Manutençao De Filtro Eheim Ecco 2236


Recommended Posts

Eu comprei um EHEIM ECCO 2236 e ele vinha com os seguintes camadas filtrantes:

 

Esponja azul grossa.

esponja branca fina.

Esponja de carvão.

E umas bolinhas que julgo que se chamam bioballs,

 

A esponja de carvão activo tirei passado 15 dias,

O resto do material lavo todas as semana e volto a por:

 

Tenho um aquario de 120litro plantado com pouca fauna e muita flora por isso ele tem-se mantido bastante limpo.

 

Os dois primeiros cestos têm as bioballs e o cesto de cima tem a esponja azul e a esponja branca por esta ordem.

 

A duvida é a seguinte: quando devo trocar o material filtrante.

 

A esponja azul nunca reparei que tenha perdido alguma qualidade desde que uso o filtro (três meses)

As bioballs tambem não.

A esponja branca é aquela que realmente tenho que passar por água varias vezes até esta não vir turva eá-me ideia que já esta um bocadinho degradada, mas se calhar até é impressão minha porque no fundo não noto grande alteração.

 

Gostaria que me instruíssem acerca deste assunto pois nas instruções diz para substituir o material com uma frequência que me parece excessiva.

 

gostava que me esclarecessem se devo ou não utilizar manterias filtrantes diferente ou por ordem diferente.

 

Obrigado pelos esclarecimentos, já procurei no fórum mas não encontrei respostas que me ajudassem suficientemente. se calhar não sei procuara mas com esta quantidade de postes é quase impossível.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas,

 

primeiro, lavas isso tudo em água do aqua, certo? A água da torneira pode matar as bactérias nitrificantes que estão no filtro (sobretudo nas tais bioballs).

 

depois, a esponja branca é realmente a que se gast mais depressa, depende da carga biológica que tens, ou se por ex. morre uma planta, fica logo entupido. Pode aguentar mais de um mês... ou talvez não, depende do aqua.

 

a esponja azul grossa aguenta em geral vários meses, espreme-a bem, quando vires que comaça a ter os poros/buraquinhos muito cheios, ou mau aspecto geral, troca.

 

as bioballs, NÃO troques tudo de uma vez!!! Porque é nelas que moram as bactérias. No 2236 tens uns 4 cestos, digamos que tens bioballs em 2 deles: muda as de cima num dia, as de baixo passados 6 meses, as de cima passados outors 6 meses. Ou seja, na prática as bioballs duram 1 ano, mas trocas metade de 6 em 6 meses.

 

Lava as bioballs em água do aquário, basta remexer um bocadinho para tirar a nhanha, o ideal é co mjacto de água do aqua (por ex. vindo do aspirador de fundo... mas a tirar água limpa do meio do aquário!)

 

cumps Nuno

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu lavo com água da torneira, mas é de um furo e não tem cloro. Além disso foi analisada e é propria para consumo humano, por isso penso que não matará as bactérias.

 

O filtro tem três cestos dois tem bioballs, o outro tem a esponja branca e a azul, normalmente não tiro lixo quase nenhum do filtro só que quando espremo a esponja branca a água vem castanha durante um bocado. a esponja azul não retem práticamente lixo nenhum.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.