Deformação Nas Plantas


Fábio Gomes

Recommended Posts

Olá pessoal,

 

Epá, eu nunca me dei muito bem com a Rotala Rotundifolia... ou era porque não ficava vermelha, ou é porque começa a nascer com as folhas deformadas... E é este último problema que me incomoda.

 

É só na ausência de Cálcio que as plantas apresentam esta deformação? Será que é por eu ter como único espectro 10.000kl? Ando a ficar chateado com isto (é uma situação que já se arrasta à muito mas acho é que me deu na telha de perguntar)

 

 

O aqua é o da assinatura, mas já levou uma grande remodelação...

 

A ver se daqui bocado meço o PO4 e o NO3... mas este tipo de formação não está ligada a estes parametros, ou estarei enganado?

 

Abraço, pessoal!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá pessoal,

 

Epá, eu nunca me dei muito bem com a Rotala Rotundifolia... ou era porque não ficava vermelha, ou é porque começa a nascer com as folhas deformadas... E é este último problema que me incomoda.

 

É só na ausência de Cálcio que as plantas apresentam esta deformação? Será que é por eu ter como único espectro 10.000kl? Ando a ficar chateado com isto (é uma situação que já se arrasta à muito mas acho é que me deu na telha de perguntar)

 

 

O aqua é o da assinatura, mas já levou uma grande remodelação...

 

A ver se daqui bocado meço o PO4 e o NO3... mas este tipo de formação não está ligada a estes parametros, ou estarei enganado?

 

Abraço, pessoal!

 

como está o GH do aqua?

 

Nao te esqueças que uma fertilização excessiva em Potassio (K) pode levar a uma má absorção de Ca e\ou Mg, ou uma fertilização excessiva e Mg levar a uma deficiente absorção de Ca e de K por parte das plantas...

 

Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Pela experiência que tenho a rotala rotundifolia até é fácil de manter e ganha também facilmente aquele tom laranja. Folhas deformadas? Como assim?

 

Oi, Zlatan!

 

A Rotundifolia é efectivamente uma planta de 'fácil' manutenção, mas agora que li o post do Murkas... está-me a querer parcer que estoua pôr K a mais, o que dificulta a assimilação de Ca...

 

(A deformação está nas folhas. Nascem enrugadas, encaracoladas...

 

como está o GH do aqua?

 

Nao te esqueças que uma fertilização excessiva em Potassio (K) pode levar a uma má absorção de Ca e\ou Mg, ou uma fertilização excessiva e Mg levar a uma deficiente absorção de Ca e de K por parte das plantas...

 

Abraço

 

Boas, Murkas!!!

 

Olha, para te ser sincero não tenho teste de GH, só de kH. Serve? Se o GH for maior que 5 não preciso de me preocupar com o Ca, é isso? Mas não tendo eu o teste, dá para tirar algumas conclusões com o teste do kH?

 

Este último ponto que focas parece-me muito importante. Será que estou a dar Potássio a mais? Estou a dar neste momento 10 ppm's diários. (Subi recentemente de 7 para 10 ppm's porque algumas folhas estavam com buracos)

 

Abraço geral e obrigado pelas ajudas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Oi, Zlatan!

 

A Rotundifolia é efectivamente uma planta de 'fácil' manutenção, mas agora que li o post do Murkas... está-me a querer parcer que estoua pôr K a mais, o que dificulta a assimilação de Ca...

 

(A deformação está nas folhas. Nascem enrugadas, encaracoladas...

 

 

 

Boas, Murkas!!!

 

Olha, para te ser sincero não tenho teste de GH, só de kH. Serve? Se o GH for maior que 5 não preciso de me preocupar com o Ca, é isso? Mas não tendo eu o teste, dá para tirar algumas conclusões com o teste do kH?

 

Este último ponto que focas parece-me muito importante. Será que estou a dar Potássio a mais? Estou a dar neste momento 10 ppm's diários. (Subi recentemente de 7 para 10 ppm's porque algumas folhas estavam com buracos)

 

Abraço geral e obrigado pelas ajudas.

 

Ola,

o GH mede a concentração de magnesio e ioes de calcio, enquato que o kHmede concentrações de carbonatos e bicarbonatos.

podes ler mais aqui... (tive que relembrar pk ja me escapava qual media o que :rolleyes:

 

Quanto ao potassio ser a mais ou não... eu no meu tive o mesmo problema com a Didiplis Diandra mas nao sei se passou devido a eu acrescentar decalcit ou se foi por ter baixado a fertilização com K.

 

Mas em todos os casos experimenta a baixar a fertilização com K e mantem-te atento a sinais e carencia...

 

Os buracos que dizes que vias eram só buracos ou estes eram orlados de castanho ou amarelo? em caso e dúvida que era uma carencia continua com o mesmo regime de fertilizações que tinhas anteriormente pois se for uma carencia ela vai-se agravando até teres "sinais" mais claros...

Atenção que podes ter sinais de carencia de K na planta mas este estar em quantidade suficiente na coluna de água (basta haver um dos outros macros principais (N ou P) que falte para a absorção de K ser afectada).

 

Boa sorte e Abraço

A pesquisa é nossa amiga... pesquisem antes de perguntar!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas

 

o Murkas já falou e muito bem

 

ou falta de potassio , magnesio ou calcio agora tens que descubrir qual delas estas a intruduzir em excesso ou em pouca quantidade.

 

vai testando uma a uma até encontrares o equilibrio.

 

calcio e magnesio a mim basta-me uma vez por semana.

potassio de 2 em 2 dias 10 ppm.

 

mas uma vez que falas em plantas esburacadas ou estas a intruduzir pouco potassio ou entao consome-te um dos nutrientes macro depressa de mais ficando o aquario em desiquilibrio.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais