O Que Fazer Com As águas Das Tpa's?


Recommended Posts

Boas!!

 

As TPA's do meu aqua antigo iam para minha mãe regar as plantas, davam pra toda a casa!! :crazyeyes: agora que estudo fora de casa não tenho plantas para regar, mas usar para o "Tó clismo" é boa ideia.. podes usar o aquário directamente ligado ao Tó! :crazyeyes:.gif' class='bbc_emoticon' alt=':snipersmile:' />

shop_fishnflush_big_1_1.jpg

 

Cumps

Luís Amaral

Editado por Luís Amaral
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

as minhas sao sempre para a minha mae regar nas plantas, e penso que e a melhor solução assim damos sempre um bom uso a agua.

 

cumprimentos

 

PacChild

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem reutilizo a água dos aquários para regar plantas (cactos incluídos)...

MAS...

posso garantir que, de um modo geral, o crescimento de todas elas no ano passado, não se comparou ao dos anos anteriores em que não fazia isto...

sou um leigo em química e biologia, mas penso que se deve ao facto das plantas aquáticas já terem retirado um certo número de nutrientes à água, que as emersas tambem necessitam...

podemos dar-lhes muitos nitratos e fosfatos contidos na água do aquário, mas o ferro e/ou o potássio, por exemplo, que as aquáticas já consumiram em grandes quantidades (senão não havia necessidade de fertilizá-las) também fazem falta às outras...

como só fertilizamos os aquários a seguir à TPA, é natural que haja um 'desiquilíbrio' nos nutrientes da água que retiramos...

Editado por josé mendonça
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tambem reutilizo a água dos aquários para regar plantas (cactos incluídos)...

MAS...

posso garantir que, de um modo geral, o crescimento de todas elas no ano passado, não se comparou ao dos anos anteriores em que não fazia isto...

sou um leigo em química e biologia, mas penso que se deve ao facto das plantas aquáticas já terem retirado um certo número de nutrientes à água, que as emersas tambem necessitam...

podemos dar-lhes muitos nitratos e fosfatos contidos na água do aquário, mas o ferro e/ou o potássio, por exemplo, que as aquáticas já consumiram em grandes quantidades (senão não havia necessidade de fertilizá-las) também fazem falta às outras...

como só fertilizamos os aquários a seguir à TPA, é natural que haja um 'desiquilíbrio' nos nutrientes da água que retiramos...

 

 

Por acaso eu experiencio oposto, as plantas da minha "velha" estão a crescer muito melhor, com cores mais intensas e mais rápidamente, provavelmente será da minha fertilização diária, muitos dos nutrientes vão para a rega e mais equilibradas.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

depois de ler este topico certamente a agua ira para as plantas em vez de ir so par aa etar...

vou fazer a experiencia se as flores crecem mais rapido e mais vistosas...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água das tpa's utilizo para a rega das plantas e para o autoclismo.

 

Existem mais maneiras de poupar água,basta termos paciência para fazer algo. Por ex. a água que sai da torneira do duche enquanto esperamos que ela aqueça pode ser usada nas futuras tpa's. Basta atarrachar um tubo à torneira,tubo esse que vai para um pequeno depósito.Quando tocamos no tubo e a água está quente desatarrachamos e... tomamos banho.

Zog Li

 

''As coisas difíceis levam algum tempo a fazer. As impossíveis levam mais um bocado''

 

http://almadagua.blogspot.com/

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A água das tpa's utilizo para a rega das plantas e para o autoclismo.

 

Existem mais maneiras de poupar água,basta termos paciência para fazer algo. Por ex. a água que sai da torneira do duche enquanto esperamos que ela aqueça pode ser usada nas futuras tpa's. Basta atarrachar um tubo à torneira,tubo esse que vai para um pequeno depósito.Quando tocamos no tubo e a água está quente desatarrachamos e... tomamos banho.

 

 

Sim, hoje em dia desperdiça-se muita água em todos aqueles rituais banais que todos nós fazemos, como lavar os dentes, tomar banho... etc (penso que toda a gente lava os dentes e toma banho! lol)

Conhece pessoas que colocaram um recipiente na marquise e a água das lavagens da máquina da roupa é retida nesse recipiente. (Sim, a água cabe no recipiente, embora vos pareça que a maquina de lavar gaste muita água, na realidade elas gastam muito muito pouca) Após a lavagem as pessoas levam o recipiente para a casa de banho e usam essa água para as descargas na sanita.

Mais uma boa maneira de poupar água.

 

Já agora... Penso que foi há dois anos que veio a Portugal uma senhora ministra de qualquer coisa de um país africano (penso que era da África do Sul) e ficou espantadíssima ao saber que um país como o nosso (um país do velho continente e "tão" evoluído) usava a mesma canalização para a água dos cozinhados e para a água dos banhos e dos autoclismos. Até em África, os novos prédios que são construídos já têm duas tubagens, uma para a água potável, que será a água usada na alimentação, e uma outra tubagem que transporta a água para os autoclismos e para os banhos...

 

Realmente vivemos num país rico... Para quê estas medidas! (O Sócrates que saiba disto que mete toda a gente a lavar-se com água das ETARs)

Desculpem o testamento... Tiago Varela

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bOAS...

 

acho que para reciclar nao deviamos nem tomar banho nem lavar os dentes nem a roupa :)

Nao mas relamente gastamos imensa agua, e por exmplo em certos estados da America ja e proibido regar jardins de dia, lavar carros em casa etc etc, e penso que em protugal tambem deveriamos dar ese paso, todos os dias vejo relvados a serem regados as 3 da tarde com um extremissimo calor, e para ke lavar os carros tantas vezes?? so se realmente precisarmos do carro limpo pois ele a partir duma certa altura ja nao acumula mais pó XD

 

cumps

cons.jpg*
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bOAS...

 

acho que para reciclar nao deviamos nem tomar banho nem lavar os dentes nem a roupa banana rock

Nao mas relamente gastamos imensa agua, e por exmplo em certos estados da America ja e proibido regar jardins de dia, lavar carros em casa etc etc, e penso que em protugal tambem deveriamos dar ese paso, todos os dias vejo relvados a serem regados as 3 da tarde com um extremissimo calor, e para ke lavar os carros tantas vezes?? so se realmente precisarmos do carro limpo pois ele a partir duma certa altura ja nao acumula mais pó XD

 

cumps

 

lol

 

Mas por exemplo, em vez de lavaram os carros e regarem a relva com água da companhia, isto é, água potável, podiam fazer tudo isso com água que não podia ser consumida, porque se se lavar um carro com água que nao se pode beber certamente que ele nao se vai queixar! lol

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.