Temperatura Muito Alta No Verão... O Que Fazer?


Recommended Posts

Boas malta...

 

Estou comum grave problema... Os meus peixes estão quase cozidos.... :P

 

Tenho a temperatura do meu aqua quase a 31º, e o normal é +-24º.

 

Já desliguei o aquecedor, comprei um termómetro novo para ter a certeza e confirma-se...

 

Desliguei as luzes, abri a tampa do aqua e ventilei a divisao... mas até ver pouco valeu... ;)

 

O aqua tem +- 220lt reais, O que fazer mais???

 

 

Agradeço ajuda

 

Sérgio Almeida

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Em vez de garrafas com água coloca com gelo, mas num canto em que os peixes não andem muito para se um deles decidir ir la espreitar não ficar com queimaduras do gelo.

 

P.S. Não precisa de ser ágau todas congelada, parcialmente basta.

 

Cumps

antesdeperguntarpesquislm4.gif

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

eu tenho um aqua sem termostato que utilizo para criadeira e nestes ultimos dias o aqua atingiu os 35ºc

nao houve baixas

os guppys cresceram pa valer =P

mas na altura fiquei um pouco preocupado

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A das garrafas congeladas é para estares de plantão ao aquário... se quiseres viver em função dele nos próximos 3 meses... (terás de estar de plantão se quiseres que a temperatura não tenha grandes oscilações, porque se for para andar a oscilar, mais vale estares quieto)

 

A da ventoínha é a melhor solução (eu não uso, mas a água a evaporar, como disse o Gimbras, faz arrefecer, possivelmente o melhor método, tirando os "cooler´s).

 

De qualquer forma, para alterações de temperatura graduais, os peixes normalmente aguentam.

 

Eu no pico do verão opto por abrir os "respiradores" da minha tampa e, nos dias mais quentes, evito ter todas as luzes do aquário ligadas no pico do calor.

 

Cumps

[size="1"][color="#4169e1"]
Aquário + Móvel Eheim Profissional II 6212 (240 L)
Termofiltro Eheim Profissional II 2128 (1050 L/h)
T8 40W (2800K) + T8 38W (10000K) + 2 x PLL 36W (6500K)
Injecção CO2 Botija com válvula solenóide[/color][/size]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas noites malta...

Desde já obrigado a todos pela preocupação e pelas dicas que me deram...

 

Para já vou adoptar a táctica das garrafas, até repensar melhor a situação. Já pensei num refrigerador dos pc's, mas tenho de ver isto melhor...

 

O meu grande problema são os Cristal red e os greens sp..... Vamos lá ver se temos caldeirada ou não...

 

Abraços a todos,e mais uma vez obrigado

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

bem este é o meu metodo

 

cls.jpg

 

ultilizo um velho clister ( sim eu sei que da para rir mas da bastante jeito) com torneira

 

e ponho la gelo ele vai derretendo e vai arrefecendo a agua

 

(o aqua é so de vinte litros)

Editado por Napalm_Betta
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas.

 

A das garrafas congeladas é para estares de plantão ao aquário... se quiseres viver em função dele nos próximos 3 meses...(terás de estar de plantão se quiseres que a temperatura não tenha grandes oscilações, porque se for para andar a oscilar, mais vale estares quieto)

Cumps

bem este é o meu metodo

 

cls.jpg

 

ultilizo um velho clister ( sim eu sei que da para rir mas da bastante jeito) com torneira

 

e ponho la gelo ele vai derretendo e vai arrefecendo a agua

 

(o aqua é so de vinte litros)

Boas,

Vais ter que estar de plantão na mesma, não vá o aquário entornar... :)

Cumps.

 

(a equipa de marretas :wink: )

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Podes ter também umas garrafas de água no frigorífico bem fresquinhas e ir misturando uma de X em X tempo no aquário, muito calmamente como é obvio, mas antes tiras a mesma quantidade de água que vais acrescentar.

 

Pode ser que reculte... Vcs devem viver dentro de fornos de certeza...

A minha casa em pleno verão nunca passa dos 21/22 graus... lol

E no Inverno nao desce dos 18/19

whatcolor_iswhite.jpg
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Realmente deves viver num forno... banana rock

Qual é a temperatura ambiente da tua casa?

Eu tenho o meu aqua no sótão, onde aquece MESMO muito! No ano passado aprendi quando morreram 20 neons a 33ºC.

Este ano já não me apanharam. Desliguei metade das luzes, o aquecedor e deixei a tampa 5cm aberta. Foi o suficiente para a temperatua estabilizar nos 25ºC.

Boa sorte

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas,

 

A melhor solução em ternos de relação qualidade/preço é sem duvida nehuma a das ventoinhas para os PC's. Com esta solução, gastas apenas cerca de 10€ no total!!!

 

Existem vários tamanhos e modelos de mini-ventoinhas (de 3 a 15 cm), escolhes a que mais se adequa ao teu aqua e compras numa loja de material informático (ex.: a Worten e FNAC têm). Depois vês qual a tensão a que a ventoínha funciona (normalmente 12V =, que quer dizer tensão continua) e compras um transformador adequado numa loja dos chineses que é muito mais barato (servem praticamente todos aqueles que têm selector e vêm com várias fichas)

 

Para te guiares tenho um Aqua de 60L com uma ventax +/- de 3 cm (das mais pequenas) e um de 200L com uma ventax de +/- 10 cm. Em principio, bastará ligares durante o periodo em que as lampadas estiverem ligadas (normalmente durante o dia), pois é a altura em que o aquario tende a aquecer mais, não te esquecças que o aquario funciona como "acumulador" térmico e que, por esse motivo, apresenta alguma resistência às variações bruscas de temperatura (tanto a subir como a descer), por isso temos de "combater" essencialmente os momentos em que a temperatura tende a subir.

 

Podes aproveitar o Timer das lampadas, para ligar e desligar a ventoínha.

 

 

Atenção: Deves montar as ventoinhas de modo a não existir risco de caírem dentro de água e de forma a extraírem o ar do aquario (tirando assim o calor lá existente), pois se montares a "soprar" para dentro do aquario estarás a correr vários riscos desnecessários (ex. se fumares ou utilizares ambientadores ou insecticidas perto do aquario, os "odores" e as "impurezas" existentes no ar, entrarão mais facilmente para dentro do aquario)

 

Espero ter ajudado, um abraço

A aquariofilia não é uma ciência exacta, mas tem alguma ciência ...

Nem toda a informação é sinónimo de conhecimento, cabe-nos fazer a sua selecção!

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pelo aproveitamento do tópico mas penso que terá utilidade ao mesmo,

 

nunoni o número de ventoinhas está relacionado com o tamanho ou litragem do aquário? Se sim qual será a relação?

 

P.S. Pergunto directamente ao nunoni pq verifiquei que é o user que tem mais tempo e experiência com este assunto mas qualquer um que saiba pode e deve responder, a gerência agradece banana rock

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os Cristal red e os greens sp estã a aguentar-se a 31º bolas isso está mesmo feio, pelomenos os crystal estão muito por cima dos seus limites. Boa sorte nisso, mas acho que é importante também conseguires diminuir a temperatura do ambiente envolvente ao aquário, assim as coisas ficam mais fáceis.

 

Francisco Ramalho

Editado por fjmr123
Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Peço desculpa pelo aproveitamento do tópico mas penso que terá utilidade ao mesmo,

 

nunoni o número de ventoinhas está relacionado com o tamanho ou litragem do aquário? Se sim qual será a relação?

 

P.S. Pergunto directamente ao nunoni pq verifiquei que é o user que tem mais tempo e experiência com este assunto mas qualquer um que saiba pode e deve responder, a gerência agradece :smilecolros:

 

não sou de certeza, já muita gente daqui fez antes de mim!

 

E sim, com certeza que quanto maior for o aquário, mais potentes devem ser as ventoinhas. Agora, ainda não vi a conta feita, nem a fiz eu mesmo (e com as coisas como estão no trabalho, não vou ter tempo de fazer!).

 

Eu diria, que também é uma questão estética, um "monstro" ventoinha no cimo do aquário não fica grande coisa. Tens sempre as coisas feitas de propósito para aquários, género as GHL propeller breeze, que ficam bonitinhas.

 

http://www.ghl-kl.de

 

em geral: não há milagres! Estas propeller breeze são muito usadas por ex em reefs, as com 5 ventoinhas cá para mim aguentam um aquário com bastantes centenas de litros; as de 3 devem dar para uns 100-200 litros, ou talvez mesmo mais. Quanto maior, menos efeito vão ter...

 

eu iria por tentativa e erro: ver bem as especificações das fans, para o mesmo tamanho há capacidades completamente diferentes, e olha que por vezes não são as mais caras que são mais potentes; porque o barulho que fazem também conta. Eu arranjei um bom compromisso entre capacidade e ruído produzido, mas foram carotas (ou seja, em vez de €1, €10! Não é muito). E depois, tentar ajustar o tamanho ao aquário.

 

se optares pelas tais propeller breeze (sempre mais de €100 pelo sistema mais simples!!!), pode-se comprar também um controlador, que se pode regular dependendo da temperatura, género quanto mais quente mais elas trabalham... eu acho isso desnecessário, neste país quer-se aquilo à força toda e mais nada, durante as horas de iluminação.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos;

 

nao querendo fazer publicidades;

encontrei umas ventuinhas porreiraças no aki (alcabideche),

uma de 7.5€ e outra com mola para prender ao vidro do aqua

por 9.5.

 

se quiserem posto umas fotos

 

abraços

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

boas amigos;

 

nao querendo fazer publicidades;

encontrei umas ventuinhas porreiraças no aki (alcabideche),

uma de 7.5€ e outra com mola para prender ao vidro do aqua

por 9.5.

 

se quiserem posto umas fotos

 

abraços

 

 

Força Antonio simões, dá sempre jeito conhecer o produto :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.