Prática De Mergulho


Recommended Posts

se alguma vez fossem a Angola, Mocambique, Cabo Verde, Brasil, etc. , nao matavam nada. Com a quantidade de peixe grande que por esses sitios vi, bloqueavam os neuronios e nem conseguiam disparar.

Abraco,

Paulo

 

Olá, só por curiosidade, em que zona de Angola fez C.Submarina? É que eu vivi lá 24 anos e todos os mergulhos que fiz foram por aquelas bandas...

Cumpts

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 78
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá, só por curiosidade, em que zona de Angola fez C.Submarina? É que eu vivi lá 24 anos e todos os mergulhos que fiz foram por aquelas bandas...

Cumpts

 

Boas,

Tive oportunidade de visitar e cacar em locais fabulosos.

- Mussulo

- Baia Azul, Benguela

- Baia das Pipas, Benguela

- Porto Alexandre e Baia dos Tigres, a sul de Benguela

Peixes brutais, como as garoupas batata, Wahoos, Dourados enormes, Barracudas e Pargos lucianos descomunais.

Depois, o convivio com as gentes nativas, dormir ao relento, pois nas cubatas nao se podia estar devido ao calor, acordar a meio da noite com a cacimba que parecia chuva, o cheiro da terra Africana, o cheiro do peixe no sequeiro...... !!!! Tudo, mas tudo mesmo, experiencia unica que vou guardar, nem que viva 500 anos. Experiencia parecida, tive em Mocambique na companhia do Enorme, Antonio Moreira Rato e do filho Duarte.

De sagres, tenho uma " optima " recordacao. 9 pontos na mao direita, depois de uma " caricia " de uma Tintureira, ( Tubarao Azul ). Depois de arpoar uma dourada de cerca de 3 kg, passo a Marlin Luxo para a mao esquerda, para ir buscar a faca a perna direita. Sinto o mao presa, nao senti nenhuma dor, e..... quando olho para a perna e mao direita, tinha a mao dentro da boca de uma tintureira de 2.20 m. Eu acabei no hospital de Lagos a ser cosido e o " bicho " acabou no prato. Felizmente, nao lhe deu para dizer que nao. Caso tivesse acontecido, agora tinha menos um dedo e algumas gramas a menos na mao. As cicatrizes, ainda ca moram para quem quiser ver.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Tive oportunidade de visitar e cacar em locais fabulosos.

- Mussulo

- Baia Azul, Benguela

- Baia das Pipas, Benguela

- Porto Alexandre e Baia dos Tigres, a sul de Benguela

Peixes brutais, como as garoupas batata, Wahoos, Dourados enormes, Barracudas e Pargos lucianos descomunais.

Depois, o convivio com as gentes nativas, dormir ao relento, pois nas cubatas nao se podia estar devido ao calor, acordar a meio da noite com a cacimba que parecia chuva, o cheiro da terra Africana, o cheiro do peixe no sequeiro...... !!!! Tudo, mas tudo mesmo, experiencia unica que vou guardar, nem que viva 500 anos. Experiencia parecida, tive em Mocambique na companhia do Enorme, Antonio Moreira Rato e do filho Duarte.

De sagres, tenho uma " optima " recordacao. 9 pontos na mao direita, depois de uma " caricia " de uma Tintureira, ( Tubarao Azul ). Depois de arpoar uma dourada de cerca de 3 kg, passo a Marlin Luxo para a mao esquerda, para ir buscar a faca a perna direita. Sinto o mao presa, nao senti nenhuma dor, e..... quando olho para a perna e mao direita, tinha a mao dentro da boca de uma tintureira de 2.20 m. Eu acabei no hospital de Lagos a ser cosido e o " bicho " acabou no prato. Felizmente, nao lhe deu para dizer que nao. Caso tivesse acontecido, agora tinha menos um dedo e algumas gramas a menos na mao. As cicatrizes, ainda ca moram para quem quiser ver.

Abraco,

Paulo

 

Vivi precisamente em Benguela, Baía Azul era para onde ia à 6ta feira ao fim da tarde para regressar ao domingo á noite, fins de semana espectaculares

Sem dúvida que são locais fabulosos :D mas já aí tá alguma confusão com nomes e locais :D Tanto a "Baía das Pipas" como "Porto Alexandre" e a "Baía dos Tigres" ñ conheci, mas ficam em Moçamedes e ñ em Benguela. Em Benguela tens locais espectaculares para caçar (de sul para norte) como a zona ao largo da "Ponta das Vacas", "baía Azul", "Pedra da Chuva", o "Fundão" na praia da Caotinha, e a zona da "Ponta do Sombreiro". Para caça grossa, geograficamente como zona preferêncial, é o Sul da Provincia de Benguela, onde tens a "Baía da Lucira", e mais a Sul ainda, o mais espectacular local de sonho, a ponta dos "Macumbes" já a poucas milhas da fronteira com Moçamedes.

 

Abraço e gosto em ler as palavras saudosistas de um caçador submarino e aquariofilista :wink:

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falei em Lucira, mas ñ é Lucira, lucira também é Moçamedes, é outra vila pesqueira, mas ainda em Benguela...hei-de-me lembrar do nome...6 anos seguidos em Portugal e já alguma coisa se vai apagando da memória :wink:

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Estive na Lucira, mas nao deu para cacar. Estava um temporal danado, daqueles que bem deves conhecer. Chuvas de meter do e aguas sem visibilidade. Quanto a confusao, e natural. Estive em tantos sitios, que posso estar a confundir alguns. A cacar, foi so nos sitios referidos. Quando referi Benguela, estava a referir-me a Sul de Benguela. Mocamedes, fica para sul. A Baia dos Tigres, fica ja relativamente perto da fronteira com a Namibia. Vindo para Norte, temos Porto Alexandre e depois, a Baia Azul. Com toda a razao tua, ficam bem mais perto de Mocamedes

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O momento mais marcante na minha curta passagem pela caça submarina foi em 1998, tinha na altura 20 anos, apesar de ñ passar de caçador de praia e de raramente caçar a mais de 6, 8 metros, ia tirando umas garoupas, uns meros e uns bons pargos mulatos na Baía Azul, mas lidava com muita malta batida, que caçava a 20, 30 mts e que até tirava uns valentes trocos à conta das toneladas de peixe que pescavam no arpão em 2 ou 3 dias.

Embarquei numa aventura de 4 dias até à Equimina, era o mais novo da expedição, 8 pessoas (4 caçadores e um aprendiz, eu :) )

 

Dia 1: Viagem feita por uma estrada de terra batida, muito buraco, etc, etc, na caixa aberta de um antigo Unimog do exército, tralha do pessoal, equipamento de mergulho, tendas, 3 enormes caixas térmicas xeias de gelo graúdo e algumas kalashnikovs, pois na altura inda se vivia um clima tenso de guerrilha e nunca se sabia o que se poderia encontrar à frente.

Abalou-se ao inicio da tarde de casa, final da tarde 45kms percorridos, fez-se noite e pelo caminho ia-se matando umas Perdizes, umas "Tuas", coelhos, etc, estragou-se muita munição, quando se via um Chacal, era as rajadas, atirava-se porque segundo a malta entendida davam cabo dos coelhos (felismente ñ abateram nenhum, tava-mos bem lixados se fossemos emboscados por malta mal intencionada :) ) até essa altura nunca tinha disparado uma arma de guerra e também ñ foi dessa vez que experimentei, por mais que insistissem pra fazer umas rajadas na kalash :) Um dos rapazes que ia com a gente (por sinal um rapaz de Silves, o Pedro) até foi apelidado nessa noite de o "rajadas" pois a conta dele iamos ficando sem munições antes de chegar-mos ao destino.

 

10 da noite xegamos à Equimina, jantamos e decidimos ir pro mato dar mais uns tiritos, iamos no Unimog quando o puto, "eu" vê o que parecia ser uma cobra graúda enrrolada num galho de uma árvore, de cabeça para baixo, o João Rosário (outro caçador profissional aqui de Portimão) diz de rompante, "...deixa tar que é minha", pumm...tiro certeiro na cabeça da pobre coitada, ficou lá enrrolada, só no dia seguinte a fomos buscar já caída no chão.

Seguimos caminho até o motorista da viatura, já bem quentinho da cerveja, deixar o motor ir abaixo numas dunas por se ter esquecido de ligar a tracção às 4 rodas do carro, pormenor interessante, o carro tava com problemas de motor de arranque :) Longe da vila, o Henrique e o João Rosário voluntariam-se para voltar a pé pra casa para buscar ajuda, destino alcançado 2 a 3 horas depois, o resto da malta decide dormir mesmo no Onimog.

 

Dia 2: Nada a assinalar, um mergulhosinho na baía ao fim da manhã, 2 ou 3 meros caçados, uns chocos ao fim da tarde na praia.

 

Dia 3: O dia mais esperado, iamos caçar nos "Macumbes", abalamos cedo da praia numa lancha de fibra (+/- 10 m), os 5 para mergulhar e 1 timoneiro, 2h a navegar para sul, equipamonos à chuva, mar picado, mas mais à frente melhorou, às tantas diz-me o quim, "...Henrique toma atenção..." fiquei 2 minutos sem abrir a boca, ninguém me disse que ia mergulhar em águas povoadas de tubarões, a cerca de 10 mts da lancha lá estavam eles, barbatana dorsal de fora de água, 1/2 duzia talvez, mais 5 min e chegamos.

Uma zona que tinha tanto de bela como de tenebrosa e sombria, muito rochosa, fazia lembrar a imagem caracteristica da transilvânia. Ao largo 1 ilha igualmente rochosa aí com 100 m2, mergulhamos na parte interior da ilha.

Assim que entro na água, e a minha vista começa a percorrer todo o espaço visível...só visto, fotografando e filmando é que vocês conseguem ter ideia do que presênciei...estava dentro de um Aquario de dimensões ilimitadas, a visibilidade era de perto de 20m e estava a nadar rodeado de Garoupas Chumbo, Meros, Pargos Capatões, Pargos Lucianos, Pungos (nome dado lá á corvina de grandes dimensões), etc, etc...parei e pensei, o que é isto...é um sonho só pode...ao fim de 2, 3 min já os meus 4 companheiros andavam pra cima e para baixo, 1 tiro, 1 peixe, 1 tiro, 1 peixe, sucessivamente.

 

Na altura a minha arma era um pistolete cressisub 60 de ar comprimido (lá as armas de pressão eram mais usadas que as de elástico)

Comecei, cautelosamente a fazer os primeiros mergulhos, primeiro ñ conseguia compensar, depois apercebi-me que tinha um fio de 5, 6 mts na arma que ñ me permitia acertar em peixe nenhum, nunca consegui chegar ao fundo. Passados quase 30 min, acontece o pior, perdi a ponteira do meu arpão :) ñ queria acreditar que me estava a acontecer aquilo, mas a verdade é que aquele frenesim de peixe no arpão, na altura, era muita areia pra a minha camioneta :)

Contentei-me ficar mais 30 min dentro de água a observar a malta a pescar, a minha arma já era usada por eles, mesmo sem ponteira, para dar alguns tiros de misericordia aos meros feridos que entocavam e teimavam em sair do buraco.

 

Ao fim de 1h como mero observador, começo a sentir-me esquisito, mal disposto, subi ao barco e estava definitivamente a dar sinais de um grande enjoo, nunca antes sentido no mar, mais uns min e começo a vomitar, ñ parava, o pessoal ia mergulhando e qdo ia ao barco deixar o peixe ia-me confortando, ás tantas disseram-me para tirar o fato, pois tava muito quente e ia ficar pior, as horas passavam e ñ parava de vomitar, acabei por voltar á água compeletamente despido, na tentativa de com o corpo mais fresco melhorar, alguma vez, até tinha de tirar o snorkel da boca para vomitar dentro de água :) regressei ao barco e adormeci.

Apanhei um enjoo de cerca de 7h, acordei ao fim da tarde, tavamos de regresso à Equimina, com um rebouliço no barco, era a malta tentar desencorajar o João rosário de se atirar á água, já sem o fato vestido, com a sua espingarda, após ter visto um espadarte azul que andava aos mergulhos a uns metros do barco, o pessoal só dizia "...deixa-te disso joão, olha que esta brincadeira inda nos faz virar o barco e perder o peixe todo...", o João argumentava "...é na boa, aquilo é um tiro certeiro num ponto atrás do olho e é morte certeira..." era um ganda maluco, ainda dentro de água fez-me sinal para um vulto enorme de volta de uma rocha e já estava, era só o troféu do dia, um mero de mais de 40kg.

Chegou-se à praia já de noite, umas horitas na praia com o pessoal local para se amanhar o peixe todo, somou-se perto de 1/2 tonelada de peixe em 7h de pesca.

 

Dia 4: Regresso a casa

 

Meus amigos desculpem este post enormissimo :) gabo os que tiverem corajem para lê-lo todo, mas foi única forma que encontrei para vos descrever o momento mais espectacular que alguma vez poderia ter presênciado, infelizmente ñ consegui aguentar mais de 1h dentro de água, felizmente ninguém viu nenhum tubarão debaixo de água, mas o que mais lamento é ñ ter na altura uma máq fotográfica para poder registrar aquele dia, dentro e fora de água.

 

Abraço a tds ;)

Editado por wilchespires

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehehe ! Parecido com o que aconteceu comigo, mas, com a duracao de 15 dias, a partir de Luanda. O maluco do Joao Rosario ainda tem a loja em Portimao ? Ja nao o vejo ha "seculos". Quanto as armas, sempre usei as Marlin da Beauchat. Neste tipo de caca, armas de metro e metro e vinte, com 30 metros de mangueira de aquario presa a boia. Nunca gostei de carreto, devido a eventuais encravamentos. Tanto em angola, como Mocambique e Cabo Verde, foram cacadas inesqueciveis. Os Acores, tambem nao eram de desprezar, mas agora, esta muito limitado no que toca a caca.

Abraco,

Paulo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

quer te decidas pela caça ou só pelo simples mergulho em apneia

 

usa sempre uns tampoes em silicone para os ouvidos

 

 

eu há conta de não os usar mal posso dar um mergulho numa banheira

 

 

Boas Zé em megulho nunca se deve usar tampões até mesmo o cerum deve ser retirado.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu há conta da caça submarina ia rebentando com um tímpano há uns anos atrás

 

aconselharam-me a usar tampôes daqueles moldáveis em silicone

 

experimentei e não me dava mal

 

 

entretanto arumei as espingardas uma delas ainda anda ali pela arrecadação mas só serve para intimidar os discus

 

 

 

 

na altura que praticava era um bocado tudo há bruta não se pensava em segurança nem nada disso era fato comprado em 2ª mão porque eram caros e material de pior qualidade do que existe hoje em dia

 

até os chumbos chegaram a ser feitos em moldes de latas de atum

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Hehehehe ! Parecido com o que aconteceu comigo, mas, com a duracao de 15 dias, a partir de Luanda. O maluco do Joao Rosario ainda tem a loja em Portimao ? Ja nao o vejo ha "seculos". Quanto as armas, sempre usei as Marlin da Beauchat. Neste tipo de caca, armas de metro e metro e vinte, com 30 metros de mangueira de aquario presa a boia. Nunca gostei de carreto, devido a eventuais encravamentos. Tanto em angola, como Mocambique e Cabo Verde, foram cacadas inesqueciveis. Os Acores, tambem nao eram de desprezar, mas agora, esta muito limitado no que toca a caca.

Abraco,

Paulo

Olá, já viram como este mundo é mesmo pequeno?!? :roll: Há 2 anos inda a tinha a loja :lol: e quase de certeza inda a tem, mas nos ultimos tempos ele tá mais virado para a escola de mergulho. Há 2 anaos tava eu de férias na Fuzeta e lembrei-me de o ir visitar, já ñ o via desde o episódio de Angola, conheci a loja nessa altura, mas para o ver tive dir ter com ele a Sagres, e lá tava ele mais a malta do team "Pinguim Sub", vinham de uma expedição dos Açores...podes crer que é um ganda maluco, só as cenas que ele contava das aventuras de caça...

 

Abraço

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu há conta da caça submarina ia rebentando com um tímpano há uns anos atrás

 

aconselharam-me a usar tampôes daqueles moldáveis em silicone

 

experimentei e não me dava mal

 

 

entretanto arumei as espingardas uma delas ainda anda ali pela arrecadação mas só serve para intimidar os discus

 

 

 

 

na altura que praticava era um bocado tudo há bruta não se pensava em segurança nem nada disso era fato comprado em 2ª mão porque eram caros e material de pior qualidade do que existe hoje em dia

 

até os chumbos chegaram a ser feitos em moldes de latas de atum

 

A correcta compensação dos ouvidos é fundamental meu amigo :roll:

Cumprimentos

Henrique Wilches Pires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

eu há conta da caça submarina ia rebentando com um tímpano há uns anos atrás

Ze, como disse o Henrique, A correcta compensação dos ouvidos é fundamental. Se desceres a 10 metros com tampoes, podes ter a certeza de que teras que ser operado para tos tirarem dos timpanos. A pressao exercida, vai empurrar os tampoes para dentro. A manobra de Valsalva, permite-te equilibrar a pressao nos timpanos. Se mergulhares constipado, nao vais conseguir compensar, o que pode provocar a rotura do timpano. Uma das consequencias e a perda de orientacao e equilibrio.

 

Henrique, conheci o Joao ha ja muitos anos, aquando das provas do Campeonato Nacional. Joao Rosario, Antonio Pacheco, Antonio Silva ( Toninho ), Jorge Grave, etc, etc. Para nao falar dos " padrinhos " Toni ( Bessone Basto ), Zeca Garcia e Vitor Cruz.

 

Hugo, Ja falamos sobre o meu regresso. Esquece !!!! O que tu queres, sei eu.

Abraco,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tou a ver que cada vez se descobre mais apaixonados pelo mergulho e pela caçasub aqui pelo fórum..

Se alguém quiser combinar um mergulho no Portinho da Arrábida para ir ver os peixinhos no seu estado selvagem, ou até mesmo combinar uma caçada ali pó lado da Figueirinha ou na Foz que diga :)

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

eu há conta da caça submarina ia rebentando com um tímpano há uns anos atrás

 

aconselharam-me a usar tampôes daqueles moldáveis em silicone

 

experimentei e não me dava mal

 

 

entretanto arumei as espingardas uma delas ainda anda ali pela arrecadação mas só serve para intimidar os discus

 

 

 

 

na altura que praticava era um bocado tudo há bruta não se pensava em segurança nem nada disso era fato comprado em 2ª mão porque eram caros e material de pior qualidade do que existe hoje em dia

 

até os chumbos chegaram a ser feitos em moldes de latas de atum

 

Faço mergulho (com garrafa) já vai para 9 anos.

 

E nunca, mas mesmo NUNCA se devem utilizar tampões para os ouvidos. A razão é simples:

 

Com as descidas e consequente aumento de pressão atmosférica esse tampões podem ser "empurrados" para dentro do ouvido e, só com intervenção cirúrgica podem ser retirados.

 

Se têm problemas crónicos de ouvidos, NÃO façam mergulho, consultem o vosso médico ANTES de experimentaram.

 

O portugueses têm a eterna maia de "saber tudo" (não estou a acusar ninguém, estou a generalizar) mas qualquer uma destas práticas exige muita concentração e muita disciplina. O prazer pode dar lugar à morte...

 

Não aumentem as, já tristes, estatísticas de mortes para conhecer este maravilhoso mundo. Existem escolas de mergulho/apneia espalhadas por todo o pais... (não estou ligado a nenhuma, o meu conselho não tem fins lucrativos :) )

 

Mário Morais

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas!!

 

Hehehe estou a ver que este topic está a ter a atenção de muitos utilizadores :(

 

Hoje era para ter ido dar um mergulho mas o tempo estava meio ranhoso... tenho de esperar por um dia melhor!

 

Tou a ver que cada vez se descobre mais apaixonados pelo mergulho e pela caçasub aqui pelo fórum..

Se alguém quiser combinar um mergulho no Portinho da Arrábida para ir ver os peixinhos no seu estado selvagem, ou até mesmo combinar uma caçada ali pó lado da Figueirinha ou na Foz que diga :-D

 

Cumps.

 

 

Se um dia tiveres paciência para me ensinar umas coisas é só dizeres que vou dar um mergulho!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Hehehe estou a ver que este topic está a ter a atenção de muitos utilizadores

Joao, estamos aqui para nos ajudarmos mutuamente, logo, ha que ter atencao a todos os Topicos.

 

Faço mergulho (com garrafa) já vai para 9 anos.

 

E nunca, mas mesmo NUNCA se devem utilizar tampões para os ouvidos. A razão é simples:

 

Com as descidas e consequente aumento de pressão atmosférica esse tampões podem ser "empurrados" para dentro do ouvido e, só com intervenção cirúrgica podem ser retirados.

 

Se têm problemas crónicos de ouvidos, NÃO façam mergulho, consultem o vosso médico ANTES de experimentaram.

 

O portugueses têm a eterna maia de "saber tudo" (não estou a acusar ninguém, estou a generalizar) mas qualquer uma destas práticas exige muita concentração e muita disciplina. O prazer pode dar lugar à morte...

 

Não aumentem as, já tristes, estatísticas de mortes para conhecer este maravilhoso mundo. Existem escolas de mergulho/apneia espalhadas por todo o pais... (não estou ligado a nenhuma, o meu conselho não tem fins lucrativos )

 

Mário Morais

Mario,

Alem da caca-sub, sou Instructor de Mergulho, desde 1986. CPAS. Acho que em vez de dizeres que fazes mergulho com garrafas, devis ter dito Mergulho Autonomo.

 

Se alguém quiser combinar um mergulho no Portinho da Arrábida para ir ver os peixinhos no seu estado selvagem, ou até mesmo combinar uma caçada ali pó lado da Figueirinha ou na Foz que diga

 

Dario,

Um destes dias, temos que combinar uma saida. Claro que nao vou matar nada nessa zona. Depois de Angola, Mocambique, Cabo Verde, etc., a Figueirinha da para desenferrujar. Nao digas nada ao Hugo. Ele quer que eu volte as lides, mas, nao me apetece.

 

Abraco,

Paulo

Editado por octopus
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

 

Dario,

Um destes dias, temos que combinar uma saida. Claro que nao vou matar nada nessa zona. Depois de Angola, Mocambique, Cabo Verde, etc., a Figueirinha da para desenferrujar. Nao digas nada ao Hugo. Ele quer que eu volte as lides, mas, nao me apetece.

 

Aii o vicio, aiiiii o vicio o melhor que todos temos, não ha melhor na vida que uns sargos no braseiro.........................

 

 

P.S. existe muito melhor na vida, mulhe...... mas isso para se sai do mar

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Dario,

Um destes dias, temos que combinar uma saida. Claro que nao vou matar nada nessa zona. Depois de Angola, Mocambique, Cabo Verde, etc., a Figueirinha da para desenferrujar. Nao digas nada ao Hugo. Ele quer que eu volte as lides, mas, nao me apetece.

 

Abraco,

Paulo

 

 

Paulo,

Não sei se te lembras, mas há uns meses atrás tinhamos falado sobre isso num tópico que abri para tentar organizar um "mergulho" no Portinho, mas que ficou em águas de bacalhau..

Estava á espera da criação do grupo do pessoal aqui da zona, para tentar organizar isso, mas se quiserem podemos antecipar isso..

Eu agora de férias tenho muito tempo, quando quiseres desenferrujar e tiveres tempo avisa! E quem quiser pode vir também.. (admito que agora que faço caça não me dá o prazer que me dava antes ir para a arrábida apenas "ver", mas acompanhado é sempre outra coisa, tenho todo o prazer em combinar com o pessoal aqui do fórum, até porque ando nestas lides á pouco tempo, e concerteza tenho muito a aprender, pelo menos contigo :mrgreen: )

 

_____________________

 

Se um dia tiveres paciência para me ensinar umas coisas é só dizeres que vou dar um mergulho!

Por mim é na boa, é só combinar-mos, mas como disse em cima, ainda sou novo nisto, não tenho muito para te ensinar.. Apenas alguns truques e como fazer a descompressão dos ouvidos..

Mas não tens frio sem um fato? Aquilo ali na arrábida é muito frio.. Tenho todo o prazer em te mostrar ali algumas zonas á volta da pedra da anicha (caso não conheças), mas sem fato não sei se aguentas muito tempo.. Ou aguentas?É que também não é bom andar "lá dentro" com frio..

 

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Paulo,

Não sei se te lembras, mas há uns meses atrás tinhamos falado sobre isso num tópico que abri para tentar organizar um "mergulho" no Portinho, mas que ficou em águas de bacalhau..

Estava á espera da criação do grupo do pessoal aqui da zona, para tentar organizar isso, mas se quiserem podemos antecipar isso..

Eu agora de férias tenho muito tempo, quando quiseres desenferrujar e tiveres tempo avisa! E quem quiser pode vir também.. (admito que agora que faço caça não me dá o prazer que me dava antes ir para a arrábida apenas "ver", mas acompanhado é sempre outra coisa, tenho todo o prazer em combinar com o pessoal aqui do fórum, até porque ando nestas lides á pouco tempo, e concerteza tenho muito a aprender, pelo menos contigo ;) )

 

_____________________

 

 

Por mim é na boa, é só combinar-mos, mas como disse em cima, ainda sou novo nisto, não tenho muito para te ensinar.. Apenas alguns truques e como fazer a descompressão dos ouvidos..

Mas não tens frio sem um fato? Aquilo ali na arrábida é muito frio.. Tenho todo o prazer em te mostrar ali algumas zonas á volta da pedra da anicha (caso não conheças), mas sem fato não sei se aguentas muito tempo.. Ou aguentas?É que também não é bom andar "lá dentro" com frio..

 

Cumps.

 

 

Pois secalhar depois tenho frio é que mesmo a uma temperatura agradavel depois de estar menos de 30min na agua começamos a ficar com frio... :s

 

Pedra da anicha é aquela pedra muito grande que parece uma ilha em frente ao portinho da arrabida??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pois secalhar depois tenho frio é que mesmo a uma temperatura agradavel depois de estar menos de 30min na agua começamos a ficar com frio... :s

 

Pedra da anicha é aquela pedra muito grande que parece uma ilha em frente ao portinho da arrabida??

 

 

Sim, é a "ilha". (para quem não sabe, não é permitido apear a ilha)

Não arranjas uns € para comprares um fato? Ou alguém que te impreste? É que agora nas férias posso lá ir muitas vezes, se arranjares um fato podes vir comigo ;)

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim, é a "ilha". (para quem não sabe, não é permitido apear a ilha)

Não arranjas uns € para comprares um fato? Ou alguém que te impreste? É que agora nas férias posso lá ir muitas vezes, se arranjares um fato podes vir comigo ;)

 

 

não conheço ninguém que faça mergulho para me emprestar um fato.... quanto custa um??

Link to comment
Partilhar nas redes sociais