Caranguejos Num Paludário (ideia)


Recommended Posts

Boas!

 

Ando a pensar fazer um paludário praticamente desde que comecei na aquariofilia, e o meu maior dilema tem sido que animal lá ter... Para ter peixes teria que ter um volume de água muito grande e ficava sem espaço para as plantas, os anfíbios já implicariam outros cuidados e "comidas estranhas" que eu não estou a ver ninguém a dar-lhes se eu estiver fora... ;)

 

Então lembrei-me dos caranguejos "arco-íris" Cardisoma armatum, não são muito comuns nas lojas mas parecem-me ser uns animais de cores vivas que fariam um bom contraste com os verdes das plantas, a minha dúvida é se eles vão destruir as plantas, ou se não se vão dar bem nesse ambiente... Já vi que são caranguejos terrestres, mas que precisam de água na mesma (mais enquanto juvenis).

 

 

rainbow_crab.jpg

Copyright © Practical Fishkeeping

 

Que acham? Seria uma boa ideia? E próxima pergunta, já alguém viu à venda e onde?

 

Cumprimentos,

JFFA

 

PS: O tópico não ficou em nenhum sub-fórum porque achei que não se enquadrava...

Editado por João Araújo
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha excelente escolha, embora esses sejam relativamente dificeis de encontrar em Portugal.

Na Fishplanet podes sempre falar com o Fernando ou com o Miguel e veres.

Também podes optar pelos caranguejos eremitas (Coenobita brevimanus) e esses já se encontram mais facilmente nas lojas.

Zooexótico por exemplo...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas acho que a desses na naturline mas acho que isso tambem sao caragueijos que gostam tipo de lodo nao?

e plantas ao pe deles nao devem durar muito

 

se eu fosse a ti fazia uma paludario tipo com lodo e uns mangais com caragueijos desses e saltadores do lodo ficava mesmo no ponto :smilecolros:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

desculpe mas tava a falar dos caranguejos "arco-íris

São proveninetes de florestas humidas e não querem lodo também.

Usa-se normalmente humus de coco...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

pronto ok pensava que era daqueles carangueijos que se ve nos boracos do lodo com uma grande tenaz sendo assim

Nada disso...

Estes são muito coloridos e muito engraçados...

 

dsc00611zd8.jpg

Terrário de Cardisoma armatum

 

img202.jpg

O bichano em si...

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olha excelente escolha, embora esses sejam relativamente dificeis de encontrar em Portugal.

Na Fishplanet podes sempre falar com o Fernando ou com o Miguel e veres.

Também podes optar pelos caranguejos eremitas (Coenobita brevimanus) e esses já se encontram mais facilmente nas lojas.

Zooexótico por exemplo...

 

Nunca me lembrei de eremitas terrestres, quando penso em eremitas só me vem à cabeça os marinhos... Nunca vi à venda aqui pelo Porto... Há muito tempo, uns bons 10 anos tive um caranguejo num aquário mas fugiu, não sabia o que era preciso para ele... :S Desde que retomei a aquariofilia (2anos) nunca mais vi caranguejos (eremitas ou não) nas lojas na zona do Porto...

Fishplanet tentei agora procurar no Google mas parece que a página está em baixo. Sabes qual seria o preço para um destes eremitas?

 

Não sei se tens algum eremita, se sim quais são os cuidados principais e o que dás de comida? É preciso dar-lhes conchas novas de vez em quando também não é?

 

Cumprimentos,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

João

 

Não tenho eremitas, embora gostasse.

Hoje em dia há já muita coisa para eles, inclusivamente kits para te iniciares.

Comem comida própria.

A zooexotico (www.zooexotico.com) costuma ter. Dá uma ligadela para lá...

 

Caranguejos eremitas

 

 

Kits

Editado por José Pedro

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ao ver melhor e ler alguma coisa sobre os eremitas, não me parecem ser aquilo que procuro... Pareceu-me que o habitat mais adequado para eles seriam terrários e não paludários, além disso a maior parte deles recomendava não usar plantas verdadeiras...

Continuo a minha busca por um habitante para o paludário. Sugestões aceitam-se, o tanque é um 60*30*30 cm (na horizontal).

 

Cumps,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que tipo de paludario queres? e que tipo de animal?

epah a questão da comida quando fores de ferias e uma questão de imaginação... por exemplo, arranjas varias caixas pequenas e metes la dentro uns quantos grilos dependendo a quantidade dos animais que tiveres, e depois e só teres alguém que te vá trocando as caixinhas

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que tipo de paludario queres? e que tipo de animal?

epah a questão da comida quando fores de ferias e uma questão de imaginação... por exemplo, arranjas varias caixas pequenas e metes la dentro uns quantos grilos dependendo a quantidade dos animais que tiveres, e depois e só teres alguém que te vá trocando as caixinhas

Grilos sem controlo num paludarium????

Havia de ser bonito...

Eu desaconselho o uso de grilos. Baratas funcionam bem melhor e alimentam na mesma

Caudatas do it better.
banner.jpg

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

que tipo de paludario queres? e que tipo de animal?

epah a questão da comida quando fores de ferias e uma questão de imaginação... por exemplo, arranjas varias caixas pequenas e metes la dentro uns quantos grilos dependendo a quantidade dos animais que tiveres, e depois e só teres alguém que te vá trocando as caixinhas

 

O que tenho em mente é um paludário que seja 50-50 ar/terra - água em termos de volume

ou 1/3 de água e 2/3 ar/terra... A minha primeira ideia foram killies mas pensei que eles pudessem saltar para a terra e morrer... lol Os killies ainda não estão totalmente de parte. Depois também pensei deixar um casal de apistos, som água escurinha e umas plantas flutuantes.

 

Na parte seca tenho estado sempre a pensar numas bromélias e fetos ou plantas do estilo e ainda Soleirolia soleirolii que tenho ja ca em casa. As bromélias e os fetos em vasos e a Soleirolia soleirolii tenho no jardim a dar ao pontapé...

 

Quanto à fauna na parte seca, se tiver em principio não ponho peixes... Não estou muito por dentro dos assunstos dos répteis e anfíbios e não ando com muito tempo para aventuras muito grandes... Tenho medo de não conseguir manter a humidade mais aconselhada e as plantas não se queixam tanto! E pelo que li o caranguejo do post inicial quando precisa de se molhar, mergulha! :snipersmile:

 

Mas continuo à procura da fauna ideial, por isso alguma sugestão (e mesmo de flora também).

 

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá viva,

 

Os Cardiosoma armatum são fantásticos, lido várias vezes com eles, na arte de se escapulirem do aquário/paludário deixavam o Michael Scofield roído de inveja, hehehe.

 

Costumo alimentá-los com peixes mortos, plantas e Sticks de comida. Preferem os peixes e os sticks, é engraçado que comem o stick como se tratase de um charuto, dou-lhes à mão.

 

A questão aqui é: dou-lhes plantas para comer, e eles comem. Não será uma possível ameaça ao paludário?

 

Cumprimentos

"It has to start somewhere, it has to start sometime, what better place than here? What better time than now?"

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

um aquario desse tamanho da para tanta coisa que nem sei, lol

o melhor e mesmo estudares anfíbios primeiro e depois veres qual te agrada mais, mas se nao tens tempo para aventuras muito grandes convinha escolher um animal fácil de manter, visita este post e vê o que la foi escrito para teres umas ideias

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

Hoje lá me deu na cabeça e tenho o paludário pronto, para já tem um casal de ramirezis na água e em terra só tem plantas.

 

Parte terrestre esquerda:

DSC01240Large.jpg

 

 

Parte terrestre direita:

DSC01241Large.jpg

 

Os vidros estão muito embaciados... Como fazem para tirar as fotos?

Da parte aquática ainda não ponho fotos, estava muito baça por ter andado a mexer na akadama.

 

Quanto aos caranguejos, estive hoje na Aquaplante Porto e disseram-me que na próxima encomenda vão chegar caranguejos e eremitas a preços competitivos, se me agradarem, e se forem compatíveis com o habitat (principalmente), sou capaz de comprar...

 

Cumps,

JFFA

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Então é normal eles estarem embaciados? Pensei que devia ser mais arejado para não fazer aquilo... As bombinas precisam de muito espaço em terra? Ou é só mesmo para chegar, comer e saltar para a água? ;)

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.