Recommended Posts

Viva pessoal!

Depois de ter um problema com o meu aquário de camarões, o "Green", que começou a verter água, fui obrigado a desmontá-lo para ver o que se passava..

Na altura o aquário tinha centenas de camarões "green" e alguns Sp. Tiger. Devo dizer que não é nada facil desmontar um aquário de camarões, o aquário ficou 1 semana só com 2cm de altura de água e o areão e todos os dias ía tirando camarões com 1mm de comprimento..

Depois de ter todos tirados (os visiveis pelo menos) limpei o aquário todo, resolvi o problema que tinha e voltei a montar o aquário, mas desta vez com um novo aspecto e com outras espécies de camarões.

De seguida deixo o Setup:

Aquário: 60*30*30

Substracto: Areão escuro + Areia branca

Iluminação: 1 x 18W T8 (é para melhorar)

Filtragem: Filtro interno - Aquapor 300l/h - com algumas matérias filtrantes (mais á frente deixo fotos)

Aquecimento: Aquapor 100W

Decoração: Um tronco ramificado (by Serra da Arrábida) e rocha vulcanica (Obrigado ao membro pitboy por mas ter escolhido e enviado dos açores)

Flora:

Echinodorus Tenellus;

Cryptocoryne" Brown";

Marsilea hirsuta;

Hemianthus micranthemoides;

Egeria densa;

Cladophora aegragophila;

Leptodictyum riparium (Musgo Stringy).

Fauna:

Caridina cf. cantonensis 'Crystal Red';

Neocaridina Cf. Zhangjiajiensis Var. Blue;

Caridina cf. breviata " New Bee" ou "Hummel" - (prestes a chegar);

Ampulárias de várias cores.

Outros caracois.

Em relação ao aquário, foi montado á cerca de 3 semanas, e utilizei um areão escuro e fiz contraste com areia branca á frente, mesmo sabendo que os camarões iriam perder cor.. Na altura não pensei duas vezes, até pensei que tão pouca areia não iria ser tão significativo.. Mas a verdade é que se nota muito nos "blue pearl", estão práticamente transparentes.. Já estou a pensar em substituir a areia, mas queria sugestões.. estava a pensar em colocar areia preta, mas não é muito facil de encontrar.. O que fariam no meu caso? Será que quando as plantas crescerem eles não ficam com mais cor mesmo com a areia branca?

As fotos da montagem:

As pedras a utilizar, no banho:

P1010154up1.jpg

A disposição das pedras:

P1010179up.jpg

Já com o areão, a areia e o tronco:

P1010181up.jpg

A Cladophora aegragophila cortada aos bocados para "espetar" no areão:

P1010183up.jpg

(o objectivo é formar um tapete, vai ser dificil, vamos ver o que sai..)

E foi assim que ficou depois de uma tarde de "trabalho":

P1010184up.jpg

Por estas fotos não dá para ver grande coisa.. tenho aqui no Pc bastantes fotos do aquário acabadas de tirar, brevemente posto aqui, pois têm de ser selecionadas.. A qualidade também não ajuda muito, mas isso já se deve mais á máquina e ao fotografo biggrin

Fica só o pormenor do filtro:

P1010157up.jpg

P1010165up.jpg

Espero que seja funcional..

Caso tenham alguma coisa a dizer não exitem :wink:

Brevemente coloco mais fotos!

Cumps.

Edited by dfilp

Olá Dário!

O aquário não está mau, apenas gostaria de dizer que a "passagem" da areia para as rochas vulcânicas é muito "brusca", tenta suavizar isso com bocados mais pequenos de rocha vulcânica.

O galho é capaz de apodrecer rapidamente visto ser tão fininho.

Já agora, um filtro interno?! Big Mistake... em vez da colónia de Bumblebees, tinhas apostado num de cascata, e depois de o aquário estabilizado e rodado com o novo filtro, acrescentarias os Bumblebees.

Cumprimentos,

Fernando

Edited by Fernando Freire

Olá Fernando,

Muito obrigado pelo comentário!

Olá Dário!

O aquário não está mau, apenas gostaria de dizer que a "passagem" da areia para as rochas vulcânicas é muito "brusca", tenta suavizar isso com bocados mais pequenos de rocha vulcânica.

Pois, é que no momento não tinha mais pequenas, nem a possibilidade de partir as que tinha. Penso também que com estas fotos não dá para ver bem como é, vou postar umas melhorsinhas, depois diz se manténs a tua ópinião, para eu ver o que se pode fazer help

O galho é capaz de apodrecer rapidamente visto ser tão fininho.

Estou confiante que isso não irá acontecer tão depressa, até porque já mantenho "galhos" destes há bastante tempo, e até agora tudo bem. A ver vamos.

Já agora, um filtro interno?! Big Mistake... em vez da colónia de Bumblebees, tinhas apostado num de cascata, e depois de o aquário estabilizado e rodado com o novo filtro, acrescentarias os Bumblebees.

Cumprimentos,

Fernando

Pois é.. Este filtro tem me safádo nos aquários de camarões. Na foto não mostra, mas eu cubro-o com maia de senhora para que os pequenos não sejam engolidos. Básicamante a função dele até agora tem sido apenas fazer circular a água, por causa do aquecimento (para a água quente não ficar só ao pé do termoestato), as plantas encarregavam-se de tratar da qualidade da água, mas com este tipo de flora não sei se continuará a ser viavel..

Estou a contar daqui a uns 2 meses adquirir um novo filtro para o meu aquário maior e assim o 2213 que lá está vem para este aquário, até porque já tem uns aninhos e já perdeu força.

Não aposto num filtro de cascata porque o aquário é completamente fechado por cima com uma placa de vidro para não haver risco de os camarões saltarem e para colocar este filtro teria de mandar cortar o vidro á medida. Prefiro esperar um pouco e ficar com um externo.

Espero que corra tudo bem, mas se os Crystal Red estão bem então é porque o aquário está estabilizado, ainda hoje ou amanhã devem nascer os piquenos :P a fêmea está ovada há umas 4 semanas e já vejo os olhinhos dos camarões :wink:

Já posto novas fotos.

Cumps.

Como o prometido, aqui ficam as fotos actualizadas:

Geral:

P1010164up.jpg

P1010166up.jpg

Flora:

A tentativa de tapete de Cladophora:

P1010177up.jpg

Leptodictyum riparium (Musgo Stringy):

P1010182up.jpg

P1010183up-1.jpg

Fauna:

P1010210up.jpg

P1010205up.jpg

P1010220up.jpg

P1010181up-1.jpg

P1010265up.jpg

P1010201up.jpg

P1010228up.jpg

P1010190up.jpg

P1010246up.jpg

Para já é tudo..

Digam de vossa justiça. :)

Ainda não tinha referido aqui, mas á semelhança da montagem anterior, continua a ser um aquário de excedentes, com excepção dos Bumblebee e do areão, que comprei propositadamente, todo o resto já andava cá por casa..

Cumps.

Está porreiro o aquário, eu subiria o areão detrás bem mais, para que este se salientasse, não acho que tenha ficado bem o areão branco pela frente, digo por experiencia própria, tenho em alguns aquários e não salienta em nada as cores dos camarões e inibe bastante o comportamento dos bichinhos, o que tenho verificado de positivo nesse tipo de areão é o efeito tipo pedra, ao ser muito compacto, deito-lhe normalmente os alimentos em cima e tudo o que não é logo ingerido, fica espalhado no cimo do areão, depois os camarões mais tarde acabam por comer, ao contrário de areões menos compactos em que pequenos pedaços ficam a apodrecer, entre espaços onde os camarões não conseguem chegar. A Cladophora aegragophila vai demorar anos até chegar a ficar um tapete, devias ter posto uma três bolas para esse pedaço, sei o que digo, pois já fiz um tapete desses, fica bastante bom, mas tem de ficar já feito, senão temos de esperar uns anos até chegar a formar-se um tapete, é uma planta que cresce muito, mesmo muito devagar. O filtro não acho o ideal, para além de se fazer notar bem, para quem observe o aquário, é um filtro interno pode ter até boa circulação, mas em termos de filtragem é bastante limitado. Boa sorte para isso e força.

Francisco Ramalho

Boas Dário

Em minha opinião o aquário está muito fixx para invertebrados. No entanto há algumas coisas que alteraria, nomeadamente o filtro que como já foi dito é muito limitado. Eu tenho um de 200l/h no meu e já rezo aos santinhos todos para o substituir :) ainda não sei é por qual, estou em dúvida entre o Fluval 105 e o JBL 120, já que comparativamente com o eheim ecco 2232 são o mesm preço ou mais baratos (cerca de 50€) e têmambos vantagens em relação ao eheim. Outra coisa da qual não gostei muito foi a cladophora, penso que se arranjasses algum musgo o efeito seria mais bonito. O mungo Stringy é estranho, mas talvez porque nunca o tinha visto antes e não saiba como poderá ficar, vou aguardar pelas actualizações :)

Abraço,

tiaGo