Agora é A Sério! Algas Preparem-se!


wonderman

Recommended Posts

Boas malta.

 

Há muito tempo que por aqui não passo.

 

Também há muito tempo que me havia desleixado com o meu aquário, e o resultado, no sábado passado, foi este:

 

resize_P1030317.jpg

 

retirei 10 litros e acrescentei 20 litros; limpei (dentro do possível) vidros e aquário, e coloquei um pouco mais de akadama directamente em cima da existente.

 

 

entretanto, fui comprar plantas no domingo, REFIZ O CO2, e passado 2 dias e meio das novas plantas no aqua, o resultado é este:

 

resize_P1030339.jpg

 

resize_P1030351.jpg

 

resize_P1030352.jpg

 

resize_P1030353.jpg

 

resize_P1030357.jpg

 

resize_P1030358.jpg

 

pelo que penso, as plantas que aqui tenho são: (CONFIRMEM POR FAVOR! OBRIGADO!)

 

Limnophila sessiliflora

Ceratopteris Thalictroides

Eleocharis vivipara

Rotala rotundifolia

Rotala sp. ''Nanjenshan''

 

e, como podem reparar, ALGAS COM FARTURA.

 

 

Eis o setup do meu aqua:

 

60x40x35 - +- 75 litros reais de água

2x Osram Compact fluorescent 6500k (36watt x2) - ligadas 8 horas;

Eheim 2222 com ehfi mech em baixo, esponja grossa, substract pro, esponja fina em cima;

CO2 de receita caseira;

termoestato 100watt.

 

a fauna que aqui tenho é a seguinte:

synodontis

casal de krib´s, e seus 3 filhos

ancistrus

 

Também faço fertilização caseira.

 

este domingo à tarde, introduzi então as ditas plantas (nem testes fiz, tenho de fazer agora - já vou fazer testes ao PH, KH, GH, CO2 (por cálculo), NO3, PO4).

 

adicionei 2mL de micro nutrientes (seachem flourish), e adicionei:

5,55ppm de N;

1,62ppm de P;

27,98ppm de K.

 

Agora, as minhas questões são as seguintes:

 

1º deveria ter plantado a Eleocharis vivipara assim, ou abri-la completamente? separar por pequeninos molhinhos em vez de compacto como está? - já agora só um aparte, o synodontis, deve ter sido ele claro, arrancou-me esse molhinho hoje, aguentou-se desde domingo...

2º pelos resultados de antigamente, eu metia fosfatos e fazia o teste depois e não acusava nada... era logo consumido! ??? (atenção, fiz o teste "ao teste", e meti 1ppm de P num frasquinho com meia dúzia de mililitros de água, e o teste deu AZULÃO portanto o teste está bom)

3º porque é que me aparecem logo, passado 2 dias, algas nas plantas como podem ver nas fotos? eu queria-as verdinhas, e as algas a morrerem.

 

tenho receio de mais uma vez ter as plantas a morrer... eu normalmente aguento-as bem... já lá vai o tempo em que conseguia pouca coisa, mas lá mantinha as plantas a crescer, com vida, com saúde...

como podem ver, eis umas imagens antigas:

foto antiga

foto AINDA mais antiga

 

mas nunca VINGUEI nos plantados! e agora QUERO VINGAR!!! ajudem-me! obrigado malta! quero plantas a crescer, não quero algas, quero VIDA no plantado!!!

Editado por wonderman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a esse synodontis que depressa vai ficar grande para o aquário.

 

Parecem-me BBA e algas castanhas. Para as primeiras uma das possíveis soluções é arranjares Sae´s e aumentares o nível de Co2. Mas faz lá primeiro os testes. O de ferro também dava jeito. Há é uma ou outra marca que, e devido à forma do ferro que é utilizado, não acusa nos testes.

 

Esses 30 ppm de K é que me pareceram exagerados!

 

A eleocharis vivipara ainda atinge uma altura significativa, aí à frente é capaz de não ficar muito bem.

 

Se há um desequilíbrio as algas aproveitavam-se logo.

One Fish Standing

Kurichiba

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Atenção a esse synodontis que depressa vai ficar grande para o aquário.

 

Parecem-me BBA e algas castanhas. Para as primeiras uma das possíveis soluções é arranjares Sae´s e aumentares o nível de Co2. Mas faz lá primeiro os testes. O de ferro também dava jeito. Há é uma ou outra marca que, e devido à forma do ferro que é utilizado, não acusa nos testes.

 

Esses 30 ppm de K é que me pareceram exagerados!

 

A eleocharis vivipara ainda atinge uma altura significativa, aí à frente é capaz de não ficar muito bem.

 

Se há um desequilíbrio as algas aproveitavam-se logo.

 

o synodontis já tem 5 anos, não cresce mais :rolleyes:

 

mas quanto a eleocharis, devia ter separado o "molho"? ou fiz bem assim? penso que a questão da altura é só ir cortando em cima certo?

 

e as plantas, são mesmo estas que referi? não me enganei não?

 

mas mais coisas pessoal, digam-me se esivessem no meu lugar, o que fariam para ganhar esta luta algas vs. plantas?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Começar por medir os parâmetros.

 

então aqui vai - medidos agora:

 

PH - 6,2

KH - 20mg/L ou 1,12gHº

GH - 80mg/L ou 4,48gHº

NO3 - 0mg/L

PO4 - 0 mg/L

 

o CO2 nem consigo fazer conversão pois a tabela nem chega ao valor que tenho de PH.

 

Estou neste momento a começar a ter algas "cabelo" ou "esparguete" ou o que quiserem chamar! ;) (aqueles fios que nascem das plantas.

 

Estou a achar que as plantas não estão a vingar nesta batalha.

 

Devo fertilizar?

 

Ainda não fertilizei desde domingo... e penso que esse é o mal... mas tenho receio da fertilização também alimentar as algas... vou retirar agora os fios que nascem das plantas, e ver se consigo mecanicamente tratar delas.

 

:crazyeyes:!

 

EDIT - valor de PO4 tinha-me enganado na escrita!!! tinha posto 9 mg/L mas era 0! corrigido

Editado por wonderman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

então aqui vai - medidos agora:

 

PH - 6,2

KH - 20mg/L ou 1,12gHº

GH - 80mg/L ou 4,48gHº

NO3 - 0mg/L

PO4 - 0 mg/L

 

o CO2 nem consigo fazer conversão pois a tabela nem chega ao valor que tenho de PH.

 

Estou neste momento a começar a ter algas "cabelo" ou "esparguete" ou o que quiserem chamar! :wink: (aqueles fios que nascem das plantas.

 

Estou a achar que as plantas não estão a vingar nesta batalha.

 

Devo fertilizar?

 

Ainda não fertilizei desde domingo... e penso que esse é o mal... mas tenho receio da fertilização também alimentar as algas... vou retirar agora os fios que nascem das plantas, e ver se consigo mecanicamente tratar delas.

 

biggrin!

 

E após 1 hora e meia de ter fertilizado com:

 

5,55ppm N

1,62ppm P

27,98ppm K

 

eis que fiz novos testes:

NO3 - 5 mg/L

PO4 - 1 mg/L

Editado por wonderman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas! Qual é a concentração do K que estás a colocar?

 

E com a quantidade de algas que tens eu nem fertilizava com N e P(ou só mesmo muito pouco,depende),punha Micros,K e Ferro,e só o indispensável.

 

Colocava também um pouco de Flourish Excel diariamente.

 

Eu penso que antes de colocares as plantas devias ter feito uma limpeza mais a fundo,ter tirado tudo o que era algas e começar do zero.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Isso é que são algas!!!! Chiça!!

 

Bem eu no teu lugar o que faria era:

 

1- deixar de fertilizar (o pessoal vai-me crucificar... mas é o que faria e tem resultado) por uma semana.

Quando muito um pouco de micros como o Zogli diz. Mas sempre por defeito e nunca por excesso.

 

2- Fazer TPAs dia sim dia não de 50/60 %

 

3- Comprar rapidamente mais plantas do género flutuantes, Hidrocotyle Leucophala, Heteranthera Zoosterofolia, Higrophila Polysperma... Plantas de crescimento rápido. ( a Limnophila sessiliflora e a

Ceratopteris Thalictroides encaixam bem nesse perfil)

 

A Eleocharis não me parece a vivípara e devias ter plantado em pequenos molhos, mas acho que não te deves preocupar muito com ela porque não me parece que sobreviva, desculpa não te quero desanimar, mas não é propriamente uma planta fácil. O mesmo para as Rotalas.

 

O Flourish Excel é muito bem vindo neste aqua, como já aqui disseram.

 

Bem, como é que deixaste chegar isto a este ponto? Com 72 w de luz para 75 litros de água com uma altura de 40 cm ao areão não te podes descuidar e tens que ter massa vegetal para consumir os nutrientes.

Ainda por cima tens peixes médio/grandes que fazem alguma porcaria...

 

Este é o meu conselho, também tenho outro, e neste sei que vai haver unanimidade: Tens que ter muita paciência porque elas só vão embora quando as plantas ganharem a batalha pelos nutrientes.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos, e em especial ao Luís. Agora já tenho uma linha de orientação:

 

Em relação à escolha das plantas, foi de facto meu objectivo comprar umas de crescimento rápido, mas vou neste preciso momento saír de casa para buscar mais umas 2 espécies de plantas.

 

Vou comprar o flourish excel, e vou deixar (por 1 semana) de fertilizar com N, P e K - o problema é que o N e o P, como podem ver nos últimos testes que fiz, são completamente consumidos... e não é pela falta destes que as algas se vão embora... só não entendi muito bem se devo continuar a fertilizar com K, ou se pura e simplesmente devia era continuar a fertilizar N e P porque são muito consumidos... bom mas vamos lá! não fertilizar!!!

 

vou comprar 3 ou 4 SAE, ah, como podem ver nas imagens de ontem, esse "saquinho" eram os 2 LDA pitbull que vão ajudar-me um pouquinho.

 

vou fazer umas TPA´s mais regulares, mas não quero mudar tão radicalmente 50%, se calhar fico-me pelas tpa´s de 20% dia sim dia não (tenho receio de causar danos nos parâmetros da água e consequentemente a fauna não aguentar isso).

 

EDIT - é verdade, e vou re-plantar a Eleocharis, pois enquanto estiver bonita e viva, significa que tenho hipóteses de a manter!

Editado por wonderman
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os SAEs não tocam nessas algas, se os vais comprar para te ajudarem nessas algas é inglório.

Agora se os vais comprar porque gostas deles isso é outra coisa.

 

Não deves ter medo da % de água a mudar nas TPAs porque tens aí "peixes de combate", não são nada maricas com os parâmetros comparando com outros que conhecemos. Mas todavia 20 % também está bom, isto não é há uma regra rigida que nos diga o que fazer, por isso é há tanta controvérsia e tantas opiniões diferentes.

Mas a ideia principal é sempre a mesma: Se houver alimento e as plantas não o consumirem, serão as algas que irão fazê-lo, e com isso proliferar.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

bem assim que a primeira foto abriu a primeira impreçao que tive foi que parecia um crocodilo dentro do aquario :wub:

 

realmente uma boa lavagem em todo o material e vidros aspirares o maximo possivel esse areao

tirares o tronco e dares-lhe uma boa esfrega , tiras as plantas limpa-as num recepiente há parte e

escolhes as que em melhor estado tiverem.

 

tornas a meter os troncos , plantas as plantas de novo

 

e começas mais atento as tpás e fertelizaçoes

 

podes fazer isto tudo sem ter que desmontar a 100% o aquario.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades:

 

TPA feita (10 litros);

 

Acrescentei 3 plantas novas:

Hygrophila polysperma "rosanervig";

Cardamine lyrata;

Limnobium laevigatum

 

Replantei a Eleocharis, está mais separada agora.

 

Comprei 2 SAE´s, mas não resistiram... nunca me aconteceu tal coisa, mas confesso que lhes devo ter causado um enorme stress. Assim que entraram no aquário entraram muito desorientados, e começaram a fazer voltas entre o próprio corpo, vi logo...

 

fertilizei com N P K e micros. apesar de tudo, repensei, e achei que as plantas têm de ter esses nutrientes, sem esses nutrientes, e com adição de co2 e com a luz que tenho, as plantas vão enfraquecer, e as algas ganham mais uma batalha.

 

mais logo ponho fotos.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Novidades:

 

Comprei 2 SAE´s, mas não resistiram... nunca me aconteceu tal coisa, mas confesso que lhes devo ter causado um enorme stress. Assim que entraram no aquário entraram muito desorientados, e começaram a fazer voltas entre o próprio corpo, vi logo...

 

Destes-lhes o periodo de adaptação? pelo menos 1 hora no saco a flutuar com um copito de agua do aquario para dentro do saco de 10 em 10 minutos? Também me morreram assim 2 otos nos meus primeiros tempos de aquariofilia... serviu de lição!

 

Quanto a teres fertelizado com N e P, nao sei ate que ponto terá sido boa ideia... K e micros eu fertelizava na mesma, mas os outros dois ja nao sei.

Eu no meu aquario tinha (ainda tenho mas ja muito menos) algas filamentosas. Problema (quase) resolvido com muitas TPAs, fertelização certinha e aumentar o CO2 (duas garrafas de fermentaçao para 70L [mesmo volume que o teu]).

 

Boa sorte!

dmscaping_mini_forum.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que não deves parar com o K! Nem com os Micros e Ferro.O que queres agora é que essas plantas fiquem o mais saudáveis possivel,porque a unica coisa que faz as algas desaparecerem de vez e para sempre, é pura e simplesmente as plantas estarem saudáveis.

 

Porque numa competição por nutrientes as plantas ganham porque são seres superiores.Ora para as plantas poderem ganhar a luta por nutrientes têm de estar saudáveis e...só ficam saudáveis com nutrientes. :wink:

 

Qualquer aqua tem minimamente Nitrato e Fosfato,o Nitrato vindo da transformação da Amonia pelas bactérias nitrificantes e o Fosfato porque damos comida aos peixes,portanto um minimo destes dois nutrientes temos todos no aqua,e nesta fase do teu aqua pode ser suficiente,principalmente porque tens algas que poderiam servir-se destes nutrientes para prosperar.

 

Portanto agora o que não é aconselhável é fertilizares com N e P.Com K sempre,Micros e Ferro também na conta certa.Porque não são os nutrientes que fazem algas,o excesso de nutrientes é que pode fazê-las...

Editado por Zogli

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

Desculpem a pergunta,mas como se faz a fertilização certinha?

Eu no meu aqua tenho filamentosas e não estou a conseguir dar cabo delas,ja sei que tenho que fazer os teste mas qual é a base da fertilização para alimentar as plantas e combater as algas.

Desde ja agradeço toda a ajuda que me puderem dar,abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Destes-lhes o periodo de adaptação? pelo menos 1 hora no saco a flutuar com um copito de agua do aquario para dentro do saco de 10 em 10 minutos? Também me morreram assim 2 otos nos meus primeiros tempos de aquariofilia... serviu de lição!

 

deixei-os a flutuar durante + de 1 hora sim, e coloquei um pouco da água do aquário para dentro do saco, como costumo fazer, e tenho tido sucesso nisso, se calhar é sorte, mas não me lembro de ter peixes a morrer assim desde os meus primeiros tempos... e olha que já tive ramirezi´s, e outros peixes mais "sensíveis"... eu acho que foi da má viagem que lhes dei da loja para casa, eles estavam muito stressados...

 

Eu acho que não deves parar com o K! Nem com os Micros e Ferro.O que queres agora é que essas plantas fiquem o mais saudáveis possivel,porque a unica coisa que faz as algas desaparecerem de vez e para sempre, é pura e simplesmente as plantas estarem saudáveis.

 

Porque numa competição por nutrientes as plantas ganham porque são seres superiores.Ora para as plantas poderem ganhar a luta por nutrientes têm de estar saudáveis e...só ficam saudáveis com nutrientes. :crazyeyes:

 

Qualquer aqua tem minimamente Nitrato e Fosfato,o Nitrato vindo da transformação da Amonia pelas bactérias nitrificantes e o Fosfato porque damos comida aos peixes,portanto um minimo destes dois nutrientes temos todos no aqua,e nesta fase do teu aqua pode ser suficiente,principalmente porque tens algas que poderiam servir-se destes nutrientes para prosperar.

 

Portanto agora o que não é aconselhável é fertilizares com N e P.Com K sempre,Micros e Ferro também na conta certa.Porque não são os nutrientes que fazem algas,o excesso de nutrientes é que pode fazê-las...

 

eu isso entendo, agora repara, qualquer aqua tem nitrato e fosfato, mas se assim é, porque devemos então fertilizar? é porque a quantidade de nitrato e fosfato não é suficiente, certo? se paras esta fertilização, paras de ter os elementos necessários ao crescimento e desenvolvimento das plantas, e aí sim, as algas vão se aproveitar. quanto ao facto do "excesso de nutrientes é que pode fazê-las (as algas)", creio que isto não é um excesso. se eu fertilizo num dia, faço testes e dá-me os valores pretendidos, e no dia seguinte esses valores são 0 ou muito próximos de 0, então não tenho excessos...

 

Boas.

Desculpem a pergunta,mas como se faz a fertilização certinha?

Eu no meu aqua tenho filamentosas e não estou a conseguir dar cabo delas,ja sei que tenho que fazer os teste mas qual é a base da fertilização para alimentar as plantas e combater as algas.

Desde ja agradeço toda a ajuda que me puderem dar,abraço.

 

jamal, a base de fertilização será qualquer coisa como isto:

5 mg/L de nitratos

1 mg/L de fosfatos

20 mg/L de potássio

 

ou em situações mais extremas:

10 a 15 mg/L de nitratos

2 a 2,5 mg/L de fosfatos

20 a 40 mg/L de potássio

 

 

atenção que isto são valores resultantes das minhas pesquisas, mas vai ao google e procura por este tema, e até mesmo neste fórum, para estares mais à vontade quanto aos valores.

 

através destes valores, é fazeres testes ao aquário, e fertilizares para compensares as falhas - espero que estejas já à vontade quanto a isto, mas há quem fertilize com produtos comercializáveis para esse fim, N, P, K, e micros, e há quem fertilize com produtos "home made" através de componentes químicos.

 

depois há uma regra que te ajuda (já que testes para saberes o potássio não existem, ou existem mas são caríssimos, qualquer coisa assim), que é, por cada mg/L de nitratos, adicionar 2 mg/L de potássio, e por cada mg/L de fosfatos, adicionar 10 mg/L de potássio.

 

espero que estejas a adicionar co2 também. para calculares o co2, basta encontrares na net uma tabelinha de conversões, e só precisas de 2 variáveis: PH da água e KH da água. através destes 2 valores, vais à tabela e vês que co2 tens.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok,muito obrigado.

Eu estou a pensar fertilizar com o fertilizante da Tropica para micros não sei se hei-de adicionar ferro separado 1 vez que o folheto diz que tem ferro,quanto a macros queria fazer 1 fertilização caseira mas aqui na zona de Viana so arranjo o Potassio,Nitrato e fosfato não arranjo em lado nenhum que alternativas tenho.

Abraço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais