Uaru Amphicanthoides


Recommended Posts

Uaru amphicanthoides

Nome científico: Uaru amphicanthoides

Nome comum: Uaru

Família: Ciclídeos Americanos

Distribuição Geográfica: América do Sul, Amazónia

Tamanho médio em adulto: Aproximadamente 20 centimetros de comprimento

Parâmetros da água:

pH- 5.0 - 7.0

dGH- 5.0 - 12.0 N

Temperatura recomendada: 26º-30º

Zona do aquário: Baixo e médio

 

Alimentação: Apesar da sua aparência, o Uaru é herbivoro, sendo por isso aconselhável uma alimentação com base vegetal. Aceita flocos e comida congelada.

 

Características e comportamento: Como qualquer ciclídeo, tem os seus momentos de agressividade, mas raramente causa danos a outros companheiro de aquário. É um peixe bastante parecido com os Discus, um pouco mais activos, mas ainda assim calmos, perferindo grupos de vários individuos. Durante o seu crescimento, este ciclideo passa por um estado de metamorfose, tanto a nivel de forma fisica como de coloração, tal como os discus. Quando atinge o estado adulto o seu padrão é de um cinzento com uma mancha negra nas laterais do corpo e por trás dos olhos. Necessita de um aquário com bastantes esconderijos, tocas, etc. Normalmente o usado nestes peixes são troncos, e não plantas, uma vez que, por serem herbívoros, devorariam as plantas. Um "típico" amazónico, com bastantes troncos, areia, leito de folhas, etc. é o ideal para que um uaru se sinta bem.

 

Reprodução: Ovíparo, deposita os ovos em superficies perferencialmente verticais, mas também desova em horizontais. Em águas mais duras os ovos não eclodem, sendo perferencial uma água ácida e mole. Os alevins são dificeis de manter e fazer crescer. Tem hábitos reprodutores bastante semelhantes ao seu familiar Disco.

 

Fotos (minhas):

dsc03399yd6.jpg

dsc03400ig3.jpg

dsc03398hh0.jpg

Exemplar fêmea de Uaru

 

Exemplar macho

foto tirada da net

uaru_amphiacanthoides.jpg

Editado por ze carlos
  • Votar + 1

Daniel Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Visitante
This topic is now closed to further replies.