3 Problemas No Meu Aqua. Preciso Ajuda!


elis

Recommended Posts

olá a todos. tenho há 4 meses um aqua de 120l com neons cardinali, santa filomenas, nariz de bebâdos, platties e guppies. Tenho um plantado (que já conheceu melhores dias ).Não sei o nome das plantas mas são muito comuns: uma delas é a cabomba. e tenho troncos cobertos de musgo. Os peixes estão óptimos, apesar dos 3 problemas que o meu aqua tem neste momento, aliás tenho tido alevinos constantemente desde o inicio, quando crescem, vendo ou troco por produtos.

Primeiro problema: praga de caracóis . Essa "surpresa" deve ter vindo nalguma planta. Todos os dias ando a catá-los mas eles não desaparecem! Já fizeram grandes estragos no plantado. Ouvi falar numa armadilha para caracóis da sera. Alguém conhece ou já usou.

segundo problema: invasão de algas castanhas que se agrava com o tempo. até já se veêm pontinhos castanhos nos vidros. Não queria usar químicos mas se for a única solução...

terceiro problema: o valor do ph que sempre foi de 7,5 ronda há 3 semanas os 5. Mas os peixes estão bem assim como os outros parâmetros da água. O que fazer?

Amigos, queria soluções por favor...urgentemente... :puppydogeyes:

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

  • Replies 64
  • Created
  • Última Resposta

Top Posters In This Topic

olá a todos. tenho há 4 meses um aqua de 120l com neons cardinali, santa filomenas, nariz de bebâdos, platties e guppies. Tenho um plantado (que já conheceu melhores dias ).Não sei o nome das plantas mas são muito comuns: uma delas é a cabomba. e tenho troncos cobertos de musgo. Os peixes estão óptimos, apesar dos 3 problemas que o meu aqua tem neste momento, aliás tenho tido alevinos constantemente desde o inicio, quando crescem, vendo ou troco por produtos.

Primeiro problema: praga de caracóis . Essa "surpresa" deve ter vindo nalguma planta. Todos os dias ando a catá-los mas eles não desaparecem! Já fizeram grandes estragos no plantado. Ouvi falar numa armadilha para caracóis da sera. Alguém conhece ou já usou.

segundo problema: invasão de algas castanhas que se agrava com o tempo. até já se veêm pontinhos castanhos nos vidros. Não queria usar químicos mas se for a única solução...

terceiro problema: o valor do ph que sempre foi de 7,5 ronda há 3 semanas os 5. Mas os peixes estão bem assim como os outros parâmetros da água. O que fazer?

Amigos, queria soluções por favor...urgentemente... :puppydogeyes:

 

Para os caracois, mete uma folha grande de alface agora e tira de manhã.

 

Quanto às algas, qual é a iluminação? existe exposição solar?

 

Vou ver umas coisas sobre mudanças bruscas de pH:

 

http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...mp;#entry541922

 

Esse KH deve tar muito baixo, e deves ter comida, peixinhos, qualquer coisa a decompor-se aí dentro. Limpa bem o filtro, mas já se sabe que tem que ser com água do aquário.

 

"bicarbonato de sódio (NaHCO3). Uma colher de chá por cada 50 litros aumenta o KH em cerca de 4 dH" segundo li algures.

Isto vai permitir que não haja tantas variações de pH no teu aquário.

 

Tira pedras, troncos, faz aspiração do areao, e tira mesmo as plantas e volta a colocar tudo depois.

 

Não abuses também das trocas de água, porque isso normalmente dá mau resultado.

 

Este retirei de: http://www.aquariofilia.net/forum/index.php?showtopic=84083

 

abraço

Editado por MiguelSCosta

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Para os caracois, mete uma folha grande de alface agora e tira de manhã.

 

Quanto às algas, qual é a iluminação? existe exposição solar?

 

Vou ver umas coisas sobre mudanças bruscas de pH.

 

abraço

obrigada miguel pela rapidez da resposta. hoje não tenho alface em casa :puppydogeyes: .Tem de ser fervida antes de introduzida, não é ?, O aquário não tem exposição solar e além disso tapo o aquário com uma manta quando a luz está desligada. A lâmpada veio com o aquário, philips 25 w,acesa 12 h.

obrigada pela ajuda! cheers

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

obrigada miguel pela rapidez da resposta. hoje não tenho alface em casa :?: .Tem de ser fervida antes de introduzida, não é ?, O aquário não tem exposição solar e além disso tapo o aquário com uma manta quando a luz está desligada. A lâmpada veio com o aquário, philips 25 w,acesa 12 h.

obrigada pela ajuda! cheers

oi

1o-para os caracois acho que podes fazer como o MiguelScosta disse ou arranjas um botia :puppydogeyes:

2o-quanto as algas penso que podes arranjar prai uns 2Cae ou 2Sae e ampularias

3o-quanto ao ph podes usar um buffer quando o ph estiver como queres,e exprimenta com outro teste para ver se foi o ph ou o teste que alterou cheers

 

boa sorte

(se estiver errado nalgum ponto corrijam-me) nyah

Cumprimentos, Pedro Santos

 

Sem%20Tiacutetulo-1_zpst7od1kle.jpg

Welcome to Nassau | The Land of Kattegat

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá a todos. tenho há 4 meses um aqua de 120l com neons cardinali, santa filomenas, nariz de bebâdos, platties e guppies. Tenho um plantado (que já conheceu melhores dias ).Não sei o nome das plantas mas são muito comuns: uma delas é a cabomba. e tenho troncos cobertos de musgo. Os peixes estão óptimos, apesar dos 3 problemas que o meu aqua tem neste momento, aliás tenho tido alevinos constantemente desde o inicio, quando crescem, vendo ou troco por produtos.

Primeiro problema: praga de caracóis . Essa "surpresa" deve ter vindo nalguma planta. Todos os dias ando a catá-los mas eles não desaparecem! Já fizeram grandes estragos no plantado. Ouvi falar numa armadilha para caracóis da sera. Alguém conhece ou já usou.

segundo problema: invasão de algas castanhas que se agrava com o tempo. até já se veêm pontinhos castanhos nos vidros. Não queria usar químicos mas se for a única solução...

terceiro problema: o valor do ph que sempre foi de 7,5 ronda há 3 semanas os 5. Mas os peixes estão bem assim como os outros parâmetros da água. O que fazer?

Amigos, queria soluções por favor...urgentemente... :-D

 

 

Boas, tens uma boa escolha de espécies para te iniciares, e um aquário de tamanho razoável. Já é um passo para puderes desfrutar do hobbie. banana rock

Quanto aos problemas que dizes :

1ª Não me parece que sejam os caracóis a dar cabo das plantas, pois eles não comem plantas saudáveis, só mesmo matéria vegetal em decomposição, são até muito úteis para remover comida não aproveitada pelos peixes, algas e outras matérias em decomposição.

2ª As algas, parece-me que estão interligadas ao 1º problema, como tens pouca iluminação as plantas enfraquecem (e aqui não sei se fazes fertilização, ou se tens substrato fértil) com as plantas fracas e a não consumirem nutrientes, esses nutrientes ficam disponíveis para as algas proliferarem, que são exímias a proliferarem em condições de pouca luz e muitos nutrientes, que me parece ser o caso, com o aumento de algas, vem o aumento da população de caracóis, pois têm mais alimento á disposição.

3ª Quanto ao 3º problema, também ele está, na minha opinião, ligado ao anterior, este boom de algas e consequente boom de caracóis, faz com que a carga biológica imposta ao teu aquário aumente exponencialmente, da parte dos caracóis, pois eles limpam mas também sujam e como são muitos, vão produzir muita porcaria em forma de amónia que faz descer o ph do teu aquário.

 

Agora as soluções, penso que em relação aos caracóis não precisas de te preocupares, se tiveres um aquário equilibrado eles dificilmente se transformam em praga, pois eles reproduzem-se em proporção ao alimento que têm á sua disposição, mas se quiseres mesmo ver-te livre deles, podes arranjar um botia que ele trata disso. As algas convém que arranjes uns peixes que as comam para "atacá-las" directamente, aconselho ottocinclus ou pleco "pitbull", aumenta também o ritmo de TPA's para reduzires ao máximo o número de nutrientes disponíveis para as algas, tem cautela na alimentação pois podes estar a dar em demasia, e arranjares umas plantas de crescimento rápido ajuda sempre, como as egerias que absorvem muitos nutrientes da água. Para subir o ph da água no imediato podes usar um buffer, mas convém que resolvas o problema que o fez descer, senão ele vai voltar a cair, se isso acontecer é porque tens um Kh muito baixo (menos de 5), lembra-te é melhor um ph errado para a espécie do que mudanças constantes desse valor, tenta mantê-lo estável com as TPA's, e experimenta lavar o filtro mecânico.

 

 

Desculpa lá o testamento, mas espero que te ajude. :smile2:

 

 

Abraços.

Hugo.

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

BEM, vocês são uns tipos porreiros e vê-se que sabem do que estão a falar.obrigada pela vossa ajuda :blink::P .

Metaleiro, obrigada pela resposta. Gostaria que me esclarecesses uma coisa: o que são cae ou sae? :-D perdoem a minha ignorância mas sou novata neste hobby. Ampularias são caracóis grandes amarelados, não é?

Hugo, obrigada pelo "testamento" como tu dizes mas foste muito esclarecedor e preciso. Não haja dúvida, vocês têm uma pachorra para aturar ignorantes como eu! Sim, faço fertilização (pastilhas da Sera). Já agora, que lâmpada devo colocar(potência), só tenho espaço para uma. O Botia é compátivel com os meus bichinhos? Só come mesmo caracóis ou precisa de outro tipo de alimento? O que é um buffer( santa ignorância)

Ando com uma dúvida desde ontem. Há umas semanas coloquei 3 plantas no aqua e deixei-as nos vasos onde vinham. Poderá ser isto a causa da baixa de ph? Sou mesmo parva :smilecolros: . Aguardo as vossas respostas mas por favor não sejam muito duros comigo :-D

Cumprimentos

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá. A última foi há 15 dias

 

Falta muita informação aqui...

(Alguma já foi dita, mas junta tudo num post)

 

Tamanho do aquáro

Numero de peixes

Quais as plantas, qual o numero de pés de cada, quantos watts de luz

Utilização ou não de CO2

Que tipo de filtro e caudal

(...)

Os botias comem caracois e restos, mas com eles rapidamente se acabam os caracois. No entanto crescem um bom bocado e não me parecem adequados.

 

esquece o buffer, esquece os sae e cae. Estes ultimos são peixes que comem algas, mas o teu problema não são algas mas sim um pH baixo devido a algo. O buffer altera-te a dureza e consequentemente o pH, mas temos que apanhar o problema e nao remediá-lo.

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

A aspiração do fundo também é importante pois a matéria orgânica ao decompor-se inicia o ciclo do azoto que acidifica a água.

Muita sujidade no fundo pode fazer baixar o KH e o pH mais depressa que o habitual. (para além de representar alimento para carcóis).

 

Um filtro muito sujo também, pela mesma ordem de ideias.

 

Por isso te perguntei pelas TPAs e pelas limpezas do fundo.

 

O que o MiguelSCosta disse também é importante sabermos.

Cumps.

Ex-membro Tilapia

Não te esqueças de sign_google.gifantes de perguntares mas se não te apetecer pergunta na mesma

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Falta muita informação aqui...

(Alguma já foi dita, mas junta tudo num post)

 

Tamanho do aquáro

Numero de peixes

Quais as plantas, qual o numero de pés de cada, quantos watts de luz

Utilização ou não de CO2

Que tipo de filtro e caudal

(...)

Os botias comem caracois e restos, mas com eles rapidamente se acabam os caracois. No entanto crescem um bom bocado e não me parecem adequados.

 

esquece o buffer, esquece os sae e cae. Estes ultimos são peixes que comem algas, mas o teu problema não são algas mas sim um pH baixo devido a algo. O buffer altera-te a dureza e consequentemente o pH, mas temos que apanhar o problema e nao remediá-lo.

 

abraço

 

 

 

olá miguel. Obrigada pelo teu interesse em ajudar-me. vou postar o layout do meu aqua mas antes disso quero dizer que não sei o nome das plantas pois vinham sem "etiqueta".

 

 

TAMANHO AQUA : 1mxo,6mxo,4 m(capacidade +- 120 l )

 

ILUMINAÇÃO : 1 lamp. Philips 25w (vinha com aquário)

 

FILTRO : externo, Eheim 440l/ h

 

Não tenho co2

 

PLANTAS : 1 pé grande de Cabomba (que estou sempre a podar, o gajo cresce! )

1 pé grande de uma planta densa parecida com manjerico

2 pés de uma planta com folha muito pequena que cresce muito em altura

3 vasos(não as tirei do vaso, acho que fiz asneira) de uma planta com folha para o larguito, verde de frente e vermelha no verso ( estas estão a ficar todas comidas-as folhas estão tipo renda-acho que as vou tirar-são as únicas que não se deram bem no aqua).comprei-as fez 3 semanas,1 mês

 

 

DECORAÇÃO : 2 troncos aos quais atei musgo que se está a desenvolver super bem, cobrindo os troncos,

umas pedras de xisto finas espetadas ao alto

 

PARAMETROS DA ÁGUA : sempre bons desde o inicio da montagem. o PH estava sempre 7,5. Há cerca de 3 semanas desceu para 5 ( ando sismada que possa ter sido por causa dos vasos de barro dos 3 pés de plantas)

 

FAUNA : praga de caracois pequenos

2 santas filomena

6 nariz de bebado

2 neons pretos

6 cardinali

1 casal de platty (que já têm progenitura no aqua)

1 platty fem..

e no inicio tinha 2 guppys machos e 5 femeas,agora perdi a conta! tem sido um tal reproduzir, já tenho vendido filhotes e tenho uns quase do tamanho dos pais(que vou despachar-desculpa o termo-) .tenho alevinos pequeninos tanto de guppys como plattys. Desde o inicio os peixes não têm feito outra coisa senão procriar. Já assisti a vários partos e é mesmo bonito. Adoro ver a evolução dos alevinos, o aparecimento das cores... adoro este hobby! Só tenho este desgosto de ver o aqua invadido por algas castanhas (pontos nos vidros e algas nas pedras, nos troncos e no areão). Os peixes, apesar disso e do ph estão bem. Nunca tive nenhuma baixa. Já estava a achar a aquariofilia fácil demais!

Espero que me possas ajudar. Obrigada,

Cumprimentos,

Elis

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá miguel. Obrigada pelo teu interesse em ajudar-me. vou postar o layout do meu aqua mas antes disso quero dizer que não sei o nome das plantas pois vinham sem "etiqueta".

 

 

TAMANHO AQUA : 1mxo,6mxo,4 m(capacidade +- 120 l )

 

ILUMINAÇÃO : 1 lamp. Philips 25w (vinha com aquário)

 

FILTRO : externo, Eheim 440l/ h

 

Não tenho co2

 

PLANTAS : 1 pé grande de Cabomba (que estou sempre a podar, o gajo cresce! )

1 pé grande de uma planta densa parecida com manjerico

2 pés de uma planta com folha muito pequena que cresce muito em altura

3 vasos(não as tirei do vaso, acho que fiz asneira) de uma planta com folha para o larguito, verde de frente e vermelha no verso ( estas estão a ficar todas comidas-as folhas estão tipo renda-acho que as vou tirar-são as únicas que não se deram bem no aqua).comprei-as fez 3 semanas,1 mês

 

 

DECORAÇÃO : 2 troncos aos quais atei musgo que se está a desenvolver super bem, cobrindo os troncos,

umas pedras de xisto finas espetadas ao alto

 

PARAMETROS DA ÁGUA : sempre bons desde o inicio da montagem. o PH estava sempre 7,5. Há cerca de 3 semanas desceu para 5 ( ando sismada que possa ter sido por causa dos vasos de barro dos 3 pés de plantas)

 

FAUNA : praga de caracois pequenos

2 santas filomena

6 nariz de bebado

2 neons pretos

6 cardinali

1 casal de platty (que já têm progenitura no aqua)

1 platty fem..

e no inicio tinha 2 guppys machos e 5 femeas,agora perdi a conta! tem sido um tal reproduzir, já tenho vendido filhotes e tenho uns quase do tamanho dos pais(que vou despachar-desculpa o termo-) .tenho alevinos pequeninos tanto de guppys como plattys. Desde o inicio os peixes não têm feito outra coisa senão procriar. Já assisti a vários partos e é mesmo bonito. Adoro ver a evolução dos alevinos, o aparecimento das cores... adoro este hobby! Só tenho este desgosto de ver o aqua invadido por algas castanhas (pontos nos vidros e algas nas pedras, nos troncos e no areão). Os peixes, apesar disso e do ph estão bem. Nunca tive nenhuma baixa. Já estava a achar a aquariofilia fácil demais!

Espero que me possas ajudar. Obrigada,

Cumprimentos,

Elis

 

Ora bem,

 

1 m x 0,6 m x 0,4 m dá +/- 240 L

 

Seria uma mansão fantástica para esses meninos.

 

Não disseste se usas ou não CO2, mas suponho que não...

 

Fertilização para tão poucas plantas também me deixa uma pulga atrás da orelha... Acho que deves parar imediatamente com a fertilização e tens que fazer trocas de pelo menos 10 L todas as semanas, com aspiração do fundo sempre que possível.

 

O teu filtro se é externo, eheim e debita 440 L/h é certamente um 2213, que me parece adequado para a fauna que tens e no caso de teres mesmo +/- 120L de água.

 

Faz umas trocas, limpa o balde do filtro e as massas filtrantes ou esponjas com água do aquário. Se tiveres 120 L troca 30 L de uma vez aproveitando para uma limpeza geral. Isso deve ir ao sitio.

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Ora bem,

 

1 m x 0,6 m x 0,4 m dá +/- 240 L

 

Seria uma mansão fantástica para esses meninos.

 

Não disseste se usas ou não CO2, mas suponho que não...

 

Fertilização para tão poucas plantas também me deixa uma pulga atrás da orelha... Acho que deves parar imediatamente com a fertilização e tens que fazer trocas de pelo menos 10 L todas as semanas, com aspiração do fundo sempre que possível.

 

O teu filtro se é externo, eheim e debita 440 L/h é certamente um 2213, que me parece adequado para a fauna que tens e no caso de teres mesmo +/- 120L de água.

 

Faz umas trocas, limpa o balde do filtro e as massas filtrantes ou esponjas com água do aquário. Se tiveres 120 L troca 30 L de uma vez aproveitando para uma limpeza geral. Isso deve ir ao sitio.

 

abraço

miguel thanks pelas dicas. o meu post anterior diz que não tenho co2( escapou-te :) ) Acabei de fazer uma tpa :tirei 2 baldes de 5 litros(10l). Fiz aquela tecnica da folha alface ontem a noite. Com a folha tirei 14 caracóis.boa dica :twisted: vou faze-lo todos os dias a ver se me vejo livre da praga.

Miguel, queria que me respondesses a umas perguntas:

 

O meu aqua tem luz suficiente, se não, o que aconselhas?

 

Tem mal ter posto 3 plantas com o respectivo vaso de barro e aquela esponja dura que protege as raizes?

 

Obrigada pela atenção e desculpa ser chata mas como principiante tenho de "consultar" profissionais como tu. Infelizmente vai-se ás lojas especializadas e conseguem saber menos do que eu. A única loja verdadeiramente entendida é a Jardiland ( grande Porto) mas é raro poder ir lá pois moro em Famalicão.

Abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Miguel, queria que me respondesses a umas perguntas:

 

O meu aqua tem luz suficiente, se não, o que aconselhas?

 

Tem mal ter posto 3 plantas com o respectivo vaso de barro e aquela esponja dura que protege as raizes?

 

Boas tardes,

 

Como vai isso por aí? Já tá tudo mais normal?

 

Tens pouca luz sim senhora, mas o que eu acho é que também tens poucas plantas.

Ou tens um plantado e investes em "plantas a sério", ou ficas com 25w e colocas mas é Fetos de java, anubias e vallisnerias.

Consegues fazer uma coisa bem fixe só com as últimas, e não gastas mais dinheiro com iluminação. Evitas também o aparecimento de algas em excesso devido à utilização de pouca luz.

 

O algodão e esponja do vaso seria algo que eu imediatamente deitaria fora, mas o vaso em si não me parece ter algum problema.

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Como vai isso por aí? Já tá tudo mais normal?

 

Tens pouca luz sim senhora, mas o que eu acho é que também tens poucas plantas.

Ou tens um plantado e investes em "plantas a sério", ou ficas com 25w e colocas mas é Fetos de java, anubias e vallisnerias.

Consegues fazer uma coisa bem fixe só com as últimas, e não gastas mais dinheiro com iluminação. Evitas também o aparecimento de algas em excesso devido à utilização de pouca luz.

 

O algodão e esponja do vaso seria algo que eu imediatamente deitaria fora, mas o vaso em si não me parece ter algum problema.

 

abraço

olá Miguel.

Isto não está a correr nada bem. O PH normalizou, medi-o há pouco 7,5. Mas só hoje fui ao longo do dia recolhendo peixes mortos( os primeiros peixes q morrem no meu aqua :blink: ). no total 8 mortos e foram os primeiros peixes, os mais "antigos": 2 guppys machos lindissimos-os meus preferidos, um nariz de bebado e cardinalis. Estou mesmo intrigada, não faço ideia do que estará a acontecer. estou mesmo aborrecida. 4 meses depois de montar o aqua,è que está a correr tudo mal! As plantas vao-se aguentando mas tenho poucas. Este fim semana vou comprar mais. O que me aconselhas em termos de potência de iluninação?

Mais uma vez obrigada pelos teus conselhos,

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

olá Miguel.

Isto não está a correr nada bem. O PH normalizou, medi-o há pouco 7,5. Mas só hoje fui ao longo do dia recolhendo peixes mortos( os primeiros peixes q morrem no meu aqua :twisted: ). no total 8 mortos e foram os primeiros peixes, os mais "antigos": 2 guppys machos lindissimos-os meus preferidos, um nariz de bebado e cardinalis. Estou mesmo intrigada, não faço ideia do que estará a acontecer. estou mesmo aborrecida. 4 meses depois de montar o aqua,è que está a correr tudo mal! As plantas vao-se aguentando mas tenho poucas. Este fim semana vou comprar mais. O que me aconselhas em termos de potência de iluninação?

Mais uma vez obrigada pelos teus conselhos,

abraço

 

Olá!

Em termos de iluminação é claramente reduzida. A culpa é dos fabricantes de aquários que para pouparem os custos, reduzem na calha de iluminação.

Na iluminação, a regra diz que deves ter 0.5W por litro. Se tens uma lâmpada de 25W só deverias ter 50 litros...

Sempre podes tentar comprar uma calha nova com mais lâmpadas ou improvisares. Mando umas fotos do que fiz no meu, espero que ajude.

Abraço

E:\My Received Files\Aquário[DSC00722 (Small)/img]

E:\My Received Files\Aquário[DSC00721 (Small)/img]

E:\My Received Files\Aquário[DSC00720 (Small)/img]

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá!

Em termos de iluminação é claramente reduzida. A culpa é dos fabricantes de aquários que para pouparem os custos, reduzem na calha de iluminação.

Na iluminação, a regra diz que deves ter 0.5W por litro. Se tens uma lâmpada de 25W só deverias ter 50 litros...

Sempre podes tentar comprar uma calha nova com mais lâmpadas ou improvisares. Mando umas fotos do que fiz no meu, espero que ajude.

Abraço

E:\My Received Files\Aquário[DSC00722 (Small)/img]

E:\My Received Files\Aquário[DSC00721 (Small)/img]

E:\My Received Files\Aquário[DSC00720 (Small)/img]

 

Hum... Belas fotos... Alguém sabe como se colocam fotos, para por aqui a minha calha?

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus problemas com o primeiro aquário também só apareceram meses depois de o montar...

 

Parece-me que a mudança de 5 para 7,5 poderá ter sido uma causa para as mortes.

 

Possivelmente virias a ter problemas também com o excesso de matéria orgânica que terias possivelmente no aquário e que te estava a causar um pH tão baixo, mas talvez se devessem ter feito as coisas mais devagar... Não sei, uma coisa é estar aí atento aos comportamentos e ter o bicho na mão, outra coisa é estar aqui a opinar.

 

Eu tinha 72w para 112L e o aquário estava assim:

 

aqua0907.jpg

Desorganizado, daí eu ter deixado o plantado para trás...

 

As calhas eram candeeiros de tecto do AKI, mediam 62 cm e tinha 2x18 w

 

cumprimentos

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Os meus problemas com o primeiro aquário também só apareceram meses depois de o montar...

 

Parece-me que a mudança de 5 para 7,5 poderá ter sido uma causa para as mortes.

 

Possivelmente virias a ter problemas também com o excesso de matéria orgânica que terias possivelmente no aquário e que te estava a causar um pH tão baixo, mas talvez se devessem ter feito as coisas mais devagar... Não sei, uma coisa é estar aí atento aos comportamentos e ter o bicho na mão, outra coisa é estar aqui a opinar.

 

Eu tinha 72w para 112L e o aquário estava assim:

 

aqua0907.jpg

Desorganizado, daí eu ter deixado o plantado para trás...

 

As calhas eram candeeiros de tecto do AKI, mediam 62 cm e tinha 2x18 w

 

cumprimentos

Olá. E agora Miguel, que iluminaçãotens? posta foto actual do teu aqua se for possível. Como tinha dito ontem fui a uma loja (jardiland). Sinceramente é o único sítio onde o pessoal é especializado em aquariofilia.

levei água do meu aqua e eles analisaram. Todos os parametros estavam óptimos até PH,nesse dia eu tb já tinha feito testes em casa com o mesmo resultado.

em relação á luz(tinha lampada de 25w da philips que veio com aqua.) Aconselharam-me uma lampada na mesma de 25w da Sera (com o mesmo comprimento só vai até 25w), especial para plantas. Já a instalei, confesso que não gosto tanto da luzdo aquário.Os peixes ficaram com cores menos "vivas", a luz é mais esverdeada. Mas asseguraram-me que iria beneficiar as plantas em termos de fotossíntese e crescimento. :crazyeyes: a ver vamos...

Em relação ás algas castanhas(tipo petecas), mostraram-me um caracois escuros, tipo búzios tigrados que dizem eles que se alimentam dessas algas que tenho nos troncos, areão e vidros (as plantas não estão afectadas por esse mal)

Em relação á praga de caracóis , desaconselharam-me a armadilha da Sera pois é mais armadilhas para peixes. Desaconselharam o bótia que cresce muito e só se contenta com caracois quando novo, depois ao crescer vira-se para outros petiscos. Aconselharam-me uns caracois que eu nunca tinha visto. Disseram-me que a utilização desses caracois contra a praga dos caracois pequenos é uma novidade e que funciona. Caracois que comem caracois, ok!!! :crazyeyes:E aconselharam-me TPAs mais frequentes durante uns tempos que ajuda a combater algas e repor dureza de água e assim manter PH ( explicaram-me com termos meio técnicos que não sei reproduzir) .Pronto, sáo as novidades. Desculpa o testamento, No próximo fim de semana vou lá comprar plantas,

abraço

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Boas tardes,

 

Quanto às pragas de caracóis, elas no meu aquário nunca se desenvolveram muito e não precisei de averiguar esses diversos meios de combate.

 

Se confias na loja, vê se os caracóis "caracolivoros" te agradam e compra uns 2 ou 3 se for o caso, não perdes nada.

 

Os bótias crescem muito, mas dos que vi em aquários até 1,60 m não cresceram mais que 9 cm em mais de 6 anos... no entanto escusas de encher o aquário com mais peixes se te disseram que não servem para os caracóis, eu não tenho experiência com isso...

 

Eu já não tenho aquele aquário.

 

Tenho este de 54x40x40 que tem mais ou menos 90L com 36 w:

kribaqua.jpg

 

Só tem fetos de java e anubias que são plantas pouco exigentes.

 

Mas quanto a isso da iluminação, ainda não percebi bem como funciona, porque varia de aquário para aquário... Mesmo que a proporção de watts/L seja idêntica. Acho que é um bocado ir experimentando.

 

abraço

malawix.jpg

Cumprimentos,

Miguel Costa

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá elis, a meu ver se colocares os caracóis escuros, tipo búzios tigrados Neritinanatalensis-CaracolZebra_cli.jpg que te aconselharam na Jardiland o teu problema das algas castanhas (tipo petecas) fica resolvido

(tens é que colocar muitos e esperar muuuuito tempo).

Agora, se colocares os caracóis "caracolivoros" (Anentome helena) Anentomehelena1.jpg

os tais dos búzios desaparecem num instante...

Olha um dos "caracolivoros" a alimentar-se...Anentomehelena3.jpg

Não é nenhum gigante, só para ter uma ideia do tamanho do monstro Anentomehelena.jpg

não crescem muito mais que isto...

O que eu (na minha muy humilde opinião) te aconselho é a colocares um S.A.E. (siamese algae eater) Sammi400x3201631.jpg e repito, Siamese Algae Eater (S.A.E.) eles lá na loja se o tiverem aconselham-to logo. Não queiras o C.A.E. (Chinese Algae Eater) DSC00564.jpg porque não passa de um valente inútil (e violento)...

Por isso, que tal colocares primeiro o S.A.E. para tratar das algas, juntamente com os caracóis "caracolivoros" (Anentome helena) até te livrares da praga de caracóis dos quais não gostas,

e depois colocares esses búzios tigrados (têm-nos lá lindíssimos) DSCN1065.jpgDSCN1066.jpg ...podes guardar as conchas depois... Neritinanatalensis.jpgNeritina.jpg para manter as algas controladas...

Não te vai resolver o porquê das algas castanhas estarem a proliferar mas não as vai deixar alastrar, e isso é garantido!!!

Podes também colocar (à minha responsabilidade) um camarão da madeira (vê este Post aqui da casa - http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...89&t=57341)

São caros, mas como não tens nenhum biótipo puro, não vai afectar o conjunto e o danado do bicho (é a sua descrição técnica) faz um trabalho fantástico a filtrar água.

Podes colocar também uma Pomacea (eu gosto das amarelas) snails_Oct_04012.jpg que te ajudam a fazer desaparecer algum peixe que morra e que tu não descubras, ficando a apodrecer num recanto do Aqua...

 

 

 

 

 

 

Espero ter sido útil, se não fui reclama para que eu me esforce mais na próxima vez...

 

 

 

 

 

 

 

P.S. Agora não te esqueças é de retirar os "caracolivoros" antes de colocares os búzios...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Olá elis, a meu ver se colocares os caracóis escuros, tipo búzios tigrados Neritinanatalensis-CaracolZebra_cli.jpg que te aconselharam na Jardiland o teu problema das algas castanhas (tipo petecas) fica resolvido

(tens é que colocar muitos e esperar muuuuito tempo).

Agora, se colocares os caracóis "caracolivoros" (Anentome helena) Anentomehelena1.jpg

os tais dos búzios desaparecem num instante...

Olha um dos "caracolivoros" a alimentar-se...Anentomehelena3.jpg

Não é nenhum gigante, só para ter uma ideia do tamanho do monstro Anentomehelena.jpg

não crescem muito mais que isto...

O que eu (na minha muy humilde opinião) te aconselho é a colocares um S.A.E. (siamese algae eater) Sammi400x3201631.jpg e repito, Siamese Algae Eater (S.A.E.) eles lá na loja se o tiverem aconselham-to logo. Não queiras o C.A.E. (Chinese Algae Eater) DSC00564.jpg porque não passa de um valente inútil (e violento)...

Por isso, que tal colocares primeiro o S.A.E. para tratar das algas, juntamente com os caracóis "caracolivoros" (Anentome helena) até te livrares da praga de caracóis dos quais não gostas,

e depois colocares esses búzios tigrados (têm-nos lá lindíssimos) DSCN1065.jpgDSCN1066.jpg ...podes guardar as conchas depois... Neritinanatalensis.jpgNeritina.jpg para manter as algas controladas...

Não te vai resolver o porquê das algas castanhas estarem a proliferar mas não as vai deixar alastrar, e isso é garantido!!!

Podes também colocar (à minha responsabilidade) um camarão da madeira (vê este Post aqui da casa - http://www.aquariofilia.net/forum/index.ph...89&t=57341)

São caros, mas como não tens nenhum biótipo puro, não vai afectar o conjunto e o danado do bicho (é a sua descrição técnica) faz um trabalho fantástico a filtrar água.

Podes colocar também uma Pomacea (eu gosto das amarelas) snails_Oct_04012.jpg que te ajudam a fazer desaparecer algum peixe que morra e que tu não descubras, ficando a apodrecer num recanto do Aqua...

olá Babykhan. obrigada pela tua resposta digna de uma enciclopédia ainda por cima com fotos e tudo cabecadura isso é que é esclarecedor. Os caracóis que eu comprei na jardiland são de facto os 2 tipos de que falas (e que estão nas fotos). Ora, fiquei mais descansada porque, de facto, os tipos da jardiland sempre percebem do assunto. Mas olha, eu pus os 2 tipos de caracóis ao mesmo tempo pois foi o que eles me disseram para fazer. Big mistake, então? cabecadura . Desde domingo não notei nada de especial entre as 2 espécies mas enfim é melhor tirar uns. Quais é que deixo no aqua? E onde ponho os outros :(cabecadura E o SAE é compatível com cardinalis, nariz de bebado, santa filomena,plattys, guppys e outros neons? É preciso alguma comida em especial para eles ou só se alimentam de algas e chega-lhes? Eles não me falaram nesse peixe. Já agora, onde é que gastas o teu dinheiro :mrgreen: neste hobby? Em que loja do Porto? Aguardo mais conselhos "enciclopédicos" banana rock

Abraço

 

 

 

 

 

 

Espero ter sido útil, se não fui reclama para que eu me esforce mais na próxima vez...

 

 

 

 

 

 

 

P.S. Agora não te esqueças é de retirar os "caracolivoros" antes de colocares os búzios...

Link to comment
Partilhar nas redes sociais

Este tópico tem mais de 6 meses de antiguidade... Se fizer sentido, por favor considere criar um novo tópico em vez de reactivar este. Obrigado!

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.

Visitante
Responder a este tópico

×   Colaste conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.