banana rock

Editado por jvidia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Jorge... compra o fertilizante de NO3 (sim, esse de KNO3 é o ideal).

 

Estão a ver porque é que se vão comprar fertilizantes macro devem comprar todos e separados?!?!?

Depois têm uma carência ou um excesso de um deles e como é que fazem? Não fazem... lá está banana rock

 

Cumprimentos

Luís Fortunato

Não respondo a dúvidas por MP...

Se querem ajuda, coloquem as vossas questões no Fórum para ficarem para a posterioridade. Assim, alguém que tenha a mesma dúvida no futuro fica com ela esclarecida usando apenas a Pesquisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas,

 

Sou principiante, nestas coisa de aquariofilia. Estou ainda na fase de estudo do que quero montar no aquário, por esse motivo registei-me no site para puder ver como fazem os mais entendidos.

"Herdei" um aquário com dois anos, sem peixes, apenas com agua, pedras em vez de areão, rochas e plantas de plástico!

Já vi que um aquário com plantas de verdade, fica com um visual espectacular mas, devido à minha profissão (militar), o tempo para tratar dos promenores, não é muito.

Gostava realmente de colocar plantas verdadeiras mas, como já referi, não tenho muito tempo as tratar, nem para andar constantemente a verificar niveis de Ph, Kh, Gh , amonia, nitratos etc.!

Já li aqui no site que, plantas que requerem pouca "manutenção" são feto de jav, musgo de java, valisnérias e anúbias. No entanto a minha questão é esta, tem sempre que se colocar no fundo aquário um substrato, certo?

Tem sempre que se ter um lampada, ou a luz natural que entra pela janela é suficiente (tenho o aquário ao lado de uma janela, não está exposto directamente à luz solar)?

Gostari de colocar (lá está) peixes que não requeiram assim muitos cuidados, por exemplo neon e barbos cereja (jugo que são espécies compativeis em termos ph).

Gostaria realmente de ler opiniões de quem percebe disto a rodos, pois acho que aquariofilia é um hobby relaxante (pelo menos comparado com a minha profissão, que faço missões no exterior de Portugal).

 

Agradeço desde já eventuais ajudas.

 

Um abraço a todos

 

Helder

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Olá pessoal

 

Estou a montar o meu aqua à 3 dias e já começou a ser atacado por algas, só não sei é de que tipo por isso peço a vossa ajuda.

 

O aqua tem 60X30X30, +- 35L e fomos buscar substrato a um rio (areia mais fina). Se for necessário dar mais alguma informação digam pf.

 

Já li aqui algumas sugestões que me parecem ser fáceis e como ainda não temos peixes nenhuns (e nem pretendemos ter até o aqua estabilizar e até termos o aqua bem plantado), mudar água não é nada complicado e não será problema. Se acharem que isto resolve o nosso problema assim o farei, só preciso saber durante quanto tempo devemos fazer as trocas? Também usamos fertilizante Sera florena da primeira vez mas não voltamos a colocar. Como temos remexido bastante na areia para colocar as plantas tem levantado muito "lixo" e este está a depositar-se nas folhas, mas isto penso que só será resolvido depois de introduzirmos peixes de fundo, certo?

 

Então aqui ficam as fotos, fico a aguardar sugestões, obrigada;)

 

PICT8290.alt.jpg?t=1188420561

PICT8291.alt.jpg?t=1188421819

PICT8292.alt.jpg?t=1188421849

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá

eu nas fotos não consigo ver as tais algas apenas a sujidade depositada nas plantas mas isso é "normal" quando se meche no areão.

Cumprimentos

Jorge Fernandes ;)

 

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸>«)))º>¸.·´¯`·.¸>«)))º>´¯`·.¸>«)))º>

`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

·.¸>«)))º>.¸.·´¯`·.¸.·´>«)))º>

.·´¯`·.¸.·´¯`·.¸>«)))º>

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá jorge

 

Eu sei que está cheio de sujidade devido ao facto de ter agitado o areão, mas se reparares bem na foto que vou colocar a seguir, consegues ver as tais "algas" de que falo. Estas não são sujidade, de certeza...

 

Já retiramos 50% da água ontem e daqui a 2 dias vamos retirar 40% e assim sucessivamente tal como vimos aqui explicado, a ver se acabamos com esta menina.

 

Obrigada.

 

PICT8290.alt2.jpg?t=1188474462

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu tenho no meu aquário comunitário algas da foto 9 deste tópico... elas estao agarradas a um barco daqueles k se poe em aquarios, e ao termostato ;) ... ainda n vi estas algas nas plantas...

 

Alguem me aconcelha sobre este assunto?

 

...ajudem-me ;) ...

 

Abraço,

André

"Save me Jebus!!!" -by Homer Simpson

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!

 

Eu tenho no meu aquário comunitário algas da foto 9 deste tópico... elas estao agarradas a um barco daqueles k se poe em aquarios, e ao termostato ;) ... ainda n vi estas algas nas plantas...

 

Alguem me aconcelha sobre este assunto?

 

...ajudem-me ;) ...

 

Abraço,

André

 

No meu entender o 1 conselho será sempre este:

 

Tenta identificar a causa, faz testes de Nitratos, Fosfatos e Ferro, avalia a tua iluminação a injecção de co2 a quantidade e frequencia da fertelização, a tua equipe de limpeza, etc.

 

Depois do problema identificado então será bastante mais fácil chegar a uma solução para ele.

Abraços

Zé Néo

 

Bannercopy.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 meses depois...
Em todos os aquários elas existem, é preciso é não deixar que elas tomem conta de tudo...

 

Pois... as algas se tiverem condições crescem a olhos vistos...

Nem uma coisa nem outra te vai resolver o problema.

Eu perguntaria: Será de menos?... (acho que não, está bem assim)

Fizeste bem, embora seja bom que trates as algas rapidamente, porque senão as plantas sem nutrientes (que lhes davas com a fertelização) nunca mais conseguem vencer o cambate com as algas...

 

realmente as algas são um problema sera que o aquario esta junto a uma janela virado para norte? depois de verificads estas situações aconselho a instalação de uma lampada de UV, no meu aquario resultou

saudações

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...

Já agora uma pergunta a quem sabe:

 

Pode-se considerar alga alquela espécie de sujidade que se forma no musgo de java? Digo sujidade porque não sei se é isso aou algas...

Já vi isso em aquários e pareceu-me falta de tpa's...

 

abraço

Rui Poiares

Oeiras

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas, sou novato nestas andanças da aquariofilia, tenho um aquário de 180 L e tenho tido alguns problemas com algas e não sei qual a causa e como resolver o problema. As algas desenvolvem-se nas extremidades das plantas e parecem uma espécie de filamentos verde escuros. Alguém me ajuda a resolver este problema?

 

Um Abraço,

 

Jorge

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 4 semanas depois...

Olá a todos.

 

Eu penso que tenho as minhas plantas com algas pretas mas não tenho a certeza porque a discrição combina com o que as planteas têm mas a foto não.

Tentei infirmar-me e o máximo que me disseram foi que era algo como "pincel" e para aparar a planta JÁ. Eu aparei mas agora nasceu mais.

 

Também reparei no fundo do aquário que têm areia e este já começa a ter os mesmos sintomas.

 

Eu queria ter uma aquariofilia saudável.... bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

ola a todos

eu tenho um pequeno problema penso que as da fig 1

pois apareceram na riccia

qual a vossa opniao para as combater

 

aqua 100x40x50

 

luz - 2 day ligth 30w 1 power flora 30w 18000k 1 flora glo 30w 2800k

ligadas 8 horas

 

tambem tenho co2

 

Obrigado

Editado por apocalypse
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 semanas depois...
  • 2 meses depois...
Coloquei aqui para enriquecer os conhecimentos de todos os que acedem a este forum, no entanto este artigo já foi publicado noutro forum num site Brazileiro! Espero que seja util..... :(

1) Algas filamentosas são quase sempre verdes, às vezes podem ser transparentes. Aqui na Riccia são pequenos cabelinhos, estas algas ainda estão no "começo".

fb24555f.jpg

2) A mesma alga, agora formando-se nas bordas da folhagem, no caso uma H. corymbosa. Ainda está pequena.

fb245571.jpg

3) A filamentosa aumentando...

fb2455dc.jpg

4) ...até chegar ao ponto do absurdo. Nesta situação é melhor podar a planta inteira e checar sua montagem. Em montagem acertadas nunca chegará a isto.

fb2455eb.jpg

5) Algas BGA, ou cianofíceas. Tem o aspecto de uma película quase sempre verde escura. É de fácil remoção, mas volta com muita facilidade. Também exala um cheiro ruim, como o de um pântano.

fb24558a.jpg

6) Ainda a BGA, mostrando a capacidade dela de se aderir em qualquer superfície, no caso acima, os vidros. Mas pode se aderir aos filtros, cascalhos, etc.

fb245594.jpg

7) Alga Green-spot ou "a do vidro". Inofensiva, porém impossível de erradicar. Aparece também na folhagem de plantas.

fb2455a0.jpg

8 ) Algas pretas. Esta é uma das aparências desta alga. Cabelinhos escuros que se formam principalmente nas bordas das plantas. São muito bem aderidas, qualquer tentativa de remover danifica a folhagem.

fb2455b3.jpg

9) Uma outra variante da preta, um caso mais extremo. Dificilmente em um plantado a preta chega a ficar deste jeito. É mais comum de se ver em aquas de criação ou aqueles meio mal-cuidados.

fb2455c4.jpg

10) Isto aqui não é alga, mas como estamos falando de pragas, isto são ovos de caramujo. Aqui em uma quantidade muito grande, geralmente é 1 ou 2 por folha.

fb245549.jpg

OBS:

Faltou algas marrons ou fungos, que procurei mas acho que não tenho foto disto. Nem sempre as algas ficam com a mesma aparência no seu aquário, principalmente as pretas.

Todos os direitos deste topico é de GIAN. Agradecimentos a Heidge e AntonioTojal

"O conhecimento não tem dono"

 

 

Boas.

Alguem poderia colocar fotos de novo online para ter noção do que tenho no aquario e ver todas essas algas?

 

Fiquem bem

Imagem colocada
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 1 mês depois...

Boas

Existe um pequeno manual da sera que se entitula lista de control de algas onde podes ientificar uns quantos tipos de algas, possiveis causasde propagação, eliminação e prevenção e podes adquirilo em qualquer loja da especialidade que venda material da sera

Cumps

Délio Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais