Aquario Com Tartaruga, Peixes E Não Só


Recommended Posts

Olá, pessoal.

É o meu primeiro tópico e sei que este assunto é já fez correr muito sangue.

 

Adquiri uma tartaruga o ano passado e o bicho vivia feliz numa espécie de floreira gigante com uma zona aquática. Chegou o frio e hibernou. Dormiu uns meses e, quando acordou, estava do dobro do tamanho. Não sabia que as tugas cresciam a dormir, mas a minha cresceu e muito.

Como estava grande, comprei-lhe um aquário de 45l. No futuro terá um maior, quando ela for maior e a minha casa também.

Montei logo o aquário a pensar que teria tb uns peixinhos, para animar e ajudar a comer os restos de comida que ela desfaz ao comer (quem tem tartarugas sabe como é). O aquário tem zonas inacessíveis à tartaruga (ex: vaso com buracos) e que servem de refúgio para os peixes.

Como a primavera foi inconstante, a tuga desibernava e hibernava outra vez, consoante o calor dos dias, o que me deu tempo para preparar o aquário, fazer ciclagem e tal.

 

Quando ela acordou de vez, foi viver para o aquário, que tem a seguinte fauna e flora:

 

- tartaruga hieroglífica (1)

- red cherrys (muitos)

- khulis (2)

- limpa-vidros (1)

- corydoras pigmeus (3)

- platys mickey (1 adultos)

- platys alevinos (uma data deles)

- caracol ampulária (1)

- caracol physa (muitos)

- caracol melanoide (alguns)

- caracol planorbes (poucos)

- caracol limnaea (1)

 

- plantas que não requerem raízes e de que não me lembro o nome.

 

Ao contrário do que se diz, que a tartaruga come os peixes todos, a minha não provoca grandes baixas... Ela bem tenta, mas raramente consegue. Tb tenta comer os camarões, mas eles são rápidos e ela já se deixou disso.

Come as plantas todas, literalmente, por isso tive de protegê-las nuns casulos. Come caracois, quando são pequenos e têm a casca tenrinha, ou seja, mantém as populações controladas.

 

Decidi escrever a história do meu aquário para dizer que tartarugas e um aquário com muita vida são altamente compatíveis e o resultado é excelente. O limpa-vidros limpa tb a carapaça da tartaruga!

O essencial é ter zonas de fuga para os peixes, que depois de perceberem que ela é um predador, rapidamente fogem dela, quando necessário. De todos os peixes, ela só apanhou um platty adulto e alguns alevinos. Os alevinos que sobraram, são à prova de tartaruga.

Quanto á qualidade da água, requer mudanças mais frequentes(faço 20% duas vezes por semana e a qualidade está óptima), porque não se consegue ter a quantidade de plantas adequada, mas o meu próximo será maior e pensado para ter plantas, o que irá diminuir muito as tpa’s.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quanto às fotos, não tenho pachorra nenhuma para usar os imageshacks e essas cenas.

Um dia destes vou tirar umas boas e coloco aqui.

 

Se alguém quiser provas, porque não consegue dormir a pensar numa tartaruga rodeada de peixes, coloque aqui o mail que eu mando umas rafeiras que tirei.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

querer fotos nao e por duvidar ou nao duvidar... e mais porque acho mais interessante ver a representaçao do trabalho acompanhado por imagem do que so escrito.... como se custuma dizer, uma imagem vale mais que mil palavras...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas aquatico

 

Eu sei por experiencia propria que é possivel manter peixes e uma tartaruga, e até consegui reproduzir corydoras sem fazer nada por isso nesse mesmo habitat, para alem da vulgar manutenção. No entanto apesar desta naturalidade, acho que o espaço e o lay-out sao importantes variaveis nesta equaçao, para se proporcionar a qualidade de vida necessaria e de sobrevivencia a todos os residentes, e se garantir um ecossistema funcional e sustentado.

 

Tens a certeza que ela cresceu? é estranho porque quando hibernam reduzem o seu metabolismo ao minimo e utilizam as reservas adquiridas durante o Verao para manterem vivas até se voltarem a alimentar, em alguns casos, apenas 4 ou 5 meses mais tarde. Eu tenho um feedback oposto ao teu. Tenho mediçoes que variam cerca de 1 ou 2 mm, a menos, antes da hibernaçao e depois da hibernaçao.

 

Nao sei a idade nem o tamanho da tua tartaruga, mas em breve o aquaterrario que tens vai começar a ficar pequeno até só para uma tartaruga, e vai ser incompativel manteres essa fauna...

 

Tambem gostava de ver umas fotos ai do teu projecto (podias coloca-las na parte das fotos). :wink:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Alo, Norby,

 

Pois é, posso dizer-te que a tartaruga cresceu, na boa, uns 2cm durante os +- 4 meses que teve debaixo da terra... Achas estranho? Eu achava impossível, mas desconfio que ela devia comer e beber nos dias mais quentes, porque mudou de local de hibernação umas 3 vezes. Fui ver como ela estava uma vez ou duas, para ver se estava activa, e de hibernação só tinha o facto de estar enterrada, porque assim que lhe mexia, desatava logo a fugir e a enterrar-se, com a mesma energia de um período normal. Quando acordou e foi para o aquário, passou uns 15 dias a largar pele velha e tinha um apetite avassalador(que continua a ter).

 

Posso dizer-te que a minha tartaruga (hieroglifica) deve ser mutante ou a água aqui da rede tem hormonas de vaca, porque ela cresceu aproximadamente 6cm desde setembro passado, isto tendo em conta que hibernou de finais de outubro até final de março. Neste momento tem 10cm. Que eu tenha dado conta, as escamas da carapaça, desde que acordou da hibernação, já trocaram umas 3 vezes.

 

Outra coisa: o apetite dela é proporcional à temperatura da água, mas quando passa os 28/29 graus, o bicho fica que nem pode, só quer comer e começa a chatear mais os peixes(por chatear entenda-se tentar comê-los).

 

Coloquei fotos nova na galeria!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Se o sitio onde estava a floreira estava exposto ao sol, é mesmo provavel que se tenha alimentado, mas nao explica que tenha crescido....

 

Como reptil e animal de sangue frio reagem as temperaturas envolventes.

 

Para tua orientaçao deixo-te alguns valores/medidas de referencia:

- A temperatura da agua recomendada é de 24º ( a nao ser que as temperaturas ambiente, sem termostato, ultrapassem essa temperatura). As temperaturas até 28º sao normalmente deixadas para a recuperaçao de doenças, uma vez que estimulam o metabolismo.

- Até chegar á idade adulta (4-6 anos) a medida de referencia, para o crescimento é de 3 a 4 cm/ano. Tudo o que seja mais que isto, é considerado crescimento acelerado e pode trazer problemas de saude, quer relacionado com o desenvolvimento dos orgãos internos quer da carapaça.

 

Isto é teoria, e sao linhas de orientaçao, apesar de ser dificil dizer que seguir este caminho é mais correcto que aquele desde que haja bom senso nas opçoes que tomamos.

 

Nao sei o tipo de alimentaçao que lhe proporcionas, mas sugeria que racionasses um pouco a alimentaçao ao bichinho e que esta seja o mais variada possivel.

 

 

Ps: Dá um saltinho ao forum que está na minha assinatura, é provavel que encontres lá informaçao que seja do teu interesse, sobre um vasto leque de assuntos relacionado com quelónios.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.