Novos Donos Do Aquário


dolphins_girl

Recommended Posts

Após alguns anos nestas coisas dos aquários decidi finalmente ter discos ;)

 

E foi assim que disse adeus aos muitos Kribensis que tinha e que eram os donos do aquário para dar lugar aos discos.

 

É certo que ainda são novinhos mas estou muito entusiasmada com a ideia de os ver crescer e tranformarem-se em bonitos discos.

 

Estes novos 3 habitantes são 1 Blue Diamond, 1 Solid Red Fire (ambos do zecarlos (mais uma vez obrigado :wink:) e 1 Yellow Sunrise do João Machado.

 

O Yellow Sunrise é o maior e o mais desinibido e até posa para as fotos :).gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

O Solid Red é pequeno mas tem a mania que é muito grande e tenta meter todos na linha, principalmente o Blue Diamond que, como é o mais pequeno, acaba por estar a ser sempre enxotado e perseguido por ele.

 

Estão no aquário desde o 29 de Junho e penso que se ambientaram bem, pois poucas horas após estarem lá comeram bem e passeiam-se sem problemas pelo aquário (excepto o Blue Diamond que se passeia com mais cautela não vá o Solid Red vir atrás dele...).

 

O aquário antes de meter os discos:

 

aquario.jpg

 

 

O 1º dia no aquário:

 

discos.JPG

 

discos1.JPG

 

discos2.JPG

 

discos3.JPG

 

 

Dia 3 Julho:

 

disco4.JPG

 

disco5.JPG

 

discos6.JPG

 

discso7.JPG

 

discos8.JPG

 

Desde já peço desculpa pela má qualidade das fotos...

 

Como um plantado não vai ser fácil de manter com eles estou a pensar alterar o layout durante as férias e colocar no fundo areia de sílica, um tronco ramificado e uma ou outra planta.

 

Que acham?

Estão a ser bem tratados? :P

 

Fico a aguardar comentários :)

 

Ana

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Mesmo não sabendo as medidas do aquário...parece que está um pouco cheio. No entanto, eles são pequenos e podes manté-lo assim por mais uns valentes meses, claro fazendo podas.

 

O teu aqua está bonito...tenta manté-lo mais ou menos como está. Grandes mudanças não são boas. Ao mudares de areão, vais ter que tirar os peixes...stress; vais tirar plantas...provavelmente poderás ter oscilações na água, algas, etc.

 

Como se costuma dizer..."Em equipa vencedora não se meche", mas tu é que sabes.

 

banana rock

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Efectivamente o aquário era assim, mas com a chegada dos discos resolvi dar-lhe uma valente poda porque também me pareceu que era melhor eles terem mais espaço e porque com comida caseira a ficar acumulada ali no meio das plantas... Acho que não ia dar bom resultado :P

Acabei por comprar um côco para ver se os ancistrus (tenho 3) ou o botia arranjavam um espaço para se esconderem (e deu resultado porque adoram-no).

 

A ideia de ter um aquário mais simples, com a areia de silica e meia dúzia de plantas era mesmo por se tornar mais fácil limpar, já que os discos e a sua comida sujam consideravelmente mais... Também li que os discos em plantados têm tendência a que se note mais a ferrugem e que preferem fundos claros. Não sei se é verdade...

 

O aquário tem 90x30x50 (160 litros).

 

Com os discos habitam 3 ancistrus, 1 botia yo-yo, 1 camarão madeira, alguns guppys criação lá de casa mas que vão para outro aquário (depois das fêmeas acabarem de parir porque têm estado a parir todos os dias e eles devem andar a gostar porque o máximo que consegui foi ver um alevim, mas que foi comido pouco depois :bad-words:), 5 néons negros, 2 corys e 3 rasbora arlequins.

 

Fiz hoje pela primeira vez comida caseira e eles adoraram :(. Para variar o Yellow Sunrise foi o mais desinibido e foi logo comer, mas os outros aos poucos também lá foram.

 

Sei que o comportamento do Solid Red em relação ao Blue Diamond é normal, espero é que se venham a entender para que o Blue Diamond possa comer tanto quanto os outros.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Primeiro deixa-me dizer-te uma coisa e, não leves a mal é que não sei onde o pessoal vai buscar tantos litros para os aquários, se calhar têm um anexo com um jacuzzi lá dentro.... bang

 

As contas são fáceis...já uma vez coloquei um post sobre isso... tens 90x30x50 = 135000 /1000 = 135 Litros

 

Por ex: Se tirares 2cm da superficie ao topo do vidro e 3 cm de areão ... tens 90x30x45 (se 50 cm for relativa à altura)= 121500 /1000=121,5 Litros. Já para não falar que 3 cm de areão é um exemplo e é muito pouco. Para não falar que não descontastes a espessura do vidro e volume que ocupam outros materiais, como por ex: casca de côco, plantas, etc. Desculpa a seca. :(

 

Pareceu-me que tens akadama...em relação ao areão penso que eles preferem-no escuro porque reflete menos luz. Os Discus vivem em Black Waters, e gostam de ambientes relativamente sombrios, pouca luz. Existem algumas lojas que os têm quase as escuras, com pouca luz e com troncos tipo Mangrove para acidificarem e escurecerem naturalmente a água.

 

Claro que num plantado, isto é complicado. Eu tenho Discus e hoje, escolheria areão escuro (nunca claro).

 

Também tenho comida caseira e isso nunca constitui um problema. Penso que tem a ver com a quantidade de comida. Eu vou dando aos pouquitos. :P

 

Quanto à questão de colocares "...areia de silica e meia dúzia de plantas era mesmo por se tornar mais fácil limpar, já que os discos e a sua comida sujam consideravelmente mais... é uma opção. Eu fertilizo quase todos os dias, mudo água semanalmente e podo e limpo o fitro quinzenalmente.

 

Quanto à questão "... Também li que os discos em plantados têm tendência a que se note mais a ferrugem... Não sei se é verdade...color]. Os meus têm um pouco. Aquilo que eu tenho ouvido dizer é que tem a ver com a qualidade da água. Uma das coisas que o João Machado costuma dizer qualquer coisa com " As mudanças de água mantêm o médico afastado!" Eu também devia fazer mais trocas parciais de água. cheers

 

:bad-words:

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Primeiro deixa-me dizer-te uma coisa e, não leves a mal é que não sei onde o pessoal vai buscar tantos litros para os aquários, se calhar têm um anexo com um jacuzzi lá dentro.... bang

 

As contas são fáceis...já uma vez coloquei um post sobre isso... tens 90x30x50 = 135000 /1000 = 135 Litros

 

Por ex: Se tirares 2cm da superficie ao topo do vidro e 3 cm de areão ... tens 90x30x45 (se 50 cm for relativa à altura)= 121500 /1000=121,5 Litros. Já para não falar que 3 cm de areão é um exemplo e é muito pouco. Para não falar que não descontastes a espessura do vidro e volume que ocupam outros materiais, como por ex: casca de côco, plantas, etc. Desculpa a seca. :sleeping:

 

Pareceu-me que tens akadama...em relação ao areão penso que eles preferem-no escuro porque reflete menos luz. Os Discus vivem em Black Waters, e gostam de ambientes relativamente sombrios, pouca luz. Existem algumas lojas que os têm quase as escuras, com pouca luz e com troncos tipo Mangrove para acidificarem e escurecerem naturalmente a água.

 

Claro que num plantado, isto é complicado. Eu tenho Discus e hoje, escolheria areão escuro (nunca claro).

 

Também tenho comida caseira e isso nunca constitui um problema. Penso que tem a ver com a quantidade de comida. Eu vou dando aos pouquitos. :popcorn:

 

Quanto à questão de colocares "...areia de silica e meia dúzia de plantas era mesmo por se tornar mais fácil limpar, já que os discos e a sua comida sujam consideravelmente mais... é uma opção. Eu fertilizo quase todos os dias, mudo água semanalmente e podo e limpo o fitro quinzenalmente.

 

Quanto à questão "... Também li que os discos em plantados têm tendência a que se note mais a ferrugem... Não sei se é verdade...color]. Os meus têm um pouco. Aquilo que eu tenho ouvido dizer é que tem a ver com a qualidade da água. Uma das coisas que o João Machado costuma dizer qualquer coisa com " As mudanças de água mantêm o médico afastado!" Eu também devia fazer mais trocas parciais de água. cheers

 

:mrgreen:

 

Desculpa, enganei-me. É 90x30x60 que dá 162 litros. É precisamente por ter uma altura relativamente alta que tenho alguma dificuldade em conseguir ter plantas rasteiras...

 

O areão é ADA.

 

Quando andei a pesquisar o que encontrei foi que havia pessoas que os tinham em aquários com pouca luz, não porque eles preferissem, mas porque faz sobressair as cores. E que quem não queria que a ferrugem se notasse então colocava-os com muito luz e fundos claros porque quanto mais escuro é a envolvência mais tendência o disco tem em mostrar a ferrugem para se "camuflar".

 

Eu sinceramente não percebo de discos, ainda agora comecei nestas andanças. Foi somente o que fui lendo de sites estrangeiros, mas todas as informações são bem-vindas :mrgreen:

 

Pessoalmente, acho que fica mais bonito os discos num plantado, mas realmente preocupa-me que a densidade de plantas seja um factor para acumular sujidade. Cada vez que corto a Hemianthus micranthemoides vejo a quantidade de particulas que aquilo acumula la no meio... Também penso que o factor de ter mais plantas faz com que a filtragem se torne menos eficiente porque perde corrente.

 

Eu até agora tinha de podar praticamente todas as semanas e mesmo assim quando podava já estava tudo à superfície da água. Com os discos não posso deixar chegar a esse ponto e devo ter de podar mais frequentemente...

 

Aceitam-se sugestões para saber se fica plantado ou se deva desanuviar o layout porque em todo o caso deve estar na altura de mudar o areão que tem uns 3 anos...

 

Desde já obrigado pelos teus comentários bigsmile

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"... Também penso que o factor de ter mais plantas faz com que a filtragem se torne menos eficiente porque perde corrente." :mrgreen:

 

Bem, eu não sei qual é a potência do teu filtro. O meu aqua tem 120x40x50 cm, está com tantas como o teu e não tenho esse problema. Tenho um Fluval 405 e penso que faz 1300 lt/ hora. Tive que colocar uma flauta de 110 cm e a maior parte das vezes, está regulado para fazer menos movimentação de água.

 

Cpts. :sleeping:

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

"... Também penso que o factor de ter mais plantas faz com que a filtragem se torne menos eficiente porque perde corrente." :mrgreen:

 

Bem, eu não sei qual é a potência do teu filtro. O meu aqua tem 120x40x50 cm, está com tantas como o teu e não tenho esse problema. Tenho um Fluval 405 e penso que faz 1300 lt/ hora. Tive que colocar uma flauta de 110 cm e a maior parte das vezes, está regulado para fazer menos movimentação de água.

 

Cpts. :popcorn:

 

O meu é um Eheim 2224 mas só faz 700 lt/h. Tenho uma daquelas aplicações horizontais com furos que deita a água tipo em cascata, mas também é possível que não esteja bem posicionada o suficiente para fazer uma boa circulação. Já experimentei furos para frente, para baixo, mudei de parede no aquário, a tentar ver como é que havia melhor arrastamento das partículas em direcção ao tubo que recolhe a água do aquário para o filtro, mas ainda não descobri :sleeping:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu filtro faz quase 5 x o volume de água (não descontando tudo aquilo que eu atrás referi), ou seja, excelente!

 

Eu tenho um aqua mais pequeno com um 2213, e por norma os filtros da Eheim trazem uma flauta (tubo com furos que é tapado com uma tampinha num dos lados), só que é pequenina. no meu aqua mais pequeno aquilo estava tão potente que tive de colocar outra flauta que uni à primeira através de um pouco de tudo que cortei de um dos tubos do filtro.

 

Se calhar é o que devias fazer, pois permite uma circulação de água mais uniforme. Se quiseres oxigenar mais a àgua coloca a flauta ligeiramente acima da superfície (faz mais barulho), senão abaixo desta. Espero que tenha sido útil. :mrgreen:

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O teu filtro faz quase 5 x o volume de água (não descontando tudo aquilo que eu atrás referi), ou seja, excelente!

 

Eu tenho um aqua mais pequeno com um 2213, e por norma os filtros da Eheim trazem uma flauta (tubo com furos que é tapado com uma tampinha num dos lados), só que é pequenina. no meu aqua mais pequeno aquilo estava tão potente que tive de colocar outra flauta que uni à primeira através de um pouco de tudo que cortei de um dos tubos do filtro.

 

Se calhar é o que devias fazer, pois permite uma circulação de água mais uniforme. Se quiseres oxigenar mais a àgua coloca a flauta ligeiramente acima da superfície (faz mais barulho), senão abaixo desta. Espero que tenha sido útil. ;)

 

Cpts.

 

A flauta está ao nível da água e assim faz uma ondulação, outras vezes está um pouco acima, mas não noto que tenha assim muita pressão... Será por o filtro estar a um bom bocado abaixo da superfície da água e esta percorrer um longo caminho nos tubos? Pelo menos o tubo que sai do aquário e entra no filtro tem 2.30m e o que entra no aquário tem à volta de 1.50m.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E agora uma pergunta um bocado estúpida... :unsure:

 

Como é que sei se estou a dar comida a mais aos discus estando eles a crescer?

 

É que eles estão sempre prontos para comer, mas comem umas 5x... Costumava alternar uma vez granulado, outra artémia, etc. Agora com a papa vou introduzi-la no sistema de rotatividade, mas eles devoram tudo ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A flauta está ao nível da água e assim faz uma ondulação, outras vezes está um pouco acima, mas não noto que tenha assim muita pressão... Será por o filtro estar a um bom bocado abaixo da superfície da água e esta percorrer um longo caminho nos tubos? Pelo menos o tubo que sai do aquário e entra no filtro tem 2.30m e o que entra no aquário tem à volta de 1.50m.
Bem, não te sei responder a isso, 2.30 parece-me muito (consulta o manual ou se não tiveres pesquisa na net, que está lá o máximo de altura a que podem ser colocadas as tubagens).

 

 

E agora uma pergunta um bocado estúpida... :PUm chavão " Não existem perguntas estúpidas, mas sim respostas que poderão ser idiotas! ...burro é aquele que não quer aprender" Brincadeirinha ;)

 

Como é que sei se estou a dar comida a mais aos discus estando eles a crescer? O excesso de comida, não é bom...já vistes um obeso com 240 Kg a correr...dificilmente. Com os peixes também...à excepção das baleias (que são mamíferos) cheers . Problemas com respiração, obstrução de guelrras, etc que também podem ser sinónimo de poluição na agua.

 

É que eles estão sempre prontos para comer, mas comem umas 5x... Costumava alternar uma vez granulado, outra artémia, etc. Agora com a papa vou introduzi-la no sistema de rotatividade, mas eles devoram tudo ::D:

 

Fazes bem em alimentá-los várias vezes ao dia, desde que sejam em pequenas quantidades, de modo a que a comida não vá para o fundo e se for que eles a comam rapidamente. Há quem não os alimente durante 1 dia. Eu não consigo fazê-lo! :unsure:

 

Cpts.

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E cá estão mais umas fotos fresquinhas.

 

Estes meninos são uns comilões e todos destemidos. Desde o 2º dia que comem à mão e estão mais gordinhos :) Também penso que as cores estejam a ficar mais realçadas...

Têm aproveitado o facto de ter várias fêmeas guppys a parir e têm comido uns alevins... Até se posicionam por baixo delas à espera que caia um ou outro. É o chamado fast food :cool2:

 

De resto, cada vez que me aproximo do aquário lá vêem eles ver se há comida e, se meto as mãos dentro de água (com ou sem comida), lá me vêem dar dentadinhas nas mãos :happy:

 

Que vos parece?

 

blue.JPG

 

blue1.JPG

 

yellow.JPG

 

yellow1.JPG

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:lol:

 

Tadinhos... O Blue Diamond até nem tem barriga... biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />

 

Tenho de lhes dar menos comida, mas os rapazes são comilões... :happy:

Tenho medo que não comam o suficiente para crescerem e serem "altos e espadaudos" :D

 

Tirando o facto de estarem gorditos achas que estão a evoluir bem? :unsure:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva :)

 

Então, como é que estão as coisas, peixeirada, filtro, etc?

 

Já vi que os teus meninos estão (alguns) a precisar de ir ao ginásio...isto do verão...da praia é tramado...

Temos primos e se calhar irmãos...Também tenho do JP(yellow SR e red S) mas, já são maiores e do Zé Carlos tenho desse tamanho. Devem estar na minha casa à 3 semanas/ 1 mês - 3 blue e 1 solid red.

 

Jokas:multi:

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva ::D:

 

Então, como é que estão as coisas, peixeirada, filtro, etc?

 

Já vi que os teus meninos estão (alguns) a precisar de ir ao ginásio...isto do verão...da praia é tramado...

Temos primos e se calhar irmãos...Também tenho do JP(yellow SR e red S) mas, já são maiores e do Zé Carlos tenho desse tamanho. Devem estar na minha casa à 3 semanas/ 1 mês - 3 blue e 1 solid red.

 

Jokas:multi:

 

Ah então tens de postar fotos desses meninos para ficar a conhecer os primos/irmãos :) Estes estão comigo há cerca de 2 semanas.

Como é que eu vejo se eles estão gordos? Também não os quero escanzelados :D Eu meto-lhes a comida e eles comem tudo o que lhes dou... Tenho estado a reduzir um pouco na comida caseira... Mas também é normal eles ficarem com um pouco mais de barriga depois de comerem não? Mas realmente gostava de saber o que é um disco nem gordo nem magro para poder controlar melhor. Têm de ir ao ginásio para estarem em forma para a praia :wink:

 

Eu noto que principalmente o solid red cresceu um bom bocado porque antes fazia uma grande diferença do yellow sunrise e agora já não é uma diferença tão abismal (apesar do outro ser o dobro dele ou assim biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=':biggn:' />)

 

O Blue Diamond é que está bastante diferente: antes tinha muito medo do Solid Red e comia sempre sozinho depois de todos comerem e não passeava muito pelo aquário. Agora, apesar de continuar a ser enxotado por ele, volta e come com eles e até afuguenta os guppys :laugh:

 

Em termos de cores, acho que o azul do Blue está cada vez mais intenso e metalizado e com vários tons. Nos outros 2 penso que os vermelhos estão a ficar cada vez mais fortes.

 

Achas que em termos de tamanho e cores estão a evoluir bem? Não faço ideia de como deveriam estar a uma altura destas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Ora aqui vão umas fotos dos irmãos (blues e red)e dos primos (yellow sun rise). Não ficaram muito boas mas, foi o que se põde arranjar... :P

 

 

gallery_17545_472_51557.jpg

 

gallery_17545_472_16222.jpg

 

gallery_17545_472_20640.jpg

 

Esse fedelho da direita, é o solid red...está sempre a dar porrada nos blue...na certa é do benfica!!!!!

 

gallery_17545_472_28689.jpg

 

gallery_17545_472_12261.jpg

 

O Peste e...um primo dos teus YSR

 

gallery_17545_472_7161.jpg

 

Um primo ysr...acompanhado por um panda x turquesa

 

gallery_17545_472_96110.jpg

 

Algum ajuntamento...mas não vieram todos pousar para a foto... #musica

 

gallery_17545_472_90501.jpg

 

Da esquerda para baixo.... soli red, dois red scriblet e dois Marlboro Yellow Sun Rise.

 

 

Nota: estes bichos não crescem dum dia para o outro. Com certeza que crescem mais depressa nos criadores, até porque eles fazem o que a maior parte de nós não faz....muitas trocas de água! Ah, e aspiram sempre o fundo, coisa que num plantado é mais complicado....

 

Eu sei que, quando nos aproximamos do vidro eles aparecem logo de cauda a abanar...a ver se levam qq coisita. É tentador!

Presta atenção é à qualidade da água (nitratos, amónia, fosfatos), se ela estiver bem e os teus meninos também, tudo estará ok (claro que convém prevenir/ desparasitar).

 

Tchau biggrin.gif' class='bbc_emoticon' alt=';)' />

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ah la estão eles... :( Esses YSR são muito diferentes do meu... Têm essa zona avermelhada por baixo que o meu não tem, mas esse Blue é tal e qual o meu :D

Olha que isso da perseguição do Solid Red ao Blue deve ser de família porque aqui é exactamente assim. O Solid Red anda sempre atrás do Blue... O Yellow é que antes era mais pacífico e agora volta e meia mordisca o Solid Red quando ele se aproxima, mas não faz nada ao Blue...

 

Eu TPA's faço todos os dias, mas o areão já se sabe... Agora com as férias vou mudá-lo porque este já está muito sujo e sem efeito para as plantas e provavelmente tenho de tirar os ancistrus porque sujam muito a água e são logo 3...

 

Gostei de conhecer a familia ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

 

Se calhar tem a ver com o tamanho; vê a diferença entre os mais pequenos(fotos: 5, 6, 7, ;) que devem de ter a idade dos teus e os mais velhinhos com mais do dobro do tamanho (yellow e red scriblett - As cores já se vislubram, mas ainda falta muitos meses até ficarem com a coloração definitiva).

 

;)

Editado por Arlindo

Arlindo
__________

O meu Feedback em: http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...ic=98620

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Solid Red anda sempre atrás do Blue...

 

Boas

isso é normal, no campeonato nacional acontece a mesma coisa.

Se puseres um discu verde vais ver que o Solid Red também anda sempre atrás dele... E já agora põe também um branco...

 

Abraço

CMargarido

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Solid Red anda sempre atrás do Blue...

 

Boas

isso é normal, no campeonato nacional acontece a mesma coisa.

Se puseres um discu verde vais ver que o Solid Red também anda sempre atrás dele... E já agora põe também um branco...

 

Abraço

CMargarido

 

chainsaw O Red anda so a mostrar a sua superioridade :dry::laugh:

:dry:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais