Green.. I I


Dário Santos

Recommended Posts

Viva pessoal!

 

Depois de ter um problema com o meu aquário de camarões, o "Green", que começou a verter água, fui obrigado a desmontá-lo para ver o que se passava..

Na altura o aquário tinha centenas de camarões "green" e alguns Sp. Tiger. Devo dizer que não é nada facil desmontar um aquário de camarões, o aquário ficou 1 semana só com 2cm de altura de água e o areão e todos os dias ía tirando camarões com 1mm de comprimento..

 

Depois de ter todos tirados (os visiveis pelo menos) limpei o aquário todo, resolvi o problema que tinha e voltei a montar o aquário, mas desta vez com um novo aspecto e com outras espécies de camarões.

 

De seguida deixo o Setup:

 

Aquário: 60*30*30

Substracto: Areão escuro + Areia branca

Iluminação: 1 x 18W T8 (é para melhorar)

Filtragem: Filtro interno - Aquapor 300l/h - com algumas matérias filtrantes (mais á frente deixo fotos)

Aquecimento: Aquapor 100W

Decoração: Um tronco ramificado (by Serra da Arrábida) e rocha vulcanica (Obrigado ao membro pitboy por mas ter escolhido e enviado dos açores)

 

Flora:

Echinodorus Tenellus;

Cryptocoryne" Brown";

Marsilea hirsuta;

Hemianthus micranthemoides;

Egeria densa;

Cladophora aegragophila;

Leptodictyum riparium (Musgo Stringy).

 

Fauna:

Caridina cf. cantonensis 'Crystal Red';

Neocaridina Cf. Zhangjiajiensis Var. Blue;

Caridina cf. breviata " New Bee" ou "Hummel" - (prestes a chegar);

Ampulárias de várias cores.

Outros caracois.

 

Em relação ao aquário, foi montado á cerca de 3 semanas, e utilizei um areão escuro e fiz contraste com areia branca á frente, mesmo sabendo que os camarões iriam perder cor.. Na altura não pensei duas vezes, até pensei que tão pouca areia não iria ser tão significativo.. Mas a verdade é que se nota muito nos "blue pearl", estão práticamente transparentes.. Já estou a pensar em substituir a areia, mas queria sugestões.. estava a pensar em colocar areia preta, mas não é muito facil de encontrar.. O que fariam no meu caso? Será que quando as plantas crescerem eles não ficam com mais cor mesmo com a areia branca?

 

As fotos da montagem:

 

As pedras a utilizar, no banho:

P1010154up1.jpg

 

A disposição das pedras:

P1010179up.jpg

 

Já com o areão, a areia e o tronco:

P1010181up.jpg

 

A Cladophora aegragophila cortada aos bocados para "espetar" no areão:

P1010183up.jpg

(o objectivo é formar um tapete, vai ser dificil, vamos ver o que sai..)

 

E foi assim que ficou depois de uma tarde de "trabalho":

P1010184up.jpg

 

Por estas fotos não dá para ver grande coisa.. tenho aqui no Pc bastantes fotos do aquário acabadas de tirar, brevemente posto aqui, pois têm de ser selecionadas.. A qualidade também não ajuda muito, mas isso já se deve mais á máquina e ao fotografo biggrin

 

Fica só o pormenor do filtro:

P1010157up.jpg

 

P1010165up.jpg

Espero que seja funcional..

 

Caso tenham alguma coisa a dizer não exitem :wink:

Brevemente coloco mais fotos!

 

 

Cumps.

Editado por dfilp

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Dário!

 

O aquário não está mau, apenas gostaria de dizer que a "passagem" da areia para as rochas vulcânicas é muito "brusca", tenta suavizar isso com bocados mais pequenos de rocha vulcânica.

 

O galho é capaz de apodrecer rapidamente visto ser tão fininho.

 

Já agora, um filtro interno?! Big Mistake... em vez da colónia de Bumblebees, tinhas apostado num de cascata, e depois de o aquário estabilizado e rodado com o novo filtro, acrescentarias os Bumblebees.

 

Cumprimentos,

Fernando

Editado por Fernando Freire

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Fernando,

Muito obrigado pelo comentário!

 

Olá Dário!

 

O aquário não está mau, apenas gostaria de dizer que a "passagem" da areia para as rochas vulcânicas é muito "brusca", tenta suavizar isso com bocados mais pequenos de rocha vulcânica.

 

Pois, é que no momento não tinha mais pequenas, nem a possibilidade de partir as que tinha. Penso também que com estas fotos não dá para ver bem como é, vou postar umas melhorsinhas, depois diz se manténs a tua ópinião, para eu ver o que se pode fazer help

 

 

O galho é capaz de apodrecer rapidamente visto ser tão fininho.

 

Estou confiante que isso não irá acontecer tão depressa, até porque já mantenho "galhos" destes há bastante tempo, e até agora tudo bem. A ver vamos.

 

Já agora, um filtro interno?! Big Mistake... em vez da colónia de Bumblebees, tinhas apostado num de cascata, e depois de o aquário estabilizado e rodado com o novo filtro, acrescentarias os Bumblebees.

 

Cumprimentos,

Fernando

 

Pois é.. Este filtro tem me safádo nos aquários de camarões. Na foto não mostra, mas eu cubro-o com maia de senhora para que os pequenos não sejam engolidos. Básicamante a função dele até agora tem sido apenas fazer circular a água, por causa do aquecimento (para a água quente não ficar só ao pé do termoestato), as plantas encarregavam-se de tratar da qualidade da água, mas com este tipo de flora não sei se continuará a ser viavel..

Estou a contar daqui a uns 2 meses adquirir um novo filtro para o meu aquário maior e assim o 2213 que lá está vem para este aquário, até porque já tem uns aninhos e já perdeu força.

 

Não aposto num filtro de cascata porque o aquário é completamente fechado por cima com uma placa de vidro para não haver risco de os camarões saltarem e para colocar este filtro teria de mandar cortar o vidro á medida. Prefiro esperar um pouco e ficar com um externo.

 

Espero que corra tudo bem, mas se os Crystal Red estão bem então é porque o aquário está estabilizado, ainda hoje ou amanhã devem nascer os piquenos :P a fêmea está ovada há umas 4 semanas e já vejo os olhinhos dos camarões :wink:

 

Já posto novas fotos.

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Como o prometido, aqui ficam as fotos actualizadas:

 

Geral:

P1010164up.jpg

 

P1010166up.jpg

 

Flora:

A tentativa de tapete de Cladophora:

P1010177up.jpg

 

Leptodictyum riparium (Musgo Stringy):

P1010182up.jpg

 

P1010183up-1.jpg

 

Fauna:

 

P1010210up.jpg

 

P1010205up.jpg

 

P1010220up.jpg

 

P1010181up-1.jpg

 

P1010265up.jpg

 

P1010201up.jpg

 

P1010228up.jpg

 

P1010190up.jpg

 

P1010246up.jpg

 

Para já é tudo..

Digam de vossa justiça. :)

 

Ainda não tinha referido aqui, mas á semelhança da montagem anterior, continua a ser um aquário de excedentes, com excepção dos Bumblebee e do areão, que comprei propositadamente, todo o resto já andava cá por casa..

 

Cumps.

Dário Santos


entremargens6hc1.pngGrupo Entre Margens

Aquariofilia nos Distritos de Setúbal e Lisboa

De volta!!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Gostei do aqua vamos ver essa evolução, acho que devia ter mais altura de areão atrás.

Gosto bastantes dos teus camarões.

 

Abraço

Monsanto - Sulawesi Land - Red Moor Land I e II (Desmontados)

- Redmoorwood.blogspot - Entre Margens - Red Moor Land III

In a hierarchy, every employee tends to rise to his level of incompetence - Laurence Johnston Pete

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Está porreiro o aquário, eu subiria o areão detrás bem mais, para que este se salientasse, não acho que tenha ficado bem o areão branco pela frente, digo por experiencia própria, tenho em alguns aquários e não salienta em nada as cores dos camarões e inibe bastante o comportamento dos bichinhos, o que tenho verificado de positivo nesse tipo de areão é o efeito tipo pedra, ao ser muito compacto, deito-lhe normalmente os alimentos em cima e tudo o que não é logo ingerido, fica espalhado no cimo do areão, depois os camarões mais tarde acabam por comer, ao contrário de areões menos compactos em que pequenos pedaços ficam a apodrecer, entre espaços onde os camarões não conseguem chegar. A Cladophora aegragophila vai demorar anos até chegar a ficar um tapete, devias ter posto uma três bolas para esse pedaço, sei o que digo, pois já fiz um tapete desses, fica bastante bom, mas tem de ficar já feito, senão temos de esperar uns anos até chegar a formar-se um tapete, é uma planta que cresce muito, mesmo muito devagar. O filtro não acho o ideal, para além de se fazer notar bem, para quem observe o aquário, é um filtro interno pode ter até boa circulação, mas em termos de filtragem é bastante limitado. Boa sorte para isso e força.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Dário

 

Em minha opinião o aquário está muito fixx para invertebrados. No entanto há algumas coisas que alteraria, nomeadamente o filtro que como já foi dito é muito limitado. Eu tenho um de 200l/h no meu e já rezo aos santinhos todos para o substituir :) ainda não sei é por qual, estou em dúvida entre o Fluval 105 e o JBL 120, já que comparativamente com o eheim ecco 2232 são o mesm preço ou mais baratos (cerca de 50€) e têmambos vantagens em relação ao eheim. Outra coisa da qual não gostei muito foi a cladophora, penso que se arranjasses algum musgo o efeito seria mais bonito. O mungo Stringy é estranho, mas talvez porque nunca o tinha visto antes e não saiba como poderá ficar, vou aguardar pelas actualizações :)

 

Abraço,

tiaGo

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais