Aquario De Um Amigo


mpimentel

Recommended Posts

Caros amigos

 

Estou a colocar este post, para ajudar um amigo que não tem possibilidade de participar neste forum, neste momento.

Ele tem um aquário com cerca de 150 litros. Ajudei-o a montar este aqua à cerca de 3 meses.

Foi colocado um filtro fluval 405, que era meu, com as seguintes matérias filtrantes ( de baixo para cima ) :

Sera Siporax

Zeolite

Fluval Clearmax

Lã de vidro

A temperatura está a 27/28º

Flora :

Anubias nana, Higrophila polisperma e valisnérias

Fauna :

2 Bótias palhaço

01 Ancistrus

01 Tubarão

06 Neons

01 casal de Gupies

01 Coridora

03 Gurami pérola

01 Espada

04 Zebras

15 Pristelas

 

O que acontece é que têm morrido muitos peixes, tais como :

03 Escalares (pequenos)

03 Espadas

01 Beta

01 Tubarão albino

Anteriormente já tinha havido algumas outras mortes.

 

Ele telefonou-me a dizer que o aquário parece um cemitério!! Fez análises à água e os resultados foram os seguintes :

Ph -6,5

Amónia - 0,5

Nitratos e Nitritos = 0

Acredito que os testes tenham sido bem feitos, pois tanto ele, como a mulher, são farmacêuticos.

 

Disse-lhe fazer uma TPA. O que acham? Será que anda algum peixe assassino no aquário? Ele quando tirou os escalares disse que era só a espinha.

Será muita população?

Será as matérias filtrantes insuficientes?

 

Gostava de uma ajuda e opiniões, de forma a poder ajudá-lo, pois ele anda bastante desanimado.

Agradeço a todos.

Cumprimentos

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ele não terá feito algum tratamento no aquário que tenha morto a colónia de bactérias existentes no filtro? Ou quando lavou o filtro tenha limpo as cerâmicas com água da torneira?

 

é que esse valor de amónia não é normal.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Ele não terá feito algum tratamento no aquário que tenha morto a colónia de bactérias existentes no filtro? Ou quando lavou o filtro tenha limpo as cerâmicas com água da torneira?

 

é que esse valor de amónia não é normal.

 

O filtro nunca foi mexido desde que se montou. Não tenho informação de nenhum tratamento.

Estes peixes que morreram foi no espaço de uma semana. Também achei o valor da amónia um bocado alto. Daí o ter aconselhado a fazer uma TPA.

Ele diz-me que desaparecem neons!? Será que são os bótias ou o tubarão que atacam os peixes?

Um abraço

mpimentel

Editado por mpimentel
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A temperatura está a 27/28º

 

2 Bótias palhaço

01 Ancistrus

01 Tubarão

06 Neons

01 casal de Gupies

01 Coridora

03 Gurami pérola

01 Espada

04 Zebras

15 Pristelas

 

Temp um pouco alta para o meu gosto: baixa concentracao oxigenio, acleracao do metabolismo.

 

Estamos a falar de 36 peixes depois das mortes (apenas 4,2L por peixe, e quase o mesmo que ter um nano). Alguns destes podem crescer bem.

 

Fauna com mistura de peixes que preferem H2O alcalina com peixes de acida.

 

Parece que os peixes que morreram foram imediatamente comidos: falta de comida, sobretudo fresca.

 

Ha sinais de mordedura de barbatanas antes da morte?

Houve introducao recente de peixes (amonia)?

Ha alguma especie significativamente maior (peixe predador)?

Editado por Jerboa
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Temp um pouco alta para o meu gosto: baixa concentracao oxigenio, acleracao do metabolismo.

 

Estamos a falar de 36 peixes depois das mortes (apenas 4,2L por peixe, e quase o mesmo que ter um nano). Alguns destes podem crescer bem.

 

Fauna com mistura de peixes que preferem H2O alcalina com peixes de acida.

 

Parece que os peixes que morreram foram imediatamente comidos: falta de comida, sobretudo fresca.

 

Ha sinais de mordedura de barbatanas antes da morte?

Houve introducao recente de peixes (amonia)?

Ha alguma especie significativamente maior (peixe predador)?

 

Estes ultimos peixes que morreram estavam no aquário à 2 semanas. Foram os ultimos a entrar.

Falei agora mesmo com ele, ao telefone, e disse-me que já tinha visto umas barbatanas "ratadas". A comida são flocos da Sera.

Eu era capaz de apostar no tubarão e nos bótias.

O número de peixes também não é pequeno.

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pois, na minha opinião há aí demasiados peixes e com claras incompatibilidades no que toca a parametros da água.

os bótias são uns autenticos "terroristas", e são peixes de cardu-me, pelo facto de serem só 2 penso que se tornam um pouco mais agressivos.

já agora que tubarão é?

 

 

cumps.André29

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estes ultimos peixes que morreram estavam no aquário à 2 semanas. Foram os ultimos a entrar.

Falei agora mesmo com ele, ao telefone, e disse-me que já tinha visto umas barbatanas "ratadas". A comida são flocos da Sera.

Eu era capaz de apostar no tubarão e nos bótias.

O número de peixes também não é pequeno.

Um abraço

mpimentel

 

Sim flocos Sera sao bons mas nao chega.

 

Para quem nao tem paciencia para outras opcoes, eu recomendo peixe do mar (pescada) e camaroes, cortados em pedacos pequenos com uma faca afiada ou lamina. Uma a 2x semana.

Os congelados de aqua sao excelentes, mas e preciso mto cuidado c os parasitas: havera alguma marca de verdadeira confianca?

Para os herbivoros 1 ervilha cozida ou espinafre fazem uma tremenda refeicao: 1 ervilha chega para muitos peixes!

Portanto nao ha razao para dar so flocos.

 

Tambem colocar mais de um macho espada e pedir problemas.

Assim a flocos so os peixes maiores asseguram uma dieta mais equilibrada comendo o que ha. Os Neos estao na primeira linha para uma boa refeicao, mas peixes mais lentos, como um Beta ou Guppy macho, vao tambem marchar de certeza.

So pessoas experientes devem manter um Betta num aqua comunitario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Sim flocos Sera sao bons mas nao chega.

 

Para quem nao tem paciencia para outras opcoes, eu recomendo peixe do mar (pescada) e camaroes, cortados em pedacos pequenos com uma faca afiada ou lamina. Uma a 2x semana.

Os congelados de aqua sao excelentes, mas e preciso mto cuidado c os parasitas: havera alguma marca de verdadeira confianca?

Para os herbivoros 1 ervilha cozida ou espinafre fazem uma tremenda refeicao: 1 ervilha chega para muitos peixes!

Portanto nao ha razao para dar so flocos.

 

Tambem colocar mais de um macho espada e pedir problemas.

Assim a flocos so os peixes maiores asseguram uma dieta mais equilibrada comendo o que ha. Os Neos estao na primeira linha para uma boa refeicao, mas peixes mais lentos, como um Beta ou Guppy macho, vao tambem marchar de certeza.

So pessoas experientes devem manter um Betta num aqua comunitario.

 

O espada é fêmea.

Vou aconselha-lo a comprar comida congelada Ocean Nutrition, dou aos meus e acho muito boa.

Um abraço

mpimentel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas, acho que nada tam a ver com falta de comida mas....

 

eu começaria por uma boa tpa para baixar a amonia e baixava tb a temperatura do aqua, para esse tipo de peixes n se justifica estar tao alta.

 

depois faria novamente os testes à agua e observaria o comportamento dos peixes uns dias para poder chegar a uma conclusao.

 

abraço

 

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.