Recommended Posts

Ola como alguma pessoas ja sabem vou trocar de aquario, por isso vamos começar a falar no futuro.

 

Para ja a minhas ideas:

 

Iluminação. 2 projectores lumenarc 400W ou 3 de 250W

 

Escumador: dyd de becket para aquarios de 5000L

 

Reactores: Ambos dyd ja existe fica os que tenho

 

sump: Grande muito grande para poder ter espaço deve rondar os 170x70x40

 

Aquario: 180x80x60 com queda de agua tipo numa das laterais

 

Rocha viva: ja tenho 60 kg tenho 40kg a se transformar em viva

 

Areão: vai ser todo novo os kg nao sei

 

Bomba de circulação: 1 ou 2 vortech mp40w com controlador

 

Sistema de reposição: o que tenho sp 3000 ligado a osmosse

 

Controladores: de redox ja tenho aquazone plus, de temperatura atc-800

 

Os vivos vou tentar manter todos os que tenho. Cheira-me que vai haver pessoal com corais emprestados

 

Ideas neste momento são todoas bem vindas. Por isso elas que venham

Editado por Hugo Costa Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola como alguma pessoas ja sabem vou trocar de aquario, por isso vamos começar a falar no futuro.

 

Para ja a minhas ideas:

 

Iluminação. 2 projectores lumenarc 400W ou 3 de 250W

 

Escumador: dyd de becket para aquarios de 5000L

 

Reactores: Ambos dyd ja existe fica os que tenho

 

sump: Grande muito grande para poder ter espaço deve rondar os 170x70x40

 

Aquario: 180x80x60 com queda de agua tipo numa das laterais

 

Rocha viva: ja tenho 60 kg tenho 40kg a se transformar em viva

 

Areão: vai ser todo novo os kg nao sei

 

Bomba de circulação: 1 ou 2 vortech mp40w com controlador

 

Sistema de reposição: o que tenho sp 3000 ligado a osmosse

 

Controladores: de redox ja tenho aquazone plus, de temperatura atc-800

 

Os vivos vou tentar manter todos os que tenho. Cheira-me que vai haver pessoal com corais emprestados

 

Ideas neste momento são todoas bem vindas. Por isso elas que venham

 

BOAS

 

á primeira vista diria...

 

3x250 luminarc pois distribui melhor a luz

 

pouca rocha, metia mais

 

esplica la a queda de agua da lateral do aqua

 

e não achas a sump grande demais? Deixa algum espaço para meter "coisas" que não deve estar dentro de agua, tipo a "bilha" de co2.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Hugo, a minha opinião é a seguinte.

 

 

Iluminação - Para mim nenhuma das duas se adequa, porquê 1º 2 projectos de 400 w não sao suficientes porque ficarias com 80 cm de aquario por cobrir.

 

- Três de 250 tambem não se adequa porque, como o aqua é profundo 80 cm teras que subir um pouco as lumenarcs para teres luz no aquário todo aos subires as lumenarcs, perdes intensidade de luz.

 

- Lamapdas de 25o w não obtens a cor de luz que pretendes.

 

- Diferença de custo de lumenarks 250 para 400 quase nula.

 

- Consumo identico porque se optares por 250 w vais ter de complementar com actinicas e facilmente atinges 1200 watts de luz.

 

- Para mim a solução são 3 de 400w ( melhor para mim a solução seriam 3 de 1000 watts) :crazyeyes:

 

Escumador não posso dar opinião pois não conheço, mas se queres ter um sistema com SPS forte escumação é a solução.

 

Sump... eu no máximo poria 120 cm acho mais que suficiente, não te esqueças que tens que fazer trocas de água e uma sump dessas leva muita água ahahaha.

 

Colunas secas tenho sérias dúvidas quanto á utilização de colunas secas... Parece-me mais um poço de lixo que algo de benéfico.

 

Rocha eu apostava em 110 kg de rocha e não poria mais de 20 kg de rocha morta.

 

Areão- para 5 cm de altura precisas de 83 kg por cada cm adicional vais precisar senssivelmente de 17 kg de areão.

 

Bombas - precisas sempre de duas para iniciar e se os corais crescerem vais precisar de mais duas. :) banana rock

 

Hugo, são apenas as minhas ideias não são verdades.

Heitor Simões

 

A aprender alguma coisa sobre aquários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Hugo, a minha opinião é a seguinte.

 

Em primeiro lugar boa sorte com esse teu novo projecto, pois fazes bem começar a trabalhar nele ainda ke seja para ser feito a médio prazo

 

Dimensoes do aqua - optaria por 180 cms de comp x 80 largura x 60 altura, com furaçao tardoz ou lateral para sump com caixa decantacao onde colocaria 2 sacos de retencao de merdummmmmmmmmmmmm

 

Iluminação - estive a ler sobre as lampadas e concordo com heitor - 3x400 watts, assim dispensarias actinicas.

 

 

Escumador - opta sem reserva alguma por um escumador sobredimensionado, eu usaria externo

 

Sump... tamanho da sump a ter em conta pela opção escumador, pois se mesmo for externo optaria por uma sump mais pequena

 

Rocha - a que ja possuis ,mais uns reefplates pra fazer grandes patamares

 

Areão-colocaria areia viva+ mais teu actual areao, em relaçao à altura colocaria ai 5 cms

 

Bombas - vortech sem duvida

 

eu optaria assim, agora teras de analisar pros e contras e decidires

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado a todos sem duvida vou em conta todas as opções ditas.

 

Isto ainda esta fresquinho mas hoje tive a ver um aquario muito identico ao que querro montar, aquario esse muito bom e em circulação tem uma vortech e uma tunze 6080 e que gostei muito de ver as correntes.. sei que depende muito do layout mas e uma opção a ter em conta.

 

Iluminação sei que é aqui onde existi mais motivos para trocar ideas: Heitor sei que existe um site onde fala nos PAR das lampadas gostava de o ler.... sei tambem e sem sombra de duvidas e ter 3x400w era o perfeito mas depois penso e da nisto.

E a temperatura?

Quadro electrico quantos amperes tenho de ter?

Não sera luz a mais?

E por fim penso tambem em t5 mas fazendo as contas de manutenção fica mais caro anualmente se bem que retiro alguns ???

 

Sump se fizer mais pequena e mesmo de 150x70x50 aqui tenho de ter um local para algas, fragario espaço para o escumador que fica dentro da sump e porque não gosto de nao ter espaço principalmente numa sump.

 

Quanto ah coluna seca tenho de estudar muito bem pois cada sistema tem defeitos.

 

De resto penso nao haver muitas duvidas a nao ser na rocha que para o luis devia ser uns 200kg!!!!! mas isso depende muito das rochas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Em relação à "amperagem" depende da potência instalada no aquário. Quanto achas que vais ter ao todo (em watts)?

 

Em relação ao resto depende tudo do gosto do "freguês". Consegues ter SPS com 250W ou com 400W, depende da colocação dos corais no aquário e da "clareza" da água. Partindo do princípio que estes factores são bem controlados, se puseres 3 x 400W consegues ter SPS ávidos de luz em qualquer canto do aquário, ao passo que se tiveres "apenas" 3 x 250W terás que colocar os corais mais exigentes em termos de luz um pouco mais acima. De qualquer maneira a diferença entre os dois conjuntos de lâmpadas é de 450W + 3 x potência do balastro. Não sei se estou a dizer um grande disparate mas tenho ideia que um balastro (electrónico) para uma HQI de 400W consome na casa dos 50W. Alguém pode confirmar, ou não, isto? Se assim for é necessário juntar mais 150W ou seja ficas com 600W a mais de consumo no final. Em euros e para um fotoperiodo de 8 horas isto vais trazer um acréscimo mensal de sensívelmente 16 euros, o que equivale a 50 centimos por dia. Um cafézito por dia....

Fiz as contas para um consumo nas horas fora de vazio para olhar para a situação do ponto de vista mais dispendioso. Com bi-horário e dentro das horas de vazio o custo desce bastante.

Mas confirmem lá o consumo dos balastros pois pode alterar a equação.

 

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ola Alexandre e sempre bom ver um regreso as origens e espero que por aqui fiques a trocar os teus conhecimentos pela cominidade em especial por aqui (salgados)

 

Boas,

 

Em relação à "amperagem" depende da potência instalada no aquário. Quanto achas que vais ter ao todo (em watts)?

 

Tudo muito escuro sobre o material a utilizar mas se for o quetenho na lista deve rondar os 2000w com as 3x400w 700w 24h e os retantes 8-9 hores

 

Mas o que me prende mais em ser 3x400w e mesmo a temperatura das mesma sobre o aquario. Eu sei que um chiller é solução mas para se ter um chiller bom para a litragem pretendida são muitos euros.

 

Não sei se estou a dizer um grande disparate mas tenho ideia que um balastro (electrónico) para uma HQI de 400W consome na casa dos 50W. Alguém pode confirmar, ou não, isto?

 

Não sei responder Alexandre mas não deve de andar longe desse consumo

 

 

Fiz as contas para um consumo nas horas fora de vazio para olhar para a situação do ponto de vista mais dispendioso. Com bi-horário e dentro das horas de vazio o custo desce bastante.

Mas confirmem lá o consumo dos balastros pois pode alterar a equação.

 

Nos não devemos começar a fazer contas mensal ha luz que vamos gastar, ate porque todos sabemos que o nosso hobbie nessa parte e mesmo uma prestação mensal, deve-mos de ter cuidado ao escolher certo material pois esse mesmo se pode pagar, mas na minha opiniao e parte secundaria

 

Ja agora e o Alexandre esta apensar em montar um aquario salgado?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá,

 

Com essa potência o melhor é ter 30A (6,9kVA) pois 15A (3,45kVA) é um pouco curto para ter mais aparelhos ligados ao mesmo tempo como um secador de cabelo, um micro-ondas, um aquecedor, etc. Se conseguires que te instalem 45A (10,35kVA) ainda melhor mas nem sempre é possível.

 

Nos não devemos começar a fazer contas mensal ha luz que vamos gastar, ate porque todos sabemos que o nosso hobbie nessa parte e mesmo uma prestação mensal, deve-mos de ter cuidado ao escolher certo material pois esse mesmo se pode pagar, mas na minha opiniao e parte secundaria

 

Pois, de facto quando se trata de aquários desse tamanho ou maior o melhor mesmo é não fazer contas ao consumo eléctrico, ainda por cima com a tendência de subida do preço do kWh.

 

Ja agora e o Alexandre esta apensar em montar um aquario salgado?

 

Estou... :D

 

A l e x a n d r e

Editado por A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

 

Hugo, desculpa fugiu-me o teu post nº 6.

 

Artigo:

 

http://www.advancedaquarist.com/issues/mar2003/feature.htm

 

 

Este é muito à frente:

 

http://www.advancedaquarist.com/2007/3/aafeature1

 

Quanto a manutenção e gastos de lampadas as lumenarc saem muito mais baratas, do que as T5, T5 tens de substituir de 6 em 6 meses e HQI em principio duram um ano.

Heitor Simões

 

A aprender alguma coisa sobre aquários...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

E não quer começar a adoçar as nossas bocas afinal a trocar de ideas podemos todos melhorar e aprender sempre mais um pouco.

 

Não há grande coisa para contar ainda. O aquário já o tenho há uns anos, vazio, à espera do momento certo para avançar. Por uma razão ou outra a montagem foi sendo adiada e agora finalmente surgiu a oportunidade.

Tem 180 x 70 x 70 e todo o material também já o tenho há muito tempo. Só a iluminação é que tenho apenas 2 x 250W + 1 x 400W e queria ter 3 x 400W, mas para agora vai ficar assim.

Bem, mas chega de falar do meu aquário, este tópico é sobre o teu. Mete aí umas fotos.

 

Já agora, parabéns pelos 45A. Sortudo!

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Bem, mas chega de falar do meu aquário, este tópico é sobre o teu. Mete aí umas fotos.

 

Este topico e para o futuro aquario que deve nascer em finais de Setembro principio de Outubro o meu actual esta http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=94798

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...

Boas,pelo que percebi o Alexandre está a dizer que 1 balastro electronico para 1 lampada de 400w consome 50w!!ERRADO consome só 400w,e digo só pois se não tiver balastro electronico gasta 400w+30%(percas na indutancia ferromagnética do tipico balastro pesado que nem breu),isto é,400+120=520w por Lampada.

Se meteres 2 iluminações de 400w com balastros normais gastas:520x2=1040w hora

Se meteres 3 iluminaçoes de 400w com balastros electronicos gastas 400x3=1200 hora mas TENS MAIS 400w de luz.

Na minha opinião metias 4x250 e com os 200 que sobram metes t5 actinicas para dar aquela cor.

 

P.S Hugo temos de combinar pois ja tenho o vidro encomendado e nao tenho maneira de ir buscar.

Cumprimentos Alex

Editado por Alexi
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,pelo que percebi o Alexandre está a dizer que 1 balastro electronico para 1 lampada de 400w consome 50w!!ERRADO consome só 400w,e digo só pois se não tiver balastro electronico gasta 400w+30%(percas na indutancia ferromagnética do tipico balastro pesado que nem breu),isto é,400+120=520w por Lampada.

Se meteres 2 iluminações de 400w com balastros normais gastas:520x2=1040w hora

Se meteres 3 iluminaçoes de 400w com balastros electronicos gastas 400x3=1200 hora mas TENS MAIS 400w de luz.

Na minha opinião metias 4x250 e com os 200 que sobram metes t5 actinicas para dar aquela cor.

 

P.S Hugo temos de combinar pois ja tenho o vidro encomendado e nao tenho maneira de ir buscar.

Cumprimentos Alex

 

 

Bem, eu não disse isso mas enfim.

 

O que eu disse foi isto: "Não sei se estou a dizer um grande disparate mas tenho ideia que um balastro (electrónico) para uma HQI de 400W consome na casa dos 50W. Alguém pode confirmar, ou não, isto?"

 

É só ir ler a mensagem original. De qualquer modo peço desculpa por estar.... ERRADO

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Há uns medidores que talvez consigam ajudar a ver esse consumo... não sei até que ponto é que são fiáveis, mas é uma questão de se tentar...

 

E sim, o Alexandre pediu a ajuda para alguém confirmar e não afirmou :lol: Está lá bem escrito.

 

A ver se o outro Alexandre me empresta o medidor de consumo pois tenho curiosidade em ver o consumo das minhas HQI com Balastro Electrónico...

 

JB

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,Alexandre a minha resposta nao foi com qualquer intuito negativo, so te estava a responder nao me leves a mal.

(Ainda por cima ja devia tar com os copos pois 30% de 400w nao e 120w mas sim 133w).

João posso-te emprestar isso na boa e so descobrir onde anda que eu estou em mudanças,mas vou procurar e assim que souber digo ao Hugo.

Cumprimentos Alex

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João posso-te emprestar isso na boa e so descobrir onde anda que eu estou em mudanças,mas vou procurar e assim que souber digo ao Hugo.

Cumprimentos Alex

Opá... era ainda outro Alexandre, para além de ti e do A L E X A N D R E, mas se também tiveres e puderes emprestar... FIXE! :D

ONDE OUVISTE FALAR DO FÓRUM PELA 1ª VEZ? VOTA! - Discus - 1º Salgado - 2º Salgado - Dúvidas sobre aquariofilia devem ser colocadas no fórum e não enviadas por MP. Dúvidas/sugestões sobre o fórum devem ser colocadas nas Sugestões e Novidades do fórum.

Aqua Team: 20.563.645 Points  (Rank: #3304)       Join World Community Grid today! World Community Grid Logo

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,pelo que percebi o Alexandre está a dizer que 1 balastro electronico para 1 lampada de 400w consome 50w!!ERRADO consome só 400w,e digo só pois se não tiver balastro electronico gasta 400w+30%(percas na indutancia ferromagnética do tipico balastro pesado que nem breu),isto é,400+120=520w por Lampada.

Se meteres 2 iluminações de 400w com balastros normais gastas:520x2=1040w hora

Se meteres 3 iluminaçoes de 400w com balastros electronicos gastas 400x3=1200 hora mas TENS MAIS 400w de luz.

Na minha opinião metias 4x250 e com os 200 que sobram metes t5 actinicas para dar aquela cor.

 

P.S Hugo temos de combinar pois ja tenho o vidro encomendado e nao tenho maneira de ir buscar.

Cumprimentos Alex

 

A EDP vai gostar de te mandar a conta da luz para casa!!!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo!

 

Porquê uma Sump tão gigante quando poderias colocar um refúgio? não seria bastante mais vantajoso para o sistema?

 

A meu ver (de leigo...) é que a Sump apenas serve para colocar o equipamento. Já o refúgio pode levar areia viva, macro-algas, rocha viva, mangues e animais (hippocampus etc etc).

 

Então o que pergunto é: porquê uma sump de 170cm e não uma Sump de 70 e um refúgio também de 70?

 

Toda a micro-vida é bem vinda ao aquário, especialmente fito e zoo Plâncton, além de consumir nitratos e fosfatos com um excelente ritmo. Quem não gosta de uns Hippocampus? Hehe.

 

Bom, como sabes sou muito leigo nisto, mas dentro da minha leiguice e com o meu "professor" é isto que tenho apercebido, quando maior o Refúgio, melhor!

 

Um abraço

Fernando

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe

 

Mesmo assim, uma sump menor e a adição de um refúgio é que era interessante.

 

Abraço

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

hehe

 

Mesmo assim, uma sump menor e a adição de um refúgio é que era interessante.

 

Abraço

 

 

Tenho de perder tempo para fazer o projecto com bonecos para se entender melhor....

 

A sump vai ter essas dimensoes para poder ter tudo o que penso fazer falta ; sump, algario (refugio) e digo algario porque e so para ter chaetomorfa, um nini fragario para poder as pontas de sps que estao a mais, um reservatorio grande de agua osmose uma zona de possa fazer alguns tramamentos ou aclimatação de vivos.

 

Quanto a ter cavalos marinhos vou tentar ter mesmo na poça

Link to comment
Partilhar nas redes sociais