Aquario Aberto Ou Fechado?


Recommended Posts

Viva,

 

Tive a fazer uma busca aqui no forum e existe pouca informação sobre este tema.

 

Disseram-me que aquários tapados já não se usam!!!!! realmente quando fazemos uma busca na net praticamente não se vêm aquários tapados.

 

bigsmile Gostaria que alguém me explica-se qual as vantagens/desvantagens de ter um aquário aberto ou fechado.

 

 

 

 

Fiquem bem

 

MC

Editado por bigmike
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Tive a fazer uma busca aqui no forum e existe pouca informação sobre este tema.

 

Disseram-me que aquários tapados já não se usam!!!!! realmente quando fazemos uma busca na net praticamente não se vêm aquários tapados.

 

bigsmile Gostaria que alguém me explica-se qual as vantagens/desvantagens de ter um aquário aberto ou fechado.

 

 

 

 

Fiquem bem

 

MC

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Penso que existem duas desvantagens nos aquários abertos: aumento de evaporação da água e perda de calor durante o Inverno, com o consequente aumento de consumo eléctrico.

 

Existe uma terceira e mais importante que as outras duas:

 

Ficar sem peixes ! como foi o meu caso, de um Discu com 12 cent que saltou para fora e a cadela, simplesmente, comeu-o.

 

Ahhh pois foi, lindissimo e perfeito, mas já era, agora é caca de cão.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Eu desde q possuo este novo aquário, 150 x 80 x 80 cm, nunca o tapei.

Como tem travamentos laterais grandes existe uma certa dificuldade em os peixes saltarem p fora.

Normalmente qd faziam esse genero de acrobacias nadavam comtra o vidro em direcção a cima e logo p o chão.

Não sei faço bem ou mal até ver é assim.

 

Ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe uma terceira e mais importante que as outras duas:

 

Ficar sem peixes ! como foi o meu caso, de um Discu com 12 cent que saltou para fora e a cadela, simplesmente, comeu-o.

 

Ahhh pois foi, lindissimo e perfeito, mas já era, agora é caca de cão.

 

Existe uma quarta desvantagem: o ruído acrescido de um aqua destapado.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe uma quarta desvantagem: o ruído acrescido de um aqua destapado.

 

Existe ainda uma quinta...

Para quem tem gato torna-se bastante fácil de apanhar um peixito e arranjar almoço facilmente, bem melhor do que whiskas (ou lá como se escreve...)!

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Existe uma quarta desvantagem: o ruído acrescido de um aqua destapado.

Boas,

Não noto mais ruído, pelo menos nos meus. Referes-te a quê em particular?

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Não tenho nenhum aquario tapado pois se tivesse destapava-os!!!!

1ª razão: Evaporação da agua!!!!

O aquecimento da agua provoca evaporação certo!! Logo existe uma acumulação de agua na tampa que volta a cair para dentro do aquario (nada saudavel)!!!

2ª razão Se não tiveres tampas ao fim de uma semana não necessitas de retirar agua do aquario!!!! Simplesmente tens de adicionar ou seja facilita as tpa´s!!!!

3ª razão: Esteticamente fica muito mais bonito (pelo menos para mim)!!!

4ª razão: Facilitas as trocas gasosas ao nivel da agua (Mais oxigênio disponivel)

5ª razão: No caso dos plantados: Menos um obstaculo para a iluminação!!!

6ª razão: facilidade em "arrefecer" a agua

Ainda há mais mas acho que chega!!!!!!!

 

 

Desvantagens:

 

Os peixes têm tendencia a fazer freejump!!! Mas tudo depende do tipo de peixes!!!!

Gastos na electricida: Talvez mas nada de esorbitante!!!

Ruido: Não me parece!!!

Gatos: Não tenho, nem gosto (Desculpem os amantes)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu tenho-os todos tapados, porque tenho peixes que costumam saltar,...passam o dia a bater nas tampas, como por exemplo Arowanas.

- Legend of Lusitanian Pride -

 

Bateria para Bettas

Alguns Bettas de criação minha

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

Eu tenho dos dois.

 

Já foram referidas algumas vantagens e desvantagens, embora não concorde com todas - por exemplo: o ruído, depende da forma de instalação da flauta, a má qualidade da água que condensa, também não me parece. (existem em ambos vantagens e desvantagens).

 

Aquario tapado, principais vantagens: peixes não saltam, taxa de evaporação menor, menor consumo energético no inverno.

 

Aquario destapado, principais vantagens: Mais agradável esteticamente (caso o aquário não tenha travamentos, se tiver, com uma tampa fica melhor), menor aquecimento no verão, melhor para plantados, caso se queiram ver as plantas a sair da água.

 

A questão da (grande) desvantagem dos abertos relativamente à perda de peixes (eu já perdi 2) pode atenuar-se com a colocação de acrílico em torno do bordo superior do aquário (foi o que eu fiz, instalei placas amovíveis de 10 cm de altura). Nunca mais perdi um peixe e quando as quero retirar (essencialmente por questões técnicas e de manutenção) é só levantar.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Não noto mais ruído, pelo menos nos meus. Referes-te a quê em particular?

Cumps.

 

 

À movimentação da água à superfície. No meu Tanga de 375 litros, onde tenho um filtro que faz 2.000 lts/hora e uma power head de 10.000, o ruído com o aqua aberto é significativo.

Abraço,

NCR

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

2ª razão Se não tiveres tampas ao fim de uma semana não necessitas de retirar agua do aquario!!!! Simplesmente tens de adicionar ou seja facilita as tpa´s!!!!

 

Tão e os nitratos e fosfatos evaporam também com a água?! banana rock

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tão e os nitratos e fosfatos evaporam também com a água?! banana rock

 

Depende do aquário, no meu são todos consumidos e por isso tenho que fertilizar, logo não vão sair nas TPA's.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Tão e os nitratos e fosfatos evaporam também com a água?! banana rock

 

 

Pois foi nesse aspecto q pensei e não só.

A água qd evapora é somente no estado puro, ou seja o q se perde ou evapora é basicamente H2O e não os restantes compostos da água.

S adicionas só água não faz o mesmo efeito q as TPA´s.

Abraço e boa sorte

 

ricardo

ShrimpRoom 31 aquas de Invertebrados Discus comunitário 950lts

-------------------------------------------------------------------------------------------------------

De momento não poderei responder atempadamente a MPs, grato pela compreensão.

 

 

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

À movimentação da água à superfície. No meu Tanga de 375 litros, onde tenho um filtro que faz 2.000 lts/hora e uma power head de 10.000, o ruído com o aqua aberto é significativo.

Eu se deixar baixar o nível e água também fico com ruído significativo, é uma questão de não deixar baixar e conseguir um equilíbrio que não comprometa a movimentação de água à superfície.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do aquário, no meu são todos consumidos e por isso tenho que fertilizar, logo não vão sair nas TPA's.

 

Exacto, era ai que eu queria chegar. Se tens um aqua que não é densamente plantado e onde tens por exemplo discus que alimentas com comida caseira, artemia e tudo mais, apenas adicionar a água evaporada não chega...

 

Mas como diz o Trocado e bem: "Depende do aquário".

Um abraço

 

tiaGo Sá

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Depende do aquário, no meu são todos consumidos e por isso tenho que fertilizar, logo não vão sair nas TPA's. (nitratos e fosfatos)

Boas,

Existem outras substâncias diluídas na água (sais, metais pesados não consumidos pelas plantas) que não evaporam. Ao não se fazerem TPAs esta acumulação vai fazer o GH aumentar para níveis brutais que podem não interessar a certas espécies e peixes de águas mais moles.

 

Por outro lado, existe uma acumulação de agentes patogénicos que convém retirar com TPAs por muito saudáveis que estejam os sistemas imunitários dos peixes.

 

O KH, estabilizador do pH tende a descer com o passar do tempo e o pH pode cair bruscamente.

 

Por isto (pelo menos por isto) é necessário fazer TPAs e não nos podemos limitar a acrescentar a água evaporada.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Tilapia só para esclarecer e evitar dúvidas, eu faço TPA's, só respondi a uma questão directa sobre fosfatos e nitratos, se fosse só por essa razão não era necessário TPA's, mas eu mesmo não os tendo em excesso gosto de fazer uma TPA quando é precisa.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Viva,

 

Ja que começei agora acabo :rainbowafro: !!!!

Um aquario destapado é uma mais valia para quem faz muita tpa´s que é o meu caso!!!

Ou seja faço tpa´s na ordem dos 25% diarios!!!! Como tenho aquarios destapados chego a um certo ponto (1 vez por semana +/-) só tenho que repor a agua evaporada!!!

Ou seja são menos 2 baldes que tenho que encher e menos 2 que tenho de esvaziar!!!!

Claro que a reposição da agua evaporada não substitui as trocas parciais de agua!!!!! (Atenção)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.