[Ficha] Botia modesta ( Botia Azul )


MotarSolitario

Recommended Posts

Nome cientifico -Botia modesta

Nome vulgar – Botia Azul, Botia Cauda de Espiga

Família – Cobitidae

Descrição - corpo liso cinzento azulado de tonalidade baça e fuliginoso criado pelas suas pequenas escamas, contrastante com o vivo colorido das barbatanas (alaranjadas , por vezes vermelhas) apresentando um espinho eréctil a frente dos olhos e também possuidor de 4 barbilhos na sua boca. Apresenta um sistema auxiliar de respiração.

Origem - sul da Ásia mais propriamente das correntes da Malásia, Tailândia e Vietname

Dimensão - 10 cm

Agua - PH neutro para acido (6,6 e 7.0)

Temperatura - 25º e 30ºC

Características - necessita de esconderijo ou uma toca e aquários plantados, emite de uns sons parecidos com cliques, deitar de lado como se estivesse a dormir.

Comida - comida viva, ração seca, artêmias, larvas de mosquito, minhocas picadas, patês e infusorios, etc.



Botia modesta

Este peixinho pertence tal como as Kuhli a família dos Cobitidae pode atingir com facilidade o tamanho de 10 cm em cativeiro e um carnívoro que necessita de esconderijo ou uma toca e aquários plantados oriundo do sul da Ásia mais propriamente das correntes da Malásia, Tailândia e Vietname tem um corpo liso cinzento azulado de tonalidade baça e fuliginoso criado pelas suas pequenas escamas, contrastante com o vivo colorido das barbatanas (alaranjadas , por vezes vermelhas) apresentando um espinho eréctil a frente dos olhos e também possuidor de 4 barbilhos na sua boca, Por isso não encontra dificuldades para localizar os alimentos no escuro, como se poderia pensar. A natureza dotou-a de 2 pares de barbilhos, localizados próximos à boca, onde existem inúmeros botões gustativos. Através deles, o peixe consegue facilmente detectar os alimentos. Tal como outros cobitideos esta espécie esconde-se de dia e pode ser tímida.
Tem o péssimo hábito de revirar o fundo, tirando toda sua decoração do lugar. Por isso, quando coloca-la em cativeiro, preencha o fundo com algum material fofo (musgos por exemplo) e não coloque plantas de raízes, ou serão todas arrancadas. Dê preferência às plantas flutuantes, que melhor se adaptam às suas características.
Podendo ser aliciada a sair de sua toca com pequenas minhocas. tem uma característica que eu acho muito gira que o emitir de uns sons parecidos com cliques. Também conhecida como Botia Azul.
Este peixe não deve ser mantido em aquários cujo tamanho seja inferior a 20 litros, ele gosta de um PH: Entre 6,6 e 6,8 e de uma Temperatura: Entre 25º e 30ºC.
Pode viver em águas pouco oxigenadas, pois apresenta um sistema auxiliar de respiração. Para isso, sobe à superfície, recolhe ar pela boca e absorve o oxigénio através de vasos capilares localizados na parte anterior do intestino, eliminando o ar pelas aberturas operculares.
Não deverá estar juntamente com peixes de pequeno porte, como por exemplo Néons, Rásboras-Arlequins, Tc... pois durante as suas patrulhas nocturnas ele não hesitará em come-los (eu já observei esse comportamento) não se deixem enganar pela aparência de sua boca pois ele come-os como se fossem tremoços. Tendo também o habito de se deitar de lado como se estivesse a fazer a sesta.
E isto e tudo que consegui apurar sobre este peixe espectacular, se tiverem algo a acrescentar façam o favor obrigado.
Yasuhikotakia_modesta.jpg

Editado por Hugo R. Silva
Imagem wikipedia
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 3 anos depois...

Boas, eu penso que sejam ambas as fotos de botia modesta.

Eu tenho um e é um peixe bastante interessante. E tenho também um de barbatanas amarelas que penso ser uma subspécie do mesmo.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
  • 3 semanas depois...
boas, eu tenho 2 desses, e gostaria de saber qual a diferença de um macho e uma femea.

 

Pelo que eu já li sobre as bótias zebra, os machos têm a boca vermelha e as fêmeas não (eu tenho dua com a boca vermelha).

Agora não sei se as bótias modesta têm essa mesma caracteristica que as "primas".

É que também li que não havia dimorfismo sexual nas bótias zebra.

Eu sei que so venho confundir, mas é na tentativa de esclarecer esta questão.

 

Cumps

JC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 anos depois...
  • 1 mês depois...