Recommended Posts

Ola gostava de saber algumas informações sobre este metedo.

 

Pareçe ser muito interessante afinal a produção de sal pode ser efectuada por nos o que nos da margem par podermos usar o que mais falta faz ao sistema

Editado por Hugo Costa Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Uma breve pesquisa e...

http://www.athiel.com/lib7/drj2.htm

http://www.advancedaquarist.com/issues/feb2003/chem.htm

 

Quem deve dar uns bitaites é o Luis Rodrigues, afinal a química da água, é com ele.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá Hugo

 

 

O metodo de balling consiste em dosear elementos separados para dentro do aquario, existe sobretudo para quem n usa reactor de calcio assim podendo adicionar calcio , magnesio e KH de uma forma consistente.

Em minha sincera opinião de após ter lido alguns artigos sobre este metodo, conclui que se torna dispensável por quem usa reactor de calcio, visto o mesmo conseguir fornecer todos os elementos traço necessarios ao crescimento de corais, existindo hoje em dia produtos para colocar dentro do reator para manter o magnésio.

 

 

 

abraço

paulo

Editado por poliveira
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então podemos concluir que o metodo de Balling e bom para quem nao usa reactores?

 

 

Já li que neste metodo podia-se fabricar o proprio sal, o unico senão e se encontar alguns componentes para o seu fabrico.

 

 

Alguem ja usou ou usa este metodo?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

O Luis Rodrigues utiliza e eu tenho aqui tudo para utilizar, mas ainda não me deu para fazer as coisas! cheers

Também é um bom método para quando os reactores começam a deixar de ser eficientes a 100%

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ok entao eh esperar pelo Luis responder ou mais alguem que utiliza.

 

Pedro podias explicar melhor que produtos se pode adicionar. Visto termos muito produto e que podemos fazer alguma confusão tipo cloreto de calçio, hidroxido de calçio para dar uns ex que devemos ter cuidado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

No meu caso tenho:

Bicarbonato de sódio (diminui o pH e aumenta o kh)

Magnésio

Calcio.

 

O Luis só muda o Bicarbonado para Carbonato, para aumentar o pH.

Existe mais coisas, mas aí só para quem percebe bem de química.....senão fazemos porcaria!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas

 

eu concordo com o que o Pouliveira disse.

 

e eu nunca usei mesmo esse metodo. O que já fiz foi adicionar separadamente calcio, alcalinidade e magnesio atravez de aditivos. O metodo de Balling pelo pouco que sei implica fazer o proprio sal, coisa que acho que o comum aquariofilista não consegue. Mesmo as marcas não conseguem ter sal com as caracteristicas da agua natural. Tambem pelo que percebo do metodo, a aditivação de calcio e alcalinidade só é feita atravez das TPa´s coisa que num aquario com bastante SPS duvido que dê bom resultado em termos de crescimentos.

 

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para haver mais pesquisa e troca de ideas que afinal e para isso que o forum existe.

 

http://www.miniriff.de/balling/ballingfragen.htm pena ser alemao se alguem consiguir por isto na lingua de Camões era bom

Editado por Hugo Costa Coelho
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mais alguns links:

 

The Balling Method

 

Cashh.de

 

Balling-light Fauna Marin

 

Compostos para Método de Balling

 

Luis, todos os sais são adicionados ao aquário diáriamente, nas proporções certas, para satisfazer a demanda dos corais. Isso é feito através de bombas doseadoras próprias para essa finalidade. O sistema da Grotech é o mais usado. As TPAs servem apenas para equilibrar as concentrações na água ou repor elementos traço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá.

 

Mais alguns links:

 

The Balling Method

 

Cashh.de

 

Balling-light Fauna Marin

 

Compostos para Método de Balling

 

Luis, todos os sais são adicionados ao aquário diáriamente, nas proporções certas, para satisfazer a demanda dos corais. Isso é feito através de bombas doseadoras próprias para essa finalidade. O sistema da Grotech é o mais usado. As TPAs servem apenas para equilibrar as concentrações na água ou repor elementos traço.

 

ahh, ok é o que dá as leituras verticais bigsmile

 

tu tinhas pensado em fazer isso, sempre vais em frente com o projecto?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • 2 semanas depois...
ahh, ok é o que dá as leituras verticais :cry:

 

tu tinhas pensado em fazer isso, sempre vais em frente com o projecto?

 

Eu que venho dos plantados, isto parece simplesmente aliciante.

 

tem problemas, como o acrescimo de iões cloro e menos de sódio, mas com mudas não deve ter grande impacto.

 

O reactor também não é perfeito, a concentração no oceano de magnésio e cálcio nao era a mesma de hoje...onde cresceram os fosseis dos corais que usamos como materia para o reactor...

também não será muito distante, mas era diferente...

 

e dissolvendo esses fosseis de corais estamos a a recriar o oceano antigo...pelo menos as proporções...

:drinking:

 

acho que para inicio como não mete co2, acho que vou tentar isto!

 

Abraços!

António Vitor

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Eu que venho dos plantados, isto parece simplesmente aliciante.

 

tem problemas, como o acrescimo de iões cloro e menos de sódio, mas com mudas não deve ter grande impacto.

 

isso não acontece porque o que misturas é cloreto de calcio e bicarbonato de sodio o que nas devidas proporções dá cloreto de sodio na quantidade certa. Claro que as tpa´s são importantes para livrar desse aumento de sal.

 

vê este link:

 

http://www.reefkeeping.com/issues/2006-02/rhf/index.php

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

isso não acontece porque o que misturas é cloreto de calcio e bicarbonato de sodio o que nas devidas proporções dá cloreto de sodio na quantidade certa. Claro que as tpa´s são importantes para livrar desse aumento de sal.

 

vê este link:

 

http://www.reefkeeping.com/issues/2006-02/rhf/index.php

 

Luis tens razão, mas quero um bailing completo com magnésio e tudo...e este vem na forma também de um cloreto...são muitos cloretos e poucos com o ião sódio...

 

fica mesmo a tender pró cloreto, isto do que tenho lido...também já vi quem mete-se sulfato de magnésio...sulfatos é que não...

a proporção também é uma coisa minima e podemos ter ligeiramente mais efeito tampão e aumentarmos um bocadinho o bicarbonato de sódio para evitar estes desequilibrios iónicos.

 

hum o que sucede se metermos carbonato de sódio?

os carbonatos não precipitam e deixariam o sódio na água?

 

vou investigar...

existem algumas formas de carbonatos de sódio (com ou sem água)

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Luis tens razão, mas quero um bailing completo com magnésio e tudo...e este vem na forma também de um cloreto...são muitos cloretos e poucos com o ião sódio...

 

fica mesmo a tender pró cloreto, isto do que tenho lido...também já vi quem mete-se sulfato de magnésio...sulfatos é que não...

a proporção também é uma coisa minima e podemos ter ligeiramente mais efeito tampão e aumentarmos um bocadinho o bicarbonato de sódio para evitar estes desequilibrios iónicos.

 

hum o que sucede se metermos carbonato de sódio?

os carbonatos não precipitam e deixariam o sódio na água?

 

vou investigar...

existem algumas formas de carbonatos de sódio (com ou sem água)

 

telefonei á V.reis onde adquiri os reagentes para fabricar o meu fertilizante tropica master grow há uns anos...com copiadores vários seguintes...

até descobrirmos que a bayer fabrica umas saquetas baratissimas com tudo o que precisavamos e ligeiro cobre a mais...

bigsmile

 

"não vendemos ao publico...vendemos a particulares e houve um senhor que morreu, usaram os nossos produtos para fazer droga"...disse ela...

"não vendemos ao publico"

 

será que tenho de comprar no exterior?

 

ou será que se um hipermercado vender lixivia e se alguém morrer com a lixivia, o hipermercado é responsável?

lol

anda tudo maluco...

bom vou tentar arrnjar fornecedor para isto cá em portugal...será noutro sitio sem ser na v.reis...

 

quero cloreto de calcio

cloreto de magnesio

sulfato de magnesio

bicarbonato de sodio

os traces depois compro um frasco com isso numa loja de aquariofilia é mais fácil...

e o teste de magnésio...

claro...de calcio já o tenho cá...

Abraços!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

Já experimentaram pedir nalguma farmácia? Há uns anos pensei em fazer isso e um conhecido meu arranjava os componentes todos para o balling, chegou-me a dar preços e tudo e se bem me lembro ficava tudo baratíssimo embora o investimento inicial fosse um bocadinho elevado porque tinha que comprar alguns quilos de alguns dos compostos. Depois não avancei com isso porque optei por construir um reactor de cálcio que se calhar acaba por ser mais barato e simples de manter a longo prazo.

 

A l e x a n d r e

Aluga-se este espaço.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas antonio

 

os traces vêm nas TPA´s, no sal ou na agua natural!!!

 

verdade, mas estes também se vão...e um reactor de cálcio manda também traces, teria de ser muito pouco...

são traces para não acumular, mas o suficiente para nunca faltarem...

também isto depende do sistema...

posso até ter isto com traces a mais...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

verdade, mas estes também se vão...e um reactor de cálcio manda também traces, teria de ser muito pouco...

são traces para não acumular, mas o suficiente para nunca faltarem...

também isto depende do sistema...

posso até ter isto com traces a mais...

 

 

mas o problema é não saberes ao certo o que foi consumido ou não. Podes estar a meter coisas que não são necessarias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

mas o problema é não saberes ao certo o que foi consumido ou não. Podes estar a meter coisas que não são necessarias

 

traces é complicado, até os reactores de cálcio podem estar a introduzir traces a mais, sem saberes, por isso é importantissimo as tais TPA's seja o sistema que for, daí também a razão dos crashes inexplicáveis de muita gente...

 

ao longo de 2 anos tudo bem...

e deopis puf...

 

A acumulação gradual de traces chega a um ponto critico, metais que precipitam como o ferro não devem acumular, ou que oxidam fácilmente como compostos com iodo, ou que possam sair com escumação, outros que ficam e acumulam, sem existir renovação de água é crash a longo prazo...

 

devemos saber que estamos a meter, e que tipo de traces ...

 

traces com iodo, ferro, strontium nao deve existir problemas a longo prazo...

agora ao resto...muito cuidado,

 

também é complicad detectar os niveis disto na águya senão impossivel para amadores, até os testes de ferro são falíveis pela multitudes de formas que este é incluido nos nossas sais sintéticos

Editado por António Vitor
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pensando bem, de vez em qunado fazer um reset de 50%

tirar 50% da água...pode ser complicado eu sei...

tipo 6 em 6 meses, apra além da mudas mais parciais...

 

eu gostavade fazer isto se tivesse um deposito de 200 litros aqui á mão..

:crazyeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais