(alguns) Rios Africanos


Recommended Posts

AFRICA DO SUL

 

Sand River, Mala Mala

 

mm2.jpg

 

DSCN489.jpg

 

DSCN258-1.jpg

 

mm4.jpg

 

 

TANZÂNIA

 

Rio Mbalageti, Serengeti

 

F1030008a.jpg

 

F1030004a.jpg

 

a Cratera de Ngorongoro é a maior (intacta) do mundo; a altura média das parede é de 600m e o seu diametro, de 20km!!!

o seu interior é, por si só, um eco-sistema contendo partes de savana, floresta, pântanos e lagos, formados pelo rio que a atravessa, o Munge.

 

Lago Magadi

 

F1020029-1.jpg

 

F1050006a.jpg

 

Pântano Mandusi

 

F1050001a.jpg

 

 

QUENIA

 

Rio Mara, Masai Mara

 

F1070037.jpg

 

Rio Ewaso Nyiro, Reserva Samburu

 

F1040007a.jpg

 

 

COSTA DO MARFIM

 

Lagoa Aby, Assinie

 

alimentada pelos rios Bia, Toumanguié e Tanoé, esta lagoa encontra-se no sudeste do país e serve de fronteira natural com o Ghana.

é separada do mar por um longo braço de areia repleto de palmeiras, havendo alguns canais de comunicação.

 

F1010007.jpg

 

F1000001-1.jpgF1000034.jpg

 

nas fotos abaixo, os animais são enormes! o caracol maior media quase um palmo! (pena não haver termo de comparação...)

F1010013-1.jpgF1010001-1.jpg

 

...e do lado de lá, o Atlântico!

F1000027.jpg

 

 

cumprimentos

JM

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tava capaz de doar um testiculo para ter um trabalho como o teu :)

"Ninguém é tão grande que não possa aprender, nem tão pequeno que não possa ensinar..."

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu acho que este man, anda a gozar connosco :)

 

Mais fotos do mesmo....mas que trabalho é afinal ? :D:P

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Lindo!

 

As fotos são tuas?

 

E onde é que estão os peixes?

 

Não me digas que só tiras fotografias... e que nem um peixinho trazes dessas viagens.

 

Dá Deus as nozes...

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigado a todos, mas (sem querer ser chato) volto a dizer que, tomara eu que as fotos fizessem justiça, pois estão muito aquem da realidade...

 

Tava capaz de doar um testiculo para ter um trabalho como o teu :smilecolros:

LOL!

Ó João, o meu trabalho nada tem a ver com estas viagens... ou melhor, até tem, porque fartei-me de 'dar o litro' para poder fazê-las... :)

 

E onde é que estão os peixes?

Não me digas que só tiras fotografias... e que nem um peixinho trazes dessas viagens.

Dá Deus as nozes...

Miguel,

havia de ser lindo andar 2 ou 3 semanas por aquelas picadas naqueles fins de mundo, muitas vezes com temperaturas acima dos 40º, com peixes dentro de sacos de plástico... :) :-)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

havia de ser lindo andar 2 ou 3 semanas por aquelas picadas naqueles fins de mundo, muitas vezes com temperaturas acima dos 40º, com peixes dentro de sacos de plástico... :smilecolros::)

 

Apanhavas-os nos últimos dias, claro :)

 

Diz-me quando é a tua próxima expedição e eu mando-te umas dicas :)

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

 

para trazer vivos daquelas paragens, só uma expedição creditada e com os meios necessários de transporte assegurados... ou com os mecanismos oficiais previamente accionados...

um viajante independente, passaria todo o tempo de ferias só a tratar da parte burocrática (e a subornar meio mundo...), para conseguir as licenças exigidas à saída de animais do país... até desistir! LOL!

entretanto já teriam acabado as férias e não tinha visto nada...

acho que posso imaginar com facilidade o 'filme' que seria, tratar dum assunto destes (sem cunhas de peso...) em cidades como Dar-es-Salam, Dodoma ou Abijan... :D :)

 

... e depois chegava a Lisboa e via, na loja ao lado de casa, os mesmos peixes a 5€... LOL!

 

abraço

JM

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

:crazyeyes: :crazyeyes: Mais uma grande foto-reportagem :D Rui J. Rocha joga no Euromijões também :)

 

 

Epá, o euromijões é só para mijões hehehe. Não tenho sorte nenhuma... ( isto diz 90% da população )

 

José, quais as próximas fotos? Viagem ao interior da Terra? :P

 

abraço

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viagem ao interior da Terra?

Rui,

 

essa deixo para o Júlio Verne, mesmo! :bad-words:

eu prefiro a superfície do planeta... (até porque sou um bocado claustrofóbico... lol!)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

para trazer vivos daquelas paragens, só uma expedição creditada e com os meios necessários de transporte assegurados... ou com os mecanismos oficiais previamente accionados...

 

Mas afinal és Português ou Alemão? :wink: De resto, ninguem trás legalmente peixes, nem mesmo os alemães. Por exemplo, O Dr. Staeck, um ictiologo conhecido e presidente da Associação Alemã de Ciclideos, é responsavel pela introdução na Europa de muitas das especies de Apistogrammas que hoje existem nos aquários. O número dessas especies transportadas com a documentação correcta está assustadoramente próxima de zero ...

 

Tenho um amigo, maçarico nestas andanças que, em Moçambique, estava preocupado com eventuais problemas por trazer os peixes no avião. Foi então declará-los à alfandega do aeroporto de Maputo, que lhe cobrou meia duzia de euros para lhe emitir um papel... e o rapaz lá trouxe os peixes no avião, todo satisfeito. Curiosamente a própria alfandega não sabia (ou não queria saber) que, segundo a lei moçambicana, não é possivel trazerem-se peixes vivos... :) Outros amigos que entretanto trouxeram peixes da mesma zona não se preocuparam com esses detalhes, basta seguir as formalidades habituais das alfandegas em Africa e pagar as "taxas" do costume.

 

Outro amigo, o Stefano Valdesalici, presidente da associação italiana, conseguiu o imaginável:

 

Fez uma expedição à Tanzania e trouxe peixes LEGALMENTE. Uma tonelada e meia de papelada para cada peixe. Isto é de tal forma pouco habitual que o nome das estirpes encontradas passou a ser TZL! (Tanzania, Legally!) É uma das grandes piadas verdadeiras do hobby.

 

Na realidade, o trabalho dos aquariofilistas que visitam zonas remotas, tem sido fundamental. É graças a esse trabalho de colecta e exploração que muitas especies são hoje conhecidas pela ciencia. E, também, graças a isso, é hoje possivel manter esses peixes em aquario. O mesmo se passa com as plantas. O Fidel não emitiu nenhuma licença autorizando a saida da Hemianthus callitrichoides "Cuba"...

 

Um aquariofilista que visite essas zonas, está a prestar um grande contributo no conhecimento e na divulgação da biodiversidade, se trouxer algumas amostras.

 

A única origem importante de onde NÃO SE DEVE TRAZER peixes é, infelizmente, o Brasil.

 

O Brasil tem a politica ecológica mais estupida do mundo. As empresas podem legalmente abater interminaveis hectares de arvores, destruindo a floresta e toda a vida que dela depende, incluindo inúmeras especies de peixes.

 

Porém, ai de alguém que seja encontrado com um peixinho vivo no bolso (morto não há problema). Só te safas da prisão se disseres que o peixe está vivo para servir de isco. Então aí tudo está bem.

 

Diálogos semelhantes a este já têm acontecido no Brasil:

 

- Você é um criminoso! Está detido! Está transportando aí um peixe vivo!

 

- Não sou criminoso não! Este peixe é para isco!

 

- Para isco? Porque não disse logo? Desculpa, cara! Pode seguir.

 

Inacreditável mas verídico. Os aquariofilistas no Brasil, quando visitam certas regiões, andam com licenças de pesca e fartam-se de apanhar discus para isco...

 

acho que posso imaginar com facilidade o 'filme' que seria, tratar dum assunto destes (sem cunhas de peso...) em cidades como Dar-es-Salam, Dodoma ou Abijan... icon_smile.gif icon_smile.gif

 

Mas que grande pontaria! Estás precisamente a indicar os nomes de populações de peixes conhecidas no hobby, colectados pelos diversos aquariofilistas que visitaram esses locais:

 

Lacustricola kongoranensis "PK10 S. Dar Es Salaam"

Nothobranchius foerschi "Dar Es Salaam"

Nothobranchius melanospilus "Dar Es Salaam"

Pantanodon stuhlmanni "Dar Es Salaam"

Aplocheilichthys spilauchen "Abidjan"

Archiaphyosemion petersi "Abidjan"

Epiplatys chaperi sheljuzhkoi "Abidjan"

Fundulopanchax walkeri "Abidjan"

 

Alguns destes peixes foram precisamente descritos pela ciencia graças a esses tais aquariofilistas que os descobriram e os trouxeram.

 

Pois é... nada como trazer umas grandes fotos... e uma especie nova no bolso.

 

Pensa nessa segunda parte da questão... a primeira parte já está excepcional.

 

 

 

Miguel

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel,

 

tudo isso está muito certo!... mas eu não sou biólogo, nem viajo integrado em nenhuma expedição de caracter científico...

sou um mero viajante que vai de férias conhecer o maior número possível de vertentes que cada país tem para me oferecer, sejam elas culturais ou ecológicas, logo, o tempo tem que ser muito bem gerido, sejam 2 semanas ou um mês de férias...

 

só para te dar um exemplo, no dia em que saí da Tanzânia, comecei a viagem de jeep bem cedo pela manhã, atravessei a fronteira norte, entrei no Quénia, jantei em Nairobi, e ainda apanhei um avião até umas ilhas do Indico... quando lá cheguei, de madrugada, ainda trazia o pó da savana, na garganta e na roupa... lol!

com todas estas andanças, diz-me como posso eu trazer vivos?!?! :mrgreen:::D:

 

Isto é de tal forma pouco habitual que o nome das estirpes encontradas passou a ser TZL! (Tanzania, Legally!)

esta, adorei! :wink:

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais