Discus - 950 Lts


Recommended Posts

Olá colega...

 

Estive vendo teu aqua e realmente está ficando fabuloso! Parabéns... eu tenho um bem parecido em fauna, flora e tamanho: 200 X 70 X 70.

 

Quanto ao tapete que alguns colegas sugeriram, que tal utilizares hemianthus micranthemoides? Sob iluminação intensa (de 0,75 a 1,0 W/L) ela apresenta uma extraordinária ramificação, formando densas e baixas moitas. Em meu aqua fiz um belo tapete com esta espécie...

 

Assim que eu aprender um pouco mais sobre o fórum (este é meu primeiro post) postarei algumas fotos do mesmo.

 

Abraço,

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 309
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

Olá colega...

 

Estive vendo teu aqua e realmente está ficando fabuloso! Parabéns... eu tenho um bem parecido em fauna, flora e tamanho: 200 X 70 X 70.

 

Quanto ao tapete que alguns colegas sugeriram, que tal utilizares hemianthus micranthemoides? Sob iluminação intensa (de 0,75 a 1,0 W/L) ela apresenta uma extraordinária ramificação, formando densas e baixas moitas. Em meu aqua fiz um belo tapete com esta espécie...

 

Assim que eu aprender um pouco mais sobre o fórum (este é meu primeiro post) postarei algumas fotos do mesmo.

 

Abraço,

Carla

 

Obrigado Carla,

Também gostaria mto de ver o teu aquário.

Qt à iluminação estou à espera de uma solução um pouco mais forte com HQI e T5 de 80w tb, espero não atrofiar os discus c excesso de luz... ficaria mais próximo de 0,68w/L.

Estive ontem a tratar do Aquário dos "tiger" (camarões) q vieram do André Silvestre - mto bonitos e boa saúde - até altas horas da manhã.

Isto a propósito q finalmente chegou o controlador de pH da American Marine e estive tb a montá-lo e a calibrar a sonda - uma maravilha de equipamento.

Chegou tb uma mala com testes da SERA q os resultados efectuados passo a citar:

 

pH - 6,0

gH - 5

kH - 3

nH4 - 0 mg/L

nH3 - 0 mg/L

nO2 - 0 mg/L

nO3 - +/- 5 mg/L devo fertilizar?

PO4 - 0,25 mg/L devo fertilizar?

Fe - 0 mg/L sei q este é um valor a modificar visto ser um plantado

Cu - 0 mg/L

 

Quais os elementos a fertilizar c maior brevidade sem esquecer q é um aquário principalmente com DISCUS.

Mais tarde posto fotos das prometidas STERBAI. O tempo não abunda para estes lados.

Abraços a todos :D :D

 

PS - Qt às Lilaeopsis Brasiliensis sugeridas pelo Zogli tenho apenas um pequeno tufo q apresenta crescimento em largura e altura, sei q foi mal plantada de inicio mas na altura nao sabia

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí uma turma jeitosa com dois professores, com o tamanho desse aquário deve dar um gozo do caraças ver os pequenotes de um lado para o outro, belo cardume, agora é dar tempo, boa comidinha e aguinha da boa.

 

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tens aí uma turma jeitosa com dois professores, com o tamanho desse aquário deve dar um gozo do caraças ver os pequenotes de um lado para o outro, belo cardume, agora é dar tempo, boa comidinha e aguinha da boa.

 

 

Francisco Ramalho

 

Obrigado Francisco,

Agora começam-se a notar as maiores disparidades de tamanhos, nem parecem da mesma ninhada.

Existem discus q têm metade do tamanho dos irmãos.

Abraços

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

É normal, em tantos alguns ficam para trás e nunca vão crescer como o outros, acontece isso normalmente, mesmo quando inicialmente são todos do mesmo tamanho.

 

Francisco Ramalho

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Obrigado Carla,

Também gostaria mto de ver o teu aquário.

Qt à iluminação estou à espera de uma solução um pouco mais forte com HQI e T5 de 80w tb, espero não atrofiar os discus c excesso de luz... ficaria mais próximo de 0,68w/L.

Estive ontem a tratar do Aquário dos "tiger" (camarões) q vieram do André Silvestre - mto bonitos e boa saúde - até altas horas da manhã.

Isto a propósito q finalmente chegou o controlador de pH da American Marine e estive tb a montá-lo e a calibrar a sonda - uma maravilha de equipamento.

Chegou tb uma mala com testes da SERA q os resultados efectuados passo a citar:

 

pH - 6,0

gH - 5

kH - 3

nH4 - 0 mg/L

nH3 - 0 mg/L

nO2 - 0 mg/L

nO3 - +/- 5 mg/L devo fertilizar?

PO4 - 0,25 mg/L devo fertilizar?

Fe - 0 mg/L sei q este é um valor a modificar visto ser um plantado

Cu - 0 mg/L

 

Quais os elementos a fertilizar c maior brevidade sem esquecer q é um aquário principalmente com DISCUS.

Mais tarde posto fotos das prometidas STERBAI. O tempo não abunda para estes lados.

Abraços a todos :laugh: :D

 

PS - Qt às Lilaeopsis Brasiliensis sugeridas pelo Zogli tenho apenas um pequeno tufo q apresenta crescimento em largura e altura, sei q foi mal plantada de inicio mas na altura nao sabia

 

 

Ninguém com respostas para estes parametros?

Obrigado

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Ricardo...

 

Andava um pouco sem tempo para responder pois estou tendo graves problemas com meus discos... há 15 dias eu tinha 12 lindos e saudáveis discos adultos (inclusive dois casais que seguido reproduziam dentro do próprio aquário comunitário) tudo ia muito bem... e foi então que tudo virou caos. Um dia quando acordei e fui alimentar os peixes um dos discos (azul brilhante) estava com 80% do corpo sem cor... tudo branco, e quase morto junto a entrada do filtro! Percebi que outros 5 estavam esquisitos e meio ofegantes, não vieram comer e estavam escondidos atras do tronco e das plantas. Quase fiquei doente tambem e corri a fazer todos os testes para saber se havia acontecido algo com a agua. NADA! Tudo normal e praticamente igual aos parametros de sempre.

Separei os 6 no aquario hospital e fiquei a observa-los com maior atencao. Bom, para resumir, no fim deste dia o azul brilhante morreu e os outros 6 que ainda estavam no aquario comecaram tambem a apresentar sinais anormais e foram todos para o hospital. Nas últimas duas semanas realizei tratamento intensivo para parasitas, bacterias, fungos e protozoarios... Por fim na sexta passada identifiquei a doenca do buraco na cabeca, que eu acredito que deva ter aparecido devido aos mesmos estarem debilitados...

Virei a cidade toda (e depois o pais) atras do Sera Med Professional Flagellol (pois o importador "esqueceu" de incluir no pedido este medicamento)

... o tratamento é mais rápido (3 dias) que o metronidazol que leva de 10 a 15 dias;

e por sorte o lojista onde montei meu aquario tinha o medicamento no seu estoque pessoal e me emprestou alguns mls...

Bem... para finalizar minha saga, o resultado é que de 12 discos, restaram apenas 5 dos quais um ainda se recusa a comer... mandei um dos mortos para análise para descobrir o que houve de fato com eles e estou aguardando os resultados. Ah, e no aquario principal esta tudo bem, meus cardumes de neons e rodostomos nao sofreram nenhuma baixa.

Enfim, sao coisas que inevitavelmente acontecem vez ou outra...

 

Quanto a minha iluminacao, tenho dois sistemas distintos e que funcionam em paralelo:

- um com 3 HQIs que geram aproximadamente 0,85 W/L e que fica ligado por 1h 30m por dia (para atingir o solo do aquario).

- quando as hqis desligam, o outro sistema é ligado: é composto por 12 lampadas economicas que nao sei quanto de w/l geram; este fica ligado por mais 7 horas - alem de ser melhor para os discos, tb economiza energia pois as hqi... gastam que só!

 

Quanto a fertilização que vc citou os parametros, eu nao faço a menor ideia dos meus e tambem nao faço nunca fertilização.

Optei em gastar um pouco mais e utilizar um substrato que nao precisasse de fertilizacao.

Tenho uma mistura de:

- cascalho grosso e fino

- laterita

- e o principal item: Azoo Plant Grower Bed - Substrato para plantas aquáticas.

Caracteristicas: Fertilização de longa duração: Provê todos os nutrientes necessários por periodos de 12 a 16 meses. Descoloração: Adsorve e retém os pigmentos liberados por troncos decorativos, por 12 a 16 meses. Estabilização do Ph: Mantém o Ph entre 6,5 e 6,8, faixa em que as plantas aquáticas se desenvolvem adequadamente. Ideal para os Discos, tetras e peixes que habitam ambientes com Ph levemente ácido. Substrato saudável: A estrutura granular e porosa deste material facilita o enraizamento das plantas. Aparência natural: Adequado, tanto estética quanto funcionalmente, a qualquer esquema de plantação.

 

Ainda hoje adiciono algumas fotos..

 

Abraco, Carla.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá! Conforme prometido seguem as fotos...

 

 

Aquário com dois dias - 01 Outubro de 2005

 

IMG_1838.JPG

 

_______________________________________________________________________________

 

 

Aquário com um mês - 29 Outubro de 2005

 

IMG_1850.JPG

 

_______________________________________________________________________________

 

 

Aquário com 1 ano e 3 meses - 17 Dezembro de 2006

 

HPIM0030.JPG

 

_______________________________________________________________________________

 

 

Detalhe dos Discos fazendo seu "ninho" - 17 Dezembro de 2006

 

HPIM0047.JPG

 

_______________________________________________________________________________

 

 

Aquário com 2 anos - Outubro de 2007

 

IMG_2436.JPG

 

_______________________________________________________________________________

 

 

 

Não tenho boas fotos deste ano... algumas plantas já não tenho mais, outras estão em locais diferentes e tem algumas novas... (sem falar na população, principalmente de discos, que diminuiu... ) assim que consertar minha máquina adiciono novas fotos.

 

Abraço,

Carla

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Carla,

Está muito boa/bonita a evolução do teu aquário - pensei q fosse mais rápida.

Tenho pena do q tenha acontecido aos teus peixinhos.

Por momentos ainda pensei em envenenamento, assim de um dia para o outro c parametros normais...

No principio da montagem do meu tinha ligado 24/24h o filtro UV de 36w para evitar qq constrangimento de maior envergadura - crescimento excessivo de alguma bactéria/micróbio... agora só o ligo esporádicamente.

Eu já mudei a minha iluminação e de momento uso T5 fluorescentes (2) 80W e HQI (2) de 150W. - é mesmo bonita este tipo de iluminação, nunca pensei - os discus não se queixam e habituaram-se bem (5/6 horas diárias).

Ainda não tive cabeça de postar as prometidas fotos mas hoje vou tentar faz^-lo, até pq a nova iluminação assim o convida.

Grande abraço Carla e as melhoras para os teu disquinhos.

Editado por Ricardo.Fonseca

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam umas fotos de actualização, desculpem o fotógrafo mas o tempo e as capacidades são reduzidas.

 

 

Aqui ficam as corydoras sterbai, novas inquilinas.

 

46_organizar---fotos-aqua.jpg

 

48_organizar---fotos-aqua-1.jpg

 

51_organizar---fotos-aqua.jpg

 

Uma das peckoltias vittata residentes do aqua anterior.

 

1_organizar---fotos-aqua.jpg

 

O cardume de discus e as sterbai sem os vermelhos/laranja adultos, ainda num aqua hospital de quarentena - desculpem o reflexo no vidro mas é das HQI q estão um pouco elevadas visto ainda ser adaptação para os discus.

 

45_organizar---fotos-aqua.jpg

 

49_organizar---fotos-aqua.jpg

 

Meu velho amigo de sempre.

 

41_organizar---fotos-aqua.jpg

 

Um traquina...

 

67_organizar---fotos-aqua.jpg

 

68_organizar---fotos-aqua.jpg

 

Depois qd tiver mais tempinho coloco os vermelhos no aqua principal e actualizo as fotos.

Abraços a todos q contribuem p q este aqua ande para a frente e fique uma coisita mais bonita.

 

Ricardo Fonseca

 

PS - Q me aconselham para p fazer um tapete à maneira? Já me aconselharam umas qts coisas mas gostava de mais opiniões - obrigado.

Qt aos parametros gostaria de saber o q fertilizar e q produtos utilizar, de momento utilizo o HORTRILON q é para plantas terrestres - corrector de carências.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

em relaçao ao tapete não vai ser muito facil com essas corydoras

 

podes tentar com tenelus ou lilaeopsis brasiliensis que é uma planta um pouco mais resistente, mas so a fertelizares com o hortilon fica complicado

 

tens de começar a fertelizar com NPK se possivel tudo em separado, e o co2 ja montaste?

 

quanto tiveres todos os peixes no aquario posta aqui uma foto panoramica para vermos o aspecto geral do bicho :D

 

 

abraço

 

 

 

William

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas Ricardo

 

em relaçao ao tapete não vai ser muito facil com essas corydoras

 

podes tentar com tenelus que é uma planta um pouco mais resistente mas so a fertelizares com o hortilon não vais la

 

tens de começar a fertelizar com NPK se possivel tudo em separado, e o co2 ja montaste?

 

quanto tiveres todos os peixes no aquario posta aqui uma foto panoramica para vermos o aspecto geral do bicho :D

 

 

abraço

 

 

 

William

 

Oi,

Q produtos/qmarca m aconselhas?

Sim tenho CO2 da aquaristic.net com o controlador de pH visto ter turfa no filtro (q achas da turfa e CO" - não combina mto bem visto ambos m baixarem significativamente o pH).

Tb já tinha pensado nas Tenelus ou nas Brasiliensis mas ainda não decidi, estava à espera q alguma força...

Terei muito gosto em postar qd estiver tudo sobre rodas,

Obrigado e abraço

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Q produtos/qmarca m aconselhas?

 

 

aconselho-te a fazeres tudo em separado, po4, no3 e K e tb alguns micros

os que eu utilizo sao da horizonte aquatico, por vezes tb se arranjam na farmacia

 

 

Sim tenho CO2 da aquaristic.net com o controlador de pH visto ter turfa no filtro (q achas da turfa e CO" - não combina mto bem visto ambos m baixarem significativamente o pH).

 

 

isso ja depende da dureza da tua agua, tens que fazer testar e fazer medições

 

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

aconselho-te a fazeres tudo em separado, po4, no3 e K e tb alguns micros

os que eu utilizo sao da horizonte aquatico, por vezes tb se arranjam na farmacia

 

 

 

 

 

isso ja depende da dureza da tua agua, tens que fazer testar e fazer medições

 

abraço

 

Vou fazer agora e já posto os resultados,

Aproveito p limpar o filtro e se preciso retirar a turfa em vez de a trocar.

Vou ver os preços d horizonte e logo faço o meu juízo.

Obrigado

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Aqui ficam os resultados da análise d água da torneira:

 

gH - 5º dgH

kH - 3º dkH

pH - 7,4

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo ok

 

mas tens que medir como fica no aquario

 

primeito so com o co2, deixas estabilizar e logo ves se ainda necessitas da turfa ou n

 

mas com o ph e a dureza que tens provavelmente vais ter de continuar a usar turfa tb :D

Editado por william
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Quantos litros de turfa usas??

 

 

Mais ou menos 400grs - compro daquelas p lagos da SERA de 2Kg.

Eu pergunto pq a injecção de CO2 no aqua através do controlador de pH é muito pouca, devido ao pH do aqua.

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

tudo ok

 

mas tens que medir como fica no aquario

 

primeito so com o co2, deixas estabilizar e logo ves se ainda necessitas da turfa ou n

 

mas com o ph e a dureza que tens provavelmente vais ter de continuar a usar turfa tb :D

 

Estão como no post acima q passo a copiar:

 

pH - 6,0 - agora c o controlador a 6,3

gH - 5

kH - 3

nH4 - 0 mg/L

nH3 - 0 mg/L

nO2 - 0 mg/L

nO3 - +/- 5 mg/L devo fertilizar?

PO4 - 0,25 mg/L devo fertilizar?

Fe - 0 mg/L sei q este é um valor a modificar visto ser um plantado

Cu - 0 mg/L

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Estão como no post acima q passo a copiar:

 

pH - 6,0 - agora c o controlador a 6,3

gH - 5

kH - 3

nH4 - 0 mg/L

nH3 - 0 mg/L

nO2 - 0 mg/L

nO3 - +/- 5 mg/L devo fertilizar?

PO4 - 0,25 mg/L devo fertilizar?

Fe - 0 mg/L sei q este é um valor a modificar visto ser um plantado

Cu - 0 mg/L

 

Penso que a turfa já deve estar a mais, se o CO2 injectado é pouco retira pelo menos metade da turfa... e passado alguns dias deves notar uma injecção de CO2 em maior quantidade... senão for suficiente retira a turfa toda..

 

O NO3 tem de estar proporcionalmente ao PO4, vê qual destes consegues manipular melhor, mas de qualquer forma estão os dois baixos..

 

EX: NO3- 5ppm para PO4- 0.5ppm ou NO3- 10ppm para PO4- 1ppm

 

O Fe se adicionas e o teste está a dar zero, pode muito bem ser do teste não ser o adequado.. sei que testes como o da sera não conseguem nos mostrar valores correctos devido ao composto do ferro, ex: fertilizantes de Ferro da Horizonte aquatico e da Seachem não são detectados.

 

De resto está excelente, :D

 

Abraço, e mete fotos :D

Editado por Godlike

Cumps

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que a turfa já deve estar a mais, se o CO2 injectado é pouco retira pelo menos metade da turfa... e passado alguns dias deves notar uma injecção de CO2 em maior quantidade... senão for suficiente retira a turfa toda..

 

O NO3 tem de estar proporcionalmente ao PO4, vê qual destes consegues manipular melhor, mas de qualquer forma estão os dois baixos..

 

EX: NO3- 5ppm para PO4- 0.5ppm ou NO3- 10ppm para PO4- 1ppm

 

O Fe se adicionas e o teste está a dar zero, pode muito bem ser do teste não ser o adequado.. sei que testes como o da sera não conseguem nos mostrar valores correctos devido ao composto do ferro, ex: fertilizantes de Ferro da Horizonte aquatico e da Seachem não são detectados.

 

De resto está excelente, ;)

 

Abraço, e mete fotos :)

 

 

Obrigado,

Vou fazer isso, reduzir a turfa e constatar os resultados e depois fazer o q m disseste.

Ferro não adiciono, aliás só adiciono mesmo o HORTRILON q é um corrector de carências p plantas terrestres.

Fui procurar os fertilizantes da Horizonte Aquático mas estão com o site em manutenção, log se vê...

Obrigado a todos pelas ajudas

 

 

Ricardo :D :D :D :D :D

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

é o q dá ser magalómano... :) brincadeira...acho

o aquário em si foi gratuito, foi só ir arquitectando o resto, com calma acredito q será um bom investimento a longo prazo.

com a ajuda de amigos tudo é possível e é assim q isto anda para a frente.

ñ tenham receio/vergonha de dar o seu bitate - nunca levarei a mal - tou aqui para aprender e espero aprender mto

abraços a todos

 

Descupa lá , tens Discus com 11 anos???? é obra!!!

O meu aqua 260

 

Deixem os vossos comentários e sugestões!

Desovas de Escalares e actualizações !!!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Descupa lá , tens Discus com 11 anos???? é obra!!!

 

 

Foram dos meus primeiros discus juvenis comprados na TROPICAL ao Sr. Fernandes e à Dn. Orlanda.

Mtos viveram tb muito tempo e este era uma fêmea q sobreviveu a tudo - Teve uma postura q vingou em 98 com outro snakeskin da mm ninhada.

Morreu faz quase um mês, fiquei mesmo triste mas mto aliviado pq o peixe não me parecia muito bem e tb já não tinha idade para muitos tratamentos (os quais fiz - hexamita).

A vida segue e agora omais velhinho tem p volta de 8 anos - é o Heckel.

Os restantes são novinhos comprados ao Cipriano.

Velhas memórias surgiram ao escrever este post,

OBRIGADO

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O NO3 tem de estar proporcionalmente ao PO4, vê qual destes consegues manipular melhor, mas de qualquer forma estão os dois baixos..

 

sim os valores estao baixos mas a proporçao entre eles esta correcta (1/10), se os deve subir ou não agora depende do tipo de plantas (exigencias) que ele queira manter no aquario

 

digo eu...lol

 

 

abraço

 

William

Link to comment
Partilhar nas redes sociais